Marketing de esperança x Marketing de resultados

Suas técnicas de marketing não estão convertendo em vendas? Talvez seja o momento de você rever suas estratégias e tentar investir em algo novo. Afinal, somente ter um bom produto, um bom serviço e estar investindo em comunicação, não lhe garantem um retorno satisfatório. Por isso, é necessário saber se você está investindo em  marketing da esperança ou em Marketing de resultados.

 

Marketing de resultado x Marketing da esperança

 

Se você está procurando por alternativas para aumentar suas vendas, continue lendo este artigo até o final, e descubra como sair do mundo da esperança e criar resultados reais e duradouros para sua indústria.

 

Neste artigo você vai conferir conceitos como:

 

 

Marketing de Esperança

 

O marketing da esperança consiste no investimento de meios de difícil mensuração e no pensamento retrógrado de que somente ter um bom produto ou serviço, estar localizado em uma praça adequada é o suficiente para conquistar e reter clientes. Não significa que é impossível, mas que é mais difícil e o empresário fica na esperança para que de alguma forma, consiga algum resultado.

 

Um exemplo de anúncio no marketing de esperança, são os outdoors. Essa técnica recebe este nome pois não é possível definir exatamente o público que será atingido, ou seja, você está na esperança de que você irá alcançar este público, mas não tem certeza. Este tipo de marketing, inclusive, pode ser bastante arriscado.

 

No marketing de esperança a comunicação é uma via de mão única em que você procura os seus clientes aleatoriamente nos meios de comunicação. Só que esta aproximação pode custar caro para sua indústria se você tem um orçamento limitado, até porque é difícil medir objetivamente o retorno das ações.

 

Por isso, fica impossível medir o retorno efetivo que o marketing de esperança pode proporcionar para você.

 

E mesmo que você consiga realizar o contato com o cliente a relação é fechada, porque neste caso não existe abertura para você receber e interagir com a opinião dele. E por isso, fica impossível medir o retorno efetivo que o marketing de esperança pode proporcionar para você.

 

Marketing de Resultados

 

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Em vez de você correr atrás dos clientes e desperdiçar tempo e recurso, você pode ter clientes chegando até você a todo momento, querendo comprar seu produto, por meio do marketing de resultados. Isso é possível com a utilização de estratégias que vão atrair os clientes até você de uma forma segmentada e direcionada.

 

Com baixo investimento, possibilidade de alto retorno, maior visibilidade, mais contatos comerciais e utilizando todos os recursos tecnológicos para fortalecer a marca da sua indústria, o marketing de resultados aparece como a solução para aumentar as suas vendas.

 

Com o marketing de resultados você pode utilizar todo o potencial da internet para alavancar os resultados da sua indústria. Isso é possível graças as diversas estratégias de marketing de resultados.

 

Dentre elas:

SEO – Conjunto de técnicas que tem como objetivo o bom posicionamento do site da sua indústria nas primeiras páginas dos principais buscadores (Google, Bing, Yahoo).

 

E-mail marketing – Utilizado para envio de informações, boletins informativos, ações promocionais, convites, da sua indústria e que proporciona um estreitamento da relação entre indústria e cliente com baixo custo e alto retorno de contatos comerciais.

 

Marketing de conteúdo –  Tem foco em informar, engajar, fidelizar, reter clientes, reduzir os custos da indústria, mensurar os resultados obtidos, e aumentar a visibilidade da marca através de conteúdos de qualidade e relevância em meios e canais de maior inserção do público-alvo

 

Redes sociais – Considerados como um dos canais mais utilizados, as redes sociais ajudam na comunicação com clientes, e na divulgação do conteúdo.

 

Adwords – É a publicidade paga do principal buscador da internet, o Google. Representa 20% dos cliques do buscador e faz parte do Marketing de resultados.

 

Conforme visto nos tópicos acima, o marketing de resultados possui uma forte presença digital.

 

Mas, o que é marketing digital?

 

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É possível definir o marketing digital como um conjunto de atividades que uma empresa executa online para atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca.

 

Não é por acaso que as empresas estão investindo cada vez mais no Marketing de resultados. Ele proporciona diversos benefícios, como uma maior visibilidade, autoridade no mercado, fácil mensuração de resultado e baixo investimento em relação ao marketing tradicional. Além disso mais da metade da população Brasileira tem acesso, e desta parte 43% utiliza para pesquisas de compra. Atualmente 67,2% dos profissionais de marketing planejam aumentar seu orçamento para o marketing digital, e a previsão de investimentos em mídias digitais para 2019 é de ao menos 15 bilhões de reais.

 

Fáceis de mensurar, os resultados do marketing digital possuem métricas mais claras e se tornaram essenciais para empresas de todos os mercados, sejam elas B2B ou B2C.

 

Atualmente, mais de 90% dos processos de compra se iniciam a partir de uma busca online. Por isso, o marketing digital e o marketing de conteúdo são indispensáveis.

 

Confira alguns dados que comprovam a importância do Marketing de resultados na indústria:

 

  • 94% dos internautas fazem compras online no Brasil. (ComScore);

 

  • O consumidor acessa internet 3 vezes em média para pesquisar produto antes da compra;

 

  • Empresas que investem em redes sociais tem crescimento de até 18% no faturamento;

 

  • 37% das marcas gostaria de usar o engajamento nas redes sociais para criar campanhas de marketing sob medida para o cliente, de acordo com dados da Forrester;

 

  • 75% das empresas B2B não mensuram ou quantificam o engajamento social;

 

  • 84% dos profissionais de marketing que trabalham com B2B usam as mídias sociais de alguma forma;

 

  • Profissionais de marketing passam de 4-6 horas por semana nas mídias sociais;

 

  • Atualmente, 7,6% dos orçamentos de marketing são para a mídia social. Os Gerentes de Marketing esperam que a porcentagem chegue a 18,8% nos próximos cinco anos;

 

  • 60,2% dos marqueteiros estão procurando por ferramentas de análise para gerenciamento de mídia social;

 

 Conclusão do marketing de resultados

 

Fica evidente que a melhor opção para aqueles que desejam mensurar seus resultados, segmentar melhor seus esforços em comunicação, e obter  resultados mais concretos é investir no marketing de resultados.

 

Mas vale lembrar de que é importante você realizar um bom planejamento e alinhar suas estratégias para que possa obter um resultado satisfatório.

 

 

 

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