Marketing de conteúdo para indústria: saiba como impactar seus clientes

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O marketing de conteúdo para indústria é uma ferramenta poderosa para atrair novos clientes e aumentar o faturamento. Veja nosso post e entenda por quê!

O marketing de conteúdo para indústria se constitui em uma das mais poderosas ferramentas para atrair, converter, vender e encantar o cliente, dentro das estratégias do marketing digital.

Como as negociações nesse segmento são diferentes em relação ao mercado B2C (empresas que vendem para o consumidor final), é preciso admitir que o marketing de conteúdo para indústria apresenta algumas particularidades.

Isso se dá porque, na maioria das vezes, o objetivo comercial não é entregar um serviço ou produto final a um consumidor, além disso, geralmente, acontecem de uma forma mais burocrática, pois, envolvem vários setores e diversos tomadores de decisão.

Por isso, as estratégias de marketing para indústria precisam considerar algumas diretrizes para alcançar o seu real objetivo e algumas delas é a respeito do marketing de conteúdo.

Ficou interessado? Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo nosso post!

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo, também conhecido por content marketing, é uma das mais poderosas ferramentas dentro do marketing digital.

Isso porque ele permite chegar ao consumidor de uma forma sutil, não exatamente para vender, mas para conquistá-lo.

Por meio dele, é possível criar, publicar e promover conteúdos relevantes para educar o seu público e, consequentemente, melhorar as suas vendas.

O marketing de conteúdo consiste, então, na criação e publicação de conteúdos convincentes, objetivando atrair, educar, converter, vender e encantar o cliente.

Vale lembrar que não basta apenas publicar conteúdos interessantes sem uma boa estratégia.

A busca pelas palavras-chave ideais, bem como a distribuição do conteúdo, é fundamental.

Quando falamos de marketing de conteúdo para indústria, ele tem esse mesmo objetivo, mas, visa atrair e atender as necessidades das empresas, que são representadas por empreendedores e tomadores de decisão.

Portanto, além de atrair a pessoa, é preciso que seus conteúdos tenham uma linguagem que esteja de acordo com a cultura e visão da empresa de quem está lendo.

Por que usar marketing de conteúdo para indústria?

O consumidor está online e, com isso, a realidade dos setores de compras e vendas mudou e hoje os tomadores de decisão também prezam pela facilidade da internet.

Por isso, toda empresa precisa estar online e usar estratégias de marketing digital, quer seja no seu site, blog, Facebook, Instagram e nos mais variados canais.

O marketing de conteúdo para indústria não é mais tendência ou opção,é uma necessidade. Ousamos dizer ainda que ele é de extrema importância e urgência porque:

  • 84% dos consumidores usam a internet antes de comprar;
  • 71% das empresas brasileiras já utilizam marketing de conteúdo para atrair seus clientes;
  • O marketing de conteúdo movimenta bilhões de dólares no mundo, a cada ano.

Se 71% das empresas já começaram e você ainda não, pode estar correndo o risco de ficar para trás em um curto período de tempo.

A hora de investir em marketing digital é agora.

Quais cuidados tomar?

Para iniciar campanhas de marketing de conteúdo para indústria é preciso pensar como empresário e tomador de decisão.

Quando você vai comprar um equipamento ou matéria-prima o que você deseja?

É claro que o preço é fator importante, mas não determinante.

Com certeza, o comprador vai querer saber sobre os benefícios que o equipamento leva para a indústria em relação a produtividade, economia, manuseio e como ele poderá ser agregado de forma produtiva à rotina profissional.

Em casos de matéria-prima, saber de prazos e de cadeia logística é fundamental para fazer uma escolha entre fornecedores que não comprometa a produção e o chão de fábrica.

Por isso, todo o seu conteúdo precisa ser bem planejado para ser direcionado de forma que alcance os objetivos.

O planejamento é a parte mais importante e não conseguiríamos falar sobre ele em um único conteúdo.

Mas, em regra geral, é preciso:

  • Analisar o mercado em que sua indústria está inserida;
  • Identificar o seu público alvo;
  • Saber quais canais que serão trabalhados;
  • Elaborar um plano de ação para cada canal;
  • Conhecer o conteúdo dos concorrentes;
  • Usar conteúdos adequados para canais como: blog, redes sociais, e-mail marketing, entre outros;
  • Acompanhe todos os resultados de cada campanha elaborada;
  • Fuja de campanhas que dão pouco resultado;
  • Conte com a orientação de profissionais do inbound marketing.

Estratégias de marketing de conteúdo bem conduzidas geram 3 vezes mais leads (contatos) e custam em média 62% menos que campanhas de marketing tradicional.

Só esse motivo já é suficiente para começar a promover sua indústria online.

E aí?! Está preparado para a nova era digital? Que tal acompanhar nosso blog para saber todas as novidades sobre inbound marketing?

Esse post foi escrito pela W7, uma agência especializada em marketing digital e apaixonada por resultados.

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