Entenda o que é marketing industrial e saiba porque sua empresa deve investir nele!

O marketing industrial veio para trazer às empresas do ramo B2B uma nova forma de encontrar e converter seus potenciais clientes. Descubra como este conceito pode mudar sua forma de fazer marketing!

Você sabe o que é Marketing Industrial B2B? Esse é um termo bastante conhecido e que está cada vez mais presente nas empresas.

Dedicado especialmente aos consumidores organizacionais (B2B), que compram produtos e serviços não apenas para o uso na própria indústria, por exemplo, mas também para produção de outros bens e serviços destinados ao mercado de consumo (B2C).

Esse tipo de marketing, que também pode receber o nome de marketing B2B, é destinado à satisfação das necessidades e desejos das organizações.

Além disso, o marketing industrial e de serviços é focado em clientes e colaboradores. O conceito envolve confiança e um bom relacionamento com seus clientes.

Para conseguir aplicar o marketing industrial B2B, você deve ter uma boa estratégia com a capacidade de diferenciar uma empresa das outras e torná-la mais competitiva diante do mercado.

O preço deve se tornar “apenas uma informação” entre fornecedor e comprador e não pode ser o único e principal motivo da escolha por uma solução.

Vale a pena dizer que a grande vantagem competitiva dentro do marketing industrial é o conhecimento que sua empresa passa a obter sobre um cliente por meio de pesquisas e análises.

Com tantas ofertas no mercado atual, qual é a que você escolheria para o seu negócio? Provavelmente seria a oferta que oferecer a melhor relação custo/benefício.

Ao conhecer o que é marketing industrial você perceberá que a vantagem de ter uma estratégia de marketing B2B na sua indústria é, justamente, aumentar o valor da oferta com base em ações distintas.

Competir com base apenas nos preços é uma forma de desvalorizar a solução que está querendo entregar ao cliente e apenas saturar o mercado.

Usando o conceito de marketing industrial B2B, uma empresa consegue competir em outros quesitos muito mais importantes, agregando valor ao produto final e sabendo como destacar sua empresa.

Ao planejar sua ações, a indústria precisa levar em conta alguns fatores muito importantes como:

  • Etapas do processo de compra;
  • Reconhecimento de um problema ou necessidade;
  • Avaliação das alternativas disponíveis no mercado;
  • Referência por determinado produto ou serviço que tem maior valor para o cliente.

O marketing industrial é usado também para aumentar cada vez mais a visibilidade da sua empresa no mundo digital.

O segredo é surpreender positivamente o consumidor, seja ele B2B ou B2C.

Continue lendo o artigo e entenda o que é marketing industrial, como ele funciona e quais são as soluções que ele oferece para o sucesso da sua empresa.

O que é marketing industrial?

Em primeiro lugar você deve entender o que é marketing B2B, que consiste, basicamente, em estratégias de marketing e vendas para indústrias e empresas fornecedoras de outras empresas, o conhecido business to business (B2B).

Você sabia que 99% dos compradores industriais utilizam a internet para cotar? Agora mesmo, enquanto você está lendo este artigo, há milhares de compradores procurando os melhores fornecedores para suas necessidades no Google ou em outros buscadores.

Mas, como fazer para que estas empresas encontrem a sua?

Este artigo lhe dará algumas dicas importantes para que sua empresa ou indústria construa uma forte presença digital, e gere oportunidades de negócio relevantes para seus vendedores.

Defina o seu público

Para entender o que é marketing industrial e qual a melhor estratégia a traçar para o seu negócio, primeiro você deve entender quem é o seu público-alvo.

Conhecer o seu público é essencial. Com as informações necessárias você consegue identificar as dificuldades que seus potenciais clientes estão passando e, assim, oferecer a solução ideal.

Atraia leads qualificados

Ter uma boa presença na Internet significa ser encontrado mais facilmente pelos seus possíveis clientes e isso faz parte de saber atrelar o que é marketing industrial com marketing digital.

Para fazer com que seus potenciais clientes vão atrás de você em vez de precisar correr atrás deles, é importante que você disponibilize conteúdos relevantes.

De nada adianta possuir um site e estar presente nas redes sociais se os conteúdos escritos não são de qualidade, não agregam valor ao usuário e tentam forçar uma venda de forma intrusiva.

É necessário que você ofereça informações que realmente despertem o interesse do seu público.

Eduque seu mercado

Com um público consciente e educado se torna muito mais fácil vender.

Ao oferecer conteúdos relevantes você demonstra autoridade sobre o assunto e desta forma ganha uma maior credibilidade no mercado, abrindo a possibilidade de educar seus clientes e torná-los conscientes do seu negócio e do mercado de forma geral.

Além disso, um público educado tende a se tornar seu cliente fidelizado amanhã.

Converta seu leads em vendas B2B e continue o relacionamento

Leads são os seus potenciais clientes. É de fundamental importância que, depois que eles se tornarem clientes efetivos do seu negócio, você não os esqueça.

É importante que a sua indústria estabeleça um bom relacionamento com o público, para isso, o pós-vendas deve ser bem trabalhado.

As ferramentas disponíveis na internet possibilitam a aproximação de empresas e consumidores, então se permita utilizá-las.

Lembre-se sempre: não se esqueça do cliente logo após realizar a venda! Toda e qualquer experiência dele com sua marca é o que garantirá sua fidelização ou o afastamento definitivo.

Analise os resultados e realize melhorias

Com o marketing digital tudo é mensurável: você deve ficar de olho em quais ações online estão funcionando e realmente trazendo um maior número de vendas B2B.

Apenas assim será possível melhorar cada vez mais as suas técnicas e aumentar as suas vendas.

O marketing digital atrelado ao conceito de marketing industrial torna-se fundamental para o sucesso da sua indústria.

Agora você sabe o que é marketing industrial e por que sua empresa precisa dessa solução.

Inovar e acompanhar as mudanças mercadológicas é fundamental para que o seu negócio não estagne e possa ter sucesso em qualquer fase.

O marketing industrial veio para dar atenção ao mercado B2B e ajudá-lo a obter mais resultados positivos, assim como o marketing digital veio para fazer a diferença ao possibilitar alto retorno por baixo custo de investimento.

Mantenha-se sempre atualizado e não deixe de se adaptar aos hábitos dos consumidores do seu setor, esse será o seu diferencial sempre.

Acompanhe também o que a concorrência está fazendo e planeje sua estratégia para conseguir se tornar líder de mercado.