Entenda a importância da integração dos setores de RH e marketing

//Entenda a importância da integração dos setores de RH e marketing

Por: . Publicado: 31 de maio de 2019 | Atualizado: 31 de maio de 2019.

Uma boa estrutura organizacional, em que cada setor cumpre com as suas metas, é fundamental para garantir os objetivos gerais da empresa. Acontece que mesmo independentes, as conexões entre os setores são necessárias para garantir a otimização de processos e resultados, como é o caso da integração entre RH e marketing.

Assim, negligenciá-la é abrir mão de um trabalho colaborativo que tem por finalidade fazer com que profissionais de ambas as áreas aprendam uns com os outros e atuem de forma cada vez mais estratégica para o crescimento da empresa.

Para entender melhor sobre a importância da integração dos setores de RH e marketing, a seguir respondemos algumas perguntas importantes acerca do tema. Confira!

Mas, afinal, o que RH e marketing têm em comum?

Para compreender essa integração é importante lembrar que os dois setores têm como função motivar o engajamento das pessoas.

O RH atua majoritariamente no engajamento do público interno da empresa, visando a otimização da rotina dos colaboradores, a produtividade, o bem-estar e todo o seu ciclo dentro de uma organização. Já o marketing é direcionado, muitas vezes, para o público externo. Ou seja, para a conquista e fidelização de clientes.

Ambos os setores atuam, portanto, no relacionamento da empresa com o seu público seja clientes, seja colaboradores. E, como todo bom gestor sabe, relacionamentos de sucesso garantem a qualidade do serviço/produto, o que assegura o diferencial e o progresso de um empreendimento no mercado.

Por que integrar os setores?

A integração tem como intuito criar estratégias não só para melhorar a atuação de cada um desses setores, como também para otimizar o fluxo de trabalho entre ambos.

Imagine o desenvolvimento de uma ação de marketing para o lançamento de um novo produto. A campanha é um sucesso e novos clientes chegam até seu negócio. Contudo, a equipe está desmotivada e frustrada com o ambiente interno da empresa e, consequentemente, não demonstra entusiasmo na hora da venda.

Sem o brilho nos olhos do vendedor, o cliente pode desistir da compra ou não criar uma relação de confiança com a sua marca impossibilitando que ele retorne para novas oportunidades.

Além desse exemplo clássico da importância da atuação eficiente dos setores, é importante lembrar que o RH e marketing podem aprender muito um com o outro.

Como o RH e marketing podem crescer juntos?

O RH contribui com o marketing, oferecendo uma visão mais humana para as relações e  processos.

Com o foco na compreensão do sujeito e sua inserção no ambiente de interação, o RH ensina ao marketing a como lidar com sua base de dados, clientes e relacionamentos, de forma mais humanizada e com o toque da psicologia.

Esse setor consegue captar melhor sentimentos, como aflições, motivações e crenças, que devem ser utilizados na hora de traçar os planejamentos de marketing.

Por outro lado, o setor de marketing tem a expertise na otimização dos processos por meio da análise de dados e na tomada de decisão feita a partir dessas informações. Indicadores sobre o desenvolvimento dos profissionais e performance podem ser usados para uma gestão qualificada da equipe de talentos.

Isso vale para os processos de seleção de novos profissionais que estejam alinhados à cultura organizacional, ações que visam motivar a equipe, e também para o acompanhamento de resultados.

Exemplos práticos dessa permuta de conhecimento é a segmentação de talentos que o RH pode fazer, como na hora de recrutar profissionais, manter vínculos e dispor de uma comunicação mais clara com os diferentes perfis de funcionários de uma organização.

Quais as vantagens dessa integração?

Além de consolidar a estrutura organizacional da empresa e otimizar os processos, tanto do setor de marketing quanto de RH, existem ainda outras vantagens nessa integração. Entenda!

Endomarketing sólido e bem definido

O endomarketing, é uma prática do marketing interno da empresa, sendo fundamental para garantir uma comunicação clara com os colaboradores e a mobilização da equipe com os propósitos do empreendimento.

Como já vimos até aqui, é o RH que retém o know-how sobre perfis, comportamentos e interesses dos funcionários. Isso pode ser somado a uma estratégia de comunicação eficaz com base em indicadores e análise de resultados,permitindo a implementação de campanhas mais objetivas e direcionadas.

Retenção de talentos

A partir de uma comunicação eficaz e motivadora é possível fazer com que a equipe tenha mais confiança na gestão da empresa e clareza sobre a sua inserção nesse espaço.

Não só essa comunicação, mas o acompanhamento próximo da jornada dos colaboradores permite identificar, por exemplo, insatisfações e desinteresses que podem culminar na saída de um bom profissional.

Afinal, para a gestão de talentos, perder um bom funcionário significa prejuízo para os processos internos e comprometimento dos resultados.

Elaboração e manutenção do branding

Branding é a gestão da identidade de uma marca e se refere aos valores, sentidos, ideias e posicionamento que se relacionam com ela.

Por se tratar de uma identidade, é algo que deve ser extremamente personalizado e com alta capacidade de assimilação e aderência.

É nessa construção e gestão do branding que o RH e marketing devem trabalhar colaborativamente.

O RH pode oferecer toda a informação e a experiência que vem da interação com os colaboradores no interior da empresa, fazendo com que a marca seja um reflexo da cultura que é gerada nesse espaço e não só um conjunto de ideias abstratas.

Já o marketing traz os dados do público externo para que o branding possa ser estratégico e eficaz na relação com os clientes.

Juntos, os times garantem que a mensagem passada dentro e fora da empresa sejam a mesma, o que aumenta a credibilidade, confiança e solidez.

Lembre-se que a integração deve acontecer por meio de um planejamento estratégico, em que ambos os setores tenham clareza sobre os objetivos da empresa, as atribuições de cada time e a construção da imagem proposta. Portanto, coerência no propósito é palavra de ordem na hora de integrar os trabalhos das equipes de RH e marketing.

Quem somos nós?

Esse artigo foi escrito por Emily Schissel, Analista de Marketing da Woli.

A Woli é uma empresa especializada em Educação Corporativa EAD. Aplicamos tecnologia para ajudar pessoas e aumentar resultados para as empresas.

Sempre em busca de inovação e desenvolvimento de soluções para nossos parceiros superarem os desafios do dia a dia. A Woli antecipa tendências por meio de tecnologia de ponta e oferece um portfólio completo de soluções para a sua empresa.

Agora, conte-nos o que você acha dessa integração e caso tenha alguma dúvida ou experiência deixe registrado nos comentários!

2019-05-31T10:35:30+00:00

Faça um Comentário