Marketplace: escolha a plataforma ideal para a sua indústria

 

Atualmente mais da metade da população Brasileira tem acesso a internet. E desta quantia 43% utiliza para realizar compras. Segundo dados, às empresas online registraram ganhos de 144,7 bilhões em 2015, e atualmente mais de 30% das compras na internet no Brasil são realizadas através destas plataformas. De acordo com o e-commerce Brasil, o faturamento dos marketplaces em 2014 foi de R$9 bilhões.

 

plataforma ideal para a sua indústria

 

Com estes números, fica mais fácil entender porque o marketplace é uma plataforma ideal para a sua indústria.

 

O que é um marketplace?

 

O Marketplace nada mais é do que uma plataforma online que permite o encontro entre ofertantes e consumidores.

 

Estas plataformas podem ser direcionados para massas (diversos produtos e compradores de todos os tipos) ou segmentados para empresas (produtos ou serviços específicos, ex: Limpeza indústrial, manutenção de elevadores).

 

O conceito é fácil de entender: Dentro de um único site, uma variedade de empresas podem vender seus produtos para uma grande quantidade de usuários em possível momento de compra.

 

Investir em Marketplaces pode ser uma ótima solução para aumentar suas vendas. A integração com esse tipo de comércio oferece uma gama enorme de vantagens, e com algumas dicas escolher a melhor pode ser menos difícil.

 

A plataforma ideal para a sua indústria

 

Escolher a plataforma ideal para a sua indústria nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, estamos falando de uma empresa à qual você confiará o sucesso do seu plano de marketing digital.

 

Mas, escolhendo a plataforma correta, você pode obter diversas vantagens como:

Visibilidade: Existem muitos marketplaces no mercado, alguns já consagrados como Mercado Livre, Uber, Olx. Estando presente em um marketplace adequado  sua empresa passará a ser indexada com portais consagrados. O que irá gerar mais visibilidade e maior probabilidade de vendas.

 

Possibilidade de alto retorno: Devido o investimento ser baixo (pode ser por porcentagem em produto ou um valor mensal), o Roi (retorno sobre investimento) chega a ser alto em alguns casos.

 

E comparado a e-commerce, investir em um marketplace se torna mais atraente visto que os custos de investimento e comunicação são menores, e a probabilidade de alcance ser maior no marketplace.

 


leads qualificados:  Procuram por segmentos específicos, fazendo com que sua divulgação tenha maior chance de conversão.

 

Mas como encontrar a plataforma ideal para a sua indústria?

 

Fatores para pesquisar

 

Em primeiro lugar você deve pensar no seu ramo de atuação. A variedade de marketplaces inclui diversos segmentos diferentes, e dessa forma é importante selecionar aquelas que mais podem agregar valor ao seu produto e mais especificamente para a sua indústria.

 

Faça uma busca das plataformas disponíveis, veja quais possuem mais adeptos, e se possível converse com outros empresários e empreendedores sobre suas experiências.

 

No momento de escolher um marketplace adequado, você também precisa se certificar que ele é bom para o seu consumidor, afinal, é o nome da sua indústria que estará ligado a ele.

 

Para aumentar as suas vendas o site precisa ser o mais intuitivo e de fácil navegabilidade. Veja como funcionam os mecanismos de busca, como o produto é apresentado para o consumidor, como é a experiência de compra, as formas de pagamento, entre outros fatores importantes que possam influenciar uma compra.

 

Certifique a segurança do site

 

Um item de extrema importância, tanto para você como para o consumidor, é a segurança do site. Sites de vendas costumam envolver compras com cartão de crédito ou débito em conta, além de dados pessoais e outras informações bancárias que também precisam ser inseridas.

 

Por esse motivo, tenha certeza de que o marketplace possui todo um sistema de segurança disponível para evitar o vazamento de dados importantes.

 

Confira as taxas

 

Na maioria dos marketplaces existe o valor da taxa sobre o produto. Ou seja, uma porcentagem das vendas de cada produto fica para o shopping online.

 

No entanto, isso pode encarecer demais o seu produto, prejudicando o consumidor e as vendas.

 

Por esse motivo, hoje, já existem alguns marketplaces que não utilizam essas taxas. A dica é procurar por um modelo diferente de pagamento, aonde você seja o principal beneficiado.

 

Conclusão

 

Para escolher a  plataforma ideal para a sua indústria no segmento B2B (empresas que vendem para empresas), você deve se atentar aos itens acima e sobretudo avaliar a que pode lhe oferecer o melhor retorno sobre investimento. Sempre opte por um marketplace que lhe ofereça boa visibilidade, leads qualificados, taxas da qual você pode investir e que opte por ser uma empresa parceira e não somente mais uma tentando lhe fazer comprar um produto ou serviço a qualquer custo.

 

 

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