Como planejar sua estratégia de Marketing Industrial

Com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas procuram por diversas alternativas que possibilitem destacá-las da concorrência e aumentar o faturamento. Contudo, acabam se esquecendo que um dos pilares básicos de qualquer ação é saber como planejar sua estratégia de marketing industrial.

 

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Primeiramente é necessário entender que quando falamos de estratégia industrial, geralmente, ela é focada no segmento B2B (empresas que vendem para empresas), a comunicação é mais segmentada e é necessário se atentar em alguns pontos.

 

 

Como planejar sua estratégia de marketing industrial – Objetivo

 

O planejamento é fundamental para que a ação possa ser executada com sucesso. Mas antes de criar um planejamento, é necessário identificar o problema ou necessidade. Ou seja, o planejamento estratégico é o estudo do melhor método para realizar a ação.

 

Tendo definido seu problema, é importante estruturar a forma como irá resolvê-lo. De acordo com a pesquisa do Content Marketing Institute vale a pena perder um tempo para documentar a estratégia: 60% daqueles que têm uma estratégia documentada são classificados como altamente eficazes em termos de marketing de conteúdo, em comparação com 32% daqueles que têm apenas uma estratégia verbal.

 

Tendo definido o objetivo, algumas técnicas e conceitos podem ser fundamentais para auxiliar a sua estratégia.

 

Marketing

 

As técnicas de marketing  são fundamentais para saber  como planejar sua estratégia de marketing industrial.

 

A responsabilidade do planejamento estratégico é da área de marketing e a execução desse planejamento é de vendas, sem o marketing não há estudo do mercado, definição e solução para o problema. 

 

Para que você possa planejar sua estratégia de marketing industrial, é necessário sim ver a produção, fluxo de vendas, gerenciamento de funcionários, dentre outras coisas que você já tem conhecimento. Mas o que talvez não saiba, é que as estratégias de marketing complementam o marketing industrial.

 

Estratégias como o gerenciamento de seu site, o marketing de conteúdo, dentre outros que veremos abaixo, pode auxiliar a sua empresa a entender como planejar sua estratégia de marketing industrial.

 

Faça uma avaliação sobre o seu site atual

 

Realize uma análise para verificar se seu site esta tendo relevância para o consumidor, e principalmente se está gerando posicionamento. Para aqueles que desejam saber como planejar sua estratégia de marketing industrial, algumas ferramentas como o Google Analytics podem auxiliar a saber a origem do tráfego, o fluxo de usuários em tempo real, o bounce rate (taxa de rejeição), quantidade de novos usuários, taxa de conversão e etc.

 

Vale lembrar que uma estratégia fundamental para incrementar seu site é o conteúdo de qualidade e alta relevância.

 

Marketing de conteúdo

 

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O conteúdo de qualidade é fundamental para qualquer empresa, pois ele consiste em informar, engajar, fidelizar, reter clientes, reduzir os custos da indústria, mensurar os resultados obtidos, e aumentar a visibilidade da marca.

 

Por isso, é importante que segmente bem o direcionamento de seus conteúdos. Eles podem ser utilizados em blog, redes sociais, e-mail marketing, newsletter, e etc. O melhor canal, é sempre aquele em que seu público-alvo está mais presente.

 

As técnicas de marketing de conteúdo são menos intrusivas que as do marketing tradicional. Se forem bem aplicadas, é possível atrair e reter usuários, ter maior autonomia e ser uma referência no segmento.

 

Mensuração

 

Para saber como planejar sua estratégia de marketing industrial, é importante se atentar nos tópicos exibidos neste artigo e se aprofundar nas demais áreas industriais, como por exemplo a de vendas.

 

Mas para saber se seu planejamento foi um sucesso, é importante fazer a mensuração dos resultados. O objetivo é sua meta, a estratégia é seu método, e a mensuração é a análise de seus resultados.

 

Com uma boa mensuração, é possível avaliar quais foram os pontes fortes para serem utilizados em outras estratégias e os que precisam de ajustes. É possível ver se a estratégia saiu como planejado, e se não, o que sua empresa pode fazer para consertar.

 

Para você realizar a mensuração é importante ver as métricas, como, o número de conversão em seu site, a receita gerada, a avaliação de vendedores pelos consumidores, o retorno sobre o investimento, dentre outras. Vale lembrar que as métricas a serem avaliadas, tem de obrigatoriamente gerar alguma influência em sua estratégia. Ou seja, se sua estratégia não envolver nada online, não tem necessidade de avaliar as taxas de conversão, fluxo de usuários e etc.

 

Vale lembrar, que atualmente, não envolver uma planejamento digital, pode prejudicar a sua empresa.

 

Conclusão de como planejar sua estratégia de marketing industrial

 

A maioria das empresas industriais tendem a subestimar gravemente a importância do marketing digital. A marca industrial é muito mais do que um logotipo ou um slogan inteligente, é a percepção que as pessoas têm sobre a sua empresa. No mundo de hoje onde a internet e mídias sociais são muito fortes, sua marca é o que eles dizem que você é e não quem você diz ser.

 

A sua presença on-line e a qualidade do conteúdo vão definir a percepção que os clientes têm sobre você muito tempo antes de entrarem em contato com sua equipe de vendas.

 

Por isso, se atente ao seu site, invista em marketing de conteúdo de qualidade, realize a mensuração de dados, e muito provavelmente você irá obter resultados satisfatórios.

 

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