O que é marketing de conteúdo e como ele pode ajudar sua indústria?

Atualmente 71% de quem trabalha com marketing B2B (empresas que vendem para empresas) usa marketing de conteúdo para geração de Leads e segundo dados da RD, 82% dos profissionais de marketing B2B vão aumentar a produção de conteúdo nos próximos 12 meses.

A previsão de investimentos em mídias digitais para 2019 é de ao menos 15 bilhões de reais. Mas afinal, o que é marketing de conteúdo?

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Os consumidores estão cada vez mais informados, mais exigentes e criteriosos no momento de realizar sua compra.

Por esse motivo, é necessário entender as novas formas de abordar e expor seus produtos. A comunicação deve ser bem planejada e inserida de forma correta em cada espaço da internet.

 

Mas para aprender como fazer marketing de conteúdo, é necessário entender seu conceito, diferencial e onde é utilizado:

 

 

O que é Marketing de Conteúdo?

 

A produção de conteúdo é utilizada por 93% dos profissionais de marketing B2B. Custa 67% menos do que outras técnicas tradicionais e gera até 3x mais leads. As taxas de conversão para quem utiliza esta técnica é de até 6x mais em relação aos não adeptos.

Através desta tática é possível informar, engajar, fidelizar, reter os clientes, aumentar a visibilidade da marca e melhorar a relação empresa x cliente.

Não existe uma receita pronta para fazer marketing de conteúdo, mas realizar uma ação integrada é uma excelente forma de começar. Para isso, você pode realizar postagens de blog, realizar a produção de vídeos explicando assuntos relacionados ao seu produto/serviço, fazer divulgação em redes sociais como o Linkedin, que possui 83% de adesão no mercado B2B.

 

O Marketing de Conteúdo e o Marketing Tradicional

 

Quando se começa a procurar sobre o que é marketing de conteúdo e marketing tradicional é notado diversas diferenças. O marketing de conteúdo é sobre o seu possível comprador e não sobre você. Você não deve falar diretamente sobre a sua indústria, e sim ensinar aos seus clientes temas relevantes, fazendo com que eles se tornem mais engajados sobre o assunto e enxerguem a sua empresa como solução. Muito diferente do que ocorre com o marketing tradicional.

Portanto, é um diálogo e não um monólogo. A opinião de seus clientes possui uma enorme importância, já que ela é parte integral da estratégia e fator determinante do sucesso da sua campanha.

Os custos para se investir nos meios tradicionais de marketing são muito altos. O marketing de conteúdo custa 62% menos por lead do que o marketing tradicional.

No marketing de conteúdo você atrai o cliente e não empurra algo a ele. Se ainda estiver se perguntando sobre o que é marketing de conteúdo, veja abaixo alguns motivos para entender porque investir nesta técnica:

 

  • 78% dos usuários da Internet fazem pesquisas de produtos online;
  • Mais de 90% dos especialistas em Marketing do mercado B2B e 86% B2C usam uma ou mais ferramentas de marketing de conteúdo;
  • 46% das pesquisas diárias são por informações de produtos ou serviços;
  • 60% das pessoas procuram produto de uma empresa após lerem conteúdo a respeito dele;
  • São mais de 3 bilhões de procuras diárias no Google;
  • Mais da metade de todos os usuários de Internet leem blogs no mínimo mensalmente;
  • Um de cada oito minutos online é gasto no Facebook;
  • O orçamento médio gasto em blogs e mídias sociais de empresas dobrou nos dois últimos anos;
  • 74% dos especialistas em marketing identificam marketing de conteúdo como mais efetivo que as propagandas tradicionais em gerar ROI (Retorno de Investimento).

 

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Além disso:

 

Marketing de conteúdo aumenta tráfego, gera leads, impulsiona vendas e ajuda seu negócio a crescer. Empresas que produzem conteúdo possuem um valor de 55% a mais visitantes.

É mensurável e rastreável, diferente das mídias tradicionais, por exemplo, em que a mensuração de resultados é feito de forma mais complexa e com custo muito superior.

 

Quais empresas usam Marketing de Conteúdo?

 

Para aqueles que se perguntam o que é marketing de conteúdo e por que usar, um bom exemplo é mostrar que as maiores empresas do mundo utilizam esta técnica.

Que é o caso da Microsoft, Kraft Foods, General Electric e da Coca-Cola, essas são algumas das diversas empresas que investem em uma comunicação diferenciada com seus consumidores.

Desta maneira, as empresas atraem seus leads, diminuem seus custos, obtêm grande retorno e melhoram a percepção de imagem da empresa.

 

Marketing de Conteúdo: Como fazer?

 

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Você já deve ter percebido que o marketing de conteúdo é um método eficiente de engajar seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e leads (potenciais clientes) através da criação de conteúdo relevante e valioso.

Mas saber o que é marketing de conteúdo, não é o bastante, é necessário entender como fazer?

Um dos fatores mais importantes e, muitas vezes, ignorado do marketing de conteúdo é que ele deve se basear em uma estratégia organizada e estruturada para gerar resultados.

Não adianta colocar um blog corporativo no ar e escrever um post de vez em quando, de baixa qualidade e principalmente, sem relevância.

Trabalhar com marketing de conteúdo consiste em algumas etapas como:

 

Planejamento

 

Em primeiro lugar, antes de começar a entender o que é marketing de conteúdo, você precisa aprender como ele será usado, qual o seu objetivo e quais serão os indicadores de sucesso.

Na etapa de planejamento deve ser definido todos esses aspectos para que você tenha bons resultados e para que saiba como mensurá-los.

O planejamento é tudo aquilo que vem antes da execução em si e essa é a forma mais efetiva de minimizar os possíveis erros.

 

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Definindo Objetivos

 

Para saber o que é marketing de conteúdo, é necessário entender que os objetivos devem ser claros para que tragam benefícios reais para a empresa.

Tudo isso pode parecer meio óbvia, mas muitas empresas esquecem dessa parte e acabam tendo problemas no desenvolver do seu planejamento.

Sem esses objetivos se torna muito complicado decidir quais são as métricas que devem ser acompanhadas e quais ações devem ser tomadas para melhorar os resultados alcançados.

 

Intenção

 

  • Gerar autoridade para a sua empresa: O marketing de conteúdo é uma ferramenta extremamente importante para empresas que desejam obter autoridade e reconhecimento dentro de seu ramo, principalmente pelo fato de que as pessoas possuem maior propensão a comprar de marcas que demonstram autoridade sobre seu segmento;

 

  • Gerar engajamento com a marca: Um conteúdo de qualidade é capaz de aumentar as interações e o engajamento das pessoas com a sua marca. Enquanto a autoridade é mais focada na quantidade de pessoas que conhecem e possuem uma percepção positiva de sua marca, o foco no engajamento é ter um relacionamento próximo e constante com uma audiência que realmente tem interesse pelo seu serviço ou produto;

 

o que é marketing de conteúdo

 

  • Educar o mercado: O Cliente só ira enxergar valor no seu produto ou serviço se tiver conhecimento sobre a área. Para isto deixe-os cientes de sua presença, o que não significa falar apenas do seu produto e sim de assuntos relevantes para seus leads. Isso pode atrai-los até o seu canal, aumentando a probabilidade de vendas.

 

  • Gerar leads: O marketing de conteúdo não serve apenas para deixar sua empresa conhecida. Na verdade, uma de suas maiores vantagens é conseguir informações de leads e qualificá-los, utilizando o conteúdo como uma ferramenta poderosa para conversão. Esse é um dos objetivos mais almejados em empresas B2B que precisam passar  leads qualificados (em intenção de compra) para o time de vendas;

 

  • Gerar vendas: No marketing de conteúdo, aumentar o número de vendas significa guiar os leads por todo o processo de compra e prepará-los para a tomada de decisão. Esse é um objetivo comum para empresas que possuem um comércio online.

 

Definição de métricas

 

Não analisar métricas é um erro bastante grave dentro de uma estratégia de marketing digital, no entanto analisar métricas aleatórias pode ser um erro tão grave, quanto.

Basicamente, as métricas que devem ser analisadas são as que possuem maior relevância para sua estratégia e que determinam seu sucesso ou não. Geralmente são estipuladas pela equipe de marketing.

Definir essas métricas é o primeiro passo após a escolha de seus objetivos, pois os dois estão diretamente relacionados.

Vale ressaltar que métrica é diferente de KPI. Métrica é mais focado no desempenho do lead (Ex: Visitas no site) e o KPI possui mais foco no desempenho da empresa (Ex: Taxa de conversão)

 

Exemplos:

 

  • Visitas no site;
  • Visitantes únicos;
  • Engajamento com a marca;
  • Bounce rate (taxa de rejeição);
  • Geração de leads (conversões em landing pages, crescimento da base de contatos).

 

Definição de Público

 

Uma vez que os objetivos estão definidos e você já sabe como mensurar, é hora de dar atenção ao tipo de conteúdo que será gerado. Para isso, é importante identificar quem é o público-alvo da estratégia de marketing de conteúdo.

Essa etapa é uma das mais importantes, pois a relevância de um conteúdo está diretamente relacionada à sua capacidade de ser interessante ou não. Um conteúdo de qualidade é aquele que é útil, para a pessoa correta, no momento ideal.

E para isso, a melhor maneira de criar um bom conteúdo é entender ao máximo seu público-alvo e para isso é preciso saber quais são as dificuldades encontradas por este público.

Você deve realizar pesquisas para entender de maneira aprofundada o perfil de seu consumidor e a partir disso, criar seu conteúdo.

Para isto é necessário segmentar o perfil do seu cliente, descobrir suas necessidades e interesses e então produzir um conteúdo de alta qualidade.

 

Definição de canais e ferramentas

 

Agora que você já sabe seu objetivo de negócio e o público que precisa atingir com seu conteúdo, é hora de escolher as armas adequadas, ou seja: Quais canais e ferramentas devem ser utilizados para alcançar esse objetivo.

Existe uma grande variedade de possíveis canais que você pode usar para alcançar seu público, são dezenas de ferramentas disponíveis que podem te ajudar desde o monitoramento até a otimização das postagens em redes sociais.

O ponto principal é entender que cada canal possui suas características próprias e isso influencia diretamente tanto na forma como o conteúdo que deve ser compartilhado. Por isto, é muito importante entender quais são os canais de preferencia do seu público, para então investir corretamente nos canais e ferramentas adequadas.

 

Exemplos de canais:

 

  • Blog;
  • Redes Sociais;
  • Sites de vídeos;
  • E-mail.

 

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