Marketplace e estoque: Entenda esse relacionamento

O marketplace também é conhecido como shopping online ou e-shopping. Surgiu como uma nova modalidade de comércio online, onde dentro de um único site, várias empresas podem vender seus produtos sem arcar com custos de um e-commerce.

 

Marketplace e estoque

 

Nesse artigo você irá aprender sobre:

 

 

Este tipo de plataforma vem ganhando destaque em vários sites na internet por causa da sua facilidade e baixo risco de investimento para lojistas e vendedores. Vender seus produtos em um marketplace significa poder ser encontrado com mais facilidade pelo comprador e reduzir o seu custo.

 

Agora você deve estar se perguntando:

Mas como marketplace e estoque se relacionam?

 

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Com a possibilidade de receber demandas muito altas, pedidos e encomendas, um vendedor no marketplace precisa prestar atenção à gestão de seu estoque, para garantir um maior sucesso das operações e a total satisfação dos clientes.

 

Mas não se preocupe. Nesse artigo, falaremos sobre alguns cuidados necessários com o estoque, especialmente ao vender em um marketplace.

 

Fique atento à quantidade de produtos que você tem

 

Anunciar determinados produtos, com algumas especificações (como cor e tamanho) e não tê-lo em estoque é um risco muito grande, isso porque pode haver um pedido e não ter como entregar o que o cliente espera, e como sabemos, decepcionar o cliente nesse ponto é fatal para sua empresa.

 

Mesmo que você vá buscar no fornecedor o quanto antes, é importante tomar cuidado para não gerar nos consumidores expectativas que não poderão ser atendidas. Com reclamações e insatisfação dos clientes, você ficará com uma má reputação no ambiente online, afastando outros compradores.

 

Seja prevenido

 

A insatisfação com alguma compra é mais do que suficiente para um cliente desistir de determinado vendedor e passar a falar mal da empresa. Ainda mais em um ambiente tão aberto como a internet, onde há espaço para se manifestar publicamente quanto à sua satisfação.

 

Por isso, ao perceber que as encomendas podem ultrapassar a capacidade imediata de sua loja, é importante que você procure atender a todos os clientes com rapidez ou entregar produtos exatamente nas especificações anunciadas, mas antes, deixe bem claro que os pedidos poderão ser entregues de acordo com a “disponibilidade de estoque”. Crie regras e gerenciamento para isso.

 

Esteja ciente de sua responsabilidade em entregar no prazo

 

Ao adquirir espaço nas prateleiras digitais de grandes empresas, você deve ter a consciência de que existe uma grande responsabilidade de atender bem, entregar o produto correto e no prazo certo, para ter uma boa imagem.

 

Em um marketplace, você não possui os custos de um e-commerce, mas a responsabilidade da entregas é exatamente a mesma de quem possui sua própria loja.

 

Existe ainda o conceito de drop shipping, que trabalha sem um estoque real (o que pode significar redução de custos, mas também necessidade de ter atenção redobrada) deve ser cuidadosamente trabalhado em marketplace, se essa for a opção do vendedor.

 

Para se aplicar a esse tipo de negócio, é necessário prestar atenção na escolha do fornecedor e ter uma boa comunicação com ele, visto que você não possui um controle em relação ao tempo de entrega do seu fornecedor.

 

É muito importante um fornecedor da sua plena confiança!

Cumpra o prometido

 

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Por ser uma área de atuação muito abrangente, que atende e vende para clientes de diversas regiões, o e-commerce exige mais atenção. Se for o caso de trabalhar sem estoque ou depender de condições especiais na negociação com a logística, deixe bem claro que as condições de entrega podem variar de acordo com a distância, condições de estrada e acesso por exemplo.

 

Vender sem ter a mercadoria, atrasar ou entregar algo em desajuste, são fatores que podem estragar a credibilidade da sua empresa. Isso pode trazer diversos prejuízos até mesmo por haver custos com a entrega e o consumidor ter o direito de desistir da compra ou de devolvê-la.

 

Em marketplace, é muito importante lembrar que há muitos concorrentes e qualquer erro pode significar perda de vantagem competitiva. Nesse sentido, a gestão do estoque influencia de forma direta na posição que o vendedor ocupa na plataforma e, como consequência, no destaque dado aos produtos.

 

Um vendedor que não tenha cumprido os prazos e gerado insatisfação em algum cliente pode ser mal avaliado e decair no ranking de melhores vendedores, perdendo confiança de potenciais consumidores novos.

 

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Por que você deveria vender em um marketplace?

 

Uma das principais vantagens de disponibilizar seus produtos em marketplaces é de alavancar a exposição de seus produtos através do seu grande volume de acessos e da presença online. Como todo mundo que trabalha com vendas online sabe, conversão depende de tráfego, assim, quanto maior o tráfego, maiores as vendas e maior o seu lucro.

 

Uma vez que este consumidor te encontra e compra um produto seu em um marketplace, você tem a chance de fazer com que ele continue comprando da sua empresa, principalmente se os produtos que você comercializa tem um alto índice de recorrência.

 

Os marketplaces possuem uma estrutura muito bem feita por trás de seus negócios, suas marcas são reconhecidas e respeitadas e na maioria das vezes os consumidores se sentem mais seguros de comprar através deles do que através de seu site diretamente.

 

O maior desafio da sua empresa em um marketplace, sem dúvida, é tornar a experiência de compra do consumidor a melhor possível. É importante que você cative seu potencial cliente, é necessário que você conte a história dos seus produtos, da sua marca e, dessa forma, criar uma relação de confiança com o consumidor. Em um shopping virtual isso fará toda a diferença na hora de fechar a venda!

 

Finalmente, se você está decidido a explorar este modelo de negócios para o seu e-commerce, é importante ter em mente que existem diversos tipos diferentes de marketplaces e é necessário identificar qual o mais adequado para os seus produtos e qual deles vai gerar um maior número de vendas.

 

Você tem dúvidas sobre qual tipo de marketplace a sua empresa se encaixa melhor? Conheça 5 motivos para a sua empresa estar no Soluções Industriais!

 

Gostou do artigo? Já possui experiência com marketplace e estoque? Você sabe qual é a melhor estratégia para vender em um marketplace? E o que você faz para deixar o estoque sempre em ordem? Conte para nós comentando abaixo!

 

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