Marketing em multicanal: aprenda a usar essa estratégia em sua indústria!

//Marketing em multicanal: aprenda a usar essa estratégia em sua indústria!

Por: . Publicado: 13 de junho de 2016 | Atualizado: 27 de setembro de 2018.

O marketing multicanal é uma forma de aproveitar diversos meios de divulgação na internet para levar seus produtos e serviços para seus potenciais clientes. Faça isso em sua indústria e expanda sua marca no ambiente on-line!

marketing-multicanal

Com o aumento do número de canais de comunicação disponíveis na internet, as empresas precisam se adequar a essa tendência e garantir sua presença on-line de forma eficiente para atender e satisfazer as necessidades dos seus clientes e potenciais clientes (leads).

A internet veio para mudar os hábitos e comportamentos das pessoas, afinal, ela passou a oferecer informação acessível a todo momento e, com isso, mudou as formas de compra e venda de produtos e serviços também.

Os canais tradicionais como televisão, por exemplo, utilizam o conceito de outbound marketing para interromper as pessoas e anunciar suas propagandas.

Com a internet, surgiu o conceito de inbound marketing que tem como foco atrair leads através da produção de conteúdo relevante.

Se pergunte: quando foi a última vez que utilizou o telefone fixo da sua casa?

Agora reflita sobre a frequência com que você utiliza seu e-mail ou então quantas horas por dia você fica nas redes sociais.

Provavelmente, hoje, você passa muito mais tempo no ambiente on-line do que nos meios tradicionais de antigamente.

Com foco nessa mudança de comportamento dos consumidores por conta do crescente uso do meio digital e com o aumento do número de canais de comunicação, preparamos esse artigo para te ajudar a entender a importância de do marketing multicanal.

Confira os assuntos abordados:

O que é marketing multicanal?

Com o investimento em estratégias de marketing digital e essa mudança de comportamento dos consumidores, muitas empresas estão utilizando o marketing multicanal para estar presente nos canais que o seu público está para atrair e fechar vendas.

Essa estratégia de marketing multicanal é, basicamente, focada em estar presente nos mais diversos canais da internet como: redes sociais, sites, marketplaces, entre outros.

Além da atenção dada também para o investimento em layouts responsivos para dispositivos móveis como smartphones e tablets, por exemplo.

Mas por que investir nessa estratégia?

Essa mudança é uma tendência que está crescendo muito por conta dos consumidores que estão cada vez mais exigentes.

Eles estão buscando, cada vez mais, por informações sobre os produtos antes de realizar a compra e trocando informações sobre todo o processo de compra e venda, por exemplo.

E para que a sua empresa consiga crescer de forma rentável, é fundamental que você atue em mais de um canal para estar presente onde o seu cliente quer comprar e não apenas onde você quer vender.

Mas tome cuidado para não direcionar seus esforços e recursos para os canais errados, pois isso pode prejudicar a sua estratégia.

Por isso, procure estudar seus clientes e o mercado do seu segmento para poder atuar e ser encontrado na hora e local adequado pelo seu público-alvo.

Como funciona o marketing multicanal para a indústria?

Agora vamos focar mais no marketing industrial, ou seja, as estratégias de marketing digital direcionadas para a sua indústria!

Essa estratégia segmentada tem alguns pontos importantes que você precisa se atentar, como, por exemplo, se você é encontrado de todas as formas que o seu cliente procura.

Ou seja, se você utiliza as palavras-chave (termos que resumem a ideia central de um conteúdo divulgado) da forma correta.

Ou então se você está em todos os canais que são relevantes para o segmento da sua indústria e consegue medir cada ação realizada para saber qual está trazendo um retorno maior.

Conheça os canais e táticas que sua indústria deve utilizar

Site institucional

Em primeiro lugar você precisa pensar em um “cartão de visita” para os seus clientes, e na internet a melhor forma de se fazer isso é com a criação de um site institucional.

Ele deve ter muitas informações sobre o seu serviço/produto e o que a sua empresa é capaz de fazer para satisfazer as necessidades dos clientes.

Lembre-se que o seu site é a primeira chance que os visitantes têm para conhecer a sua indústria e você precisa causar uma primeira boa impressão.

Por isso, invista em um layout agradável, em uma boa navegabilidade e em conteúdos de qualidade.

Redes sociais

Outro canal importante para a sua indústria estar são as redes sociais.

Com elas você incentiva o engajamento dos usuários com a sua empresa e aumenta a interação com o seu público.

Além disso, você potencializa a possibilidade de divulgar seus serviços, produtos e conteúdos e ter os usuários como promotores da marca também, a partir de compartilhamentos, por exemplo.

Faça marketing nas redes sociais e busque responder de forma rápida a todos os comentários, sugestões e críticas que surgirem.

Isso, provavelmente, melhorará cada vez mais a credibilidade e a imagem positiva da sua marca.

Outro benefício do marketing nas redes sociais é a possibilidade delas servirem como fonte confiável para as pessoas que precisam de informações complementares sobre um produto ou serviço.

Ou seja, atualmente, elas são boas ferramentas de pesquisa.

Um exemplo disso é o aumento de compradores utilizando esses canais: 73% deles aprendem mais sobre os seus fornecedores por meio das redes sociais.

Ficou interessado nos benefícios das redes sociais?

Então está na hora de você iniciar os investimentos nesse trabalho e, para isso, precisa focar na criação de páginas nas principais redes sociais, como por exemplo: Twitter, LinkedIn, Facebook, Google+ e YouTube.

Cada rede social proporciona uma forma diferente de trabalhar, gerar engajamento e interagir com clientes.

Vale pesquisar quais delas melhor se encaixam no ideal da sua indústria antes de começar a investir.

Desta forma, sua estratégia será assertiva e trará ótimos resultados de sucesso para o seu negócio.

Site responsivo para dispositivos móveis

Atualmente, uma grande quantidade de usuários acessa sites para fazer buscas por meio dos seus dispositivos móveis como tablets e smartphones.

Por isso, é importante que você invista em um site responsivo, ou seja, uma página que possa ser acessada através desses dispositivos sem gerar desconforto para o usuário em relação a layout e navegabilidade.

Essa estratégia irá valorizar o site ofertado, possibilitando o aumento da credibilidade do site, além de melhor trabalhar com os mecanismos de busca como Google, Yahoo e Bing, os quais irão aumentar a relevância do seu site e melhorar o seu posicionamento.

Marketplace

marketing-multicanal-marketplace

O canal digital que engloba todos esses fatores necessários para uma estratégia de marketing multicanal para indústria é o marketplace: uma plataforma de comércio on-line onde é possível ter várias empresas de diferentes portes e segmentos.

Existem diversos consumidores nessa plataforma, a qual agrega facilidade para o usuário, pois possibilita que ele encontre no mesmo lugar qualquer produto, independente de onde esteja o fornecedor e vice-versa.

O marketplace também tem a vantagem de poder ser segmentado e, nesse caso, as empresas de um mesmo segmento conseguem anunciar seus produtos para venda, se tornam uma autoridade na internet e ainda aumentam sua visibilidade on-line.

Sendo assim, podemos afirmar que esse tipo de shopping virtual é uma ótima opção para quem quer saber como destacar sua empresa!

2018-09-27T17:10:44+00:00

Faça um Comentário