Como a sua indústria pode usar as redes sociais para atrair novos clientes

Você sabe como usar as redes sociais para atrair novos clientes? Atualmente, cada vez mais presente na rotina das pessoas, elas possuem uma enorme importância para o mercado digital.

 

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O Brasil é o país que mais usa redes sociais na América Latina: até metade de 2016 o país contava com 93,2 milhões de usuários ativos, ou seja, que acessam uma rede social ao menos uma vez por mês.

As redes sociais consistem basicamente em estruturas digitais nas quais grupos de pessoas mantém algum tipo de vínculo. Ou seja, são formadas por pessoas ou empresas e, conectadas por diferentes tipos de relações, as páginas são utilizadas para compartilhar interesses em comum, objetivos, valores e negócios.

Uma das características das redes sociais é que não existem hierarquias nelas. O contato é feito com todos os usuários no mesmo nível. Em sua totalidade, os usuários estão no mesmo patamar, seja social, intelectual ou étnico.

Entende-se então que se você souber como usar as redes sociais da sua indústria para atrair novos clientes, já é um grande passo para alavancar o sucesso do seu negócio, afinal, você atingirá grande parte do mercado consumidor via web de forma irrestrita.

Mas para isso, em primeiro lugar você deve conhecer quais são as redes sociais mais utilizadas atualmente e como elas funcionam.

Continue lendo esse artigo e entenda como aumentar cada vez mais sua cartela de clientes! Preparamos alguns tópicos para você saber como usar as redes sociais para atrair novos clientes:

 

 

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Principais redes sociais

 

Facebook

 

Criado em 2004, o Facebook se tornou a maior rede social do mundo. No Brasil ele é a rede social mais acessada pelos internautas!

Ele foi a primeira rede social a superar 1 bilhão de contas registradas e, até o primeiro semestre de 2016, cerca de 1,59 bilhão de usuários ativos mensalmente foram registrados. O Brasil conta com aproximadamente 99 bilhões de pessoas ativas, ou seja, é o líder de acessos do mundo, sendo que de 8 a cada 10 brasileiros que acessam a Internet, têm uma conta no Facebook.

O Facebook melhora e estreita a comunicação das empresas com seus clientes. É um ótimo meio para que marcas apresentem suas propostas, informem suas vantagens, explorem todo seu potencial criativo para conquistar o cliente mais exigente e, sobretudo, testem a capacidade que têm de lidar com reclamações.

 

Youtube

 

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A segunda rede social mais acessada no mundo, e a 4ª no Brasil, até o segundo semestre de 2016, é o YouTube. Ele é responsável por possibilitar que usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital.

Porém, se não contarmos com os aplicativos de troca de mensagens, como o WhatsApp, por exemplo, o Youtube pode ser considerado a segunda rede social mais acessada no país, com uma média de 21% da população ativa diariamente.

Fundado em 2005, o Youtube já foi eleito a criação do ano pela revista norte americana, Time. Sua análise foi, “criar uma nova forma para milhões de pessoas se entreterem, se educarem e se chocarem de uma maneira como nunca foi vista”.

A escolha pelo YouTube também cresceu entre as empresas e, atualmente, é a 3ª mais utilizada por elas (42,4%), segundo a Content Trends 2016, afinal, é uma rede social em grande expansão, tanto pela sua versatilidade, interação e impacto, quanto por ser áudio visual.

Através do Youtube, é possível realizar diversas ações. O único pré-requisito é analisar e decidir a verdadeira estratégia da empresa.

Muitas marcas já usam o canal para divulgar comerciais produzidos para Televisão, em contrapartida, outras usam de forma mais diferenciada: lançam promoções, concursos, vídeos didáticos, estimulam a participação popular e assim por diante. Ou seja, o YoutTube é uma ótima estratégia para quem deseja saber como usar as redes sociais para atrair novos clientes.

 

Instagram

 

No Brasil, depois do YouTube, a 5ª rede social mais acessada no ambiente digital é o Instragram. Sua função é de possibilitar o compartilhamento de vídeos e fotos on-line.

Inaugurada em 2010, a rede atingiu rapidamente o número de 100 milhões de usuários ativos sendo de grande alcance e contato dinâmico. Os brasileiros, por exemplo, já são responsáveis por 6.55% do tráfego total da rede.

Em 2012 a plataforma foi adquirida pelo Facebook pela quantia de 1 bilhão de dólares: quantia em dinheiro e em ações da empresa. Ou seja, o Instagram é um rede social vista com grande expectativa de crescimento.

Com um modelo simples, que atende desde usuários iniciantes, até os mais experientes, ele já conta com mais de 300 milhões de usuários ativos diariamente e, por isso, as marcas estão atentas a essa crescente tendência, afinal, essa foi a rede social que mais cresceu em relação à adesão por parte das empresas, se tornando a segunda colocada em preferência pelas marcas no Brasil.

É possível entender então que o Instagram hoje é fundamental em toda boa estratégia de Marketing com foco na atração de novos clientes e em busca de engajamento por parte de seu público.

 

Google+

 

O Google+ é uma rede social que foi criada pelo próprio Google em 2011. A ideia do site era integrar os demais serviços da marca: Google Contas, Fotos, PlayStore, Youtube e Gmail.

O Google+ conta, aproximadamente, com 357 milhões de usuários cadastrados. Cerca de 6% dos internautas são brasileiros, embora pareça pouco, somos o terceiro país no ranking e ficamos atrás apenas da Índia (18% dos usuários) e dos Estados Unidos (55%).

A rede social está em crescimento no país e propõe gerar novas relações pessoais. Ou seja, ela oferece espaço para as empresas disponibilizarem informações relevantes, compartilhá-las e ampliar/construir uma nova rede de contatos. Sendo assim, o Google+ permite aproximação entre marca e cliente, sendo um grande investimento para quem procura saber como usar as redes sociais para atrair novos clientes.

 

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Começando na Rede Social

 

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Em primeiro lugar: crie perfis nas redes sociais e os mantenha sempre atualizados. Para isso, utilize apenas as redes que você tem certeza que não deixará de lado depois de um determinado tempo. Não adianta criar perfis em todas as redes sociais, se não for para nutri-los de informações relevantes ao seu público.

Ao ingressar nas redes, as informações sobre sua indústria devem ser as mais claras possíveis, disponibilizando nome, endereço, telefone, e-mail de contato e outras referências importantes. Tudo a fim de construir uma boa reputação e passar confiança aos futuros clientes.

Seus perfis na web devem facilitar o acesso do seus clientes e novos clientes com sua marca. Eles devem servir como canal direto para contato, seja para elogios ou reclamações e até para compras e orçamento.

 

Esteja sempre atento ao que acontece em suas redes

 

Em um segundo momento, após ter criado suas contas, é preciso estipular e manter um acesso frequente a elas. O ideal é fazer diariamente uma verificação em seus perfis.

O melhor método é encaixar essa tarefa em seus cronogramas e estipular um horário fixo para fazer esse acompanhamento, que servirá tanto para promover novas ações, como responder recado e até fazer uma análise sobre o que estão comentando sobre sua empresa e também seus concorrentes.

Um dos fatores de importância para uma indústria em possuir uma página nas redes sociais é poder utilizar as informações presentes nelas: conhecer ações de seus concorrentes, avaliar tendências para melhor aplicar em seus negócios, metrificar seus resultados, entre outras.

Ter um tempo destinado à avaliação é é fundamental para quem deseja saber como usar as redes sociais para atrair novos clientes, pois é uma forma de melhorar o desempenho das suas ações, além de ter em mãos relatórios analíticos sobre todas as ações e movimentações promissoras da web.

 

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Entenda como fazer postagens nas redes

 

Um dos maiores benefícios desse meio é que a rede social é um veículo de comunicação de vasto alcance e gratuito.

Sua conta pode ser utilizada para lançamento de produtos, postagem de novidades, promoções, vagas de empregos e assim por diante. Os usuários recebem com bons olhos uma página dinâmica, atrativa e bem atualizada.

Para uma boa divulgação, o ideal é que você faça pelo menos um post por dia, com textos pequenos e atrativos, e se possível, dependendo da rede social, utilize fotos de boa qualidade e chamativas, de forma que atraia visualizações.

Uma rede social que possui esse recurso de imagem é bem convidativa e as fotos divulgadas trarão um impacto maior ao anúncio. Porém, atente-se: uma mídia negativa será tão, ou mais, impactante quanto uma positiva. Sendo assim, é fundamental postar material de qualidade!

Vale lembrar que todo material deve ser revisado, a fim de evitar qualquer tipo de erro.

Esse é um dos passos mais importantes de como usar as redes sociais para atrair novos clientes.

 

Aprenda a escutar

 

O grande diferencial das redes sociais, e uma de suas principais características, é seu grande poder de comunicação entre as pessoas. Com isso, as empresas necessitam aprender e utilizar melhor desse artifício.

Se a indústria quer utilizar a rede social para fidelizar seus clientes, ela não pode falar sozinha e menos ainda deixar o cliente falando sozinho. É necessário interagir com eles para criar uma boa relação e se tornar esse contato atrativo para seus clientes.

Postar conteúdos diferenciados e relevantes, responder dúvidas e interagir com clientes, além de um verdadeiro interesse em reconhecer e atender os anseios do público, são alguns dos aspectos para conquistar leads.

 

Veja os 3 principais motivos para sua indústria usar redes sociais

 

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O primeiro motivo é que a rede social deve funcionar como um termômetro. Saber como o público enxerga sua marca e seus produtos ajuda a seguir e adequar com melhor segurança suas estratégias de Marketing.

Como segundo aspecto: utilizar a rede como CAC (Central de Atendimento ao Cliente). Por meio dessas mídias a empresa terá rápido conhecimento sobre as realidades e as considerações mais importantes sobre a marca e seus produtos/serviços.

E por último, porém não menos importante, vem a construção de uma boa reputação para sua marca através da rede social. Esse ponto está ligado diretamente aos outros dois. Como qualquer ação de Marketing, as redes sociais precisam atingir os objetivos da empresa e se atentar a imagem transmitida ao público.

 

Entendeu porque e como usar as redes sociais para atrair novos clientes?

 

O universo da web, e as redes sociais, estão em constante mudança e crescimento. Sendo assim, é muito importante que sua indústria saiba, além de seguir tendências, criar novas.

O mercado é muito volúvel, sua indústria tem de estar preparada para a nova era digital e crescer junto com o avanço tecnológico. Hoje, quem não se atualiza, perde faturamento.

Ao mesmo tempo que algumas empresas pensam se devem investir e se esse é realmente o melhor caminho, outras marcas estão gerando negócios, expandindo a sua marca, aumentando o seu número de fãs e convertendo tudo isso em mais vendas para seu negócio.

Entenda então que as redes sociais são um dos melhores meios de comunicação para fazer sua indústria crescer. Utilize-a da melhor forma possível e o resultado será certeiro. Nos dias de hoje as indústrias não podem ignorar o uso delas se quiserem alavancar seu negócio, pois essas plataformas são formas de comunicação interativa, que possibilitam contato com uma grande quantidade de usuários. Ou seja, a forma mais prática e fácil de manter um contato com seu público-alvo.

Outro ponto positivo das redes sociais é que as ferramentas são gratuitas e, ainda assim, efetivas, ao contrário dos meios do Marketing tradicional (revista, jornal, televisão, rádio e etc), os quais têm um custo muito elevado e a comunicação não é direcionada ao seu cliente alvo, possuindo uma baixa taxa de conversão. Além de que nenhuma dessas mídias tradicionais possuem o alcance que a Internet disponibiliza, sendo o veículo de maior abrangência.

Todavia, é necessário saber como as redes sociais funcionam, a fim de evitar perda de tempo e minimizar a possibilidade de criar uma imagem negativa da sua indústria com ações penosas.

É importante entender que a rede social permite uma interação mais rápida entre cliente e empresa. Uma relação mais direta, objetiva e pessoal. Com isso, o feedback sobre seu negócio fica muito mais fácil e claro, possibilitando melhoras e aperfeiçoamentos rápidos e precisos.

Resumidamente, uma empresa que não está presente nesses meios deixa de atingir grande parte de seus leads, sendo assim, estude sempre as possibilidades de como usar as redes sociais para atrair novos clientes, assim como as novidades disponibilizadas pelo mercado digital.

 

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