Como aumentar a visibilidade na web em 7 passos

O foco de toda indústria é o faturamento, mas o grande segredo é como conseguir aumentá-lo. Muitas empresas estão apostando em técnicas e estratégias no mercado digital. Mas, afinal por que é tão importante?

 

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Primeiramente porque todos os seus clientes tem acesso, é mais barata que a mídia eletrônica (Televisão, rádio) e permite melhor segmentação (seleciona-los através de características demográficas, geográficas, comportamentais e etc.) de seus clientes, além de possuir diversos canais (sites, redes sociais). Em outras palavras, é uma das melhores formas de divulgar sua indústria e seus produtos.

Grandes empresas do segmento B2B (empresas que vendem para empresas) investem na comunicação institucional anunciando na internet a fim de aumentar sua visibilidade, construir de modo mais forte a imagem da marca, prospectar potenciais clientes e anunciar suas novidades.

Seus concorrentes estarão na web, investindo em comunicação de qualidade alinhada à estratégias que reforcem sua visibilidade, e seus potenciais clientes entrarão em contato com eles. Portanto, ser visto e descobrir como ganhar visibilidade na internet se torna fundamental para quem deseja estar à frente de seus concorrentes e aumentar suas vendas.

 

Nesse artigo você aprenderá sobre:

 

 

1) Crie um site para a sua empresa

 

Esta dica é fundamental para aqueles que querem saber como ganhar visibilidade na internet.

Mesmo que você disponha de um site, faça um balanço de quantas vezes você já revisou seu conteúdo: Provavelmente poucas. Dê uma olhada no registro do número de visitantes: É expressivo? E o formato: É adequado?

É fundamental possuir um formato responsivo, assim ele se adaptará aos diversos formatos de telas existentes, como as de celulares, tablets, televisores entre outros. 

Isso possui um peso muito grande no momento de medir o número de visitas, já que grande parte dos acessos provém do mobile (celulares e tablets).

Deixe espaço para um blog, e comunicação direta, isso te torna mais próximo dos seus leads, ou seja, possíveis clientes.

Outro ponto importante é a a identidade visual do seu site, ela precisa ser transmitida ao público de forma clara, facilitando a navegabilidade do usuário.

Existem ferramentas gratuitas que podem lhe auxiliar na gestão de seu site, uma delas é o Google Analytics que lhe permite entender:

 

  • Quantidade de pessoas que acessaram seu site;
  • Quantas pessoas acessaram e tiveram interação em outras abas;
  • Origem do tráfego (geográfico);
  • De onde as pessoas acessaram seu site (facebook, buscador online, e-mail marketing);
  • Acompanhar em tempo real, o número de usuários on-line;
  • A taxa de conversão;
  • As páginas mais visitadas.

 

2) Invista em visibilidade nas ferramentas de busca

 

Segundo o Ibope 43% da população brasileira acessa a internet para realizar pesquisas de compra. Vamos imaginar um exemplo, você fabrica Tubos e possui em seu site uma página específica para isso. Todas as vezes que alguém pesquisasse nos mecanismos de busca a palavra, ou alguma relacionada e o seu site aparecesse nos principais resultados das primeiras páginas, o seu número de visitantes cresceria potencialmente.

Para isso, é preciso investir em SEO, ou seja, ações que visam aumentar a relevância de um site, e consequentemente, melhoram o posicionamento.

Uma das ações mais utilizadas é a escolha de palavras-chave, através delas o seu cliente entrará em contato com a sua empresa, mas para isso é necessário escolher as palavras que correspondem aos termos de pesquisas de seus potenciais clientes.

Outro ponto importante, é o estágio que o potencial cliente está e que sua empresa deseja atingir, por exemplo, quando a intenção é gerar compra, o ideal é buscar por palavras que remetam a fase de decisão do cliente. Geralmente, elas possuem o termo comprar ou preço. Ex: Comprar uma betoneira.

O posicionamento nos mecanismos de busca não só te ensinam a como ganhar visibilidade na internet como também atinge clientes que estão no momento de compra, ou seja, você encontrará leads que realmente estão interessados em seu produto e possuem a intenção de compra. Quem se preocupa com vendas sabe o quanto isso é importante.

 

Links patrocinados

 

A ferramenta de busca mais utilizada em toda a internet é o Google, e ele oferece o Adwords para aqueles que desejam posicionar sua empresa ou produto entre as primeiras posições nas páginas de pesquisa.

Seu mecanismo funciona como uma espécie de leilão em que você paga por determinadas palavras-chaves (Ex: “Tubos e conexões”, Tubos condutores”). Isso graças ao fato de que uma mesma palavra pode ser útil tanto para você quanto para seu concorrente, assim ficará melhor posicionado aquele que pagar mais pela palavra.

O adwords lhe permite também calcular quantas pessoas procuraram por esta palavra, quantos procuraram e clicaram em seu anúncio e se ela gerou conversão.

Contudo, vale ressaltar que o alcance pago não tem a mesma credibilidade do alcance orgânico, a vantagem se dá pelo fato de ser uma estratégia imediatista, geralmente utilizado em campanhas promocionais.

 

3) Produza conteúdo de qualidade

 

 

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Conteúdo relevante é uma das melhores formas de como ganhar visibilidade na internet, pois ajudam o seu site a ganhar relevância, fazendo com que este apareça nas primeiras páginas dos principais buscadores, principalmente quando alinhada a estratégia de SEO.

É possível que seu produto necessite de orientação na escolha do modelo adequado, ou materiais e acabamentos usados no produto podem depender da aplicação.

Transforme essas informações em conteúdo disponível para o seu site: Quanto melhor você informar seu cliente mais seguro ele se sentirá na aquisição, e maior será a confiança em sua empresa e na qualidade do produto. Para cada serviço/produto, acrescente explicações sobre os motivos de cada acabamento, funcionalidade e etc. Ex: Como funciona e o porquê das zincagens, da anodização, dos banhos de ouro entre diversos outros exemplos.

Um conteúdo de relevância, quando bem direcionado gera qualidade na percepção de seus clientes, demonstra que você entende sobre seu produto e oferece este conhecimento a seus clientes que ao sanarem suas dúvidas com você, o enxergarão como referência no assunto e passam a ter preferência pela sua marca.

Contudo, para criar saber como ganhar visibilidade na internet criando um conteúdo de relevância e qualidade é necessário adequar alguns pontos como:

 

  • A linguagem utilizada- O uso de gírias pode não trazer a credibilidade esperada, mas o excesso de formalidade pode dificultar o entendimento e com isto a atenção. Seu texto deve estar alinhado com o modo que seu público-alvo se expressa.

 

  • É necessário entender o perfil de seus clientes – Para que o conteúdo seja de relevância para eles, é importante segmenta-los (gênero, idade, classe, renda, preferências, gostos e etc). Desta maneira seu conteúdo será melhor direcionado e terá maiores chances de conversão.

 

  • Entender muito bem sobre o seu produto e se manter atualizado no mercado – Imagina se um cliente ler um conteúdo seu de 1 ano atrás contendo informação desatualizada, isto irá afetar sua credibilidade na dominância sobre o que está falando ou vendendo. Por isto, pesquisar as novidades do mercado a fim de manter-se atualizado é de suma importância

 

4) Confira os hábitos dos visitantes do seu site

 

Para saber como ganhar visibilidade na internet, é de suma importância que entenda o perfil e os hábitos dos visitantes do seu site. Tarefa difícil? Nem tanto. Todo e qualquer visitante em seu site pode ser rastreado, a partir de seu endereço de IP. Com esse dado, pode-se mapear o trajeto no site, quais produtos receberam mais atenção. Juntando os dados de outros visitantes, você poderá conhecer os hábitos de busca e preferência de seus clientes e leads. 

Desta maneira poderá entender melhor o público, facilitando a compreensão de seus interesses e como convertê-los. Sabendo quem são e seus hábitos, acrescente informação relevante que torne essas páginas mais interessantes. 

É fundamental ter em mente que para saber como ganhar visibilidade na internet é necessário oferecer conteúdo de qualidade. Os consumidores, atualmente, estão mais exigentes e por isso buscam por informações de qualidade. Monitorando os hábitos dos usurários na internet, fica mais fácil segmentar o conteúdo. Uma ferramenta que ajuda a ver os interesses do público dentro do seu site é o Google Analytics.

 

5) Invista em e-commerce

 

Pense em um cliente seu que periodicamente lhe manda pedidos. Imagine-o navegando na Internet e entrando em seu site, selecionando o produto que sempre compra, o incluindo com a quantidade necessária no carrinho de compras virtual, e clicando no botão “Comprar”. Este link o direcionaria à sua página segura de e-commerce, onde seu cliente irá informar o modo de pagamento. Ele poderia realizar esta ação a qualquer hora do dia, de qualquer lugar que dispusesse de conexão, e de qualquer equipamento.

O e-commerce vem sido muito utilizado por proporcionar maior praticidade ao cliente. Ele pode comprar a qualquer hora do dia, aonde quiser e receber o produto em casa, é mais comum no segmento B2C (empresas que vendem em maioria para pessoas físicas) mas também vem sido utilizado no segmento B2B (empresas que vendem para empresas).

O e-commerce pode servir até mesmo como catálogo online e representam boa parte das vendas de diversas empresas.

Portanto, se você está buscando como ganhar visibilidade na internet, ofereça um site intuitivo no qual seu cliente obtenha o máximo de comodidade.

 

6) Invista em publicidade através de redes sociais

 

Investir nas redes sociais é uma das melhores formas de como ganhar visibilidade na internet, isto porque todos os seus clientes e leads estão lá. A internet é umas das mídias mais utilizadas atualmente e estar fora dela é correr um risco muito grande de ficar sem visibilidade.

 

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Facebook, Linkedin, Instagram, Twitter, estão entre as principais redes sociais do mundo e oferecem a inclusão de anúncios, o que possibilita deixar sua indústria mais visível, associando sua marca registrada ao seu tipo de produto e quando alguém necessitar do seu produto, a sua marca logo virá a mente. O Facebook oferece uma ferramenta (Facebook Ads) que permite você acompanhar a repercussão de suas postagens e campanhas pagas, custo por envolvimento, origem do tráfego, entre outras.

As redes sociais permitem um vasto alcance segmentado (pago), desta forma você pode anunciar seu conteúdo para o público certo e embora seja uma ótima estratégia para aumentar a visibilidade na internet é interessante realizar uma pesquisa antes para saber qual rede social seus clientes e leads acessam mais. No caso de empresas B2B (empresas que vendem para empresas) a mais comum é o linkedin.

 

7) Invista em divulgação por e-mail

 

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Provavelmente, seus endereços de e-mail foram obtidos ao longo de anos de atividades, e se estão lá existe um motivo prévio, o interesse em comum nos seus produtos ou serviços. Porém é necessário oferecer informação interessante para essa base, pois só o interesse em comum não é suficiente para gerar engajamento, afinal a internet oferece uma diversidade de informações, é preciso se diferenciar.

Ampliar sua base de dados e e-mails, de modo válido e não invasivo, envolve algumas dificuldades. Mas pode ser obtido em seu próprio site, ou seja, oferecendo um conteúdo relevante seu cliente irá ficar interessado e com isto aumentam as chances dele cadastrar-se em seu site ou inscrever-se em sua newsletter. Pode ser também obtido em eventos ou feiras especializadas, trazer o off-line para o on-line também é uma ótima estratégia para se obter visibilidade na internet.

O e-mail marketing é um aliado poderoso quando o assunto é informar as novidades a seus clientes. Existem diversas ferramentas de marketing direto (Ex: Mailchimp) que auxiliam a empresa a disparar os e-mails, além de contar com métricas de abertura e clique. 

 

Como ganhar visibilidade na internet: Uma tarefa que garantirá resultados

 

O processo para se aumentar a visibilidade na internet pode ser cheio de etapas, porém você terá garantias de grandes retornos. Portanto, otimize seu site, o torne simples para seus usuários, ofereça conteúdo de alta relevância, gerando informações pertinentes, e elabore uma divulgação concisa voltada para o seu potencial cliente. A internet pode ser o segredo para aumentar seu faturamento, é preciso somente saber usa-lá.

 

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