Como fazer um planejamento estratégico de marketing industrial

Muitas indústrias não conquistam o resultado esperado em sua primeira campanha de marketing, e concluem que essa é uma estratégia sem retorno. Um erro comum que acaba sendo responsável por tal fracasso é a falta de planejamento estratégico de marketing industrial.

Afinal, no marketing é importante muita organização para tomar as medidas/ações corretas. A maneira como o planejamento será conduzido vai influenciar diretamente no sucesso da sua campanha.

planejamento estratégico de marketing industrial

 

 

A própria palavra “planejar” significa decidir no presente o que será realizado no futuro. Sendo assim, você deve determinar uma série de metas, etapas e recursos. Deverá também saber responder o porquê dessas escolhas e decisões.

Um planejamento completo, que atenda todas as necessidades do mercado e as exigências dos clientes, começa com uma espécie de diagnóstico da empresa.

Os objetivos devem ficar muito bem definidos pela equipe, no entanto os responsáveis devem estar cientes de que, com as constantes mudanças do mercado, pode ser que estes objetivos também precisem ser adaptados.

Clareza na definição e flexibilidade são dois pontos importantes para começar bem o seu planejamento e conseguir levá-lo adiante.

Em um planejamento estratégico específico para a indústria, alguns detalhes requerem mais atenção. Continue lendo o artigo e entenda um pouco mais sobre:

 

 

Como fazer um planejamento estratégico de marketing industrial

 

Um planejamento estratégico de marketing industrial bem executado permite que as empresas consigam prever as modificações relevantes, antecipando-se aos problemas e imprevistos. Ainda poderão trazer um aperfeiçoamento das ações em relação aos concorrentes, o que resultará em ganhos estratégicos.

Existe uma grande diferença entre o marketing de produtos industriais e marketing de produtos de consumo.

Nas indústrias as decisões importantes de marketing devem ser realizadas em níveis estratégicos dentro da empresa, pois exigem diferentes tipos de habilidades, visões e conhecimentos.

Sendo assim, geralmente os gerentes de marketing industrial procuram envolver todas as pessoas da cadeia organizacional no processo, provocando uma mudança de atitude por toda a empresa, de forma que todos em todas as áreas se sintam responsáveis pelo cliente final.

As principais características para que o mercado industrial seja tão diferente se comparado ao mercado de bens e serviços para consumo individual são: produtos, alto valor das compras, compras não frequentes, número limitado de compradores, concentração geográfica dos produtores e compradores industriais, distribuição, demanda, base para segmentação muito diferente, grande dependência da tecnologia envolvida, reduzida capacidade de informações sobre os consumidores finais e assim por diante.

Na indústria, o comprador está completamente atento, pois tem o costume de analisar diversos fornecedores e aspectos antes de decidir a compra.

No mundo industrial, a performance da força de vendas está diretamente ligada com o sucesso de marketing.

A razão disso é que na indústria são encontradas poucas situações nas quais as decisões de compra sejam tomadas impulsivamente ou provocadas por apelos criativos de publicidade ou promoção.

É nesse momento que entra a importância do Marketing Industrial. Também conceituado como Marketing Empresarial ou Business Marketing, o qual é uma especialização do Marketing que se dedica aos consumidores industriais, os quais compram produtos e serviços não só para uso próprio, mas também para a produção de outros bens e serviços que serão disponibilizados no mercado de consumo.

 

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Mas afinal, como fazer um planejamento campeão?

 

O planejamento estratégico de marketing industrial pode ser definido como o conjunto de táticas de marketing que estarão relacionadas ao planejamento estratégico da organização.

Ou seja, conhecido como uma importante ferramenta dentro da gerência da empresa, o planejamento estratégico de marketing industrial assume um elo importante entre os recursos disponíveis dentro da organização e os objetivos estabelecidos para o período/prazo considerado.

No entanto, existem algumas dificuldades que são recorrentes no setor industrial e devem ser superadas. Por exemplo:

 

Os desafios do mercado B2B

 

Sabemos que muitas vezes os gestores industriais direcionam seu foco exclusivamente à produção, deixando outras áreas igualmente importantes descuidadas.

Hoje, com o volume de informações disponibilizado, é possível encontrar indicações sobre técnicas de gestão mais apropriadas ao seu tipo de negócio, bem como ferramentas que auxiliam na gestão, organização administrativa e na produtividade, capazes de identificar gargalos, determinar prazos de estocagem e as sequências das operações.

A falta de produtividade, por exemplo, é vista como um dos maiores desafios das indústrias. A Internet, embora muitas empresas não saibam disso, entra em campo como grande aliada para solucionar essa questão, além de problemas relacionados à Marketing e Vendas no setor industrial, que possuem papel fundamental para o crescimento da empresa, quando aplicado corretamente.

Porém, a venda entre indústrias é complexa, demora e normalmente o consumidor é alguém com muito conhecimento técnico e bastante exigente na hora de decidir a compra.

Nesse cenário, cabem as perguntas: O que fazer para vender mais? Como encontrar novos clientes e aumentar o faturamento? Como o meu planejamento estratégico de marketing industrial pode gerar mais vendas?”

A resposta é simples: esteja aonde os seus clientes te procuram.

Aposte no mercado digital

 

planejamento estratégico de marketing industrial e presença na internet

 

A Internet deve estar sempre presente em seu planejamento estratégico de marketing industrial.

Devido às facilidades geradas pela tecnologia e pelo fácil acesso a dispositivos móveis, a Internet é hoje a primeira fonte de pesquisa para qualquer pessoa ou empresa.

Com isso os relacionamentos entre empresa e cliente não são mais os mesmos.

Hoje, para se destacar em meio a tanta concorrência, além da diferenciação inerente a cada negócio e o atendimento próximo e diferenciado, as indústrias devem utilizar técnicas e estratégias que vão ao encontro dos novos hábitos de consumo e o objetivo é claro: vender mais.

 

Dicas de como usar a Internet em seu planejamento estratégico de marketing industrial

 

Esteja presente nas mídias sociais

 

Através das redes sociais você poderá estabelecer uma relação mais próxima e eficiente com seu cliente. Afinal, você poderá disponibilizar informações e conteúdos relevantes ao consumidor e, uma vez que ele tentar contato, será possível atendê-lo com mais rapidez.

Se você prestar um bom atendimento on-line para seus clientes, a possibilidade de você fidelizá-lo e fazer com que suas vendas aumentem é grande.

Com uma boa reputação on-line, além da possibilidade de liderar o mercado, certamente sua empresa colherá ótimos frutos.

 

Invista em SEO

 

Os sites de busca, também chamados de motores de busca, são os responsáveis por indexar e posicionar os melhores conteúdos disponíveis, a partir de determinadas pesquisas. Isso leva um grande aumento de visibilidade para os sites posicionados.

SEO consiste basicamente em um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo melhorar o posicionamento de um site nos buscadores, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site.

Como já havíamos dito, a pesquisa em tais mecanismos de busca tem crescido cada vez mais, e ganhar visibilidade nesse meio, facilita o acesso a novos potenciais clientes. Por isso, aparecer no Google é um fator muito importante para o sucesso de uma empresa.

Estar posicionado se torna uma grande vantagem competitiva para a sua empresa, portanto não deixe o SEO de fora do seu planejamento estratégico de marketing industrial.

 

Esteja presente em marketplaces

 

Marketplaces são a nova tendência do comércio online. Trata-se de plataformas de negócio onde o comprador consegue encontrar diferentes tipos de produtos de diversas empresas em um único lugar.

Eles podem ser verticais ou horizontais. Os verticais são especializados em uma categoria de produtos, ou em apenas um tipo de produto. Webmotors é um caso típico.

Os horizontais – MercadoLivre, por exemplo – são plataformas de negócio onde é possível encontrar de tudo.

A vantagem de se estar em marketplaces é enorme. Por ser um portal, geralmente, pensado na experiência do usuário atraia um grande número de potenciais clientes. Aumentando as chances da sua empresa conquistar novos negócios.

Muitos marketplaces ainda contam com um time que auxilia sua empresa a vender, cuidando do marketing e da comunicação dentro e fora do ambiente. Além disso, por estarem há muito tempo na Internet, quando alguém realiza uma busca, geralmente os motores de busca elencam seus resultados na frente dos concorrentes. Portanto, é uma boa oportunidade de marcar presença e ser achado na web.

 

Agora é possível montar seu planejamento estratégico de marketing industrial de maneira assertiva

 

Agora que você sabe como montar seu planejamento estratégico de marketing industrial, não fique para trás em relação à concorrência.

Invista em sua indústria de maneira assertiva e alavanque suas vendas, o que resultará em um bom faturamento e posicionamento mercadológico para o seu negócio.

 

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