Marketing B2B: conheça as melhores estratégias para seu negócio

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O marketing B2B é o processo de relacionamento de empresa para empresa. Por isso, esse tipo de segmento precisa de estratégias específicas para sua execução.

Quanto mais específico for o seu público, mais alinhada precisa ser a estratégia. No marketing B2B, por exemplo, o público é totalmente empresarial. 

E isso já muda completamente o enfoque de uma possível estratégia de comunicação.

As estratégias de marketing têm a mesma base de um segmento B2C, mas serão totalmente voltadas para o público empresarial. 

É importante lembrar que a construção de relacionamentos é essencial no marketing para B2B. 

Afinal, você precisa que o cliente se sinta bem atendido para que volte a comprar com a sua empresa.

Por isso, para entendermos mais sobre marketing digital B2B, vamos abordar alguns tópicos, como:

A definição de Marketing B2B 

Notebook aberto com pessoa digitando e na tela imagem com escrito marketing B2B.

O marketing B2B, também conhecido como marketing industrial, é um conjunto de estratégias utilizadas para vender o seu produto para outra empresa.

A diferença de estratégia de comunicação entre B2B e B2C é grande. No segmento B2C o consumidor toma sua decisão baseado em avaliações ou opiniões digitais. 

Já no mercado B2B, o consumidor decide se vai comprar baseado no potencial de lucro do seu produto.

Por isso, é preciso conhecer muito bem o marketing para B2B, seus conceitos e aplicações.

Marketing B2B e seus conceitos

Por mais que a base da estratégia seja a mesma para ambos os segmentos, existe uma grande diferença. Afinal, o marketing para B2B possui empresas nas duas pontas.

Portanto, o primeiro conceito importante é a geração de leads (potenciais clientes) qualificados para a equipe de vendas. 

Com isso, toda equipe consegue trabalhar estratégias com esses leads, a fim de realizar uma conversão com ajuda do marketing industrial

Além disso, o acompanhamento do consumidor até a etapa pós-venda é extremamente importante. 

No marketing para B2B, acompanhar o processo de venda e até mesmo a entrega no prazo correto é essencial. Só assim o cliente voltará a comprar.

O que entendemos com isso? Que o relacionamento com um cliente do segmento B2B é essencial. 

Afinal, um relacionamento saudável e duradouro ajudará a manter os lucros do seu negócio.

Outro conceito importante do marketing divulgação de produtos é ressaltar os diferenciais do que será vendido. Não é novidade que a competitividade é grande. 

Por isso, é preciso mostrar quais as vantagens do seu produto e o que ele tem de inovador.

E, por fim, é importante lembrar de estabelecer métricas. Sua empresa precisa saber onde quer chegar para traçar um objetivo até lá. 

Isso vai te ajudar a otimizar as estratégias de marketing divulgação de produtos.

Diferença entre marketing B2B e B2C

Ao contrário do que muitos pensam, os objetivos de um marketing digital para B2B, em detrimento ao B2C, são diferentes.

Isso porque os consumidores dos diferentes segmentos possuem objetivos diferentes durante a jornada de compra.

Por isso, existem algumas diferenças que precisam ser observadas. E o mais importante: entendidas com clareza para que possam ser aplicadas por você e seu negócio.

A primeira diferença é a linguagem. Uma comunicação B2C é mais humanizada e informal, e tende a ser o mais simples possível.

Já a linguagem para um negócio B2B precisa ser mais específica e um pouco mais formal. Afinal, é uma linguagem industrial.

Outro ponto de grande diferença é a motivação durante a jornada de compra

Geralmente, a compra do consumidor final é mais emocional e impulsionada por desejo, medo, prazer, entre outros fatores.

Isso faz com que muitas marcas ofereçam um preço baixo, brindes, promoções: tudo para atrair o consumidor.

Porém, a compra do segmento B2B costuma ser mais racional. 

Por isso, se o produto não atende as necessidades da empresa, não adianta investir em promoção. O produto precisa ser útil e funcional.

Outra grande diferença acontece durante o marketing de conteúdo. Quando falamos de marketing divulgação de produtos, temos um público que precisa de um conteúdo mais específico e detalhado.

Já quando tratamos do segmento B2C, o conteúdo pode ser mais abrangente, informal e bem-humorado. Novamente, é o contraste do lado racional e emocional.

Os relacionamentos também são diferentes em ambos os casos. Na maioria das vezes, um consumidor final não busca – necessariamente – criar um relacionamento com a marca.

Isso pode acontecer, mas não é seu objetivo principal.

Já quando falamos de marketing industrial, a empresa quer criar um vínculo com o fornecedor (no caso, com o seu negócio). 

Ou seja: vale a pena construir uma relação de confiança e parceria.

Estratégias de Marketing para B2B

Saber o que vai funcionar para o seu negócio não é uma tarefa fácil. São tantas estratégias, dicas e opiniões que você pode acabar ficando confuso. 

Afinal, o que é realmente efetivo para minha realidade?

Pensando nisso, listamos algumas das principais estratégias de marketing divulgação de produtos. 

Faça apresentações

Grupo de pessoas reunidos em frente a computador conversando sobre marketing B2B.

Essa é uma excelente estratégia de marketing digital B2B. Uma apresentação online e bem estruturada é excelente para que as empresas conheçam o seu negócio. 

Lá, você pode falar um pouco sobre a sua empresa e os produtos oferecidos.

Tenha um blog

O blog é uma excelente maneira de começar seu marketing digital para B2B. Afinal, é por meio dele que as pessoas consomem conteúdo.

Quando sua empresa se posiciona como especialista no que faz, o blog gera autoridade e agrega valor à marca. 

Desta maneira, você consegue relevância e ainda pode utilizar o Inbound Marketing para realizar seu marketing digital B2B.

Faça seu canal no Youtube

Assim como o blog, o Youtube é uma excelente maneira de realizar o marketing digital para B2B. 

Afinal, lá seu cliente também consome conteúdo e você se posiciona como autoridade no assunto.

Uma dica interessante de marketing industrial é criar tutoriais explicando as funcionalidades de um produto, por exemplo. Ou até mesmo mostrando quais são seus diferenciais.

Faça envios de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma ótima maneira de estreitar o relacionamento com seus consumidores durante o marketing digital B2B. 

O ideal é oferecer conteúdo relevantes e levar o possível cliente até o fundo do funil, de maneira natural. Tome cuidado com a linguagem e frequência de e-mails.

Esteja presente nas redes sociais

O hábito de consumo mudou e, com ele, a forma de fazer marketing divulgação de produtos também. Por isso, é preciso que seu negócio esteja presente nas redes sociais.

Comece pelas principais, como Facebook, Twitter e Instagram. Desta maneira, além de estreitar relacionamentos, você gera confiança do seu cliente.

Elabore alguns infográficos

Dados e números geram confiança – isso é um fato. Por isso, uma boa maneira de começar o marketing B2B da sua empresa é elaborando infográficos.

O conteúdo precisa ter relevância e ser dinâmico. Assim, você atrai quem está interessado em seu conteúdo e, por consequência, gera leads qualificados para seu segmento.

Faça webinars

Os webinars são como seminários online, em que um representante da empresa fala sobre determinado assunto do segmento.

Isso gera autoridade e cria relacionamento com seus clientes durante o marketing digital para B2B. 

Uma dica para o seu marketing B2B é chamar alguém que já tenha adquirido seus produtos para dar depoimento e falar das funcionalidades.

Utilize um marketplace

Neste texto, você conheceu estratégias de marketing digital B2B, além de conceitos e diferença entre este segmento e o segmento B2C.

Agora, chegou a hora de aplicar todo esse conhecimento. Reúna-se com a equipe de marketing da sua empresa e discutam as principais ideias a serem colocadas em prática.

Aplique as estratégias de marketing B2B em seu negócio

Neste texto, você conheceu estratégias de marketing digital B2B, além de conceitos e diferença entre este segmento e o segmento B2C.

Agora, chegou a hora de aplicar todo esse conhecimento. Reúna-se com a equipe de marketing da sua empresa e discutam as principais ideias a serem colocadas em prática.

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