3 métricas que mostram o valor do Marketing Digital para seus chefes

Tendo em vista a alta concorrência do mercado, principalmente aquele voltado para o setor industrial, é cada vez mais necessário que se busquem soluções que reforcem o ambiente digital para geração de novos negócios e aquisição de novos clientes.

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O marketing digital é a melhor forma de inovar as velhas e tradicionais formas de vendas. E o que é melhor: com um custo-benefício muito mais vantajoso.

Sabemos que muitas indústrias tradicionais têm certa resistência com relação a inovações tecnológicas. Mas não adianta tentar convencer seu chefe de que é importante investir em marketing digital sem antes apresentar a ele métricas que o convençam de que essa é uma estratégia que pode trazer excelente retorno para seu negócio.

Este é o objetivo do nosso post de hoje, mostrar quais são as principais métricas que mostram o valor do marketing digital para o seu chefe trazer lucros para sua empresa.

Confira abaixo essas três métricas que mostram o valor do Marketing Digital:

Quais são as métricas que mostram o valor do marketing digital?

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1. Retorno sobre Investimento (ROI)

Returno sobre Investimento, ou ROI é uma das principais métricas usadas no marketing digital pata mensurar o retorno sobre um investimento. Ela é usada para identificar os retornos obtidos em certas estratégias de marketing.

O cálculo do ROI permite que a empresa possua uma visão geral sobre seus investimentos. Seu cálculo permite analisar de forma precisa o custo-benefício de todo trabalho feito.

Como calcular o ROI?

O cálculo é feito da seguinte maneira:

RETORNO OBTIDO – INVESTIMENTO INICIAL / INVESTIMENTO INICIAL

Caso queira saber o valor em porcentagem basta multiplicar o valor obtido através da fórmula por 100.

Citemos um exemplo:

Se o retorno obtido através de uma campanha foi de 300.000 Reais e o investimento inicial foi de 100.000 Reais, então o cálculo será o seguinte:

300.000 – 100.000 / 100.000= 2

O ROI permite que sua empresa invista seu dinheiro nas estratégias de marketing que estão trazendo maior retorno, modificando ou abandonando aquelas que não estão gerando lucros.
 

2. Custo por Lead (CPL)

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Leads são os usuários que demonstraram algum tipo de interesse em seus serviços ou produtos, ou seja, são seus clientes em potencial.  Normalmente os Leads são atraídos por alguma vantagem que sua empresa oferece a ele em troca de alguns dados pessoais, como o e-mail, por exemplo.

O custo por lead (CPL) é uma métrica utilizada justamente para demonstrar o valor do investimento gasto para captar esses leads. Essa métrica é bastante útil, pois nem todos que visitam seu site se tornam leads efetivos.

Assim, mensurar os custos para saber se está valendo a pena manter certa estratégia de marketing é muito importante para evitar o desperdício de dinheiro com um público que não gere retorno.

Para calcular o CPL é preciso dividir o valor investido em marketing digital pela quantidade de leads gerados.

Suponhamos que sua empresa investiu 1000 Reais em um tipo de estratégia de marketing digital e obteve como retorno desse investimento 100 novos leads. Dessa forma, é possível mensurar que cada lead conquistado saiu por 10 Reais. Com esses dados em mãos a empresa pode calcular se o retorno foi significativo ou não.
 

3. Custo por aquisição de cliente (CAC)

O custo por aquisição de clientes é o valor gasto com estratégias para conquistar novos clientes. Saber gerir corretamente esses custos será determinante para o sucesso de uma campanha de marketing.

Muitas empresas utilizam uma maneira bem simples para chegar a essa métrica. Normalmente elas fazem o levantamento geral dos custos e dividem pela quantidade de clientes adquiridos em um determinado tempo.

Vamos supor que sua empresa conseguiu 500 novos clientes em uma campanha e para isso gastou em média 5000 Reais. Para encontrar essa métrica, ou seja, o CAC basta dividir os 5000 por 500. Mas cuidado! Para saber se esse valor valeu a pena é necessário pesar todos os gastos investidos.

Por fim, é preciso colocar na balança os custos com campanhas, salários, softwares, pessoal extra, gastos inesperados e finalmente analisar se valeu a pena todos esses gastos com o marketing digital em relação à quantidade de clientes conquistados.

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