11 erros em marketing digital que sua indústria está cometendo

É fundamental analisar quais possíveis erros em marketing digital que a sua indústria pode estar cometendo.

Com o crescimento exponencial da internet e novas técnicas e tecnologias surgindo a cada momento, é necessário avaliar o grau de retorno que o investimento on-line está oferecendo.

 

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Para você ter uma ideia da importância de traçar uma boa estratégia de marketing digital, confira alguns dados que comprovam a eficácia desse método, e como ele pode impactar no crescimento da sua indústria:

 

  • 80% dos clientes têm preferência em ir atrás de informações de um serviço ou produto em artigos do que em um anúncios publicitário;
  • O consumidor acessa a internet 3 vezes ao dia, em média, para pesquisar um determinado produto antes da compra;
  • 78% usam a internet para pesquisar produtos on-line;
  • 32% das empresas preferem direcionar seus investimentos de marketing tradicional para o marketing digital;
  • 86% das pessoas não assistem aos comerciais de TV;
  • 84% dos usuários entre 25 e 34 anos, saíram de um site por causa de uma propaganda intrusiva e irrelevante;
  • Atualmente, 7,6% dos orçamentos de marketing são para a mídia social. Os Gerentes de Marketing esperam que essa porcentagem chegue a 18,8% nos próximos cinco anos;
  • Empresas que investem em redes sociais tem crescimento de até 18% no faturamento; (McKinsey)
  • 75% das empresas B2B (Business to Business) não mensuram ou quantificam o engajamento social; (Satmetrix)
  • O investimento de marketing em publicidade para dispositivos móveis tem projeção de subir para 9% nos próximos três anos.

 

Esses dados mostram que você precisa investir em marketing digital para ganhar mais visibilidade no ambiente on-line, destaque no mercado para conquistar seus potenciais clientes e passar na frente da sua concorrência.

Mas, como todo processo, os esforços e estratégias devem ser aplicados da forma correta para que a indústria não cometa alguns erros que possam prejudicar o resultado.

 

Para evitar que esse investimento dê prejuízos para a sua empresa, preparamos este artigo com os 11 principais erros em marketing digital que pode estar cometendo em sua indústria:

 

 

1) Não planejar a sua estratégia

 

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Um dos maiores erros cometidos por empresas que trabalham com marketing digital é não planejar a sua estratégia.

É equivocado pensar que o marketing digital se trata apenas de traçar um perfil e criar páginas nas redes sociais, esperando que as pessoas curtam suas publicações e que isso vá aumentar suas vendas.

Tenha em mente que você precisa ter um planejamento de marketing a partir de um estudo de mercado. Depois você deverá elaborar estratégias, colocá-las em prática e medir os resultados.

 

2) Não pesquisar palavras-chave

 

A base para você conquistar visibilidade e tráfego no seu site é a pesquisa e escolha das palavras-chave.

Independente da estratégia que você utilizar, seja SEO (Search Engine Optimization), links patrocinados, mídias sociais ou todas elas, você precisa fazer uma boa pesquisa das melhores palavras-chave para utilizar de acordo com o que você quer divulgar.

Para evitar tais erros em marketing digital, você pode utilizar algumas ferramentas de planejamento de palavras-chave do AdWords, Keyword Tools, FreshKey, Google Analytics, entre outras. Dessa forma, é possível identificar alguns pontos como:

 

  • Quais palavras-chave são mais relevantes para o seu segmento;
  • Qual o volume de buscas mensais que cada palavra-chave possui;
  • Se as palavras-chave são fáceis de alcançar boa classificação nas ferramentas de busca;
  • Monitoramento do ranking atualizado de cada palavra-chave;
  • Quantidade de tráfego que recebem;
  • A proporção de conversões que elas geram.

 

Vale lembrar que uma boa pesquisa e monitoramento das suas palavras-chave pode ter um impacto positivo de cerca de 2 a 10 vezes no seu ROI (Retorno sobre Investimento).

 

3) Não se preocupar com SEO

 

Não se preocupar com o SEO do seu site é um erro que pode levar sua estratégia ao fracasso, porque não adianta ter só um site com layout atraente e personalizado se ele não consegue ser reconhecido pelos buscadores (Google, Yahoo) e por consequência não ser encontrado por seus potenciais clientes.

Para uma boa estratégia de marketing digital, é essencial que o seu site apareça nas primeiras páginas dos resultados dos sites de busca.
Por isso, você precisa sempre estudar, executar e monitorar as técnicas de SEO, desde a criação do site até a sua manutenção.

 

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4) Não ter páginas de conversão no site

 

A ausência de páginas de conversão no site é um erro muito comum, isso porque muitas empresas colocam apenas um botão de “fale conosco” e ficam esperando que algum usuário faça contato.

Mas, na internet se você não se mostrar presente e pró-ativo com os seus usuários, dificilmente, eles vão entrar em contato.

Portanto, coloque banners interativos, ofereça conteúdos em troca de alguns dados do clientes, faça chamadas. Explore e testes novas alternativas para engajar cada vez mais seus clientes.

 

5) Não metrificar de onde vem os seus clientes

 

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Medir resultados é uma das práticas mais importantes em qualquer negócio de marketing digital.

Uma das análises é saber, primeiro, quais são as suas fontes de tráfego (links, mídias sociais, palavras-chave, e-mail) e quais delas estão atraindo visitantes que realizam uma conversão.

Isso é importante porque existem muitas empresas que focam nas métricas erradas e que não dão o retorno esperado, como por exemplo, número de visitantes, pageviews e tempo médio do usuário nas páginas do site.

Essas métricas citadas são importantes se você estiver convertendo os visitantes em clientes potenciais ou pagantes, caso contrário, se tornam irrelevantes.

Por isso, lembre-se que a melhor métrica para analisar o sucesso do seu site é o número de conversões.

Por exemplo, se você atrai muitos usuários pelas redes sociais e no e-mail marketing este número é mais baixo, mas tem uma taxa de conversão maior, então é no e-mail marketing que você precisa investir e analisar, pois tem uma garantia maior de retorno.

Ou seja, não se atentar às métricas corretas é um dos erros em marketing digital cometidos atualmente.

 

6) Não se preocupar com imagens

 

No marketing digital as imagens não servem apenas para ilustrar um material, mas também para transmitir a mensagem que a empresa quer passar.

Mas, este é um erro comum, porque as empresas quando colocam imagens nas postagens não têm como objetivo passar uma mensagem e, naturalmente, o retorno não é o esperado.

Busque por imagens atraentes, com boa resolução, de fácil entendimento, nitidez, que complementam o texto e que passem a mensagem desejada.

Para fazer isso o recomendado é que você utilize imagens de banco de dados ou então que você produza as suas próprias imagens, se for possível, com bons equipamentos.

A baixa qualidade das imagens também interfere diretamente no posicionamento do seu site, pois um dos requisitos que os buscadores vê como relevante é a qualidade das imagens.

 

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7) Não divulgar sua loja virtual

 

De nada adianta a sua empresa criar um loja virtual e não divulgá-la na internet, esse é um dos erros em marketing digital.

Você precisa estudar e escolher as melhores estratégias para realizar essa divulgação e gerar tráfego para o seu site.

Se você não se empenhar nessa ação, a sua loja vai servir apenas para você marcar território no ambiente on-line e não trará o retorno que você espera.

 

8) Não atualizar as redes sociais da sua indústria

 

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Em todo começo de uma estratégia de marketing digital é importante a criação de páginas em redes sociais, mas um dos maiores erros das empresas é não atualizar essas páginas e nutrir seus seguidores. Isso pode influenciar negativamente no engajamento dos seus clientes.

Para evitar essa situação, você precisa definir uma periodicidade de geração e postagem de conteúdo nas redes sociais. Além de tratar de temas relevantes e de interesse dos consumidores.

Não se atentar aos cuidados de manutenção das redes sociais é um dos erros de marketing digital que acontecem bastante.

 

9) Criar o site para você e não para os clientes

 

Um dos erros em marketing digital muito comuns é a abordagem equivocada dos assuntos divulgados no site da empresa, o que resulta em uma lata taxa de rejeição.

As informações não devem se pautar apenas na comunicação interna da empresa, por exemplo.

Dependendo do conteúdo, a informação pode ser irrelevante para o cliente, pois não acrescentam nada e não é o que eles estão interessados quando fazem uma busca na internet.

Um estudo chamado “ZMOT: Conquistando o momento zero da verdade”, do Google, constatou que cerca de 84% dos clientes tomam a decisão de compra antes mesmo de conhecer a empresa, ou seja, neste momento você precisa focar em ajudá-los a solucionar o seu problema e não falar apenas de questões internas ou irrelevantes para ele.

Lembre-se que a melhor receita para atrair seus clientes é criar um site para eles e não para você.

 

10) Ignorar o mobile

 

O acesso via mobile tem crescido cada vez mais e promete crescer ainda muito mais nos próximos anos. Esquecer de investir nos dispositivos móveis é um dos mais atuais erros em marketing digital.

Com isso você está perdendo a chance de se conectar com novos clientes, além de diminuir a influência da sua marca. Isso graças ao fato de que grande parte dos usuários utilizam o mobile para se conectar. 

Portanto, o seu site precisa ser adaptável para todas as telas de dispositivos móveis, como tablets e smartphones. 

Outro fator é a influência no posicionamento do site. Para os buscadores, o blog do Google para Webmasters anunciou, em fevereiro de 2015, anunciou uma atualização no algoritmo para as buscas que são realizadas por dispositivos móveis e com isso está priorizando os sites que estão adaptados para esse novo modelo.

 

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11) Campanha errada de e-mail marketing

 

O disparo de uma campanha errada de e-mail marketing é um dos erros em marketing digital cometidos, o que é bastante prejudicial para sua empresa, pois uma técnica de marketing digital muito utilizada para estreitar a comunicação entre a empresa e os seus potenciais clientes é o e-mail marketing.

 

Para aplicar essa técnica com eficiência e evitar erros comuns, existem alguns pontos para se atentar:

 

  • Invista em e-mails personalizados e linhas de assunto chamativas;
  • Faça o disparo dos e-mails para uma lista segmentada de pessoas;
  • Ofereça um conteúdo informativo, relevante e que gere engajamento;
  • Insira “call to action”, ou seja, chamadas para a ação. Isso estimula a visita do cliente ao site da empresas e as demais redes sociais;
  • Planeje uma frequência equilibrada de envios. Não mandar todo dia, mas também não desaparecer por um mês é uma dica a ser levada em consideração.

 

A importância de não cometer erros em marketing digital

 

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Todos esses erros em marketing digital podem ser evitados com um planejamento bem elaborado, com as estratégias certas, os objetivos e público-alvo definidos e as ferramentas para analisar e mensurar os resultados obtidos.

Este artigo contém tudo o que você precisa saber para montar a melhor estratégia para o seu negócio e ter muito sucesso na conquista dos seus objetivos, sejam eles aumentar a visibilidade da sua empresa ou então alavancar as suas vendas.

E você, está cometendo algum desses erros em marketing digital? Esperamos que esse artigo tenha ajudado a esclarecer algumas dúvidas e melhorar suas técnicas!

 

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