7 maneiras de atrair clientes com marketing digital

Atualmente, o marketing digital oferece diversas formas de atrair novos clientes, além de tornar a sua indústria mais reconhecida em seu segmento de atuação e fortalecer o relacionamento com seus clientes. E tudo isso pode ser conquistados através de um baixo investimento.

 

formas de atrair novos clientes através da internet

 

No entanto, é importante que a sua indústria saiba escolher as estratégias mais adequadas para realizar a divulgação da marca e dos seus produtos para atingir de forma efetiva seu público-alvo. Isso porque as técnicas de marketing digital são variadas e atuam de formas diferentes.

De acordo com a empresa de pesquisa e consultoria SiriusDecisions, 70% do processo de compra é feito antes mesmo dele entrar em contato com o vendedor. Pois, antes de tomar a decisão da compra, o usuário já está buscando por um determinado produto ou serviço e pesquisa por diversas empresas. O fechamento da compra depende do quanto o seu negócio supri as necessidades do cliente.

Exatamente pela mudança de comportamento dos compradores, é que se faz necessário entender o marketing digital e todo seu alcance. Para que assim seja possível segmentar e compreender melhor o seu público-alvo, permitindo que a indústria converta e fidelize mais clientes.

Por isso, separamos nesse artigo algumas dicas importantes para que você aprenda as melhores formas de atrair novos clientes com marketing digital:

 

1) Faça uma campanha de link patrocinado

 

A estratégia de links patrocinados é a principal forma de ganhos do Google e representa 20% dos cliques do buscador. Também conhecidos como PPC (pay per click/custo por clique), os links patrocinados são os anúncios de sites que aparecem com destaque na primeira página dos buscadores como Google e Yahoo.

O conceito desta estratégia é baseado nas palavras-chave, por exemplo, quando um usuário digita um determinado termo no buscador, e este contém uma das palavras-chave presente em sua campanha, o seu anúncio vai aparecer automaticamente no topo.

Funciona como uma espécie de leilão em que é necessário pagar pelas palavras-chave de maior relevância para sua indústria, contudo, a mesma palavra pode ser útil ao seu concorrente e se sobressaí melhor posicionado aquele que pagar mais pela palavra. Por isto é comum que a cada dia que passa o preço médio da palavra se altere. Diferente da busca orgânica, onde os sites ganham relevância e aparecem sem a necessidade de pagar ao Google, porém o resultado não é imediato.

Hoje este é um dos métodos de publicidade on-line mais utilizados, porque oferece vantagens, especialmente, para quem precisa vender algo em um curto prazo. As suas campanhas podem ser segmentadas de forma demográfica e podem atuar tanto em escala global e nacional, como em uma pequena região, sendo uma das principais formas de atrair novos clientes através do mercado on-line.

Entretanto o sistema de pagamento por clique pode ser prejudicial aos negócios, caso a escolha da palavra-chave não seja adequada, existe grandes chances da empresa investir um grande capital sem o retorno esperado, já que o clique não garante a conversão muito menos o fechamento da venda.

 

 

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Para um melhor investimento em link patrocinado é interessante compreender como funciona o Google Adwords e os termos utilizados para realizar campanhas, como impressões, cliques, custo por clique. Ex:

Impressões – É o número de pessoas que procuraram pela sua palavra-chave, mas não necessariamente clicaram em seu anúncio

CTR – É o número de cliques recebido pelo seu anúncio dividido pelo número de vezes que o anúncio foi exibido: cliques ÷ impressões = CTR. Por exemplo, se você tivesse cinco cliques e mil impressões, sua CTR seria de 0,5%.

CPC – É o valor médio cobrado por cliques em seu anúncio. Veja um exemplo de como calcular seu CPC médio: imagine que sua campanha receba dois cliques, um no valor de R$ 0,20 e outro no valor de R$ 0,40, resultando em um custo total de R$ 0,60. Você dividirá R$ 0,60 (custo total) por 2 (número total de cliques) para ter um CPC médio de R$ 0,30.

 

2) Aposte em anúncios nas redes sociais

 

formas de atrair novos clientes

 

As redes sociais são uma das principais formas de atrair novos clientes, isso porque grande parte do mercado consumidor está lá. Essa presença garante uma maior divulgação institucional da sua marca e dos seus produtos e serviços. Além disso, é um canal de comunicação direta com os seus potenciais clientes e consumidores atuais.

Existem índices de que atualmente mais de 50% das compras ocorrem por indicação. Por isto as empresas estão investindo mais na comunicação através do relacionamento com os clientes do que somente para gerar visibilidade.

Desta forma, seus clientes passam a enxergar de maneira mais positiva, obtendo não somente o conhecimento de sua empresa, mas também simpatia e preferência

Entre as diversas redes, as principais são o Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter. São ótimos canais de atrair clientes e também permitem a realização de anúncios.

E para entender melhor os anúncios pagos, o Facebook ADS (ferramenta de campanhas pagas do Facebook) permite que você possa calcular o custo por envolvimento, origem do tráfego de seus clientes, dados demográficos e geográficos dos mesmos, visualizações na pagina, horário em que seus clientes estão mais ativos, publicações mais relevantes e etc.

Com essa segmentação, o seu anúncio tem grandes chances de aparecer para alguém que tenha interesse em assuntos relacionados ao seu negócio, mas não necessariamente esteja procurando por isso naquele momento. Isso faz com que essa pessoa conheça a sua marca e caso ela dê abertura, você possa prepara-lá até o momento em que esteja disposta a realizar a compra.

Não existe uma receita de bolo para conteúdo em rede social, mas algumas dicas são importantes:

  • Seja rápido para responder os usuários;
  • Não fale no imperativo (com exceção de campanhas promocionais);
  • Evite falar em terceira pessoa;
  • Seja dinâmico, mas não cometa erros de português;
  • Abuse da boa educação.

3) Faça inbound marketing

 

Descobrir em qual etapa o seu potencial comprador está é uma das funções do inbound marketing. Uma estratégia inovadora que consiste em atrair as pessoas, torná-las interessadas nos seus produtos e serviços, ajudá-las com as suas necessidades e prepará-las para a compra.

A metodologia do inbound é baseada nas seguintes etapas: Atrair; Converter; Fechar; Fidelizar. Na etapa da atração você pode utilizar os conteúdos, redes sociais, vídeos e eventos on-line.

Já na conversão a ferramenta mais importante é a landing page (página de entrada e destino) que tem como função converter o visitante em um potencial cliente através do preenchimento de um formulário com informações sobre o seu perfil em troca de algum material de valor para o lead (potencial cliente).

Na terceira etapa, a do fechamento, você pode utilizar o e-mail marketing para disparar uma campanha de e-mails segmentados para o seu potencial cliente saber mais sobre a sua indústria, e assim fechar a compra.

Na quarta e última etapa, a fidelização é construída  por meio de interações pós venda e pesquisa de satisfação.

Vale lembrar que dentro do inbound existem várias estratégias que auxiliam essa metodologia e ajudam sua indústria a elaborar um bom planejamento. Dentre as formas de atrair novos clientes, uma das mais importantes e com o maior resultado, está o marketing de conteúdo.

4) Invista em marketing de conteúdo

 

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Uma das principais formas de atrair novos clientes para o site da sua indústria é a geração de conteúdo. Basicamente, trata-se de uma estratégia de marketing em que você cria e distribui conteúdo com o objetivo de engajar um público definido e interessado em seu negócio. Porém, para isso é necessário criar conteúdos de alta relevância, deve agregar algo ao leitor, ajudando o seu possível cliente a solucionar um problema ou sanar uma dor.

Por isso, o seu conteúdo precisa ser assertivo e personalizado para o perfil do seu usuário, fazendo com que ele veja a sua marca como autoridade em seu segmento. Também é importante lembrar que a criação de conteúdo é um trabalho a longo prazo e que depende de uma boa estratégia de SEO (otimização de sites) para que esses artigos sejam encontrados de forma mais fácil, ou seja, tenha maior visibilidade.

Outro ponto que precisa ser ressaltado é que as pessoas não querem mais ser interrompidas por algo que não as interessa. Páginas de propagandas de sites tendem a ser mais rejeitas. O marketing de conteúdo vai contra essa interrupção, já que é direcionado apenas para quem realmente está interessado naquele determinado assunto.

Como fazer marketing de conteúdo

 

Alguns exemplos de ações que você pode fazer com marketing de conteúdo é a criação de canal no Youtube, páginas nas principais redes sociais (Facebook, Linkedin, Twitter) falando sobre o produto/segmento, geração de conteúdos com dicas úteis e relevantes para o seu público e materiais ricos (webinars, e-books, infográficos e whitepapers).

Mas, lembre-se de gerar conteúdo de maneira estratégica e otimizada para os mecanismos de busca. Para isso, você precisa saber para quem está desenvolvendo conteúdo, com qual frequência você vai produzir e postar e qual é o objetivo.

Além dessas ações, você pode acompanhar algumas dicas para fazer uma estratégia de marketing de conteúdo focada em maneiras de atrair clientes e aumentar as vendas da sua indústria. Você precisa identificar as dificuldades do seu público-alvo e apresentar soluções para os problemas dos seus potenciais clientes.

Criar uma central de ajuda para eles, diversificar os formatos de conteúdo, criar e-books sobre postagens antigas, segmentar seu público-alvo, criar conteúdos institucionais, acompanhar as métricas de conversão, inserir botões das suas redes sociais nos seus conteúdos, apostar nos dispositivos móveis, são alguns dos pontos mais importantes para a elaboração dessa estratégia.

Com o marketing de conteúdo, os seus potenciais clientes vêm até a sua marca com maiores chances de se engajar e dependendo do encantamento, ainda indicam o seu conteúdo para outras pessoas, aumentando ainda mais as formas de atrair novos clientes.

5) Tenha atenção com o SEO

 

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Um hábito que vem se tornando cada vez mais comum nos consumidores é a busca por informações sobre o produto ou serviço nos motores de busca (Google, Yahoo e Bing). Portanto, é fundamental que a sua empresa esteja entre os resultados de pesquisa, preferencialmente, nas primeiras posições.

Para fazer isso, além do conteúdo de qualidade, você precisa investir na estratégia de SEO (Search Engine Optimization). Essa técnica se trata da reunião de diversas ações que possuem como objetivo principal a otimização de um site, e como consequência, o posicionamento deste nos atuais buscadores.

Essa estratégia tem como base as palavras-chave, onde sempre que um potencial cliente pesquisar um determinado termo que contenha a palavra-chave, ele vai encontrar o conteúdo produzido por você nas primeiras posições. Sendo uma das melhores formas de atrair novos clientes para o seu site.

Ao contrário dos links patrocinados já mencionados, o investimento em SEO traz retornos altos como bom posicionamento nas primeiras páginas da busca orgânica e você não paga pelo clique que o seu site recebe e nem pela posição.

 

6) Utilize o e-mail marketing

 

formas de atrair novos clientes

 

Uma das melhores ferramentas para educar e se comunicar de forma direta com seus potenciais clientes é através do e-mail marketing. Trata-se do envio de e-mails para uma lista de potenciais clientes que foram devidamente segmentados e autorizaram o envio, isso porque estes se interessaram pelos seus conteúdos, produtos ou serviços e deixaram seus e-mails.

Além disso, o e-mail marketing possui diversas métricas que podem ser analisadas, como por exemplo, taxa de abertura, de entrada e de conversão. Dentro do marketing digital, essa é uma das melhores ferramentas, por ser possível mensurar quase tudo e assim, redefinir padrões para suas campanhas.

Mas, para iniciar uma campanha de e-mail marketing é necessário que você tenha o seu objetivo muito bem definido e o conhecimento do público-alvo que quer alcançar. Por isso, é importante que você tome alguns cuidados para elaborar a melhor estratégia de e-mail marketing.

Dica de ouro para atrair novos clientes

 

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Tendo conhecido a base do marketing digital, decidimos oferecer uma dica bônus, que sem dúvida, é a mais importante em todo o processo de migração do marketing tradicional para o marketing digital: mensure absolutamente tudo.

Para facilitar a compreensão disso vale a comparação entre um Outdoor e um e-mail marketing. Quando uma empresa opta por colocar um outdoor sobre seu produto existe uma única certeza: ele será visto por MUITAS pessoas! Mas qual o perfil dessas pessoas? Quantas delas comprou seu produto por causa desta propaganda? Qual o retorno que esse tipo de marketing recebeu? Pois bem, essas perguntas são impossíveis de responder.

Agora, analisemos o e-mail marketing, uma das principais formas de atrair novos clientes. A partir do lançamento da campanha é possível conhecer o número de pessoas que abriu o e-mail, quantas delas clicaram no link enviado, onde elas estiveram em seu processo de compras e quantas delas efetivamente converteram dentro da sua estratégia.

A partir desta análise fica fácil perceber como a mensuração é importante. Isso porque uma vez colocado um outdoor, não é possível efetuar trocas sem que existam custos exorbitantes, já no marketing digital, é possível realizar de pequenas a grandes mudanças sem que existam estes custos todos.

Bem, se a sua empresa está em busca de maneiras de atrair clientes, buscar novas oportunidades ou até a fidelização dos que já possui, esta pode ser a melhor saída. Entretanto, o marketing digital possui diversas ferramentas diferentes que atendem a necessidades diferentes, por isso analise muito bem a sua estratégia. Avalie as melhores opções, valide através de testes, tenha paciência e capricho e assim, só assim você alcançará seus objetivos.

 

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