Entenda o que é Marketing de Conteúdo e saiba como ele pode ajudar sua indústria!

//Entenda o que é Marketing de Conteúdo e saiba como ele pode ajudar sua indústria!

Por: . Publicado: 25 de maio de 2016 | Atualizado: 13 de setembro de 2018.

Você sabe o que é marketing de conteúdo? É a produção de materiais educativos e informativos com o objetivo de tornar um público de pessoas em potenciais consumidores. Use isto a seu favor e seja referência em seu mercado de atuação!

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Atualmente, 71% das pessoas que trabalham com marketing B2B (empresas que vendem a outras empresas) usam marketing de conteúdo para geração de leads (clientes em potencial).

Segundo a mesma pesquisa, realizada pela RD Station, 82% dos profissionais de marketing B2B vão aumentar a produção de conteúdo nos próximos 12 meses.

Além disso, a previsão de investimentos em mídias digitais para 2019 é de ao menos 15 bilhões de reais.

Ok, os números são expressivos, mas afinal, o que é marketing de conteúdo?

Trata-se de uma maneira de cativar seu público de consumidores a partir de informações materiais relevantes.

Isso acontece porque seus potenciais clientes estão cada vez mais informados, mais exigentes e criteriosos no momento de realizar sua compra.

Por esse motivo, é necessário entender as novas formas de abordar e expor seus produtos.

A comunicação deve ser bem planejada e inserida de forma correta em cada espaço da internet.

Mas para aprender como fazer Marketing de Conteúdo, é necessário entender além do seu conceito, a melhor forma de utilizá-lo em sua empresa.

Confira os tópicos abordados em nosso conteúdo:

O que é Marketing de Conteúdo?

A produção de conteúdo é utilizada por 93% dos profissionais de marketing B2B e custa 67% menos do que outras técnicas tradicionais, gerando até 3x mais leads.

As taxas de conversão para quem utiliza esta técnica é de até 6x mais em relação aos não adeptos.

Através desta tática é possível informar, engajar, fidelizar, reter os clientes, aumentar a visibilidade da marca e melhorar a relação empresa x cliente.

Não existe uma receita pronta para fazer Marketing de Conteúdo, mas realizar uma ação integrada é uma excelente forma de começar.

Para isso, você pode realizar postagens em blogs e a produção de vídeos explicando assuntos relacionados ao seu produto/serviço.

Além disso, você pode fazer a divulgação em redes sociais como o Linkedin, que possui 83% de adesão no mercado B2B.

Marketing de Conteúdo x Marketing Tradicional

Quando se começa a procurar sobre o que é Marketing de Conteúdo, podemos notar algumas diferenças entre ele e o marketing tradicional.

Isso porque a produção de conteúdo diz respeito ao seu possível comprador e não a você.

A estratégia não deve ser usada com o intuito de falar diretamente sobre a sua indústria, e sim para educar seus clientes quanto a temas relevantes.

Isso faz eles se tornarem mais engajados sobre o assunto e enxergarem a sua empresa como solução.

Já o marketing tradicional é focado, principalmente, em promover o nome da sua empresa diretamente, além de anunciar seus produtos e serviços.

Desta forma, a grande diferença entre o que é Marketing de Conteúdo e tradicional, é que enquanto o primeiro funciona como um diálogo, o segundo está mais para um monólogo.

Além disso, os custos para se investir nos meios tradicionais de marketing são 62% mais caros quando comparados com as ações relacionadas a produção de conteúdo.

E aí, ainda está em dúvida sobre o que é marketing de conteúdo e como ele contribuir em sua indústria?

Então confira mais alguns dados importantes:

  • 78% dos usuários da Internet fazem pesquisas de produtos online;
  • Mais de 90% dos especialistas em Marketing do mercado B2B e 86% B2C usam uma ou mais ferramentas relacionadas a produção de conteúdo;
  • 46% das pesquisas diárias são por informações de produtos ou serviços;
  • 60% das pessoas procuram produto de uma empresa após lerem conteúdo a respeito dele;
  • São mais de 3 bilhões de procuras diárias no Google;
  • Mais da metade de todos os usuários de Internet leem blogs no mínimo mensalmente;
  • Um de cada oito minutos online é gasto no Facebook;
  • O orçamento médio gasto em blogs e mídias sociais de empresas dobrou nos dois últimos anos;
  • 74% dos especialistas em marketing identificam o conteúdo como mais efetivo que as propagandas tradicionais em gerar ROI (Retorno de Investimento).

Além disso, este modelo de Marketing aumenta tráfego, gera leads, impulsiona vendas e ajuda seu negócio a crescer.

A estratégia é mensurável e rastreável, diferente das mídias tradicionais, por exemplo, onde a análise de resultados é feita de forma mais complexa e com custo muito superior.

Quais empresas usam conteúdo para atrair clientes?

Se você ainda está se perguntando o que é Marketing de Conteúdo e por que deve usá-lo, fique sabendo que as maiores empresas do mundo utilizam esta técnica.

Podemos citar como exemplos grandes organizações, como Kraft Foods, General Electric e Coca-Cola.

Desta forma, ela atraem leads, diminuem custos, obtêm grande retorno e melhoram a percepção de imagem da empresa.

Como devo usar conteúdo em minha empresa?

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Você já deve ter percebido que este tipo de Marketing é um método eficiente na hora de engajar seu público-alvo.

Além disso, ele também pode aumentar sua rede de clientes e leads (potenciais clientes) por meio da criação de conteúdo relevante e valioso.

Porém, saber o que é Marketing de Conteúdo não é o bastante, pois é necessário entender como usá-lo a seu favor.

Um dos fatores mais importantes e, muitas vezes, ignorado deste tipo de marketing, é que ele deve se basear em uma estratégia organizada e estruturada para gerar resultados.

Isso porque não adianta colocar um blog corporativo no ar e escrever um post de vez em quando, de baixa qualidade e, principalmente, sem relevância.

Afinal, trabalhar com conteúdo consiste em algumas etapas, como:

Planejamento

Em primeiro lugar, antes de começar a entender o que é Marketing de Conteúdo, você precisa aprender como ele será usado, qual o seu objetivo e quais serão os indicadores de sucesso.

Na etapa de planejamento devem ser definidos todos esses aspectos, para que você tenha bons resultados e saiba como mensurá-los.

O planejamento é tudo aquilo que vem antes da execução em si, e essa é a forma mais efetiva de minimizar os possíveis erros.

Definindo Objetivos

Para saber o que é Marketing de Conteúdo, é necessário pensar em objetivos claros, capazes de trazer benefícios reais a empresa.

Tudo isso pode parecer meio óbvio, mas muitas empresas esquecem dessa parte e acabam tendo problemas no desenvolvimento do seu planejamento.

Sem esses objetivos se torna muito complicado decidir quais são as métricas a serem acompanhadas.

Também fica difícil entender quais ações devem ser tomadas para melhorar os resultados alcançados.

Intenção

Além dos objetivos pretendidos, você deve definir com qual intenção pretende utilizar o marketing de geração de conteúdo em sua empresa.

Para te explicar melhor, separamos dois exemplos. Confira:

Gerar autoridade para a sua empresa

O Marketing de Conteúdo é uma ferramenta extremamente importante para empresas interessadas em obter autoridade e reconhecimento dentro de seu ramo.

Isso se deve, principalmente, pelo fato das pessoas possuírem maior propensão a comprar de marcas que demonstram autoridade sobre seu segmento.

Gerar engajamento com a marca

Um conteúdo de qualidade é capaz de aumentar as interações e o engajamento das pessoas com a sua marca.

Isso porque o foco do engajamento é ter um relacionamento próximo e constante com uma audiência realmente interessada em seu serviço ou produto.

Educar o mercado

O cliente só irá enxergar valor no seu produto ou serviço se tiver conhecimento sobre a área.

Para isto, deixe-os cientes de sua presença, o que não significa falar apenas do seu produto, e sim de assuntos relevantes para seus leads.

Isso pode atraí-los até o seu canal, aumentando a probabilidade de vendas.

Gerar leads

O marketing focado em conteúdo não serve apenas para deixar sua empresa conhecida.

Na verdade, uma de suas maiores vantagens é conseguir informações de leads e qualificá-los, utilizando o conteúdo como uma ferramenta poderosa de conversão.

Esse é um dos objetivos mais almejados por empresas B2B interessadas em passar leads qualificados (em intenção de compra) para o time de vendas.

Gerar vendas

No marketing de produção conteúdo, aumentar o número de vendas significa guiar os leads por todo o processo de compra e prepará-los para a tomada de decisão.

Esse é um objetivo comum para empresas com comércio online.

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Definição de métricas

Não analisar métricas é um erro bastante grave dentro de uma estratégia de marketing digital.

No entanto, analisar dados aleatórios pode ser um erro tão grave quanto.

Basicamente, as métricas a serem mensuradas são as com maior relevância para sua estratégia e capazes de determinar seu sucesso.

Geralmente, elas são estipuladas pela sua equipe de marketing.

Definir essas métricas é o primeiro passo após a escolha de seus objetivos, pois os dois estão diretamente relacionados.

Vale ressaltar que métrica é diferente de KPI.

Métrica é mais focado no desempenho do lead (Ex: Visitas no site) e o KPI possui mais foco no desempenho da empresa (Ex: Taxa de conversão)

Exemplos de métricas:

  • Visitas no site;
  • Visitantes únicos;
  • Engajamento com a marca;
  • Bounce rate (taxa de rejeição);
  • Geração de leads (conversões em landing pages, crescimento da base de contatos)

Definição de Público

Depois de definir os objetivos e mensurar os resultados, é hora de dar atenção ao tipo de conteúdo gerado.

Neste momento, é importante identificar quem é o público-alvo da sua estratégia.

Esta etapa é uma das mais importantes, pois a relevância de um conteúdo está diretamente relacionada a sua capacidade de gerar interesse.

Um conteúdo de qualidade deve ser útil para a pessoa correta no momento certo.

E para isso, a melhor maneira de criar um bom conteúdo é saber o máximo possível sobre seu público-alvo, entendendo quais são as dificuldades encontradas por ele.

Você deve realizar pesquisas para entender de maneira aprofundada o perfil de seu consumidor e, a partir disso, criar seu conteúdo.

Para isto, é necessário segmentar o perfil do seu cliente, descobrir suas necessidades e interesses e então produzir um conteúdo de alta qualidade.

Definição de canais e ferramentas

Depois de definir qual público pretende atingir com seu conteúdo, é hora de escolher as armas adequadas.

Ou seja, você deve escolher quais canais e ferramentas devem ser utilizados para alcançar este objetivo.

Existe uma grande variedade de possíveis canais que você pode usar para alcançar seu público.

Além disso, existem dezenas de ferramentas disponíveis capazes de te ajudar desde o monitoramento até a otimização das postagens em redes sociais.

O ponto principal é entender que cada canal possui suas características próprias e isso influencia diretamente em todas as suas ações.

Por isso, é muito importante entender quais são os canais de preferência do seu público, para então investir corretamente nos mais adequados.

Exemplos de canais:

  • Blog;
  • Redes Sociais;
  • Sites de vídeos;
  • E-mail.

Use o conteúdo para crescer no mercado!

Durante este conteúdo te mostramos o que é Marketing de Conteúdo e suas vantagens em relação aos meios mais tradicionais de divulgação.

Também te demos como exemplo algumas das principais empresas do mercado que utilizam esta prática.

Além disso, te mostramos, passo a passo, a melhor forma de inserir a produção de conteúdo na rotina da sua empresa.

Agora cabe a você utilizar tudo isso para educar, engajar e conquistar novos clientes.

E aí, quer saber mais sobre este e outros assuntos como marketing 4.0?

Então fique de olho em nosso blog e confira dicas incríveis!

2018-09-13T17:44:26+00:00

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  1. […] dessas ações, você pode acompanhar algumas dicas para fazer uma estratégia de marketing de conteúdo focada em maneiras de atrair clientes e aumentar as vendas da sua indústria. Você precisa […]

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