Divulgar produtos na internet: descubra como aumentar as suas vendas!

Divulgar produtos na internet é extremamente importante para aumentar as vendas dos seus produtos e serviços, mas você precisa saber como fazer isso. Aliás, é também uma forma de começar a investir na divulgação da sua loja virtual!

De bio no Instagram até anúncios em grandes canais de vídeos, a internet é um campo vasto, onde diversos empreendedores encontraram oportunidades para divulgar seus negócios. 

Por conta dessas novas possibilidades, a competitividade empresarial aumentou, causando dificuldades para que empresários destaquem os produtos e serviços da marca. 

Sendo assim, é necessário investir em estratégias eficientes para divulgar produtos na internet. Quer conhecer essas estratégias? Então dá só uma olhada:

Processo de vendas para divulgar produtos na internet

Há diversas estratégias para você divulgar produtos na internet. Para descobrir as principais, é necessário conhecer o processo de vendas antes, o qual é constituído de três etapas:

  1. A pré-venda: que é focada no planejamento específico da venda de produtos e serviços desejados;
  2. A venda: que possibilita que os canais de comunicação que você utiliza entrem em contato com o seu público, possibilitando também análises de resultados;
  3. A pós-venda: na última etapa do processo de vendas, você entrega o produto e dá o suporte necessário para fidelizar o cliente.

Após conhecer as três etapas do processo de vendas, provavelmente você deve estar se afirmando: “olha só, é fácil divulgar meus serviços na internet!”. 

Bom, se utilizar uma loja virtual de divulgação de produtos ou serviços envolvesse apenas o conhecimento das etapas do processo de vendas, com certeza diversos empreendedores já estariam no topo.

No entanto, é preciso que você leve em conta também dois fatores determinantes para o sucesso de qualquer empresa: a definição do público-alvo e da persona

Ué, mas eles não são a mesma coisa? 

Não, não. Para começar, a persona é um personagem semi-fictício que representa o cliente ideal da sua empresa. 

Com ela, fica mais fácil entender os gostos e desejos dos compradores dos seus produtos e serviços, além de definir uma linguagem que ajude na elaboração de conteúdos sobre o seu setor.

Já o público-alvo pode ser classificado como uma estratégia que capta informações mais gerais dos seus clientes, como: 

  • Estado civil; 
  • Gênero; 
  • Idade;
  • Profissão;
  • Localidade. 

No fim das contas, ambas as estratégias são importantes para você compreender a sua audiência e anunciar sua mercadoria de uma maneira eficiente. 

Agora, para que você consiga, de fato, divulgar seu produtos pela internet e obter resultados, você deve conhecer uma outra estratégia: o Funil de Vendas

Funil de Vendas

Para conseguir divulgar produtos na internet com mais facilidade, é preciso focar bastante no Funil de Vendas. 

Isso porque esta estratégia poderá ajudar você a segmentar melhor os seus leads e contatos. 

O Funil de Vendas se divide em três: 

  • Topo: a sua audiência está conhecendo o segmento em que você atua. No entanto, não significa que ela sabe o problema que enfrenta; 
  • Meio: aqui os seus potenciais clientes estão considerando uma solução para os problemas identificados; 
  • Fundo: ao chegar no fundo de funil, os usuários já estão engajados com o conteúdo produzido por você, o que significa que é hora de divulgar seu negócio para eles.

Crie uma página de vendas para divulgar produtos na internet

Ter uma página própria de vendas para divulgar produtos na internet é uma excelente forma de se destacar diante o mercado. 

Por isso, veja duas opções que podem responder a seguinte pergunta: “Como divulgar meus serviços na internet?”.

Site próprio ou e-commerce

O e-commerce pode ser classificado como uma loja virtual divulgação, hospedando produtos e serviços de forma barata. 

Além disso, o e-commerce é um dos métodos mais ideais para quem deseja divulgar produtos na internet grátis, com o intuito de atingir as pessoas certas. 

Mas vale ressaltar que o e-commerce simboliza muitos tipos de canais de vendas, o que significa que a loja virtual é apenas um deles. 

Isso porque ele serve para hospedar produtos específicos, diferente dos marketplaces, que vamos falar abaixo.

Marketplaces

Os marketplaces são espaços ideais para você colocar a loja virtual divulgação de produtos e serviços da sua empresa também. 

Amazon, Mercado Livre e o Soluções Industriais, por exemplo, recebem diversas visitas diárias de todos os tipos de usuários que desejam efetuar a compra de itens do seu setor de atuação.

Isso porque os marketplaces são tidos como os shopping center do universo online, hospedando diversas marcas e itens, além de fornecer muitas opções de pagamento. 

Fora isso, quando você começa a anunciar seus produtos, as chances do aumento da visibilidade da sua marca são muito maiores, o que acarreta na possibilidade de conversão de novos potenciais clientes (leads). 

Além desse fato, divulgar negócio online grátis em marketplaces transmite maior segurança para o usuário, especialmente no momento em que ele estiver passando os seus dados para contato. 

Utilize uma página de vendas

Muitos empreendedores acham difícil compreender a importância de divulgar produtos na internet. 

No entanto, essa ação é mais que necessária se o objetivo é aumentar a lucratividade da empresa. 

Por isso, é fundamental que você siga três passos na hora de pensar em divulgar negócio online grátis: 

Passo 1: Forneça informações precisas

O que faz da sua loja virtual de divulgação de produtos uma ótima página de vendas? A capacidade de responder a todas as dúvidas dos seus clientes!

Ou seja, se a sua página é capaz de fazer com que o seu cliente se sinta seguro no momento da compra, então significa que você está no caminho certo. 

Para isso, é necessário divulgar produtos na internet de modo descritivo, sem deixar que nenhuma informação escape aos olhos do leitor. 

Passo 2: Faça a escolha das imagens certas

Ultimamente, imagens falam muito mais do que textos e, por isso, elas acabaram se tornando um excelente complemento em páginas voltadas para divulgar produtos na internet grátis. 

Isso porque essas imagens farão parte da identidade visual do seu portal, levando em conta não só a estética da mesma, como também se a mensagem correta está sendo passada. 

Uma boa dica é materializar o seu produto em imagens atrativas, que contemplem a facilidade do uso do item e o fato de poder ser acessada quando o comprador bem entender. 

Passo 3: Tenha todas as Políticas de Vendas claras

Você não quer que o seu cliente se sinta frustrado com a compra de um produto da sua empresa, certo? 

Por isso, para que você sempre mantenha o usuário bem informado, é necessário incluir, na hora de divulgar gratuitamente:

  • A Política de Privacidade e Termos de Uso: aqui é necessário explicar as maneiras como as informações que você coletou serão usadas; 
  • Disclaimer: mostra que você afirmou que os resultados prometidos só serão vistos quando o produto for usado da maneira correta; 
  • Contato: a disponibilidade do cliente entrar sempre em contato com a sua empresa.

Usufrua das redes sociais

Quer descobrir a resposta para a angustiante pergunta: “Como divulgar meus serviços na internet com qualidade?”. Então coloque a sua marca nas redes sociais, que são aliadas de qualquer negócio que deseja crescer no universo online. 

Hoje em dia, há muitas opções de redes sociais no mercado, mas você precisa estar naquelas das quais os seus consumidores fazem parte – por isso é importante saber quem é a persona do seu negócio. 

Para facilitar, vamos falar sobre as duas mídias mais comuns do momento: o Facebook e o Instagram.

Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo! Somente aqui no Brasil, são mais de 66 milhões de perfis.

Esse número significa que o país é o segundo que mais usa a rede social de divulgação de imagens e vídeos, perdendo apenas para os Estados Unidos, que possuem 110 milhões de usuários ativos. 

Ou seja, essas informações são suficientes para você começar a divulgar produtos na internet agora mesmo!

Para que os resultados sejam realmente efetivos no Instagram, é necessário usar todas as funções que o mesmo disponibiliza, como: 

  • Fotos;
  • Vídeos;
  • Stories;
  • Imagens em carrossel.

Além disso, você pode divulgar produtos na internet por meio do Instagram Ads, propondo diferentes CTAs para os seus seguidores. 

Facebook

O Facebook é a maior rede social do mundo, com cerca de 1,6 bilhão de usuários ativos no mundo. 

Quando as suas campanhas são bem feitas no Facebook, a rede social pode se tornar um ótimo meio de divulgar negócio online grátis, atraindo as pessoas que você deseja. 

Mas para a sua estratégia funcionar de verdade, o recomendado é que os seus conteúdos sejam separados em 80% topo de funil e 20% anúncios. 

Fora isso, você pode também incluir a sua marca em grupos de discussões sobre o seu segmento de atuação, para sempre ser visto por mais pessoas.

Invista em publicidade paga

Para divulgar seus produtos pela internet com eficiência, você também deve se atentar a estratégias de publicidade paga, as quais podem colocar a sua marca nos primeiros lugares dos buscadores online.

Isso porque adotar técnicas de SEO para se posicionar organicamente pode levar um tempo, além de ser muito mais trabalhoso. 

Por esse motivo, quando você escolhe investir em publicidade paga, as chances de você poupar tempo para se doar em outras estratégias de marketing digital são muito maiores. 

Sendo assim, escolha uma boa plataforma de publicidade paga, que dê o tom da sua empresa em todos os anúncios e links patrocinados investidos. 

Use o e-mail marketing

Nutrir os seus clientes e potenciais consumidores dos seus produtos e serviços por meio do e-mail marketing pode aumentar a sua geração de leads em 50%, de acordo com pesquisa realizada pela Hubspot, empresa de automação de marketing. 

Além disso, o estudo revelou que em 2020 os e-mails terão cerca de 3 bilhões de usuários, o que te dá a chance de divulgar produtos na internet grátis ou gastando pouco. 

Por esse motivo, é necessário que você tenha arquivada uma lista de e-mails das pessoas que se inscreveram no site ou blog da sua empresa ou na página de vendas dela, levando em consideração a adoção de uma estratégia eficiente de disparo de e-mails. 

Por isso, contar com uma excelente ferramenta de disparo de e-mail é uma alternativa para quem gostaria de anunciar gratuitamente. 

Até porque essas ferramentas mostram o desempenho das suas campanhas, dando visibilidade à taxa de abertura de e-mail. 

Com isso, saber se você está enviando os seus anúncios para as pessoas certas acaba atraindo cada vez mais outras interessadas nos seus produtos. 

Se prepare para divulgar produtos na internet agora!

Enfim, chegamos ao final de mais um conteúdo. E isso significa que você aprendeu um pouco mais sobre como divulgar produtos na internet e está mais que preparado para encontrar uma loja virtual divulgação. 

Com todas as informações coletadas até o momento, sobre a criação de uma persona, a descoberta do seu público-alvo, a participação da sua empresa nas redes sociais e o disparo de e-mail marketing, temos certeza que você respondeu a pergunta: “Como divulgar meus serviços na internet?”. 

Lembre-se, você precisa ter claro seus objetivos, segmento, seu público e seus produtos. Assim, você poderá escolher marketplaces como o Soluções Industriais, por exemplo, para anunciar seus produtos e serviços. 

Essa plataforma conta com divulgação em mais de 60 redes sociais, acredita?! Ela é tudo que seu negócio precisa para ter sucesso, desde que você seja do segmento B2B, claro. 

Por esse motivo, agora a nossa única recomendação é você traçar os objetivos para o crescimento da sua empresa e mensurar todos os resultados para que ela se torne uma grande loja virtual de divulgação.