Como sair da crise com uma boa estratégia de marketing digital

A crise econômica no Brasil é um dos temas mais preocupantes para as empresas atualmente. Nos últimos tempos diversas empresas já tiveram seus resultados afetados e, de alguma forma, sentiram efeitos negativos nos seus negócios.

 

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Na maioria das vezes, essa situação leva as empresas a adotarem uma posição mais defensiva, repensando suas estratégias e principalmente cortando custos desnecessários.

Realmente cortar aqueles custos que não trazem retorno para o negócio é muito importante. No entanto, deixar de investir em áreas como marketing é um grande erro.

Preparamos esse artigo para te explicar o porque é importante manter o marketing na sua empresa em tempos de crise e como desviar desse cenário negativo com uma boa estratégia de marketing digital. Confira a seguir:

 

 

 

Por que a área de marketing é uma das mais afetadas nesse cenário de crise?

 

Erroneamente, ainda existem muitas empresas que possuem uma visão do marketing como uma área dispensável, que traz resultados intangíveis e que gera uma grande quantidade de despesas. Talvez isso venha proveniente do marketing tradicional, o qual necessita de altos investimentos e não é possível mensurar seus retornos no detalhe.

Porém, investir em uma boa estratégia de marketing pode ser a chave para a sua empresa descobrir como sair da crise, principalmente se falarmos sobre uma estratégia assertiva de marketing digital.

Isso se dá, pois publicar conteúdo relevante, projetar seu website como máquina de captura de leads (potenciais clientes) e utilizar tecnologias analíticas são ótimas ações para melhorar a eficiência de vendas da sua empresa.

Empresas que inovam em seus processos de vendas e marketing e, mais importante ainda, encontram formas para que as vendas e o marketing possam trabalhar juntos, fazem com que o negócio cresça de maneira mais rápida e rentável, o que auxiliar em como sair da crise no atual cenário. Além disso, utilizar uma estratégia de marketing digital, possibilita mensurar os resultados das ações e investir um custo bem menor.

 

Como sair da crise com uma boa estratégia de marketing digital?

 

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Essa é uma pergunta muito comum, atualmente, pois todos querem saber como sair da crise, mas apenas algumas indústrias conhecem a real força do marketing digital nesse panorama econômico.

Por isso, separamos para você razões pelas quais você não deveria deixar a crise econômica impedi-lo de fazer decisões sobre a sua estratégia de marketing na internet:

 

Visibilidade

 

Esteja onde as pessoas estão procurando e seja encontrado com facilidade. É a famosa questão do marketing do velho mundo vs marketing do novo mundo, afinal, hoje em dia é muito mais eficiente e viável investir em marketing digital do que investir em marketing tradicional, pois ele te disponibiliza ferramentas e táticas que impulsionam a fácil visualização do seu negócio na web, como nos buscadores, por exemplo.

A internet é, basicamente, um canal de marketing onde você pode atrair os potenciais clientes para você, por estar presente onde eles estão procurando pela solução que você pode fornecer, além de poder segmentar seu público-alvo de forma exata. E se eles estão procurando pela sua solução, o seu ciclo de vendas será, naturalmente, muito mais curto também.

 

Economia

 

Invista seu tempo e dinheiro no lugar certo. As estratégias de marketing digital exigem que você invista um tempo em planejar, agir, testar e concluir, além de sempre se atualizar das tendências. Em compensação, os recursos financeiros investidos são menores que nos meios do marketing tradicional.

Isso faz com que você economize os investimentos de sua empresa e consiga aplicar as finanças em outras frentes também. O que possibilita alavancar os resultados positivos do seu negócio e elevar sua indústria ao sucesso.

 

Mensuração de resultados

 

Tudo no ambiente on-line é mensurável e nele é possível você testar todas as tendências emergentes. Um dos maiores atrativos e diferenciais do marketing digital é que ele permite uma mensuração rápida e precisa dos resultados. Toda e qualquer ação que os usuários façam na web, é possível ter acesso e analisar os dados obtidos.

Isso pode significar uma grande ajuda para as empresas realizarem um planejamento de investimento mais assertivo, adaptarem suas campanhas em tempo real e definirem quais estratégias trazem melhores resultados.

 

Desbanque a concorrência

 

Com certeza as empresas concorrentes à sua também estão procurando por soluções para saber como sair da crise. De acordo com o eMarketer, 86% dos profissionais de marketing estão planejando aumentar os investimentos em marketing de conteúdo. Essa estratégia é vinculada à estratégias de marketing digital e potencializa a qualidade dos conteúdos disponibilizados, além de disponibilizar ferramentas para atrair, converter, fechar e encantar o cliente on-line.

Ou seja, é essencial se manter a frente da concorrência a partir de uma boa presença na web, constante atualização e inovação que acompanhe as tendências do mercado digital e mensuração de ações tomadas e seus resultados.

 

Melhoria constante

 

Se a sua estratégia de marketing é a mesma de anos trás, você tem um problema. O seu problema é que você provavelmente não sabe o que está funcionando e o que não está funcionando, além de, provavelmente, não estar atualizado com as tendências do mercado de hoje.

A possibilidade de mensuração de resultados tem um efeito muito importante. Ao medir as suas ações, você pode melhorá-las. E não se trata apenas de ajustar cores e cópias, embora também seja importante, mas de adequar a estratégia e as ações em si.

 

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Tirar proveito dos tempos de crise

 

Investir em Marketing Digital é se preparar para o futuro. Atualmente, por exemplo, lidamos com um cenário financeiro complicado no país, mas de todos os males, esse não é o pior. Sabe porque? Pois essa crise pode ser vista como uma ótima oportunidade de investimento!

Como já visto, o marketing digital é uma estratégia eficiente e econômica, ou seja, investir nessa metodologia pode ser uma forma de, além de economizar, alavancar os resultados positivos da sua empresa, mesmo no atual panorama financeiro do Brasil.

 

Mudança no comportamento do consumidor

 

Se antes o consumidor pesquisava em diversas lojas até escolher onde comprar ou compravam sem pesquisar tanto, hoje, ele senta em frente ao computador ou simplesmente pega o smartphone e faz uma busca detalhada na internet.

Em poucos segundos, são listadas diversas empresas (que provavelmente investiram em marketing digital para serem encontradas) nas quais ele pode adquirir o produto ou serviço que deseja. Ele, provavelmente, manterá a busca até achar um produto/serviço que o satisfaça com o melhor custo-benefício possível.

Ou seja, os hábitos dos consumidores mudou e sua empresa precisa estar alinhada à essa nova demanda dos usuários, entregando produtos/serviços de qualidade e conteúdos explicativos que agreguem informações relevantes para os leitores on-line.

 

Comunicação ágil e direta

 

Em uma campanha de marketing off-line demora muito mais tempo para saber se a ação feita está realmente funcionando. Levam semanas para produzir banners, flyers ou um brinde, por exemplo. Mas ao investir em marketing digital, bastam algumas horas para sua campanha ser iniciada e começar a apresentar resultados.

É possível lançar uma campanha de Facebook Ads ou de Links Patrocinados poucos minutos depois de idealizá-la. Sua empresa pode ainda criar um e-mail marketing personalizado e fazer com que ele chegue em segundos para o seu cliente divulgando a oportunidade.

Atualmente são inúmeras as possibilidades rápidas e seguras de você aumentar a visibilidade on-line da sua indústria, divulgar conteúdos, ações e promoções de forma rápida e eficaz e potencializar as vendas do seu negócio. Ou seja, existem algumas formas de como sair da crise investindo em marketing digital.

 

Leads qualificados = vendas mais rápidas

 

Um dos maiores benefícios de investir em marketing digital, é a geração de leads (potenciais clientes) qualificados. Isso acontece devido a segmentação que o marketing digital disponibiliza. Desta forma, você atinge apenas as pessoas que realmente estão interessadas em seu produto, aumentando a probabilidade de vendas da sua empresa.

Quando você atrai apenas as pessoas que têm real interesse no seu negócio e oferece para elas informações preciosas sobre o seu mercado, produto e/ou serviço, o ciclo de vendas é encurtado, aumentando diretamente a possibilidade do lead se tornar um novo cliente para o seu negócio, afinal, ele já é qualificado para isso.

 

Fidelização dos clientes

 

Ao investir em marketing digital, você encontra uma grande variedade de opções para manter seus clientes engajados, gerando resultados para sua empresa, como as redes sociais, o e-mail marketing, o blog da empresa e até mesmo o próprio website.

Sendo assim, investir nessa estratégia te possibilita não apenas atrair novos leads para o seu negócio, mas, também, manter fidelizados os clientes já existentes.

 

Agora você sabe como sair da crise com uma boa estratégia de marketing digital!

 

Como acompanhou ao longo do artigo, o marketing digital fornece inúmeras manerias de enfrentar a crise econômica encarando-a como oportunidade de crescimento para o seu negócio.

Não deixe de se atualizar e manter sua empresa qualificada em relação à concorrência. Assim é possível gerar credibilidade para a marca e, naturalmente, potencializar os resultados do seu negócio.

 

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