Marketing digital para indústria

Se a sua preocupação com a falta de vendas é algo que está te incomodando, continue lendo este artigo até o final, e descubra como o marketing digital para indústria pode te ajudar e criar resultados reais e duradouros para sua indústria.

 

Pode parecer algo simples, mas muitas pessoas não entendem, e até confundem com publicidade ou vendas, então em primeiro lugar, é importante entender o que é marketing.

 

Marketing digital para indústria

 

Marketing consiste basicamente no processo utilizado para determinar quais produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores. São diversos os fatores que fazem parte da estratégia que será utilizada nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio.

 

Podemos entender o Marketing Digital como ações ou estratégias de uma empresa utilizando ferramentas e mídias digitais.

 

Continue lendo este artigo, porque mais abaixo falaremos dos tópicos abaixo:

 

O que é marketing tradicional ?

 

O Marketing Tradicional se utiliza de mídias que conhecemos como off line. Outdoors, revistas, televisão e outros meios de comunicação de massa utilizados para divulgar a comunicação de uma empresa ou produto. Esses meios de comunicação têm sempre uma grande audiência, no entanto não é possível medir o seu retorno com eficácia e os custos podem se tornar muito altos para empresas que não tenham um orçamento previamente destinado para o marketing.

 

Neste tipo de marketing o produto está nas prateleiras, limitados por avenidas e espera pelo contato do cliente, que pode tocar e experimentar o produto em questão. Os preços podem variar de acordo com as negociações envolvidas,  além do cliente poder tentar sempre negociar um preço menor estando junto ao administrador.

 

O local de vendas é limitado apenas a uma área atingida, sendo bairros ou cidades mas nada muito distante, tornando muito mais difícil o acesso de novos clientes. As promoções também estão ligadas somente a essa área e sua divulgação depende de catálogos para residências, anúncios, outdoors ou em jornais.

 

Os 4 Ps do marketing:

 

Os 4Ps do marketing são os quatro elementos básicos que compõe qualquer tipo de estratégia de marketing: Preço, Praça, Produto, Promoção. Como podemos perceber pelo próprio nome, elas são as definições fundamentais que uma empresa deve fazer para atingir um determinado público-alvo.

 

  • Preço: O valor do produto e como ele será cobrado do cliente. Neste quesito, pode haver uma variação do preço, podendo ser barato ou de luxo. É possível cobrar apenas de uma só vez ou por mensalidade. Entre outras tantas estratégias como preço psicológico, pague quanto quiser, leilões, etc.
  • Praça ou Ponto: Se trata do local que o produto estará disponibilizado. Neste caso, é possível que seja on-line ou em lojas físicas. Mas também sobre as datas de entrega e de atendimento. Em muitos casos, é interessante pensar em utilizar praças de serviços/produtos que se complementem. Por exemplo, fazer a venda de material esportivo em clubes ou academias.
  • Produto: São as características e atributos que o produto ou serviço da sua empresa terá. Aqui é necessário decidir tamanhos, cores, etc. De uma maneira geral, são as funções do que está sendo oferecido.
  • Promoção: Consiste basicamente nas estratégias de divulgação utilizadas. As estratégia podem ser on-line como links patrocinados, Fanpage e até mesmo estratégias off-line como anúncios, rádio, entre outras possibilidades. A definição do composto de marketing é muito importante para implementar o posicionamento estratégico da empresa e conseguir impactar o público correto.

 

O que é marketing digital para indústria?

 

marketing-tradicional

 

As estratégias do marketing tradicional são realizadas a partir de uma comunicação direta, relacionamento com o cliente em um marketing direcionado, possuem publicidade e propaganda ou uma pesquisa de mercado e branding.

 

Se mostrando bem diferente do marketing tradicional, as ações táticas do marketing digital são embasadas no marketing de conteúdo e mídias sociais, email marketing, publicidade e pesquisa on-line.

 

Podemos definir o marketing digital para indústria como o conjunto de atividades que uma empresa executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca.

 

E não é à toa que as empresas estão investindo cada vez mais nesse “novo” marketing. Ele possui diversos benefícios em relação ao marketing tradicional, que permitem um maior lucro.

 

Os resultados do marketing digital são muito mais fáceis de mensurar, suas métricas são mais claras e se tornaram essenciais para empresas de todos os mercados, sejam elas B2B ou B2C.

 

Atualmente sabe-se que mais de 90% dos processos de compra começam a partir de uma busca online. Por isso, o marketing digital e o marketing de conteúdo ganham cada vez mais destaque no mercado.

Por que o marketing digital é importante?

 

O marketing digital para indústria é inteiramente baseado no consumidor, ele está sempre passando por mudanças, pois as pessoas também estão sempre mudando, elas estão sempre se adaptando a novas realidades e alterando seus hábitos de compra.

 

Atualmente, as ferramentas digitais fazem parte da vida de todo mundo. Você usa a internet em casa, no trabalho, na faculdade, no celular, no engarrafamento e até mesmo em uma loja, com o produto em uma mão e o celular na outra, procurando mais informações sobre esse produto na internet.

 

Este fator faz uma diferença muito grande no momento de decisão de compra do consumidor, e é por isso que o marketing digital para indústria é indispensável.

 

Veja, se sabemos que as ferramentas e mídias digitais (buscadores, conteúdos, redes sociais e etc ) possuem uma grande influência na decisão de compra do consumidor, então é importante as que as empresas invistam neste novo meio.

 

Buscamos algo no Google praticamente todos os dias, além de vivermos entrando em nossas redes sociais preferidas, aliás, a maioria das pessoas não consegue mais viver sem isso.

 

Por causa dessas mudanças e dos novos hábitos dos consumidores, o marketing também teve que mudar e evoluir.

 

A empresa que deseja ser referência precisa, estar presente onde o seu consumidor busca informações e toma decisões.

Veja alguns dados que comprovam a importância do marketing digital para indústria:

 

  • 94% dos internautas fazem compras online no Brasil. (ComScore)
  • O consumidor acessa internet 3 vezes em média para pesquisar produto antes da compra.
  • Empresas que investem em redes sociais tem crescimento de até 18% no faturamento. (McKinsey)
  • 37% das marcas gostaria de usar o engajamento nas redes sociais para criar campanhas de marketing sob medida para o cliente, de acordo com dados da Forrester.
  •  75% das empresas B2B não mensuram ou quantificam o engajamento social. (Satmetrix)
  •  84% dos profissionais de marketing que trabalham com B2B usam as mídias sociais de alguma forma. (Aberdeen)
  •  Profissionais de marketing passam de 4-6 horas por semana nas mídias sociais. (Social Media Examiner)
  •  Atualmente, 7,6% dos orçamentos de marketing são para a mídia social. Os Gerentes de Marketing esperam que a porcentagem chegue a 18,8% nos próximos cinco anos.
  •  60,2% dos marqueteiros estão procurando por ferramentas de análise para gerenciamento de mídia social. (CMO Survey)
  •  Os profissionais de marketing lutam para integrar as mídias sociais na estratégia global da empresa. Em uma escala de 1-7, apenas 6,8% dos entrevistados pela CMO Survey acreditam que a mídia social é “muito integrada” em sua estratégia, enquanto 16,7% acreditam que não está integrada em todas as áreas.

Como aplicar o marketing digital?

 

marketing digital

 

 

O marketing digital para indústria possui algumas áreas onde cada uma atende à fatores e funções diferentes.

 

Essas áreas características podem variar desde o tempo de retorno que cada uma consegue obter até nível de relacionamento com o cliente adquirido, fator que por sinal conta com uma enorme importância em qualquer empresa.

 

Veja a seguir um pouco mais sobre essas áreas e suas variáveis:

SEO:  

 

Os sites de busca, também chamados de motores de busca, mecanismos de busca, mecanismos de pesquisa ou simplesmente buscadores, atualmente formam a principal fonte de procura de informações por todo o tipo de usuários da internet.

 

 

Exatamente por isso, sua importância comercial torna-se muito alta. Aparecer ou não aparecer no Google é um fator decisivo entre o sucesso ou fracasso de uma empresa. E isso não se aplica apenas para empresas de e-commerce, que vendem produtos diretamente em suas lojas virtuais, isso é válido para qualquer tipo de negócio onde os potenciais clientes utilizam-se da internet para buscar os seus fornecedores ou prestadores de serviços.

 

O que é SEO, então?

 

SEO consiste basicamente em um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo melhorar o posicionamento de um site nas ferramentas de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site.

 

Email Marketing:

 

email-marketing

 

Utilizado para criar campanhas de divulgação da marca da sua indústria, proporciona um estreitamento da relação entre indústria e cliente com baixo custo e alto retorno de contatos comerciais.

 

e-mail marketing é um canal de comunicação e relacionamento que apresenta uma grande versatilidade podendo ser utilizado para enviar inúmeros formatos de emails como ofertas, newsletters, ativações, cartões comemorativos, avisos úteis e muito mais.

 

Cada formato deve ser enviado para uma ocasião específica. Existem modelos para comercializar um produto, notificar sobre atualizações em um site, disponibilizar um download gratuito, celebrar o fim de ano, dentre muitas outras finalidades.

 

e-mail marketing tem um grande valor e vem crescendo como uma das principais estratégias de relacionamento e venda no Marketing Digital. A mensuração de interações com esse canal é um dos principais fatores que demonstram a sua importância.

 

Redes Sociais:

 

As redes sociais tiveram uma grande importância na mudança da forma como as pessoas se relacionam com o mundo. A evolução do ser humano sempre aconteceu através das interações sociais e, consequentemente, de seu modelo de comunicação. Das primeiras redes sociais à tecnologia que temos atualmente, vieram o Facebook, Twitter, LinkedIn, Google Plus, dentre outras.

 

O uso de redes sociais são extremamente importantes para uma boa estratégia de marketing digital, proporcionando novos clientes e aumento da quantidade de vendas.

Estes canais de comunicação permitem ainda uma grande promoção, podem ser usados gratuitamente e são uma excelente ferramenta para expor todos os produtos da marca, divulgar o propósito e missão da empresa, cobertura jornalística e até mesmo de se relacionar e fazer negócios com outras empresas ou para encontrar novos profissionais.

 

Eles também servem como elemento de ligação para que o seu tráfego de visitantes na página Web institucional aumente. As possibilidades de utilização destas plataformas pode ser infinitas, por isso é tão importante procurar todas as alternativas reais para ter uma maior presença na Web.

Face Ads:

 

O Facebook Ads funciona dentro da própria rede social e pode ser bastante útil na sua estratégia de marketing. É mais fácil encontrar alguém que vai se interessar pelo seu produto usando o Facebook. Além deste benefício, essa mídia social é um lugar em que as pessoas colocam os seus dados pessoais, assim, fazer uma segmentação mais precisa se torna bem mais fácil.

 

Se o foco das suas campanhas é fidelizar clientes e construir a marca (além de apenas vender), essa é com certeza uma ferramenta que precisa da sua atenção.

 

O Face Ads disponibiliza uma série de opções e cada uma delas tem um resultado bem diferente, e deve ser usada de acordo com os seus objetivos estratégicos. É importante que você tenha em mente quais são os seus objetivos na hora de fazer a sua campanha.

 

Uma das opções mais utilizadas é de promover um post seu. É também uma das mais fáceis de se configurar: em baixo de cada publicação na sua página deve haver o botão “promover”.

 

Ao clicar nele, vai surgir um conjunto de telas para te guiar pelo processo, definindo método de pagamento, valor a ser investido e público da campanha. A exposição da sua marca se torna muito maior.

 

Link Pago:

 

O sistema de links pagos funciona da seguinte forma: a empresa que deseja divulgar seu produto ou serviço faz uma conta em um programa de links patrocinados e cria um anúncio, na maioria das vezes, este anúncio é composto por um título, um texto descritivo de duas linhas e o endereço do site. Depois, é necessário estabelecer um valor para cada vez que um internauta clicar no anúncio.

 

Um dos diferenciais desse tipo de propaganda online é que o sistema de tarifação tem uma lógica bastante parecida com a de um celular pré-pago. Da mesma forma que esse tipo de celular só funciona com crédito, o anunciante de links patrocinados paga de forma antecipada (via cartão ou boleto) pelos créditos. O valor da campanha é pré-definido através do anunciante. Ele só paga por aquilo que foi clicado.

 

O que é Inbound Marketing?

 

inboud marketing

 

Traduzindo para o português, o Inbound Marketing receberia o nome de ‘marketing de entrada’, no entanto também é muito conhecido por alguns como ‘marketing de atração’ ou o ‘novo marketing’.

 

A melhor forma de abordar o tema seria falando sobre novo marketing. O Inbound é uma estratégia completamente inovadora que possui a capacidade de romper com os antigos conceitos de marketing e proporciona uma nova visão de trabalho, que consiste basicamente em tornar as pessoas mais interessadas e fazer com que seus potenciais clientes consigam te encontrar e te procurar.

 

O velho marketing é conhecido como Outbound marketing, nessa tática os seus produtos ou serviços são oferecidos para o público em geral. O Inbound atua de uma forma diferente, seu objetivo é fazer com que os potenciais clientes cheguem até a empresa, atrair para que eles te encontrem, possuir uma ótima comunicação com os clientes, ter consciência de quais são as suas necessidades, ajudá-los e fazer com que fiquem encantados.

 

Além de todos esses fatores, o Inbound Marketing deve atrair e conquistar o público alvo e os leads qualificados, ou seja, aqueles que tenham um real interesse nos serviços que a sua empresa oferece.

 

Ao contrário do velho marketing, ele não realiza ações para o público em geral, focando assim todos os seus esforços em atrair as pessoas certas.

 

O que é marketing de conteúdo?

 

Para explicar como o marketing de conteúdo funciona, primeiro temos que atuar com uma definição.

 

O marketing de conteúdo é uma técnica de marketing que se concentra na criação, publicação e distribuição de conteúdo para o seu público-alvo – geralmente online – cujo objetivo é atrair novos clientes.

 

Os componentes mais comuns de um programa de marketing de conteúdo são redes de mídia social, conteúdo visual e conteúdo Premium, além de ferramentas como, e-books ou webinars.

 

Aqui estão alguns cenários para demonstrar a mecânica.

 

marketing-digital-na-industria

 

Porque as empresas precisam de uma estratégia de marketing de conteúdo?

 

As informações que solucionam um problema e tornam mais fácil o processo e a motivação das pessoas para alcançar um objetivo são extremamente importantes e fazem com as pessoas se sintam gratas ao lembrar de quem as escreveu.

 

Este tipo de conexão leva algum tempo para acontecer, pois é muito importante que o autor seja visto e lembrado como autoridade no assunto. Apenas depois de atrair e envolver o público, você pode estimular a ação do mesmo, ou seja, levá-lo a comprar algum produto ou serviço.

 

No entanto, por mais que seja um processo um pouco demorado até que você efetivamente tenha retorno com essas táticas, os resultados vêm em uma grande quantidade.

 

Adquirindo a confiança de seus futuros clientes, você consegue aumentar o tráfego do seu site e garante uma clientela fiel que se expande, na maioria das vezes, de forma orgânica.

 

3 dicas para tornar o conteúdo  eficiente

 

marketing de conteúdo

 

1) Priorizar o conteúdo on-site.

 

Para que qualquer marca seja bem sucedida, ela precisa adquirir autoridade no assunto. Marketing de conteúdo é uma ótima maneira de ajudar a sua marca ganhar destaque em um mercado altamente competitivo, especialmente com o conteúdo de qualidade.

 

Tenha em mente que os visitantes e os buscadores esperam que o conteúdo agregue valor, por isso, se você possui um conteúdo de qualidade, você pode esperar o retorno de visitantes a aumentar as conversões.

 

Os conteúdos possuem diversos benefícios. Os seus posts antigos podem continuar gerando leads muito tempo depois deles serem publicados. Em termos do funil de vendas, você está alcançando o seu público durante três etapas principais:

 

  • Consciência: Mais de 80 por cento dos consumidores usam uma pesquisa básica on-line para saber mais sobre uma marca, e o marketing de conteúdo é crucial se você deseja otimizar seus mecanismos de pesquisa.
  • Confiança: Fornecendo conteúdo valioso, você será visto como uma referência dentro de sua indústria.
  • Conversão: A geração de novos negócios a partir de conteúdo de marketing se torna muito maior.

 

2) Traçar uma estratégia promoções direcionadas para o conteúdo off-site.

 

Ao projetar uma estratégia de marketing de conteúdo, você deve se concentrar no conteúdo off-site, tanto quanto (se não mais) no conteúdo on-site. Por quê? Não só o off-site direciona o tráfego de conteúdo para seu site e aumenta a sua visibilidade global nos buscadores, mas também é eficaz para atingir novos públicos. Isso é crucial para sua empresa se tornar uma referência confiável e gerar novos negócios.

 

Então, como você faz isso? Uma ótima maneira é através de campanhas de marketing de conteúdo em ampla escala com um forte foco em um passo, muitas vezes esquecido: promoção.

 

Para o seu conteúdo off-site ser eficaz, é necessário traçar uma estratégia promoções em sites que já possuam autoridade, especificamente aqueles que o seu público já visita. As vantagens incluem o seguinte:

 

  • Melhora o posicionamento nas ferramentas de busca através de links de entrada.
  • Crescimento do tráfego para o seu site onde você pode hospedar conteúdo altamente relevante, o que apresenta uma melhor oportunidade de conversão.
  • É possível obter o ROI desejado a partir do seu conteúdo.

 

3) Seja paciente

 

É claro que uma mistura de conteúdo on e off-site pode atrair novos consumidores, aumentar o tráfego e converter lead, mas quanto você pode esperar pelos resultados?

 

Independentemente do foco ser em conteúdo on ou off-site, há KPIs (Indicadores de Performance) semelhantes que você deve monitorar para ambos os esforços a fim de garantir a melhor estratégia que deve ser adotada. Lembrando que de acordo com as análises das KPIs, as estratégias podem ser alteradas ha qualquer instante.

 

Estes são alguns KPIs comuns :

 

  • Tráfego orgânico
  • Visitas
  • Links de entrada
  • Compartilhamento em redes sociais
  • Autoridade do domínio
  • Posicionamento nas ferramentas de busca

 

Dica Bônus: Link Building

 

 Link Building

 

Link Building é um dos métodos mais trabalhosos em SEO. Se formos dar uma definição para Link Building é trabalho/esforço/empenho/tática de adquirir links de outros sites. É algo de extrema importância para todas as pessoas que trabalham com marketing e vamos explicar o porquê.

 

Desde que surgiram, todos os motores de buscas sempre deram uma enorme importância para os links, eles são um dos fatores mais importantes na hora de rankear um site.

 

Os motores de buscas enxergam os links como votos e os utilizam para mensurar a popularidade e relevância de um site na internet. Um site sem links não tem a capacidade de estar bem posicionado nos motores de busca e consequentemente recebe pouco ou quase nenhum tráfego orgânico.

 

Links internos

 

Linkagem interna é a ligação entre páginas de um mesmo site, mesmo domínio, através do link. Os links internos são utilizados com o objetivo de guiar a navegação do usuário e mostrar aos sistemas de busca quão relevante são as páginas referenciadas por um link. Ao linkar uma página, você dá um voto para ela e os mecanismos de busca veem esse voto como um ponto positivo.

 

Links externos

 

Links externos são aqueles que apontam para fora do site. A linkagem externa é um fator muito importante dentro do trabalho de SEO, uma vez que é pela quantidade de links externos de um site que os sistemas de busca vão determinar a sua relevância para o posicionamento.

 

Benefícios do Link Building

 

Combinando uma campanha bem planejada de Link Building e conteúdo de qualidade, diversos benefícios serão trazidos para o site:

 

  • Conteúdo de qualidade atrai links naturais para o site;
  • As páginas do site são regularmente indexadas;
  • O posicionamento do site melhora nas páginas de busca, consequentemente o número de visitantes aumenta no site;
  • Popularização da marca do site;
  • Promove relacionamento entre o site e potenciais clientes;
  • Produção e divulgação de conteúdo de qualidade;

 

O que podemos concluir sobre o marketing digital para indústria?

 

Neste artigo você viu que com as mudanças nos hábitos do consumidor, o marketing digital para indústria se tornou indispensável. Infelizmente, ainda existe uma parcela significativa de indústrias B2B e B2C que não investe para aumentar sua presença na internet, optando por investir no marketing tradicional.

 

No entanto, o que poucos sabem é que o marketing tradicional custa mais caro que o digital, que seria a estratégia de maior eficiência para gerar negócios online. Isso porque oferece, a princípio, diversas informações relevantes a favor do relacionamento duradouro entre consumidor e marca, potencializando cada vez mais os resultados.

 

As indústrias que possuem uma estratégia de marketing digital para indústria bem estruturada são muito melhor preparadas para enfrentar os atuais problemas econômicos do setor nacional e tendem a ganhar mercado cada vez mais, além de garantirem a presença da marca na lembrança do seu público alvo.

fale-com-um-consultor

 

Curtiu esse artigo? Então escolha as redes sociais abaixo para compartilhar com seus amigos sobre o que você aprendeu sobre marketing digital para indústria.

One thought on “Marketing digital para indústria

  1. Nossa, que artigo completo. Obrigado por compartilhar tantas informações de qualidade, com certeza vai me ajudar a melhorar meus projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *