3 erros de marketing digital que podem arruinar sua estratégia

O marketing digital vem transformando a realidade de empresas que desejam fidelizar clientes e atrair novos por um custo mais acessível, principalmente as do mercado B2B. Apesar de ainda dividir muitas opiniões, o ambiente digital oferece oportunidades fantásticas para gerar negócios, mas para isso você deverá se atentar e tomar cuidado com os erros de marketing digital que sua empresa pode estar cometendo.

 

erros-de-marketing-digital

 

As indústrias que ainda não perceberam o potencial da internet, certamente perderão muitas vendas, por não conseguirem atingir boa parte dos seus consumidores, os quais estão presentes no ambiente on-line.

Mesmo que as ações de marketing digital não necessitem de altos investimentos, é preciso ter boas estratégias definidas. Ou seja, aplicar seus esforços de maneira inadequada poderá gerar muitos prejuízos. Afinal, táticas mal planejadas e executadas consomem tempo e dinheiro.

Para evitar que essas situações aconteçam ou se repitam em sua empresa, selecionamos os principais erros de marketing digital que comprometem seus resultados. Entenda melhor sobre:

 

 

1) Participar do ambiente digital sem antes planejar

 

É muito comum encontrarmos empresas que na ansiedade de participarem do universo on-line, cometem erros de marketing digital que podem trazer resultados negativos para o negócio. Para que isso não aconteça, jamais invista no mercado on-line sem antes realizar um planejamento estratégico.

Definir os principais objetivos e metas do marketing digital, realizar uma pesquisa sobre a performance da concorrência e saber de maneira muito clara, quem é o público-alvo da sua empresa, é fundamental para garantir resultados efetivos.

 

marketing-digital-na-industria

 

Por isso, o primeiro passo deverá ser o planejamento, até mesmo para entender qual será o ROI (Retorno sobre o Investimento) da sua estratégia. Posteriormente, será essencial saber os resultados proporcionadas por suas ações e alinhá-las aos objetivos da empresa.

Outro ponto muito importante a se atentar: as metas definidas precisam ser realistas! Ou seja, o retorno desejado pela empresa deve ser coerente com o que já é trabalhado no mercado.

Portanto, é imprescindível alinhar as expectativas com os gestores de forma clara e objetiva para que, no momento da apresentação dos resultados, não aconteçam decepções. Fique atento!

 

2) Participar das redes sociais sem ter um site

 

erros-de-marketing-digital-nas-redes-sociais

 

As redes sociais são excelentes ferramentas para gerar vendas e se relacionar com o público da empresa, mas, ainda assim, elas não devem substituir a existência de um site. Ter uma página oficial transmite mais credibilidade e confiança para seus leads (potenciais clientes).

Infelizmente, esse é um dos erros de marketing digital mais cometido. Não faça o mesmo, invista na criação de um site para iniciar a presença digital da indústria de maneira apropriada.

Uma página de qualidade permite que os potenciais clientes conheçam as soluções oferecidas pela empresa, e se aproximem cada vez mais dela até o momento da compra. Mas lembre-se: é importante que o site tenha layout responsivo: que se adapta facilmente a qualquer dispositivo móvel sem desalinhar as informações nele contidas.

Afinal de contas, mesmo se tratando de um público B2B, grande parte dos acessos é realizado por dispositivos móveis.

 

3) Não criar uma company page no LinkedIn

 

O LinkedIn possui mais de 400 milhões de usuários, além de ser considerado uma das maiores redes profissionais do mundo. Os anúncios possuem opções criteriosas de segmentação para garantir que a comunicação seja direcionado exatamente para o seu potencial cliente, especialmente quando se trata do mercado B2B. Tendo em vista todas essas vantagens, não criar uma company page no LinkedIn é um dos principais erros de marketing digital.

Planeje o conteúdo que será distribuído no seu perfil do LinkedIn e faça alguns testes.

A rede também disponibiliza um espaço para a divulgação dos produtos e serviços da empresa: as showcase pages. Desta maneira, ela poderá ter uma página para cada solução que oferece e, consequentemente, ser mais uma oportunidade de ganhar notoriedade para os produtos e serviços oferecidos.

 

Atente-se para não cometer erros de marketing digital

 

Sabemos que o marketing digital é uma realidade que auxilia empresas de diversos segmentos a maximizarem seus resultados de negócio, portanto, estar na internet não é mais uma questão de escolha, e sim de sobrevivência!

Invista em uma boa estratégia de marketing digital e garanta que sua empresa consiga se manter competitiva no mercado. Assim, seu negócio obterá bons resultados, o que influencia diretamente na produtividade da sua indústria.

 

marketing-digital-na-industria

 

Nosso artigo te ajudou a esclarecer algumas dúvidas? Compartilhe os principais erros de marketing digital nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *