Conteúdo realmente é Rei? Verdades e Mitos

O que é conteúdo? Ele é a alma do seu negócio e deve expressar tudo aquilo que seu cliente busca. Atualmente, o marketing de conteúdo, gera o triplo de leads (potenciais clientes) em relação ao marketing tradicional e ainda custa 62% menos.

Não há como ignorar o impacto de um bom conteúdo, portanto entende como produzir conteúdo para internet gerando resultado, e fique à frente a concorrência. 

 

como produzir conteúdo para internet de qualidade

 

Hoje, investir em como produzir conteúdo para internet é de fundamental importância para as empresas, mas não estamos falando de qualquer conteúdo. Ele precisa ser de qualidade e ter relevância para os usuários que o procuram.

Um conteúdo escrito com qualidade tem o poder de tornar sua empresa facilmente encontrada na internet. Afinal, as pessoas estão buscando por informações relevantes, caso você as tenha, será o seu negócio que elas procurarão quando precisarem tirar alguma dúvida ou adquirirem o seu produto/serviço.

 

Conteúdo visto pelos buscadores

 

Além de todos esses benefícios citados, o conteúdo oferece mais uma grande vantagem para os que investem nele, porém não são todas as pessoas que sabem disso: um conteúdo de qualidade feito de forma planejada e estratégica, oferece relevância para os buscadores on-line sendo, atualmente, o principal fator de relevância para os algoritmos de ranqueamento do Google, por exemplo.

Isso ocorre, pois o Google leva sempre em consideração a experiência do usuário, ou seja, o quão satisfeito o usuário ficará ao navegar em uma determinada página. Por tanto, ao otimizar um site para que ele seja bem posicionado, é importante pensar no que o usuário quer ver ao invés de pensar nos “robôs” de ranqueamento.

Dando importância a esse tema tão fundamental para a era digital, preparamos este conteúdo para te ajudar a entender os mitos e verdades sobre conteúdos e, além disso, te ajudar a entender como produzir conteúdo para a internet de forma saudável para o seu negócio. Confira os mitos e verdades sobre um conteúdo rei:

 

Quanto mais conteúdo você tiver, melhor!

 

como produzir conteúdo para internet

 

Quanto mais conteúdo você tiver, melhor? Sim e não!

Quando você investe em um conteúdo de qualidade, ou seja: conteúdo livre de erros ortográficos, que ofereça aquilo que o cliente busca, seja interessante e relevante, seja de linguagem assertiva em relação ao seu público-alvo, tenha o tamanho apropriado ao seu leitor e seja bem distribuído para tornar-se visualmente interessante, sim! Quanto mais conteúdo, melhor, principalmente se for atrelado à uma boa periodicidade de postagens.

Caso contrário, se sua produção não segue alguns padrões que ajudam em como produzir conteúdo para internet, quanto mais conteúdo tiver, será pior para o seu negócio, pois não atingirá seu público-alvo com eficácia, não trará retorno algum, provavelmente seu conteúdo nem será visto. Ou seja, será perda de tempo e dinheiro neste caso.

Isso começa a nos mostrar quanto um conteúdo bom traz resultados para o seu negócio. Um conteúdo que gera resultados precisa ser bem preparado antes de ser divulgado no ambiente on-line.

Um dos pontos que nos ajuda a oferecer um conteúdo de qualidade aos usuários é saber exatamente quem queremos atingir (público-alvo) e como essas pessoas se comportam. É preciso se adaptar ao consumidor moderno.

Por exemplo, antes os usuários tinham uma “leitura em z”, na qual o olhar do leitor começa no canto superior esquerdo e termina no canto inferior direito. Essa leitura é considerada bastante ocidental, no caso da leitura oriental, essa dinâmica é invertida, por isso é fundamental saber qual o público-alvo do seu negócio. Porém, atualmente temos uma nova estrutura: a “leitura em F”.

Essa leitura é muito pautada no ambiente on-line, mas não se limita apenas a ele. Ela significa que, hoje, o leitor começa dando atenção ao topo da página, pula para o meio dela, aproximadamente, para ter rápidas leituras do tema. Só assim ele saberá se aquilo importa ou se ele investirá tempo lendo aquele conteúdo.

Se após a leitura F o usuário se interessar e quiser saber mais sobre o que diz o conteúdo, ele fará a leitura Z, caso contrário, ele irá sair do conteúdo e partirá para outro. Por isso, é fundamental você ter um conteúdo estratégico também para seus leitores on-line. Como produzir conteúdo para a internet se pauta em saber como seu usuário se comporta e saber direcioná-lo, cativá-lo e fazê-lo querer mais.

Use temas e termos que geram interesse ao seu lead para que ele acompanhe todo o seu conteúdo e ainda volte buscando mais. Além disso, é fundamental produzir textos livres de erros ortográficos, isso enriquece ainda mais seu material. Adeque também o tamanho do seu texto, às vezes um texto muito grande pode cansar o leitor, como um texto muito pequeno pode também não suprir suas necessidades, tudo vai depender da forma como o conteúdo é trabalhado, da profundidade do tema tratada, como ele é distribuído na sua página e seu grau de relevância.

Ao conhecer seu lead e produzir um conteúdo bem trabalhado, seus retornos começam a aparecer de maneira bastante satisfatória. Pense sempre na experiência do usuário na sua página. Você, como usuário, gostaria de ler o que está lendo? Estaria satisfeito com o que está vendo? Acha interessante, relevante e explicativo? Se as respostas forem “sim”, você está no rumo certo. Mas se for “não”, agora é a hora de rever suas estratégias e transformá-las em algo ainda melhor!

 

Repita sempre que possível a palavra-chave

 

como produzir conteúdo para internet e para os buscadores

 

Essa afirmação é um grande mito! A repetição excessiva de palavras-chave não pode ser usada nunca, pois para isso também há uma punição no seu posicionamento.

O uso consciente de palavra-chave é uma das técnicas mais importantes em SEO, pois ela precisa ser exatamente o termo que os usuários buscam na internet, sendo assim, se o seu conteúdo tiver essas palavras-chave, sua página será melhor posicionada nos buscadores, o que fará com que ela seja vista pelos usuários, o que traz inúmeros benefícios, como por exemplo, trazer leads que se tornarão clientes efetivos.

Porém, se sua palavra-chave for inserida no texto sem coerência e coesão, sua página sofrerá penalidades, afinal o usuário não terá uma boa experiência. A palavra-chave deve ser lida pelo usuário sem que haja uma “força”.

Ela deve ser inserida de maneira suave e coerente, dessa forma o usuário nem sequer irá notar que está lendo uma palavra-chave em si, ela apenas fará parte do texto. Essa é a etapa mais importante, pois assim você terá além de mais conversões um melhor posicionamento nos buscadores.

Lembre-se que o sentido de como produzir conteúdo para internet de forma eficaz se pauta é uma série de estratégias que alinhadas geram um bom resultado ao seu negócio, assim como no caso da inserção de palavras-chave. Saiba como aplicá-las no seu texto de maneira fluida e, com certeza, terá ótimos retornos.

 

Todos os conteúdos precisam vender

 

como produzir conteúdo para internet e vender com eles

 

Nesse caso, já podemos começar dizendo que isso é um mito! Nem todo conteúdo precisa vender.

Uma estratégia de Inbound Marketing que muito nos auxilia nessa questão é a de divisão de textos. Como assim? Existem textos de topo, meio e fundo de funil.

Os textos de topo de funil são aqueles que trabalham conceitos, explicam teorias e dão conhecimento sobre a existência daquele assunto. Os textos de meio de funil continuam explicando a parte teórica ao usuário, mas já começa a mostrar como passar isso para a prática. E por fim, temos os textos de fundo de funil, nos quais o objetivo é falar e dar exemplos da parte prática ao usuário, ensiná-lo como aplicar tudo que foi estudado nos outros demais tipos de textos e mostrar o seu negócio como a solução do problema de seus clientes.

Sendo assim, diríamos que o texto que chega mais próximo de efetivar uma venda é esse último, o de fundo de funil, com o qual, desde o começo do texto você pode levar o lead à ideia de solução desde o início. Porém, vale entender que você precisa direcionar seu leitor, ou seja, mesmo um texto de topo de funil precisa começar a direcionar seu leitor para a fase final, que é a de venda do seu negócio.

Os textos são divididos assim justamente para filtrar seus leads. É nesse momento que você verá quais leads realmente serão clientes e quais não estão interessados em seu negócio, ainda. Os que demonstram um maior engajamento, estão mais envolvidos com seus conteúdos possuem uma probabilidade muito maior de fechar negócio com você.

Vale dizer que, por mais que conteúdo de fundo de funil seja o mais próximo de uma venda, ele ainda assim não é a venda propriamente dita. O ideal é que nele ofereça meios ao possível cliente de chegar até o seu negócio, como, por exemplo, um botão de conversão, com o qual seu cliente será assim redirecionado diretamente para o seu negócio.

Se você tentar utilizar o conteúdo apenas para vender, você pode correr o risco de ser invasivo demais e inoportuno, o que te afastará da possibilidade de gerar clientes. Primeiro converse com ele, mostro o motivo de seu negócio ser tão essencial para ele e por final, ofereça a ele, a partir do seu conteúdo, formas de chegar até você, pois você já terá mostrado que você é exatamente o que ele procura, faltará apenas o gatilho, que nesse caso, pode ser o botão de conversão, por exemplo.

O seu texto de venda não precisa ser agressivo, a venda se dá também quando você vende um conceito, explica ele, defende e mostra que realmente ele importa e resolve a vida do seu possível cliente, ou seja, o ideal é introduzir a ideia de solução do problema ou necessidade do cliente desde o início do tema.

Então sim, seus textos podem gerar uma venda, mas não é indicado tornar essa venda incisiva através dele, para isso existem outras técnicas que melhor se alinham à essa necessidade, como o botão de conversão e o atendimento diferenciado. A venda realmente será fechado se o atendimento que o cliente receber após clicar no botão de conversão, for diferenciado.

Por isso, entender realmente como produzir conteúdo para internet, se torna fundamental, pois há diversas estratégias diferentes que pode ser utilizada para realizar uma venda, é preciso defini-las e colocá-las em prática para se ter bons resultados.

 

Conteúdo não importa para os buscadores

 

como produzir conteúdo para internet e se posicionar

 

Conteúdo não importa para os buscadores? Mito total!

Atualmente, assim como dissemos no começo do texto, um ponto primordial para os buscadores é saber como produzir conteúdo para internet com excelência.

A internet é um ambiente concorrido, por isso os buscadores têm desde de sempre a função de ranquear e fazer o posicionamento das páginas inseridas na web, conforme a qualidade das páginas, com foco em levar sempre as melhores respostas aos seus usuários.

Um conteúdo de qualidade, que apresenta tudo que citamos acima, com certeza oferece uma experiência incrível para o usuário e isso é fundamental para os buscadores.

Investir em um conteúdo de qualidade é fundamental também para gerar mais visitas ao seu blog/site, e consequentemente, aumenta o número de usuários que visitam seus conteúdos, sendo maiores suas chances de fechar novos negócios, e se posicionar frente à concorrência.

Um conteúdo único e de valor é essencial para o sucesso da sua empresa. Vale explicar, inclusive, que os buscadores sabem quando um conteúdo on-line é duplicado, ou seja, que exista em outra página também. Nesses casos, o conteúdo mais recente poderá até mesmo ser punido, e perder o ranqueamento conquistado até aquele momento.

Sendo assim, além de produzir um conteúdo de qualidade e relevante aos seus leads, priorize também a singularidade do seu conteúdo, não faça cópias e com certeza terá bons resultados.

 

Conteúdo é só texto

como produzir conteúdo para internet de alta qualidade

 

Está aí outro mito e equívoco que muitas pessoas cometem. Conteúdo é tudo!

Conteúdo se baseia em texto, imagem, estrutura e até a navegabilidade pode ser vista como conteúdo, se entendermos que ela também agrega uma boa experiência ao leitor, tornando-o mais prático e agradável.

Sendo assim, quando dizemos para investir em um conteúdo de qualidade, é necessário também investir em imagens de qualidade, que condizem com o que está sendo falado no texto para que haja uma sinestesia entre texto e imagem.

Além disso, é necessário também saber como posicionar e distribuir esses conteúdos, ou seja, intercale texto e imagem de forma que não fique muito texto blocado que cansa a leitura do usuário, mas também não exagere na quantidade de imagens, para que não haja muita quebra de leitura, o que pode gerar confusão na mente do leitor e fazê-lo cansar do seu conteúdo.

Intercale conteúdo, ofereça uma boa navegabilidade e uma estrutura que não canse seu leitor. Isso te ajuda a garantir que a experiência do seu possível cliente seja boa e completa, deixando ele satisfeito. Vale lembrar também que isso melhora seu posicionamento perante os buscadores, pois esse é um dos pontos primordiais de relevância atualmente.

Saber como produzir conteúdo para internet é muito mais do que apenas escrever um conteúdo de qualidade. Invista em conteúdo de forma completa e eleve seu negócio ao sucesso certeiro!

 

Conteúdo é rei e agora você sabe como produzir conteúdo para internet

 

como produzir conteúdo para internet

 

Depois de esclarecer que sim, conteúdo é rei e explicar todos os mitos e verdades que acontecem sobre o tema como produzir conteúdo para internet, você pode colocar tudo em prática e garantir o sucesso do seu negócio.

Não se esqueça do ponto que mais ressaltamos: a experiência do usuário é tudo! Quando estiver em dúvida sobre a qualidade do seu conteúdo, pense como seu usuário, pense se ele iria satisfazê-lo se você estivesse buscando pelo o que ele busca. Quando sua respostas forem positiva, seu conteúdo está pronto para ser divulgado. E lembre-se: originalidade é fundamental. Não copie e duplique textos, essa prática não é bem vista e isso traz penalidades, as quais abrem espaço para a concorrência atuar e se fortalecer.

Invista em um conteúdo único e de qualidade, torne-o rei e garanta o sucesso da sua empresa!

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