7 passos para um plano de marketing matador!

 

Uma das mais poderosas receitas de sucesso que sua empresa pode possuir é um plano de marketing digital eficiente e assertivo.

 

plano de marketing digital

 

Você precisa de um plano que vá direto ao ponto, ou seja, que resolva todo e qualquer problema de marketing que sua indústria possua, e seja suficientemente flexível para se adaptar às mudanças nas condições de negócios.

 

Seu plano deve ser pautado em um documento que responda especificamente quem você é, o que você faz, qual seus objetivos e como você pretende atrair a atenção de seus clientes. Continue lendo o artigo para conferir os seguintes temas que preparamos para você:

 


 

Os princípios de um plano de marketing digital eficaz

 

A chave para a criação de qualquer planejamento eficaz é a verificação constante sobre como o negócio tem obtido sucesso ao longo do caminho, não só o seu, mas vale entender como a concorrência vem atuando também.

 

Um bom plano de marketing digital precisa ser fluido e flexível. Um plano estático, sem espaço de manobra não te permite inovar e se adequar às tendências de mercado e possíveis mudanças nos hábitos do consumidor.

 

Planos eficazes podem desmoronar quando o ambiente de negócios muda e você não está hábil para acompanhar essas mudanças, então você precisa de um plano que fluirá com o ambiente mercadológico do seu setor. A única maneira de fazer isso é monitorando-o constantemente e mudando-o quando necessário.

 

Conheça os 7 passos de plano de marketing digital de sucesso


 

1) Defina o seu público-alvo

 

Primeiro, você precisa descobrir quem é seu público-alvo. Quem são os clientes que você deseja alcançar? Defina o seu público ideal criando personas. Personas são como personagens criados com base nas características do seu público-alvo para assim ter uma imagem fiel de quem é seu cliente ideal.

 

Em seguida, você precisa definir a sua marca: quem você é, o que você faz e o que representa.

 

Agora que temos uma imagem clara de quem você deseja atrair com a sua comercialização e quem você é como negócio, podemos começar a planejar suas táticas de marketing.

 

Entenda primeiro que tática e estratégia não são a mesma coisa. Por exemplo: Você tem um plano de marketing digital, o qual é sua estratégia para o marketing digital da sua empresa que guiará suas ações e decisões. As táticas, por outro lado, são os métodos que você usa dentro dessa estratégia.

 

marketing-digital-na-industria


 

2) Tenha um objetivo

 

Você sabe quais são seus objetivos? Alguns deles poderiam ser: estabelecer sua marca como líder de mercado e referência, tornar sua marca conhecida no mercado em uma fase de inserção, gerar novas oportunidades de negócios e apoiar a sua força de vendas, por exemplo.

 

Independente de qual seja o seu objetivo, o essencial é que você tenha um e os colaboradores da sua empresa o tenham muito claro.


 

3) Saiba lidar com a sua audiência

 

Qualquer tática que você usar, deve estar ajustada com os interesses de seus clientes ideais. A ideia é que você não atue onde seus potenciais clientes não estão presentes, pois isso será investimento de tempo e dinheiro jogado fora, provavelmente. Essa é uma das principais estratégias do seu plano de marketing digital, pois o que adianta você anunciar on-line onde seus clientes não o veem?

 

Você não deve gastar tempo em uma rede social que não representa bem o seu público-alvo. Afinal, o que é eficaz para um público, pode ser totalmente ineficaz para o outro, por isso é fundamental que você saiba para quem e onde anunciar no ambiente digital.

 

Uma das possibilidades provenientes do marketing digital é que você pode segmentar suas ações e campanhas, assim será muito mais assertivo na sua comunicação, o que resultará em retorno positivos para o seu negócio.


 

4) Use os recursos de maneira correta

 

plano de marketing digital - utilize seus recursos

 

Usar seus recursos de forma eficaz é muito importante para o sucesso do seu plano de marketing digital, afinal os recursos devem ser planejados para não sejam geradas despesas desnecessárias.

 

É prejudicial para o faturamento da sua empresa investir dinheiro em algo que não está funcionando e não oferecerá um bom retorno sobre investimento (ROI).


 

5) Defina prazos

 

Você precisa saber e planejar exatamente quando usar cada tática do seu plano de marketing digital.

 

Da mesma forma que é prejudicial investir em locais nos quais seus clientes ideias não estão te procurando, é igualmente negativo errar o momento certo de anunciar.

 

Além disso, é importante também estabelecer um prazo mínimo e máximo de cada ação, assim você também poderá mensurar seus resultados de forma mais assertiva.


 

6) Estipule uma frequência

 

Você também precisa considerar com que frequência você empregará cada uma de suas táticas. Por exemplo: Você usará alguma rede social? Com qual frequência você fará postagens?

 

A frequência é um fator muito importante no seu plano de marketing digital, pois ela reforça a presença da sua marca, o que faz com que seu negócio não cai no esquecimento, o que seria prejudicial para seu faturamento e abriria espaço para a concorrência se sobressair.


 

7) Tenha expectativas e metas bem definidas

 

plano de marketing digital - tenha metas estabelecidas

 

Você não pode lançar em uma nova tática de marketing sem ter algum expectativa de resultados, pois sua ação terá sido em vão.

 

Tente definir metas atingíveis e avalie o seu progresso redefinindo seus objetivos ao longo do percurso. Você deve analisar frequentemente o progresso de suas ações em cada área do seu plano de marketing digital e ajustar suas metas e expectativas nesse sentido.


 

Compreendeu quais são os 7 passos para um plano de marketing digital de sucesso para o seu negócio?

 

Quanto você cria um plano de marketing digital, ou seja, faz o planejamento de sua estratégia on-line, define prazos, conhece seu público-alvo, estabelece táticas de ações que condizem com seu mercado, tem definido sua posição mercadológica, analisa resultados e entende também os passos dados pela sua concorrência, você está no caminho certo para garantir o sucesso do seu negócio.

 

Não deixe de se inteirar das novidades que surgem ao longo do tempo no seu setor e permita-se sempre inovar sem sofrer consequências negativas. Isso, provavelmente, fará com que os resultados positivos da sua empresa sejam obtidos por muito tempo.

 

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