7 indicativos de que sua indústria precisa investir em marketing de conteúdo

Você já pensou na possibilidade da sua indústria precisar investir em marketing de conteúdo?

Essa é uma pergunta muito pertinente para uma indústria que deseja conquistar resultados como: aumento em vendas, destaque no mercado e autoridade dentro do seu segmento.

 

investir em marketing de conteúdo

 

Pois bem, com o marketing de conteúdo todos esses objetivos são alcançáveis. Mas antes, vamos entender alguns pontos cruciais como:

 

O que é o marketing de conteúdo?

 

Marketing de conteúdo é uma estratégia baseada na criação de conteúdos relevantes, informativos e valiosos para atrair, envolver e gerar valor para as pessoas para que elas criem uma percepção positiva referente a sua indústria.

O marketing de conteúdo tem como objetivo engajar o público-alvo da sua indústria e, ao mesmo tempo, crescer e melhorar o relacionamento existente com a sua rede de clientes e de potenciais clientes visando gerar mais vendas ou aumentar a sua visibilidade no ambiente on-line.

Porém, antes de pôr em prática essa estratégia você deve ter muito bem definido os seus objetivos, o público-alvo que você quer atingir e alguns pontos que devem ser considerados para avaliar se os seus esforços estão funcionando. Veja a seguir a quais pontos estamos nos referindo.

Pontos que sua estratégia de marketing de conteúdo precisa ter

 

  • Ela deve estar alinhada aos interesses do público-alvo certo que você quer alcançar;

 

  • Deve contar com conteúdo personalizável, para assim, entregar a mensagem certa, na hora certa, para a pessoa certa, de acordo com o estágio em que cada um dos seus possíveis clientes estão;

 

  • Deve existir um acompanhamento de toda a jornada de compra do cliente para que possa ajudá-lo a tomar suas decisões;

 

  • Deve alcançar o cliente no canal em que ele estiver, de forma assertiva;

 

  • Deve atuar em estratégias que possuem métricas muito bem definidas e que possam ser mensuráveis.

Benefícios de investir em marketing de conteúdo

 

Se a sua estratégia de investir em marketing de conteúdo seguir todos esses pontos, a sua indústria pode desfrutar de vários benefícios, tais como:

 

  • Brand Awareness (Reconhecimento da marca): a grande maioria das pessoas estão na internet para buscar informações sobre produtos e empresas. Com o marketing de conteúdo você consegue aumentar a audiência da sua marca de forma orgânica para atingir muitas pessoas e com custo reduzido.

 

  • Diferencial competitivo: a produção de conteúdo valioso que educa o público vai garantir a preferência do consumidor, pois ele vai se sentir mais confortável para comprar de você, que o educou e mostrou conhecimento, do que de uma indústria que simplesmente tentou vender o produto.

 

  • Redução de custos: um conteúdo produzido uma única vez, ficará disponível para os seus clientes e potenciais clientes por tempo indeterminado e também pode ser reutilizado posteriormente durante toda a existência da sua indústria, em outras palavras, um conteúdo rico nunca sairá de moda. E assim como o conteúdo, o investimento para a produção dele é único.

 

  • Canal escalável e mensurável para novos negócios: uma estratégia de sucesso proporciona a criação de um canal escalável, o qual vai gerar, de forma constante, novos negócios, potenciais clientes e fechamento de vendas. Além disso, é também mensurável, onde você vai conseguir identificar quais são os pontos fracos da sua estratégia para depois poder corrigi-los e melhorar a performance, bem como, identificar os pontos positivos e expandi-los.

 

  • Comprova e mensura o ROI: uma das métricas mais importantes para a sua indústria é o ROI (Retorno sobre Investimento) que mostra se o que foi investido gerou lucro ou prejuízo. Com o marketing de conteúdo essa métrica é calculável, ajudando assim a indústria a descobrir se o conteúdo atraiu e fidelizou alguns clientes e ainda, se ajudou na retenção de outros mais.

 

  • Permite a segmentação do conteúdo: com essa estratégia, você consegue segmentar seus conteúdos  de acordo com o público que você quer atingir e com o estágio do processo de compra que os seus potenciais clientes estão.

 

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Dados que comprovam a eficiência do marketing de conteúdo

 

Empresas como Marketing TechBlog, Inbound Writer, Pop Ditto, Pew Internet & American Life Project, SRI, Search Engine Land, HubSpot já fizeram alguns estudos sobre os números relacionados a investir em marketing de conteúdo e levantaram os seguintes dados:

 

  • 90% dos usuários acreditam ser útil encontrar conteúdo personalizado na internet;

 

  • 60% dos consumidores procuram por produtos de uma determinada marca depois de lerem conteúdo a respeito deles;

 

  • 78% das pessoas acreditam que as indústrias que produzem conteúdos tem a intenção de construir bons relacionamentos;

 

  • 50% das pessoas que trabalham com marketing B2B utilizam marketing de conteúdo para educar o seu mercado e se tornar referência;

 

  • 71% dos profissionais de marketing B2B afirmam que a audiência qualificada é o fator mais importante de uma estratégia de marketing de conteúdo;

 

  • 82% dos que trabalham com marketing business to business pretendem aumentar sua produção de conteúdo;

 

  • Dos conteúdos B2B, 56% são criados por marketing corporativo e 47% são do marketing do produto.

 

Você já sabe de toda a eficiência de investir em marketing de conteúdo, correto?

 

Mas, o que você, provavelmente, ainda não sabe é definir em qual momento será necessário esse investimento. Para ajudar você nessa definição, preparamos a lista abaixo:

7 indicativos de que sua indústria precisa investir em marketing de conteúdo

 

investir em marketing de conteúdo - 7 indicativos

 

1) Está iniciando uma estratégia de produção de conteúdo

 

Você já fez todos os investimentos possíveis com as principais estratégias de marketing digital, como, por exemplo, criação de site, perfis nas redes sociais? Pois bem, agora o próximo passo é iniciar uma estratégia específica voltada para a produção de conteúdo.

Mas, é nesse momento, que surgem as dúvidas e dificuldades de como planejar essa estratégia de um modo prático e estratégico, como, por exemplo, quais tipos de conteúdos você precisa para iniciar a produção, seja com artigos e materiais ricos (infográfico, e-books, webinars) ou então com postagens nas redes sociais.

 

2) Possui outros objetivos que não tem relação com conteúdo

 

A sua indústria tem outros objetivos que não tenham relação com a criação de conteúdo?

Sua indústria pode estar focada em conquistar outros objetivos, mas, em paralelo, ela precisa continuar produzindo conteúdos para setores como logística, vendas e satisfação do cliente, pois uma boa estratégia de conteúdo consegue atingir vários objetivos e atender a expectativa do seu público.

Por isso, nesse momento, é interessante que você dê uma atenção bem maior para essa área e invista na contratação de uma equipe especializada no desenvolvimento de conteúdos para alcançar mais resultados e passar a oferecer qualquer tipo de serviço que esteja relacionado com marketing.

 

3) Falta de pessoas dedicadas para o conteúdo

 

Você percebe que existem poucos colaboradores focados na produção de conteúdo? Esse é um indicativo importante, pois para uma boa estratégia de marketing de conteúdo é fundamental que você disponha de funcionários com tempo livre para desenvolver conteúdos de qualidade ou que sejam especializados nesse assunto.

Para isso, você pode organizar melhor o tempo de quem trabalha com você ou contratar uma empresa terceirizada especializada em realizar todo esse trabalho para ajudar sua equipe interna a desenvolver vários tipos de materiais ricos direcionados para o seu público-alvo e com datas pré-determinadas para as suas respectivas postagens.

 

4) Falta de expertise interna em marketing de conteúdo

 

A sua equipe interna não tem a expertise necessária para trabalhar de forma completa para elaborar uma estratégia de marketing de conteúdo de longo prazo que atenda a demanda de, por exemplo, um projeto de um cliente que vai investir muito nessa estratégia.

Para atender as expectativas desse cliente, o recomendado é que você contrate uma empresa especializada que vai definir qual o conteúdo mais adequado para enviar e atender as necessidades desse cliente.

Outro ponto importante é que não vai existir um envolvimento entre o seu cliente e a empresa que produziu o seu conteúdo. Quem vai atender as duas a empresa do conteúdo e o seu cliente será a sua indústria.

Fechada essa parceria, você precisa tomar muito cuidado para que não ocorra nenhuma falha de comunicação quando for transmitir os feedbacks entre as duas empresas. Passe as orientações necessárias de forma correta para a empresa produtora do conteúdo e faça revisões constantes de todas as etapas do processo de trabalho.

 

5) Necessidade de construir a reputação da indústria

 

Os diretores, consultores e gestores da sua indústria têm necessidade de construir e gerenciar suas reputações no ambiente on-line, mas não encontram tempo hábil para fazer isso com regularidade? Para ajudá-los, você pode propor a contratação de uma equipe de marketing de conteúdo que vai se especializar em construir conteúdos e elaborar uma estratégia focada em sensibilizar e influenciar as pessoas.

E lembre-se que os conteúdos precisam ser originais, que estimulem o engajamento e agreguem valor para os seus leitores para que a sua indústria obtenha o reconhecimento desejado e saia na frente dos concorrentes do seu segmento e se consolide dentro do mercado.

 

6) Dificuldade em gerenciar o conteúdo produzido

 

A sua equipe interna produz um volume alto de conteúdo, mas a responsabilidade pelo gerenciamento de toda essa produção e divulgação está concentrada em apenas uma pessoa? Isso pode gerar problemas, caso essa pessoa falte ou não consiga dar conta da demanda, por exemplo.

E os meios de promover o conteúdo não podem deixar de ser alimentados periodicamente. Isso porque, a postagem frequente de conteúdo é um dos fatores mais importantes para que um site seja ranqueado nas primeiras páginas da busca orgânica.

Delegar essas funções para uma equipe maior ou optar pela contratação de uma empresa de marketing de conteúdo são algumas das melhores opções para garantir que o site seja alimentado constantemente com seus conteúdos. Com a empresa de marketing de conteúdo, a responsabilidade de postagem e gerenciamento de todo o conteúdo passa a ser da empresa contratada.

 

7) Falta de frequência nas postagens das redes sociais

 

A sua indústria tem dificuldades para definir uma frequência equilibrada de postagens nas redes sociais? Essa frequência é muito importante, pois as redes sociais são um dos canais mais importantes para se obter visibilidade on-line e atrair visitantes para o site da sua indústria. Algumas das principais redes são: Facebook, Twitter e LinkedIn.

E essa frequência equilibrada de postagens pode ser construída através de uma estratégia de marketing de conteúdo que seja focada nas redes sociais. Uma empresa de marketing de conteúdo consegue definir a frequência que mais se encaixa de acordo com as suas necessidades, em qual rede social você vai ter mais retorno e ainda ajuda sua indústria na criação dessas postagens.

A importância de investir em marketing de conteúdo

 

investir em marketing de conteúdo é de suma importância

 

Neste artigo, você conferiu que depois de descobertos alguns indicativos na sua indústria, você pode realizar algumas ações internas para melhorar o processo de produção de conteúdo. Mas, o que vai mesmo aumentar a performance da sua estratégia e conquistar mais resultados é um serviço de marketing de conteúdo prestado por uma empresa terceirizada e com experiência no mercado.

Aproveite então para conhecer uma empresa de marketing de conteúdo que vai ajudar sua indústria a elaborar uma ótima estratégia de marketing de conteúdo, que atende todas as suas necessidades e que oferece um trabalho completo que inclui as seguintes atividades:

 

  • Pesquisa sobre o perfil do seu público-alvo;
  • Escolha das melhores palavras-chave para o seu segmento;
  • A sugestão dos assuntos e títulos para os conteúdos;
  • Produção dos conteúdos informativos, que geram engajamento e são direcionados para o seu público-alvo;
  • A criação de materiais ricos como e-books, guias, infográficos e webinars;
  • Otimização dos conteúdos com as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para posicioná-los nas primeiras páginas da busca orgânica;
  • A mensuração dos seus resultados;
  • Análise da performance da estratégia, levantando quais são os pontos fortes e fracos e dando as soluções para os problemas que aparecem.

 

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E você, acredita que a sua indústria tem algum desses indicativos para investir em marketing de conteúdo? Aproveite para compartilhar com seus contatos nas redes sociais:

 

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