Entenda a influência do crescimento do marketing digital para as indústrias do Brasil!

//Entenda a influência do crescimento do marketing digital para as indústrias do Brasil!

Por: . Publicado: 18 de julho de 2016 | Atualizado: 28 de setembro de 2018.

O crescimento do marketing digital está fazendo com que a maioria das empresas invistam no ambiente on-line para divulgar suas marcas. Por isso, ficar fora dessa tendência é perder público e, consequentemente, faturamento. Saiba mais sobre isso!

crescimento-marketing-digital

O comportamento de compra dos consumidores estão mudando.

Seus hábitos são diferentes de como era há 20 anos atrás, e o marketing estuda estas mudanças para pode se adaptar, entender e atender.

Diversos fatores podem influenciar as mudanças de comportamento do consumidor, mas um fator essencial é a “tal da Internet”.

Devido ao seu progresso exponencial, se torna cada vez mais visível o crescimento do marketing digital.

Mais da metade da população Brasileira tem acesso a internet, sendo que ,desta parte, 43% utiliza para pesquisas de compra.

Com um avanço incontrolável, se tornou fundamental entender sobre o crescimento do marketing digital, além de saber como trabalhar com marketing digital.

E para te ajudar, produzimos um conteúdo exclusivo com um panorama do mercado de marketing digital.

Confira os assuntos abordados:

Importância do crescimento do marketing digital

A principal tarefa das indústrias nessa nova era do marketing digital é atender as mais diversas necessidades dos consumidores, que vão se tornando cada vez mais exigentes.

O cliente, de modo geral, quer maior comodidade, quer ter o produto em um clique, algo em tempo real à sua disposição.

Com isso, o crescimento do marketing digital para indústrias no Brasil só será possível se começada por uma mudança de pensamento.

Essa mudança deverá ser iniciada dentro das empresas.

É importante que todos na empresa compreendam que atualmente os hábitos de compra são diferentes e que é necessário se adaptar ao mercado.

Infelizmente, existe um pensamento conservador de que o marketing é um desperdício como investimento.

Toda grande empresa utiliza o marketing de alguma maneira. Porém, é fato que quando é aplicado de forma correta, ele traz grandes resultados.

Não importa o quão grande seja a empresa, se ela não se atentar as estratégias de marketing, certamente irá decair.

Jack Welch (Ex-CEO da GE) não se cansava de dizer para sua empresa “Mude ou morra”.

Ele transformou o patrimônio de 13 bilhões de dólares da empresa em centenas de bilhões.

Por isso, fique atento nas práticas e novidades de marketing que podem ajudar a sua empresa a se adaptar ao mercado e obter um crescimento satisfatório.

Conceitos e tendências do marketing digital

Existem diversas técnicas que contribuem para o crescimento do marketing digital e da sua empresa.

Desde as ferramentas de otimização de gestão, até automação de e-mail marketing.

É importante se atentar a estes conceitos e técnicas para poder aplicar na prática.

Marketing de Conteúdo

Muitos questionam sobre o marketing no segmento B2B (empresas que vendem para empresas).

Por isso é importante saber que a produção de conteúdo é utilizada por 93% dos profissionais de marketing B2B.

Custa 67% menos do que outras técnicas tradicionais e gera até 3x mais leads.

As taxas de conversão para quem utiliza esta técnica é de até 6x mais em relação aos não adeptos.

O foco desta ação esta em atrair, converter, fechar e encantar.

As pessoas estão cansadas de serem bombardeadas com produtos e serviços das quais elas não possuem nenhum interesse, a exigência por produtos de qualidade é grande.

E a procura por informações relevantes estão cada vez mais comum.

Por isso, o conteúdo deve ser de alta relevância, com extrema qualidade e direcionado para o perfil do seu público-alvo.

Desta maneira, você não empurra algo para os consumidores e sim atrai eles até a sua empresa.

Remarketing

Outra medida que vem ganhando espaço por sua eficiência, são as ações de remarketing.

Essas ações funcionam através da utilização dos cookies do navegador do usuário para rastrear os sites e páginas que foram visitadas.

Uma vez visitada a página, serão formulados anúncios desses produtos em diferentes websites.

Exemplo: O usuário visita um determinado site atrás de um tênis.

Após sair dessa página e visitar outros sites, serão direcionados anúncios sobre esses mesmos tênis (ou relacionados) ao cliente em potencial. Aumentando a chance de conversão.

SEO

Search Engine Optimization (otimização para motores de buscas), consiste basicamente em um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo melhorar o posicionamento de um site nas ferramentas de busca.

É necessário compreender bem os interesses do seu público-alvo e a percepção que eles tem sobre o seu segmento para conseguir inserir Keywords (Palavras-chaves) de relevância em seu conteúdo e facilitar o alcance orgânico do seu site.

O alcance orgânico é aquele em que uma pessoa clica em sua página por meio de um buscador online (Ex:Google)

As keywords são uma das técnicas de SEO, existem diversas outras que complementam, como por exemplo o link building.

E-mail marketing

59% dos profissionais de marketing afirmam que este é o meio mais eficaz para gerar receita.

O e-mail marketing é capaz de transmitir seus conteúdos diretamente para o target, além de ser mensurável, permitindo que você possa segmentar o conteúdo para o lead (potenciais clientes).

Mas não adianta somente enviar e-mail de modo aleatório.

Para ter um resultado mais eficaz é necessário analisar a base e segmentar o público e o conteúdo que irá enviar para que então as chances do usuário abrir sejam maior.

Afinal, segundo a Convince&Convert, 69% dos usuários marcam um e-mail como spam levando em conta somente o assunto.

Redes sociais

As redes sociais são um das principais responsáveis pelo crescimento do marketing digital. Estar presente nelas é uma das principais formas de atrair novos clientes, aumentar a visibilidade, e as chances de conversão de vendas.

Isso porque grande parte do mercado consumidor está lá. Essa presença garante uma maior divulgação institucional da sua marca e dos seus produtos e serviços.

Além disso, é um canal de comunicação direta com os seus potenciais clientes e consumidores atuais.

Elas permitem um vasto alcance segmentado (pago) do qual é possível segmentar por idade, preferências e localização.

Vale lembrar que pra escolher a melhor rede social para o seu negócio, é necessário identificar a que possui maior concentração de seus leads.

No caso de empresas B2B, o Linkedin é a rede social mais recomendada, com uma taxa de 93% de adesão e 78% de aprovação entre os industriais.

Marketplace

O marketplace é uma plataforma online (pode ser genérico ou focado em um segmento específico) que promove o encontro de consumidores no momento de compra com a sua empresa.

No marketplace você consegue divulgar seus produtos e serviços, sem arcar com os custos de um e-commerce.

É uma excelente forma de realizar um baixo investimento com a probabilidade de alto retorno financeiro.

Existem diversas vantagens de se investir em um marketplace, dentre elas:

  • Baixo investimento
  • Possibilidade de alto retorno
  • Já possuem um grande número de leads
  • Permitem melhor visibilidade na internet

Os marketplaces contribuem muito para o crescimento do marketing digital, pois funcionam como um shopping online.

Pois atualmente os consumidores tem maior preferência pela praticidade de poder comprar tudo no ambiente online, afinal, é pratico, rápido e lhe permite fazer uma ampla pesquisa de produtos, serviços e preços sem a necessidade de ter de sair de casa.

Por isso, estar bem posicionado neste meio é fundamental aos que querem prosperar.

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59% dos profissionais de marketing afirmam que este é o meio mais eficaz para gerar receita.

O e-mail marketing é capaz de transmitir seus conteúdos diretamente para o target, além de ser mensurável, permitindo que você possa segmentar o conteúdo para o lead (potenciais clientes).

Mas não adianta somente enviar e-mail de modo aleatório.

Para ter um resultado mais eficaz é necessário analisar a base e segmentar o público e o conteúdo que irá enviar para que então as chances do usuário abrir sejam maior.

Afinal, segundo a Convince&Convert, 69% dos usuários marcam um e-mail como spam levando em conta somente o assunto.

Redes sociais

As redes sociais são um das principais responsáveis pelo crescimento do marketing digital. Estar presente nelas é uma das principais formas de atrair novos clientes, aumentar a visibilidade, e as chances de conversão de vendas.

Isso porque grande parte do mercado consumidor está lá. Essa presença garante uma maior divulgação institucional da sua marca e dos seus produtos e serviços.

Além disso, é um canal de comunicação direta com os seus potenciais clientes e consumidores atuais.

Elas permitem um vasto alcance segmentado (pago) do qual é possível segmentar por idade, preferências e localização.

Vale lembrar que pra escolher a melhor rede social para o seu negócio, é necessário identificar a que possui maior concentração de seus leads.

No caso de empresas B2B, o Linkedin é a rede social mais recomendada, com uma taxa de 93% de adesão e 78% de aprovação entre os industriais.

Marketplace

O marketplace é uma plataforma online (pode ser genérico ou focado em um segmento específico) que promove o encontro de consumidores no momento de compra com a sua empresa.

No marketplace você consegue divulgar seus produtos e serviços, sem arcar com os custos de um e-commerce.

É uma excelente forma de realizar um baixo investimento com a probabilidade de alto retorno financeiro.

Existem diversas vantagens de se investir em um marketplace, dentre elas:

  • Baixo investimento
  • Possibilidade de alto retorno
  • Já possuem um grande número de leads
  • Permitem melhor visibilidade na internet

Os marketplaces contribuem muito para o crescimento do marketing digital, pois funcionam como um shopping online.

Pois atualmente os consumidores tem maior preferência pela praticidade de poder comprar tudo no ambiente online, afinal, é pratico, rápido e lhe permite fazer uma ampla pesquisa de produtos, serviços e preços sem a necessidade de ter de sair de casa.

Por isso, estar bem posicionado neste meio é fundamental aos que querem prosperar.

Expectativa do crescimento do marketing digital no Brasil

Para os próximos anos, o marketing digital trará grandes oportunidades e muito trabalho a ser feito.

É um setor em alto crescimento e a tendência é que progrida ainda mais.

Dificilmente uma indústria conseguirá sobreviver se não se adaptar ao novo modelo de mercado.

Pois a probabilidade é de que aumente ainda mais o grande número de consumidores e potenciais clientes no ambiente digital, e por isso é de suma importância que sua empresa possa atingi-los neste meio.

Invista no crescimento do marketing digital

Se você tem como intenção: inovar, prosperar, reforçar sua imagem de marca, estar à frente de seus concorrentes. O mercado de marketing digital é obrigatório!

Não existe uma receita pronta, mas se atentar nos pontos acima e utilizá-los com inteligência pode lhe trazer resultados satisfatórios.

Além disso, acompanhe sempre os dados de marketing digital para saber em quais tendências investir.

2018-09-28T12:10:05+00:00

4 Comentários

  1. Danilo Liberato 20 de setembro de 2016 at 01:43 - Reply

    Não é sempre que comento em post. Mas sinceramente tenho que te agradecer pelo trabalho que faz. Realmente seu conteúdo é muito bom. Parabéns, e continue postando conteúdo de qualidade sempre.

  2. Tulio 31 de janeiro de 2017 at 11:50 - Reply

    Interessante.

  3. Sueli 16 de fevereiro de 2017 at 10:54 - Reply

    Gostei.

  4. […] for estruturar o seu negócio, lembre-se que ele sempre tem possibilidade de crescimento, aliás um empreendimento de sucesso é planejado para isso desde o dia da sua […]

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