Como um bom estudo de palavras-chave aumenta as vendas do seu negócio

Se você chegou neste artigo buscando entender a importância de um bom estudo de palavras-chave para aumentar o número e vendas e leads do seu negócio, saiba que chegou ao artigo certo!

Nós vamos te explicar detalhadamente a importância de um bom estudo de palavras-chave e também como encontrar os termos estratégicos que vão ajudar no crescimento do seu negócio!

A pesquisa de palavras-chave é uma das etapas mais importantes para sua estratégia de marketing online!

Saiba que os melhores profissionais de SEO e marketing digital do mercado estudam muito todos os termos de pesquisa antes de iniciar qualquer estratégia, pois eles sabem que sem as palavras-chave adequadas para seu negócio você não conseguirá criar artigos com potencial de gerar leadscampanhas de Google Adwords vendedoras e muito menos melhorar o volume de vendas e leads do seu negócio com estratégias de SEO!

Você realmente precisa aprender como fazer uma pesquisa de palavras-chave adequada para seu negócio. Isso significa encontrar os termos corretos com base na concorrência e também com base na intenção de pesquisa dos seus leads (potenciais clientes)!

Afinal de contas, você pode investir em Google Adwords ou classificar seu site em uma palavra-chave na primeira página do Google com técnicas de SEO.

Mas se ninguém buscar por essa palavra-chave ou se eventualmente a intenção de busca para o termo for irrelevante, não haverá benefício para seu negócio.

Como encontrar as melhores palavras-chave para seu negócio? Confira as etapas abaixo:

Etapa 1: faça sua pesquisa inicial de palavras-chave

Você pode pensar que sabe qual palavra-chave deseja trabalhar no seu negócio, mas para evitar erros, não confie em seus instintos!

Use várias ferramentas de palavras-chave para ter uma noção do volume de pesquisa e da concorrência antes de finalizar sua opção de palavra-chave. Há diversas opções bastante utilizadas como, por exemplo:

Melhores ferramentas de palavra-chaves

– Ubersuggest

– Keyword Planner do Google

– Semrush

– Ahrefs

-Entre outras!

Dica sobre as melhores palavras-chave

Escolher uma palavra-chave que seja relevante para o seu modelo de negócios: você terá mais chances de ser bem-sucedido na classificação de uma palavra-chave se o termo for relevante para seu site e sua empresa. Também é mais provável que você obtenha algum retorno real!

Lembre-se de que gerar visitas para seu site não é particularmente valioso, a menos que estejam gerando tráfego e leads valiosos. Por exemplo, um negócio de “buffet para festa” pode ter como alvo “como cozinhar para uma festa” – mas “como cozinhar arroz” não será realmente relevante para eles ou para seu público-alvo.

Nesse estágio do processo, você também deve fazer uma lista de variações aproximadas em sua palavra-chave primária. Isso será útil para escrever e otimizar seu conteúdo mais tarde.

Etapa 2: Confira as palavras-chave da concorrência

Verifique quais são as palavras-chave que seus concorrentes estão investido! Se está dando certo para eles, possivelmente funcionará em seu negócio!

Etapa 3: considere a intenção de busca do usuário

Quanto mais específica for a palavra-chave (pense em palavras-chave de cauda longa), mais fácil será avaliar a intenção do usuário, e também facilita a criação de conteúdos que os usuários estão procurando.

No marketing de busca, a “intenção” é o nosso melhor palpite para o que a pessoa que usa a consulta de pesquisa realmente quer. Considere as palavras-chave a seguir e observe como é mais fácil adivinhar a intenção do usuário apenas com as palavras ao percorrer a lista:

  • óculos;
  • Óculos;
  • óculos com desconto;
  • desconto de armações de óculos;
  • óculos com desconto para crianças;

Pergunte a si mesmo, que tipo de conteúdo atende melhor a palavra-chave? Neste caso, obviamente, seria uma seleção de óculos infantis para venda.

Desde o primeiro momento, você não pode nem saber se a pessoa está procurando por óculos ou copos. E mesmo para o segundo, a pessoa pode estar apenas procurando por fotos de óculos e neste caso não há intenção clara de comprar. O que é péssimo para um negócio online como um e-commerce, por exemplo!

Conclusão

Conforme vimos acima, é muito importante realizar um trabalho detalhado de pesquisa de palavras-chave para evitar desperdício de tempo e dinheiro! Faça um estudo minucioso de palavras e busque sempre por termos que irão gerar as melhores oportunidades para seu negócio!

É realmente importante destacar que o volume de acessos não importa para seu negócio! É melhor gerar 10 acessos e algumas vendas através de um termo como “comprar vestido de casamento online”, do que 1000 acessos por termos como “vestido de casamento” e não gerar nenhuma venda, não é mesmo?

Esperamos que tenha gostado do artigo! Deixe logo abaixo sua dúvida, sugestão ou elogio!