5 dicas de marketing digital para sua indústria

 

Hoje em dia, é possível encontrar diversas dicas de marketing digital, porém o que poucos dizem é por onde e como começar. Afinal, implementar uma estratégia assertiva pode demandar um certo trabalho, mas seus resultados fazem valer a pena todos os esforços.

 

dicas de marketing digital

 

O primeiro passo a ser dado é a criação de um site, o qual é, até a hoje, a porta de entrada mais importante para o ambiente on-line, pois através dele é possível entrar em contato com potenciais e atuais clientes, além de serem excelente fonte de informação sobre a sua marca, produto e serviço.

 

Porém, uma vez com o site criado é necessário investir em outras técnicas e estratégias do marketing digital. Mas para realmente ter resultados positivos no seu negócio, algumas estratégias de marketing digital são essenciais, por isso separamos dicas fundamentais e avançadas para ajudar sua empresa a dar início a uma boa estratégia no mercado on-line. Confira abaixo 5 dicas de marketing digital para serem colocadas em prática:

 


 

1) Produza conteúdos específicos para o seu negócio

 

A produção de conteúdos informativos e relevantes, também conhecida como marketing de conteúdo é uma das etapas em que você deve dar mais atenção em suas estratégias. Busque desenvolver conteúdos de qualidade sobre a sua empresa e seus produtos/serviços para que você consiga conquistar a relevância necessária dentro do segmento em que atua.

 

Para fazer esses conteúdos, você precisa primeiro saber para quem está escrevendo, ou seja, seu público-alvo. Assim você poderá agregar valor para os visitantes do seu site, transformando-os em potenciais clientes.

 

Outro ponto importante que deve nortear a produção dos seus conteúdos é o nível de profundidade deles, pois enquanto alguns usuários estão na fase de conhecer e obter mais informações sobre o assunto e reconhecer o problema que estão enfrentando, outros já estão mais avançados nesse processo, sabem quais são seus problemas e procuram apenas pela solução, ou seja, necessitam de mais embasamento para tomar a decisão da compra.

 

Essa é uma das vantagens do marketing de conteúdo, já que assim, você consegue conversar com o seu público em todas as etapas do processo de compra, independente de quão educado sobre o seu produto ele esteja.

 

Vale lembrar que os conteúdos produzidos oferecem valores permanentes para a sua indústria, pois atraem de forma constante novos leitores, se tornam uma fonte de referência para outros canais e proporciona ainda o reconhecimento da sua marca como autoridade no segmento em que trabalha.

 

Você poderá atrair muito tráfego para o seu site quando publicar seus artigos em uma determinada frequência. Mas, não se esqueça de sempre atualizar seus conteúdos, além de se atualizar sobre os assuntos do seu segmento.

 

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2) Atraia e se relacione com seu público nas redes sociais

 

Sua presença nas redes sociais é uma forma de garantir atração e relacionamento com seu público. Um bom trabalho nas redes potencializa a divulgação do seus conteúdos por parte dos seus clientes, que podem passar a ser promotores da sua marca.

 

Opte por criar perfis e páginas nas principais redes sociais como Facebook, Twitter e LinkedIn, por exemplo, caso seu público-alvo também esteja nessas redes, além de fazer comentários em postagens que sejam de assuntos do seu interesse e participar de grupos e fóruns de discussão para gerar engajamento e reconhecimento de marca.

 

Depois de realizar essas ações para incentivar a interação, você precisa monitorar os seus perfis para responder aos comentários, dúvidas, sugestões e reclamações que podem surgir. Esse monitoramento é fundamental para saber como anda a imagem da sua empresa, e quais ações podem ser tomadas, caso o resultado seja negativo.

 

Além disso, também é possível receber vários feedbacks e percepções reais dos usuários e clientes sobre o seu trabalho. 

 

Você precisa ter seus objetivos muito bem definidos e atentar-se a não utilizar publicidades intrusivas com seu público. Segundo o estudo realizado pela Social Chorus, 94% das pessoas nascidas entre 1980 e 2000 não gostam da publicidade on-line, o que prova que insistir em conteúdos intrusivos, não funciona.

 

Por isso, tome cuidado quando definir seu objetivo e pense mais em atrair e criar um relacionamento com essas pessoas do que de fato forçar a venda de algum produto ou serviço.

 

Quanto aos conteúdos das suas postagens, eles precisam ser informativos e chamativos para despertar o interesse no leitor de ir mais a fundo no assunto. Uma das dicas de marketing digital para isso, é utilizar artigos, e-books, guias, enquetes, infográficos, imagens de alta qualidade e qualquer outro material que seja de interesse do seu público-alvo.

 

Defina e mantenha uma frequência de postagens para evitar que seu negócio seja esquecida ou que se torne chata devido o excesso publicações. E lembre-se: qualidade e frequência certa são pontos mais relevantes que a quantidade! Não sature seu público, afinal o fundamental é mantê-los interessados e engajados.

 

3) Crie landing pages

 

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Páginas de destino, entrada, captura ou conversão, independente do nome que for utilizado, as landing pages são umas das melhores dicas de marketing digital para o seu negócio. Elas se tratam de páginas que possuem pouca navegabilidade, induzindo que o visitante realize as seguintes ações: converter, compartilhar a página nas suas redes sociais ou então, simplesmente, sair da página.

 

Basicamente, as landing pages são fundamentais para converter os visitantes em leads (potencias clientes) por meio de uma relação de troca, em que a empresa fornece conteúdos relevantes e em troca o visitante fornece algumas informações pessoais e de contato que são de interesse da indústria.

 

A estrutura de uma landing page consiste, basicamente, da imagem e de uma descrição do material rico (e-book, guia, infográfico entre outros), um botão de call-to-action (incentivo a alguma ação), que direciona o visitante para o conteúdo dessa oferta, e um formulário com perguntas sobre o perfil da pessoa (nome, e-mail, telefone, empresa, cargo, etc) que ela precisa preencher para ter acesso ao material.

 

Uma das vantagens da landing page é a possibilidade de personalização, já que com algumas ferramentas você pode utilizar templates prontos e otimizados para essas páginas e ainda poderá editar os campos, cores, textos e a oferta em si, tudo pode ser personalizado com o objetivo da sua proposta.

 

Como divulgar suas landing pages?

 

Depois de pronta a landing page, você pode anunciá-la nas redes sociais e nas mídias page, por exemplo. Nas redes sociais existe o Facebook Ads que é um sistema de anúncios no qual você pode impulsionar uma publicação para aumentar o seu alcance e ainda é possível segmentá-la por idade, gênero, interesses e localização, para assim encontrar exatamente quem possui interesse em seu negócio.

 

Já a campanha de links patrocinados, que você pode montar com a ferramenta do Google Adwords, é possível aumentar a sua visibilidade on-line e atrair o público que você quer alcançar de uma forma segmentada e direcionada. Esse tipo de anúncio posiciona suas palavras-chave (que resumem o assunto principal do texto) de uma forma rápida na primeira página de buscadores da web, como Google, Bing e Yahoo, por exemplo, pois você paga para o buscador por cada clique que o seu site receber, seja para a pessoa realizar uma compra ou apenas visualizar a página.

 

Como essa estratégia é baseada em palavras-chave, você precisa estudar muito o mercado, a concorrência e o volume de buscas mensais que essas palavras possuem para escolher as que mais se encaixam dentro do seu segmento.

 

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4) Envie e-mails marketing

 

Após converter os visitantes em potenciais clientes, está na hora de você planejar quais ações serão tomadas para construir um relacionamento com eles até o momento da venda. E a melhor ferramenta para estabelecer uma comunicação direta, segundo as dicas de marketing digital, é o envio de e-mails marketing.

 

É sempre válido lembrar que a compra de listas de e-mails não é uma ação recomendada, pois elas dificilmente contém contatos qualificados que realmente têm interesse no seu negócio, pelo contrário, eles provavelmente não conhecem a sua indústria e também não concordaram em receber suas informações, o que resulta uma alta taxa de SPAM.

 

Essa alta taxa de SPAM, acaba sujando o seu servidor, ou seja, sempre que você disparar uma campanha de e-mail para sua base, as chances do seu e-mail cair na caixa de SPAM ou Lixeira direto é muito maior. Reduzindo assim, a taxa de abertura.

 

Ao invés disso, você pode construir uma lista própria, com pessoas que deixaram seus e-mails em suas landing pages, por exemplo, e autorizaram sua empresa a iniciar uma comunicação com elas. Esses usuários estão interessadas em saber mais sobre a sua indústria ou sobre o que tem a dizer a eles.

 

Com os e-mails em mãos, você poderá enviar notícias, novidades interessantes, newsletters, promoções, conteúdos relevantes e ofertas para um público exclusivo. E para deixar essa estratégia ainda mais eficiente, você precisa segmentar e personalizar suas mensagens e assuntos dos e-mails de acordo com seu público-alvo.

 

Existem diversos objetivos que você pode ter com o e-mail marketing. Por exemplo: gerar autoridade com os conteúdos que você produziu e se tornar referência no seu assunto, fidelizar seus clientes, trabalhar potenciais clientes que vieram do ambiente off-line (eventos presenciais como feiras e palestras, por exemplo) e, igual as landing pages, você também pode realizar o lançamento de um produto ou serviço para verificar a receptividade do mercado para descobrir a expectativa das pessoas sobre o seu produto.

 

Além dessas vantagens, com o e-mail marketing você consegue analisar e mensurar os resultados obtidos durante a campanha para identificar quais são os pontos fortes que devem ser mantidos e os fracos que necessitam de ajustes para melhorar a performance da sua estratégia.


 

5) Utilize as técnicas de SEO

 

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Todas essas dicas de marketing digital que você acompanhou podem ter resultados ainda mais efetivos se você utilizar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para que os buscadores on-line reconheçam a relevância das suas ações e posicione seu site nas primeiras páginas da busca orgânica.

 

Entre as principais dicas de marketing digital para SEO estão:

 

  • Selecione palavras-chave que tenham relevância para os seus conteúdos de acordo com seu volume de buscas mensais e nível de concorrência. Para isso, utilize ferramentas como o planejador de palavras-chave do Google Adwords, FreshKey e o Keyword Tools;
  • Desenvolva títulos objetivos, claros e adequados nos seus conteúdos (se coloque no lugar das pessoas que vão buscar esses conteúdo e pense como elas iriam pesquisar);
  • Inclua links internos (processo de indicação de links entre páginas do mesmo site) e externos (processo de inserção de links de outros sites/domínios) dentro dos seus conteúdos para aumentar o seu alcance e relevância.


 

A importância de levar a diante as dicas de marketing digital citadas

 

Você acabou de conferir dicas de marketing digital fundamentais para o sucesso do seu negócio na web. Agora você sabe a importância de aplicar corretamente essas estratégias e atrelá-las à criação de um site.

 

Está na hora de você começar a montar uma estratégia eficiente de marketing digital para a sua indústria, acompanhar essa tendências do mercado digital e fazer seu negócio prosperar cada vez mais!

 

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