5 erros em email marketing que podem atrapalhar suas vendas

Antes de qualquer decisão para seguir em frente em uma campanha de email marketing, precisa-se ter o conhecimento do objetivo a ser atingido com a ação. Ainda muito utilizada e eficiente, a estratégia pede que você conheça muito bem seu público-alvo para, assim, conseguir atingi-lo com conteúdos relevantes e interessantes que possam agregar algo em seus conhecimentos e experiências.

 

erros em email marketing

 

O email marketing é uma ferramenta de Marketing Digital focada no relacionamento entre empresa e usuários. E alguns erros cruciais podem atrapalhar bastante sua estratégia, podendo prejudicar toda a sua campanha de email marketing.

Por isso, é preciso ficar atento e realizar todo o planejamento, antes, durante e após os envios. Ou seja, é necessário planejar, produzir, distribuir e acompanhar os resultados.

Visando te ajudar a ter uma campanha de email marketing de sucesso, ou seja, sem falhas, preparamos esse conteúdo que irá te mostrar os 5 principais erros em email marketing para que você possa evitá-los:

 

 

1) Não segmentar a comunicação

 

Um dos erros mais graves e comuns cometidos pelas empresas que querem investir em emails marketing é o envio de mensagem para uma base genérica, ou seja, não segmentada, sem dar atenção ao perfil dos usuários e às características das pessoas que irão receber o conteúdo.

Faça a segmentação do seu disparo para, assim, proporcionar qualidade aos seus leitores. Aumentar a precisão da mensagem direcionada ao seu público-alvo é a garantia de maiores e melhores resultados.

 

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2) Não ser claro no assunto da mensagem

 

A elaboração do título de uma mensagem é um dos fatores mais importantes do conteúdo, afinal, ele que fará seu leitor abrir ou recusar seu email.

Com a grande quantidade de emails recebidos pelas pessoas diariamente, se o assunto não for atrativo, o seu email certamente irá direto para a lixeira.

Sendo assim, é fundamental destinar um tempo para a criação do assunto do email marketing. Vale também perguntar a opinião dos seus colegas de trabalho para saber se eles abririam aquele email com a chamada que criou.

 

3) Falta de cuidado com o layout

 

O terceiro dos erros em email marketing é a falta de cuidado com o layout produzido. 

Além de tomar cuidado com a apresentação (assunto) do seu email, é preciso ficar atento para não enviar um conteúdo sem imagens ou imagens sem qualidade, por exemplo. Pois além de ser pouco atrativo, o desempenho das mensagens pode ser comprometido, uma vez que a chance de se tornar um spam é muito maior.

Para não correr esse risco, vale se atentar à linguagem HTML do seu email marketing também.

Um bom layout já ajudará o seu leitor a ser manter interessado no conteúdo, afinal o visual é atrelado a esse contexto e tem tanta importância quanto o textual. Pense no seguinte: por mais qualidade que seu texto tenha, se o layout não atrair, provavelmente seu leitor nem sequer clicará para visualizá-lo, pois não terá chamado sua atenção em meio a tantas outras coisas que chamam sua atenção no ambiente on-line ao longo do dia.

 

4) Criar emails sem interatividade

 

erros em email marketing - criar emails sem interatividade

 

O ideal é que todo email gere uma ação do usuário, ou seja, que o envie para outro ambiente. Isso deve acontecer para que o relacionamento seja prolongado e não se limite apenas a esta comunicação.

Estimule seu público a clicar em seus conteúdos através do envio de artigos e promoções específicas ou, até mesmo, continuando o contato por meio das redes sociais, por exemplo.

Dessa forma você tem grandes chances posteriormente ter clientes fiéis ao seu negócio.

 

5) Comprar lista de emails

 

Mesmo que esta pareça ser uma das formas mais fáceis de criar uma base, principalmente para quem está iniciando nas estratégias digitais, a compra de listas de emails não é uma prática recomendada, pelo contrário, é um dos erros em email marketing mais problemáticos existentes.

Isso porque ele já é atrelado à um outro erro já citado aqui no artigo: a não segmentação do conteúdo.

Você deve interagir com pessoas que de fato querem receber sua comunicação, ou que já tiveram, ao menos, um contato com a sua marca. Mandar o email certo para a pessoa certa e, principalmente, no momento certo, é bem mais eficiente do que apenas enviar uma mensagem padronizada para uma base totalmente aleatória, o que pode trazer retorno negativo à imagem da sua marca e prejudicar muito sua estratégia digital, por exemplo.

Sendo assim, lembre-se sempre: Não compre listas de emails, crie a sua própria!

 

Entendeu os 5 principais erros em email marketing que podem atrapalhar suas vendas?

 

Agora que você já sabe os principais erros em email marketing que podem prejudicar suas vendas e o relacionamento com os usuários, não deixe que nada prejudique sua estratégia.

Ser assertivo no envio de email marketing para seus clientes e potenciais clientes, além de poder agregar valor à sua marca e gerar um bom reconhecimento por parte dos usuários, pode fazer com que você se torne referência em seu setor, aumentando a sua competitividade mercadológica, já que ao entregar conteúdo rico e de qualidade para seus usuários, eles passam a ter seu negócio como referência, o que ajuda a fidelizar clientes e aumentar sua taxa de conversão.

 

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Agora você conhece os 5 erros em email marketing que podem atrapalhar suas vendas. Aproveite também para compartilhar esse artigo nas redes sociais:

 

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