Como os compradores das gerações X Y Z utilizam a internet

Compreender as gerações x y z, seus hábitos de consumo, personalidades e diferenças é fundamental para que você possa saber como abordar estes grupos da maneira correta. É evidente que nem todos os clientes são iguais, mas é necessário entender que existem algumas características em comum entre eles, para que  então, você possa alinhar seu planejamento estratégico.

 

 

Estas características implicam diretamente na forma de como as pessoas agem e consomem produtos e serviços. Estes reflexos impactam diretamente nas empresas, especialmente em vendas.

Para que o seu negócio tenha sucesso e consiga atingir todos os tipos de público é importante que você entenda como funciona cada geração e quais são suas formas de consumo.

Esse artigo tem como objetivo esclarecer as diferenças das gerações X Y Z e como cada uma delas utiliza a internet para realizar as suas compras.

 

 

Diferenças entre as gerações X Y Z

 

Geração X

 

Essa geração inclui as pessoas que nasceram em 1960 até o início dos anos 80.

Esse grupo acompanhou o surgimento do computador, da internet, do celular, da impressora, do e-mail, entre outros.

Assim como seus pais e avós, consomem em um mesmo lugar por muito tempo, são clientes fieis, que compram por recomendação e por isto a credibilidade da empresa é fundamental para convencer esta geração.

Possuem algumas objeções com o que é novo, devido não terem conhecimentos tão profundos em tecnologia. Portanto é um grupo que ainda não aderiu completamente à ideia de comprar pela internet, como as gerações subsequentes.

Porém, apesar dessa resistência, a geração X utiliza a Internet como forma de encontrar uma empresa, buscar comentários nos meios sociais e ver páginas relevantes a seu objetivo para encontrar as informações necessárias para tomar sua decisão.

Se a sua empresa quiser atingir esse público, é necessário investir em um site de fácil navegação e com descrições detalhadas sobre os produtos. Desta forma, a geração X se sente mais confortável de confiar em seu negócio e quando se tornam clientes, normalmente, são consumidores fiéis.

 

Algumas características de pessoas da geração X:

 

  • Utiliza a internet para buscar informações da empresa;
  • Possui maior maturidade na escolha de produtos de qualidade e inteligência;
  • Busca por empresas transparentes;
  • Preocupação com a credibilidade do seu negócio.

 

GERAÇÃO Y

 

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É formada por pessoas que nasceram no fim dos anos 70 e início dos anos 90, essa é a geração da liberdade e da inovação. Uma das características mais marcantes da geração Y é que ela se desenvolveu em uma época marcada pelo avanço da tecnologia e prosperidade econômica. As crianças da geração Y cresceram tendo um contato muito maior com a tecnologia, como TV a cabo, videogames, computadores e muito mais.

Por está ser uma  geração que está muito mais habituada com o consumo pela Internet, o maior desafio para as empresas que desejam atingir esse público é o de se destacar e chamar atenção. Pois, a geração Y está acostumada com os diversos anúncios publicitários, e por isto, consegue absorver um número muito maior de informações, fazendo com que se torne mais difícil o seu negócio se destacar em meio à tantas opções.

Portanto, é muito importante que a sua empresa ofereça conteúdos realmente relevantes, além disso é necessário que você esteja presente nas redes sociais, que é onde essas pessoas procuram estabelecer uma relação com a sua marca.

 

Algumas características de pessoas da geração Y:

  • Estão sempre conectados;
  • Procuram informação fácil e imediata;
  • Preferem e-mails a cartas;
  • Compartilham opiniões sobre a sua empresa;
  • Querem estabelecer uma relação com as marcas nas mídias sociais
  • Usam diferentes aparelhos eletrônicos

 

GERAÇÃO Z

 

 

Esta geração cresceu com a internet e a usa desde a infância. A tecnologia e os dispositivos móveis permitiram a comunicação entre si como nenhuma outra geração o tinha feito anteriormente, permitindo compartilhar experiências, criar e divulgar conteúdos, que é o fundamento das redes sociais.

Compreende os nascidos  após o ano de 1995, esta geração está ligada intimamente à expansão exponencial da internet e dos aparelhos tecnológicos. As pessoas da Geração Z são conhecidas por serem “nativas digitais”.

A geração Z está acostumada com o compartilhamento de arquivos constantes, com os smartphones, tablets, e uma de suas principais características é estar sempre conectada e “ligada” ao que acontece em tempo real.

Integrantes desta geração nunca viveram em um mundo sem computadores. Procuram cada vez mais praticidade, então em vez de sair e comprar alguns produtos, eles optam por fazer downloads de músicas, filmes, livros, e a compra por e-commerce, sites de compra coletiva, Marketplaces dentre outros.
Das gerações x y z, a Z é o grupo mais conectado, com 97% deles presentes nas redes sociais. Para se ter uma ideia, 93% dos adolescentes da Geração Z afirmam visitar o YouTube no mínimo uma vez por semana. Eles também estão no Twitter, no Google+, e no Instagram fazendo visitas semanais.

Para atingir este público é imprescindível que a sua empresa tenha uma presença integrada no online (redes sociais, site, blog). As pessoas da geração Z procuram por empresas que estejam inseridas nesse meio digital e que consigam levar seu conteúdo de forma rápida e direta.

 

Algumas características de pessoas da geração Z:

 

  • Buscam por sustentabilidade e marcas transparentes
  • Gostam de consumir informações rápidas e diretas;
  • Forte presença nas redes sociais;
  • Forte responsabilidade social;
  • Necessidade extrema de interação e exposição de opinião.

 

As gerações x y z estão ficando cada vez mais próximas, todas tem um ponto em comum: a Internet. Compreendendo cada grupo, é possível realizar o melhor planejamento estratégico no ambiente digital, para que sua empresa possa conquistar novos clientes e aumentar o faturamento.

 

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