Entenda o que é lead e saiba como qualificá-lo em alguns passos simples

Você sabe o que é lead? O termo é utilizado para descrever uma pessoa que demonstrou interesse em produtos ou serviços de uma determinada empresa. Para que esse potencial cliente se torne um consumidor efetivo, é necessário qualificá-lo por meio de diversas ações de Marketing Digital. Saiba como fazer isso!

Encontrar clientes novos é um dos principais objetivos de qualquer empresa.

Afinal, todas as estratégias de marketing de um empreendimento são feitas buscando atingir pessoas que tenham interesse em consumir seus produtos ou serviços.

Para isso, é necessário entender o público-alvo e pensar em ações assertivas para chegar até ele e transformá-lo em um consumidor.

Ok, tudo isso é bastante óbvio, certo? Mas então, o que é lead?

Leads são justamente essas pessoas atraídas por suas estratégias de divulgação, ou seja, são os contatos comerciais que você gera com o objetivo de ter mais clientes e aumentar seu lucro.

E além de trabalhar para gerar leads, você também deve se preocupar em qualificá-los, garantindo que todos os contatos adquiridos tenham potencial para se transformar em clientes.

Quer saber como fazer isso? Então você está no lugar certo!

E agora, dê uma olhada nos assuntos abordados em nosso conteúdo exclusivo sobre geração de leads:

  • O que é lead?
  • Como fazer a captação de leads?
  • Como qualificar meus leads?
  • Outras dicas para gerar leads e qualificá-los

O que é lead?

Como já adiantamos na introdução, o lead é um potencial cliente da sua empresa.

Mais do que isso, o lead é, na verdade, o contato deste potencial cliente, seja um endereço de e-mail ou um número de telefone.

E quanto mais informações sua empresa obtiver deste possível consumidor, melhor. Desta forma, fica mais fácil realizar estratégias para converter esse lead em cliente.

Dentro do Marketing Digital, o lead é visto como fonte de lucro, pois quanto mais contatos qualificados uma empresa possuir, maiores são as suas chances de fechar negócios vantajosos.

Por isso, grande parte do mundo empresarial da atualidade realiza ações para gerar e qualificar leads, como veremos nos próximos tópicos.

Como fazer a captação de leads?

Acho que já ficou bem claro o que é lead, certo?

Então chegou a hora de entendermos como funciona a geração de leads!

O processo funciona, basicamente, como uma espécie de troca, em que a empresa oferece alguma informação ou conteúdo interessante e, para isso, o visitante cede seu contato.

Geralmente, isso é feito por meio de formulários em que o potencial cliente deixa suas informações (e-mail, telefone etc) e ganha em troca itens como e-books e whitepapers, ou se cadastra em uma newsletter.

Para que isso aconteça, é necessário oferecer materiais que sejam úteis a pessoas que se encaixam na sua persona, ou seja, no perfil de clientes da sua empresa.

Se você é dono de um e-commerce de peças automotivas, por exemplo, ofereça em seu site e-books e outros materiais com dicas sobre manutenção veicular ou temas relacionados.

Dessa forma, se alguém se interessar pelo conteúdo, terá que deixar um contato, o que pode ter um grande valor para sua empresa.

Além disso, o fato deste lead ter cedido suas informações de livre e espontânea vontade mostra que ele está aberto a receber propostas comerciais e, possivelmente, fazer negócio com você.

Mas não se esqueça: evite pegar listas de contatos prontas, pois irá acabar incomodando pessoas que não possuem interesse em seus produtos, podendo denegrir a imagem da sua marca.

Tente sempre realizar a geração de leads de forma natural, garantindo que os contatos adquiridos tenham potencial para se transformar em clientes.

Como qualificar meus leads?

Até aqui, descobrimos o que é lead e como funciona a geração de leads.

Agora, chegou o momento de aprender a transformar esses contatos em clientes qualificados e que geram lucro ao seu negócio.

Para isso, usaremos o conceito do funil de vendas, que consiste em atrair e educar seus potenciais clientes.

Mas como assim educar?

Isso significa que você vai transmitir conhecimento ao seu público, fazendo com que no final deste aprendizado, ele entenda que sua empresa está preparada para resolver seus problemas.

Funil de vendas

Para saber o que é lead, na prática, é importante entender o conceito do funil de vendas, estratégia bastante aplicada no Inbound Marketing.

Como podemos ver na imagem acima, o funil é dividido em etapas, que vão desde o momento em que um simples desconhecido se torna um lead, até a fase em que ele realiza uma compra.

O objetivo desse processo é qualificar o lead, fazendo que ele chegue ao fundo dessa relação com conhecimento o suficiente para entender que seu produto é o mais adequado.

Geralmente, este funil é aplicado em blogs empresariais, usando postagens para atrair desconhecidos que por meio de formulários cedem seus contatos e, conforme seu engajamento cresce, podem ou não se tornarem consumidores.

Para que você entenda melhor como funciona esse processo, vamos falar um pouquinho sobre cada uma das fases do funil. Confira:

Visitantes

Usando o modelo de captação de leads por meio de blogs, a fase dos visitantes é o momento em que seu cliente ainda nem sabe que possui um determinado problema.

Ele ainda está pesquisando na internet por formas de melhorar uma determinada situação, quando encontra seu blog e se torna um visitante.

Para deixar mais claro, vamos utilizar o exemplo de uma pessoa que está tendo problemas para estocar produtos em sua empresa.

Dentro disso, ela se torna um visitante do seu blog, que fala sobre assuntos referentes a logística (imagine que você possui uma empresa de paletes).

Por gostar do conteúdo e querer saber ainda mais sobre o tema, esse visitante preenche um formulário e baixa um e-book, o que nos leva a próxima fase do funil.

Lead

Nessa fase, o cliente já começou a ser educado por sua empresa e sabe que seu problema é a falta de organização em seu espaço comercial.

Como você já possui o contato deste consumidor, pode oferecer conteúdos mais assertivos e que já comecem a falar do produto que você pretende vender (Ex: 5 vantagens de usar paletes).

Ao final deste estágio, o objetivo é que, além de conhecer o problema que ele precisa resolver, seu lead entenda que necessita de paletes para organizar seus produtos.

Oportunidade

Na fase de oportunidade, como o próprio o nome já diz, é o momento em que o cliente deve ter a certeza do produto que pretende comprar.

Por isso, chegou a hora de você oferecer sua empresa como solução para o problema dele.

Nesse momento, você pode aproveitar que seu cliente já foi educado em relação ao mercado, que no caso é de paletes, e irá dizer porque suas mercadorias são as melhores deste segmento.

Venda

A última fase é conhecida como o momento da levantada de mão, pois é quando o seu lead deve demonstrar interesse em seu produto e fechar o negócio com você.

Afinal, se esse potencial cliente interagiu com sua empresa até este momento, são grandes as chances dele realizar a compra.

Por isso, depois da fase da oportunidade, busque colocar um consultor ou um vendedor especializado em contato com seu lead para fechar a venda o mais rápido possível.

Outras dicas para gerar leads e qualificá-los

Junto com o blog, responsável por atrair e fazer a gestão do lead, você deve usar outras estratégias de Marketing Digital para nutrí-los de conhecimento e levá-los até o fim do seu funil de vendas.

O e-mail marketing é uma das principais e deve ser usado de forma estratégica, sempre de acordo com as necessidades do cliente.

Um bom exemplo é enviar mensagens personalizadas, com materiais que se adequem às características específicas daquele lead.

Além disso, as redes sociais também são uma ótima forma de oferecer conteúdos e manter o engajamento dos seus leads.

Por meio dessas estratégias, você consegue atrair leads com mais eficiência e garantir que eles se qualifiquem até se tornarem clientes.

E se você quiser conhecer outras formas de aumentar suas vendas, confira nosso conteúdo exclusivo sobre como vender mais!