Marketing do Velho Mundo: você deve ou não deixá-lo para trás?

A evolução da tecnologia, com o passar dos anos, mudou completamente o perfil dos clientes empresariais. No entanto, a maioria das indústrias ainda não se adaptou a essa mudança, e insistem em investir no marketing do velho mundo.

 

marketing do velho mundo

 

Atualmente 95% dos clientes utilizam a internet para encontrar produtos e serviços. Destes, 99% utilizam o Google. Além disso, a crise que afeta as indústrias, vem acompanhada da falta de planejamento e estratégia.

Um dos maiores erros cometidos juntamente a isso, é não se atentar à medição dos resultados dos investimentos em Marketing, desta forma não é possível verificar a eficácia das suas estratégias e ações, muito menos, planejar novas.

Neste artigo, você vai entender a necessidade da internet para aumentar as vendas da sua indústria, bem como a aplicação de técnicas e ferramentas proporcionadas pelo ambiente digital, que são bem diferentes do que encontrávamos no Marketing do velho mundo. Confira:

 

 

O que é marketing?

 

O conceito inicial do Marketing consiste, basicamente, de 4 itens fundamentais. São os chamados Quatro P’s de marketing:

 

  • PREÇO – valor cobrado pelo produto e como ele será cobrado;
  • PRAÇA – local onde o produto será comercializado;
  • PRODUTO – as características do produto ou serviço em si;
  • PROMOÇÃO – como será feita a divulgação do produto.


O que é marketing do velho mundo?

 

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O marketing do velho mundo refere-se ao marketing tradicional, o qual tinha ações única e exclusivamente off-line. Nele o planejamento da campanha é feito com antecedência, principalmente, por visar ações de médio e longo prazo. Além disso, o diálogo com o cliente é praticamente nulo. Veja a seguir alguns dos modelos de divulgação off-line:

 

  • Jornais e Revistas;
  • Rádio e Televisão;
  • Impressos (flyer e cartão de visita, por exemplo);
  • Brindes;
  • Outdoor;
  • Feiras e Eventos;
  • Mala direta.

 

No Marketing Tradicional não existe abertura para o cliente dar opiniões, sendo assim, se trata de uma relação mais fechada e unilateral. Por conta disso, uma das principais características do marketing tradicional é que a sua indústria é que vai atrás do cliente e não o contrário, pois o foco é sempre a divulgação e a venda do produto e não o real interesse do consumidor.

No momento de atrair novos clientes, o Marketing Tradicional não é o método mais eficiente, uma vez que as pessoas passaram a prestar pouca atenção nas mídias tradicionais, por conta do acúmulo de informações que recebem diariamente. Apesar de contar com uma grande audiência, neste tipo de comunicação é impossível medir o seu retorno de forma efetiva e os custos altos podem tornar a propaganda inviável para indústrias que não tenham um orçamento pré destinado para marketing, ou que não tenham verba o suficiente para essas ações.

 

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O que é marketing do novo mundo?

 

Diferente do marketing do velho mundo, o marketing do novo mundo tem sua estruturação inicial da campanha também realizada com uma certa antecedência e seu retorno também pode ser a médio e longo prazo, no entanto o Marketing Digital proporciona um investimento de baixo custo, ações segmentadas e acesso mais direcionado ao seu público-alvo. Além de o diálogo entre a empresa e o cliente ser intenso e constante neste modelo.

As principais ferramentas do marketing digital são:

 

E-mail Marketing

 

O e-mail marketing é uma opção de publicidade on-line rentável e econômica. Campanhas de e-mail marketing podem gerar tráfego para o site de sua empresa, aumentar o número de vendas e estreitar o relacionamento com seus clientes, por exemplo.

Este tipo de e-mail é modelado, afim de impactar os destinatários, conforme a necessidade e objetivo da empresa. Pode ser uma informação, venda, aviso, divulgação de evento, informativo eletrônico, dentre outros.

Site

 

A criação de um site é muito importante para tornar sua empresa visível no cenário on-line, falar mais sobre o negócio, bem como seu know-how, e para gerar a autoridade da empresa, tornando-a competitivo para o mercado.

 

Blogs

 

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Os blogs são utilizados para a postagem regular de conteúdos relacionados ao seu negócio e setor. Eles são utilizados com foco em atrair novos visitantes on-line e converter esses visitantes em potencias clientes.

Isso se dá através de um estudo relacionado ao seu público-alvo. A partir desse estudo, você saberá quais conteúdos atraem seus clientes, quais os problemas deles e quais as possíveis resoluções desses problemas.

Além disso, seu blog é responsável também por marcar presença no ambiente digital através dos buscadores da web, podendo gerar credibilidade para o seu negócio.

 

Redes Sociais

 

Elas auxiliam na comunicação com clientes e possíveis clientes, SAC, link building, divulgação de conteúdos criados em blog e assim por diante.

Atualmente, temos cerca de 45% da população brasileira ativa em redes sociais.

 

Google Adwords

 

O Google Adwords é a ferramenta de publicidade paga do Google. É a ferramenta utilizada para criar os links patrocinados, que são responsáveis por 20% dos cliques do buscador.

Links patrocinados são aqueles anúncios de sites que aparecem logo no topo da primeira página dos buscadores como Google, Yahoo e Bing. Ou seja, as empresas pagam para estarem lá, pagam pela posição em que aparecem nas pesquisas efetuadas na web. E esse pagamento é feito através do pay per click (custo por clique), o que significa que cada clique que o link da página receber, a empresa pagará para o Google.

 

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Principais diferenças do marketing do velho mundo e o marketing do novo mundo

 

Marketing do Velho Mundo

 

  • Cai 10% ao ano;
  • Comunicação em massa;
  • Imensurável;
  • Retorno a longo prazo;
  • Custo elevado;
  • Empresa vai ao cliente.

 

Marketing do Novo Mundo

 

  • Sobe 20% ao ano;
  • Comunicação segmentada (direcionada);
  • Mensurável;
  • Retorno a médio e longo;
  • Custo mais baixo;
  • Cliente vai à empresa.

Faça a sua escolha!

 

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O marketing do velho mundo, vem cada vez mais, perdendo a sua força no mercado. Atualmente, 62% das indústrias norte americanas acreditam que que irão conseguir mais negócios através dos seus sites.

Não existe nada de errado em investir em revistas, eventos, outdoors e outros meios off-line. No entanto, é importante que você conheça o seu público e esteja aonde eles estão.

Para isso, o marketing do novo mundo é essencial, pois seu principal objetivo é a satisfação do cliente e a ideia é que o produto atenda às necessidades e expectativas dos clientes. O Marketing Digital leva o produto certo à pessoa certa, no momento certo. Desta forma, a atração de novos clientes é muito mais eficiente por ser mais focada no consumidor que a maneira tradicional, o cliente presta mais atenção ao que a empresa está falando. São essas ações que o ajudarão a transformar a sua indústria numa máquina de vendas.

É importante que você tome a decisão certa para definir o caminho traçado pela sua indústria. De acordo com o que foi dito, o Marketing Tradicional não deixou de existir, mas vem perdendo muito mercado. Em contrapartida, o mundo digital vem ganhando campo e contando com a adesão de novos consumidores a cada dia. É inegável o crescimento deste tipo de marketing.

Deu para perceber que existem muitas diferenças entre o marketing do velho mundo e o marketing do novo mundo, agora cabe a você decidir qual estratégia deseja usar para ser assertivo.

 

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