5 mitos de marketing digital para pequenas empresas

De acordo com o Ambassador 67,2% dos profissionais de marketing planejam aumentar seu orçamento para o marketing digital, e segundo dados da Webdam.com, a previsão de investimentos em mídias digitais para 2019 é de ao menos 15 bilhões de reais. Isso só demonstra o quanto marketing digital para pequenas empresas é vantajoso.

 

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O marketing digital atua através do conjunto de atividades que uma empresa executa no ambiente online, tem como objetivo, atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver um posicionamento eficaz da empresa.

Com a forte inserção da internet, o marketing digital se estabeleceu como um novo modelo de negócios no mercado, atendendo as novas formas de consumo e relacionamento com os consumidores.

Os gestores começaram a perceber que “ficariam para trás” se não se adaptassem dentro do ambiente virtual. A partir de então, surgiram os portais, páginas corporativas nas redes sociais, campanhas de e-mail marketing e muito mais, as empresas B2B (empresa que vende para empresa) notaram que as técnicas do marketing digital traziam grandes retornos, por exemplo, hoje 93% dos profissionais de marketing B2B utilizam o marketing de conteúdo.

No entanto, o mundo digital pode ser uma nova realidade para muitos desses empreendedores, o que acaba gerando dúvidas e até mesmo algumas conclusões precipitadas.

 

Por isso criamos esse artigo. A partir de agora você entenderá um pouco mais sobre o marketing digital para pequenas empresas e quais são os seus mitos e verdades.

 

 

1) Investir em marketing digital é caro

 

O marketing digital é extremamente mais barato que os meios e mídias do marketing tradicional. Além do poder de segmentação de clientes, e oportunidade de conversão de leads (potenciais clientes) ser muito maior no digital.

 

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É possível utilizar de modo eficaz as estratégias do marketing digital para pequenas empresas a preços irrisórios, por exemplo: Um domínio, um blog ou uma conta em mídias sociais são investimentos com valores ínfimos e que podem trazer um bom retorno.

A exigência maior acaba sendo o tempo. Por isto, mesmo neste meio é importante ter uma equipe qualificada para executar as funções do marketing.

 

2) Não consigo concorrer com grandes empresas

 

O mercado na internet é muito amplo, o que permite a conquista de nichos. Um dos diferenciais mais importantes do marketing digital para pequenas empresas é a possibilidade de segmentar para grupos específicos de potenciais clientes, grupos estes que não são trabalhados pelas grandes empresas.

Com uma estratégia bem definida de marketing digital, a sua empresa pode alcançar resultados excelentes, independente dos seus concorrentes.

 

3) Mídia tradicional traz mais retorno

 

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Afirmar que a mídia tradicional oferece mais retorno é um mito. A verdade é que as mídias tradicionais ainda são muito eficientes e poderosas, principalmente para o alcance em massa, porém uma das desvantagens é a imprecisão quanto à mensuração de resultados.

Uma estratégia de marketing digital para pequenas empresas é investir  nos meios online, pois é possível  ter o controle de todas as métricas necessárias para analisar quais pontos da empresa precisam melhorar e até mesmo calcular o seu retorno sobre o investimento.

 

4) Somente investir em redes sociais

 

Muitos empresários acham que as redes sociais são a melhor estratégia de marketing digital para pequenas empresas, e de fato investir em redes sociais é uma excelente estratégia, segundo dados da RD, o Linkedin lidera a preferência das empresas B2B com 83%. Contudo, somente investir em redes sociais não basta, é necessário uma comunicação integrada para poder obter maior alcance e conversão.

Somente investir em redes sociais pode não atender a expectativa do seu objetivo. Dependendo da intenção, outros meios podem ser mais interessantes, por exemplo, caso a intenção seja anunciar o produto para usuários que já estão em intenção de compra, seria mais vantajoso investir em um marketplace que atenda o seu segmento. Mas para construir uma imagem de marca no digital, é interessante realizar uma comunicação integrada em diversos meios (E-mail marketing, redes sociais, blog e etc).

Uma comunicação digital integrada e bem otimizada se torna a extensão de sua empresa, na qual é possível vender 24 horas por dia, 7 dias na semana e 365 dias ao ano.

 

5) Meus concorrentes não estão na internet

 

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Muitos empresários acreditam que seus concorrentes diretos não estão na web e por isso acabam não acreditando no marketing digital para pequenas empresas, mas este é um erro grave. Na maioria dos casos, a concorrência já está saindo na frente e conquistando novos clientes com a internet.

43% dos usuários utilizam a internet para comprar, a maioria deles só decide suas compras depois de buscar informações na rede. Num geral, o cliente já chega à sua empresa com uma noção maior sobre o produto. Neste momento, caso você não esteja na internet, dificilmente será encontrado por novos clientes e sua venda será fechada por um concorrente.

Se o cliente não conseguir encontrar seu site, como você irá conseguir a venda? Enquanto isso, seu concorrente pode estar bem posicionado com um site cheio de informações e ofertas.

 

Não caia nos mitos sobre marketing digital para pequenas empresas

 

Estes mitos fazem parte de um conjunto de desculpas que os empresários de pequenas empresas costumam dar diante das agências e profissionais de marketing.

Não deixe se enganar por esses mitos, o marketing digital é hoje a melhor e mais rentável escolha para quem deseja aumentar a competitividade e encontrar novos clientes.

Isso precisa mudar, pois vivemos em plena era digital, e atuar na web não é mais uma opção, acaba se tornando uma necessidade para quem deseja ganhar mais destaque.

 

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