Como vender no marketplace e qual a melhor estratégia?

Quando falamos sobre compras e vendas pela internet, uma nova tendência surge com força no mercado digital: os marketplaces. Com isso vem a pergunta: Você sabe como vender no marketplace?

 

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Antes de entender como as vendas são feitas nessa plataforma, é necessário primeiro saber o que é um marketplace. Basicamente, ele se resume a uma plataforma de ofertas de produtos e serviços que conta com um modelo de negócio diferenciado, pois trazem alto tráfego para o vendedor, gerando maiores oportunidades de negócios.

Atualmente o Mercado Livre é o maior markeplace do Brasil, com milhares de vendedores e milhões de compradores cadastrados. Porém, existem outros modelos de plataformas, mesmo porque o Mercado Livre é amplo e abrange à várias necessidades do mercado, diferente de marketplaces segmentados, os quais atendem um único segmento e por isso trazem leads mais qualificados.

 

Para entender melhor sobre essa crescente tendência on-line, acompanhe os seguintes itens no artigo:

 

 

Benefícios do marketplace

 

Existem diversos benefícios em saber como vender no marketplace, dentre eles podemos citar o grande número de acessos, tráfego de qualidade, uma maior autoridade para a marca, além de um baixo custo de investimento.

 

Os marketplaces podem facilitar negócios entre:

 

  • Empresas (B2B – Business to Business);
  • Empresas-Consumidores (B2C – Business to Consumer);
  • Consumidores-Consumidores (C2C – Consumer to Consumer);
  • Empresas-Governo (B2G – Business to Government);
  • Governo-Cidadão (G2C – Government to Citizen).

 

Nestas lojas virtuais, o consumidor encontra diversas possibilidades, podendo consultar catálogos on-line, fazer encomendas, transações financeiras, consulta ao processo de compra e etc.

 

Marketplaces e os novos consumidores no Brasil

 

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O aumento do poder aquisitivo das classes C e D fez a procura por produtos e serviços crescer. Algumas pesquisas traçaram o perfil dos consumidores no país e apontaram que essas classes possuem uma capacidade de consumo de mais de R$ 1 trilhão, representando 58% dos consumidores que fizeram sua primeira compra on-line. Em paralelo a esse cenário, podemos observar o crescimento dos brasileiros com acesso à Internet.

Com uma demanda cada vez maior, as empresas passam pelo desafio de explorar formas de atingir esses novos consumidores. A infinidade de opções de lojas on-line, no entanto, faz com que as empresas pensem cada vez mais nos marketplaces como meio de se tornarem referências e ganharem mais competitividade.

Ao saber como vender no marketplace e apostar nesse investimento, a sua empresa fica cadastrada em uma plataforma já consolidada no universo digital, aumentando assim sua visibilidade nas buscas orgânicas.

Uma outra vantagem encontrada em algumas plataformas é a solicitação de uma consultoria de marketing e relatórios mais detalhados sobre a performance do projeto. Porém, vale lembrar, nem todos os marketplaces oferecem tais serviços.

Por isso, é necessário analisar as plataformas disponíveis no mercado atualmente, e selecionar qual mais se enquadra com a sua necessidade.

Para quem acaba de entrar no mundo on-line, vale a pena prestar atenção nessas tendências. Entrar para um marketplace, nesse momento, pode determinar o sucesso do seu negócio.

 

Como vender no marketplace

 

Em um shopping, várias lojas apresentam os seus produtos em apenas um local. O marketplace segue o mesmo conceito, a única diferença é que tudo isso acontece na web.

O seu produto aparecerá para um grande público e esta é uma das maiores vantagens de quem anuncia nestes meios, além de poder aproveitar o alto tráfego de usuários e ganhar destaque em um mercado amplamente disputado.

 


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Confira dicas de como vender no marketplace e se destacar ainda mais!

 

Escolha os produtos em destaque

 

Para saber como vender no marketplace da melhor forma possível, em primeiro lugar você precisa escolher quais produtos devem se destacar nos anúncios principais.

Procure dar ênfase para aquelas mercadorias que apresentam um diferencial dentro do seu negócio, como as exclusivas, por exemplo.

Uma outra opção são os anúncios de kits e de pacotes ou os produtos que vêm acompanhados de brindes e/ou descontos.

 

Capriche nas fotografias

 

As fotos tem papel fundamental em como vender no marketplace de forma mais efetiva.

 

Não subestime a importância das fotos dos seus produtos. Dedique tempo e atenção para essa atividade, pois esta será a única ligação entre o produto oferecido e o cliente, a princípio.

Apresentar uma fotografia ou uma montagem com um aspecto mais profissional faz diferença para o usuário na hora de escolher com quem ele fechará o negócio, afinal, essa ação passa credibilidade à marca e ao produto/serviço ofertado, o que será um ótimo diferencial competitivo.

 

Seja detalhista

 

A descrição do seu produto é outro fator que merece bastante dedicação.

Vale a pena lembrar que o texto que acompanha a foto do seu produto precisa ter o máximo de detalhes possíveis, além de ser convincente sem soar apelativo e ter uma linguagem compatível à do seu cliente, isso facilitará a escolha do consumidor pelo seu produto/serviço.

 

Tome cuidado com os preços dos produtos

 

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É importante ficar sempre de olho no que a concorrência tem praticado!

Em um marketplace, muitas vezes, o consumidor visa a mercadoria que possui mais vantagens financeiras ou melhores custos-benefícios.

Nessa plataforma é muito mais fácil comparar preços, em alguns marketplaces existe a possibilidade do cliente digitar o produto que está procurando e o próprio site já separa os orçamentos. Por isso é muito importante que você esteja atento às suas ofertas e de seus concorrentes, isso será um diferencial seu em como vender no marketplace.

 

Encante o cliente

 

O relacionamento com o cliente é tudo!

Trabalhe com e-mails marketing e ofereça vantagens aos compradores: uma boa ideia é dar cupons de descontos para a próxima compra. Também é interessante encaminhar ofertas relacionadas com compras anteriores, promoções de aniversário ou fretes grátis, por exemplo, mas você é livre para atuar com ações que desejar e pode, inclusive, gerar novas tendências.

 

Tenha o máximo de cuidado com os seus clientes

 

Fatores como os prazos de entrega, qualidade dos produtos e atendimento (pré e pós-venda) podem gerar reclamações dos clientes, para que isso não aconteça eles devem ser bem administrados.

Um grande diferencial no momento em que o usuário está prestes a realizar a compra, é a reputação da sua marca no próprio marketplace ou nos sites de reclamação. Faça o possível para manter comentários positivos e aumentar a credibilidade da sua empresa.

 

Disponibilize produtos complementares

 

Uma das principais reclamações entre os usuários de marketplaces é a oferta limitada de produtos por cada loja virtual.

É interessante que você disponibilize ao consumidor produtos complementares, assim ele não terá que comprar em duas lojas diferentes, pagando por dois fretes, por exemplo.

Esse fator também é muito importante para a decisão de compra, já que muitos usuários só escolhem as lojas que ofereçam uma maior variedade de produtos. Ou seja, investir nesse item é uma forma de garantir que você não perderá seu cliente para a concorrência.

 

Agora você já sabe como vender no marketplace!

 

Agora que você sabe como utilizar essa plataforma que promete alavancar cada vez mais o faturamento das empresas, não perca tempo. Invista no marketplace e utilize-o a seu favor, isso com certeza será um bom diferencial competitivo a ser trabalhado.

É importante que você se atente às possíveis mudanças e novas tendências relacionadas a essa ferramenta digital, assim sua empresa poderá trabalhar de forma assertiva e alinhar estratégias efetivas.

 

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