Os desafios do marketing digital e a dificuldade para convencer gestores

//Os desafios do marketing digital e a dificuldade para convencer gestores

Por: . Publicado: 10 de março de 2016 | Atualizado: 17 de setembro de 2018.

Enfrentar os desafios do marketing digital é uma tarefa para quase todas as empresas da atualidade. Porém, muitos gestores ainda não se convenceram de que essa estratégia é capaz de trazer resultados. Pensando nisso, fizemos este artigo para te ajudar a convencer seu chefe da importância das mídias on-line!

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As estratégias de marketing industrial vem ganhando cada vez mais credibilidade e visibilidade no setor.

As verbas publicitárias, cada vez mais, são direcionadas para o ambiente on-line e os veículos de mídia tradicionais estão em um momento crucial, no qual é necessário se adequar aos desafios do marketing digital.

Muitos já se prejudicaram diante da incapacidade de migrar seus modelos de negócio estabelecidos por décadas no modelo off-line para o digital.

Conhecer as possibilidades que as estratégias de marketing industrial oferecem pode ser o diferencial das marcas diante dos seus concorrentes.

Isso não significa dizer que a mídia off-line morreu, mas sim que é preciso dominar as possibilidades on e off-line para planejar adequadamente as verbas de marketing e obter maior retorno sobre esses investimentos.

No setor industrial é comum encontrar gestores mais tradicionalistas, que desconhecem o potencial de um plano de marketing digital e, muitas vezes, até as possibilidades de crescimento que ele oferece.

Nesses casos, é papel do profissional de marketing prover seus gestores com os dados e argumentos necessários para que a marca caminhe na direção da adoção de estratégias de marketing digital para indústria, utilizando para isso os canais digitais.

Preparamos esse artigo para te auxiliar no processo de convencimento e esclarecimento de dúvidas do seu gestor que quer superar os desafios do marketing digital:

Você sabe como lidar com os desafios do marketing digital?

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Os desafios do marketing digital para indústria são altamente mensuráveis, rentáveis, eficientes e há grande disponibilidade de conteúdo de qualidade sobre o tema na internet.

Tendo conhecimento sobre esses recursos você pode montar um bom conjunto de argumentos para convencer o seu gestor a migrar seus investimentos, nem que seja apenas parcialmente.

A seguir listamos alguns argumentos bem objetivos para você ajudar.

Marketing B2B focado nos desafios do marketing digital para indústria

Quando se fala em desafios do marketing digital para indústria, é comum que pessoas menos familiarizadas com o tema associem o termo exclusivamente a ações voltadas para o consumidor final na internet (B2C – Business to Customer).

Isso demonstra falta de conhecimento sobre o enorme potencial do marketing digital para venda feitas de empresa para empresa (B2B – Business do Business) e pode causar grandes perdas de oportunidades.

Com o marketing B2B, os potenciais clientes (leads) são atraídos e a partir daí se desenvolve com eles um relacionamento baseado na entrega de valor.

Com o tempo, isso fará com que sua marca seja vista como referência em sua área de atuação e conseguirá engajamento com o público.

Desta forma, quando este lead chegar ao momento da compra, sua marca será automaticamente lembrada e um contato comercial será iniciado, muito provavelmente, além de potencializar a possibilidade de fidelização do cliente.

Reduza o custo de aquisição de clientes

Agora imagine o quanto sua área comercial ficará realizada quando começar a perceber que os desafios do marketing digital para indústria trazem apenas leads que já têm relacionamento com a sua marca.

Ou seja, são leads qualificados e sinalizaram que têm demanda pelo seu produto no momento.

Isso acontece, pois as estratégias são focadas nas disseminação de conteúdo de qualidade, se bem executadas.

O que faz com que seu cliente vá atrás de você, ao invés de precisar ser invasivo e ir atrás do seu cliente a todo custo.

Quanto interessado, o potencial cliente sinaliza que está pronto para a compra de forma voluntária (solicita um contato) ou involuntária (ferramentas pré-determinadas de interação com o seu site).

Desta forma você poderá repassar ao comercial prospects com uma probabilidade muito maior de fechar negócio, aumentando a eficiência, poupando tempo e reduzindo significativamente o custo de aquisição de clientes.

Mensuração: uma das armas mais poderosas

Gestores se interessam muito por números e análises. Este ponto pode ser determinante para que você consiga convencê-los que iniciar estratégias de um plano de marketing digital para indústria é essencial para o negócio.

Na mídia off-line, a mensuração é muito difícil, muitas vezes até inviável.

No digital, ela é inerente às campanhas, podendo ser acompanhada, inclusive, ao longo do desenvolvimento das ações, possibilitando que estratégias pouco efetivas sejam alteradas em tempo real.

Mostre aos seus gestores como isso é feito na prática e demonstre que, no digital, as verbas são muito mais otimizadas.

Como as ações são plenamente mensuráveis, investimentos com baixo retorno podem ser rapidamente cancelados.

Métricas que mostram o valor das suas estratégias de marketing digital

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ROI – Retorno sobre investimento

O ROI consiste no retorno sobre investimento de suas ações no geral.

Essa é uma das principais métricas usadas no marketing digital para mensurar o retorno que o investimento trouxe para a empresa.

O cálculo do ROI permite ter uma visão geral sobre seus investimentos, permitindo um melhor planejamento.

Seu cálculo é utilizado especialmente para analisar de forma precisa o custo-benefício de todo trabalho feito.

Como calcular o ROI?

O cálculo é feito da seguinte maneira:

RETORNO OBTIDO – VALOR DO INVESTIMENTO / VALOR DO INVESTIMENTO

Caso queira saber o valor em porcentagem basta multiplicar o valor obtido por 100.

Custo por Lead

Leads são possíveis compradores que demonstraram algum tipo de interesse em seus serviços ou produtos.

Na maioria das vezes, os leads são atraídos por algum benefício ou diferencial que sua empresa oferece a ele em troca de alguns dados pessoais, como o e-mail, por exemplo.

O custo por lead (CPL) é uma métrica para mostrar o valor do investimento gasto para captar esses leads.

Essa métrica é muito utilizada em empresas, pois nem todos que visitam seu site se tornam leads efetivos e nem sempre são leads qualificados.

Desta forma, mensurar os custos para saber se está valendo a pena manter a estratégia de marketing é muito importante, evitando o desperdício de dinheiro com um público que não gera retorno.

Para calcular o CPL é preciso dividir o valor investido em marketing digital pela quantidade de leads gerados. Isso mantém as estratégias de marketing digital para indústria em ordem.

Custo por aquisição de cliente – CAC

O custo por aquisição de clientes consiste basicamente no valor que foi gasto com estratégias para conquistar novos clientes.

Saber administrar corretamente esses custos é determinante para o sucesso de uma campanha de marketing.

Para fazer essa conta é bastante simples: é necessário realizar o levantamento geral dos custos e dividir pela quantidade de clientes adquiridos em um determinado período de tempo.

Por fim, é muito importante colocar na balança os custos e analisar se vale a pena continuar com os gastos com marketing digital em relação à quantidade de clientes conquistados.

2018-09-17T11:11:18+00:00

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