Saber o que é Endomarketing te ajudará a engajar e motivar seus colaboradores. Isso porque a estratégia tem o objetivo de fortalecer a comunicação interna de uma empresa, reduzindo o índice de rotatividade de funcionários. Saiba como melhorar seu marketing interno!

Para ter sucesso no mundo empresarial, seja qual for o ramo de atuação, é necessário contar com funcionários capacitados e engajados.
Isso pode até parecer uma obrigação pessoal, mas as empresas devem fazer sua parte e oferecer um ambiente acolhedor e capaz de promover o crescimento.
Afinal, seus funcionários precisam se sentir respeitados e amparados para desempenharem bem suas funções e trazerem resultados excelentes.
É justamente esse o objetivo do Endomarketing, estratégia focada em melhorar a comunicação interna de uma empresa.
Por meio dele, é possível fazer seus funcionários sentirem-se no melhor emprego do mundo, o que te ajudará a ter o apoio necessário para alcançar o sucesso!
Quer saber o que é Endomarketing e como implementar essa estratégia em sua empresa? Então este conteúdo é exatamente o que você está procurando!

E agora, dê uma olhada nos tópicos que iremos abordar para te explicar o que é Endomarketing!
- O que é Endomarketing?
- Qual a importância do Endomarketing?
- Principais ações de Endomarketing?
- Endomarketing: o sucesso começa dentro da sua empresa!
O que é Endomarketing?
O Endomarketing, também conhecido como marketing interno, é uma estratégia cujo objetivo é passar uma boa imagem de determinada empresa para seus colaboradores.

Ou seja, diferente do marketing tradicional, focado em atrair clientes, o Endomarketing busca conquistar o público interno de uma organização.
O grande objetivo dessa estratégia é estabelecer uma comunicação clara e objetiva entre empresa e colaboradores.
Para isso, são realizadas diversas ações focadas em promover a interação entre eles, gerando um sentimento de confiança mútuo.
Por meio desta comunicação organizacional, o ambiente empresarial fica mais leve e produtivo, facilitando a busca por resultados.
Além de tudo isso, o Endomarketing ainda busca levar conhecimento ao seu público, tanto da própria empresa, quanto do seu mercado de atuação.
Desta forma, além de ter colaboradores engajados, sua empresa terá profissionais capacitados e alinhados com sua cultura organizacional.
E aí, entendeu o que é Endomarketing? Então confira, no próximo tópico, qual a importância dele dentro de uma empresa!
Qual a importância do Endomarketing?
Como você já sabe o que é Endomarketing, chegou o momento de entender porque ele é tão importante para sua empresa.
Para isso, te mostraremos algumas vantagens de investir em marketing interno. Confira:
1. Motivação e engajamento
Como já adiantamos, um dos principais objetivos do Endomarketing é manter sua equipe de colaboradores motivada e engajada.
Um dos motivos para isso é que a estratégia promove a transparência da empresa em relação aos seus funcionários.
Com isso, eles se sentem mais confiantes e seguros, podendo trabalhar com mais naturalidade.
Além disso, existem diversas ações de Endomarketing que funcionam como uma troca: a empresa fornece conhecimento e o profissional retribui com engajamento e profissionalismo.
2. Produtividade
Este benefício é praticamente uma continuação do interior, pois quanto mais motivado e engajado um colaborador estiver, mais produtivo ele será.
Além disso, ao ter a noção exata do que a empresa espera dele, este funcionário terá ainda mais facilidade para entregar os resultados esperados.
3. Menor turnover (rotatividade dos funcionários)
Um dos grandes desafios do gestor atual é manter talentos em sua equipe, afinal o mercado está cada vez mais rotativo.
E a principal forma de superar este problema é deixando claro todos os diferenciais da sua empresa em relação aos concorrentes, o que é possível graças ao Endomarketing.
Principais ações de Endomarketing

Depois de entender o que é Endomarketing e porque ele é tão importante para sua empresa ou franquia, iremos te ajudar a implementar essa estratégia.
Mas antes de citarmos as principais ações de Endomarketing, é bom lembrar que antes de tomar qualquer decisão é necessário recolher informações e planejar cada passo com sua equipe de RH.
Eles serão os responsáveis por conversar com os colaboradores e entender as suas opiniões deles sobre a empresa.
Com essas informações, eles irão ajudar a equipe de marketing interno a promover as melhores ações de endomarketing em franquias e empresas.
E para te ajudar neste segundo momento, separamos algumas das ações mais efetivas. Confira:
Newsletters e outros informativos
Que o Endomarketing preza por promover a comunicação organizacional você já sabe, mas como fazer isso?
Uma das formas é criar uma newsletter – semanal, quinzenal ou mensal – com as principais novidades da empresa.
Um jornal empresarial também é uma boa forma de conversar com seu público de colaboradores e deixá-lo a par de tudo o que acontece neste ambiente.
O foco desta ação, independentemente de como ela é realizada, é manter um diálogo aberto com seus funcionários.
Por isso, informe-os com antecedência sobre possíveis mudanças na empresa ou qualquer nova medida que esteja prestes a ser tomada.
Palestras e eventos motivacionais
As palestras são uma excelente maneira de mostrar aos seus colaboradores que sua empresa está ao lado deles.
Por isso, convoque seus líderes para contar experiências profissionais e pessoais, buscando levar motivação a sua equipe.
Além disso, busque investir também em palestras com profissionais do mercado e que também sejam capazes de agregar conhecimento por meio de suas histórias.
Dessa forma, você tira os seus colaboradores da rotina, dando uma descontraída no clima organizacional e aumentando o engajamento.
Treinamento e capacitação
Junto às palestras motivacionais, busque investir também na capacitação dos seus profissionais.
Uma das formas de fazer isso é promovendo treinamentos regulares com cada equipe.
Nestes eventos, você irá buscar passar conhecimentos práticos e teóricos de determinadas áreas e, para isso, poderá convidar profissionais internos e externos.
Além disso, busque compensar seus colaboradores mais produtivos e dedicados com bolsas em cursos ou graduações.
Dessa forma, além de motivá-los, você ainda irá contar com profissionais cada vez mais eficientes.
Bonificações e prêmios
Além de cursos e treinamentos, busque premiar seus colaboradores com bonificações condizentes com o mérito alcançado.
Ou seja, estipule metas difíceis, porém alcançáveis, e busque dar prêmios a seus funcionários conforme elas forem batidas.
Dessa forma, sua equipe se sentirá valorizada e terá ainda mais motivos para seguir com você na trilha do sucesso.

Endomarketing: o sucesso começa dentro da sua empresa!
O sucesso de uma empresa não depende apenas da forma como ela é vista pelo público externo.
Afinal, se nem o próprio colaborador acredita em determinada organização, por que seus clientes acreditariam?
Por isso, busque fazer de tudo para tornar seu ambiente empresarial o mais saudável possível, trazendo resultados cada vez mais incríveis.
E se depois de entender o que é Endomarketing, você quiser aumentar suas vendas, confira nosso conteúdo exclusivo sobre como vender mais!
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