Aprenda a criar o plano de marketing da sua empresa em apenas 6 passos

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Ter um plano de marketing é como traçar um mapa capaz de ajudar a sua empresa a criar ações com o direcionamento correto. Afinal de contas, seja qual for o seu objetivo, ele só será alcançado se você souber guiar o seu negócio até ele.

Com o avanço da tecnologia, o Marketing sofreu profundas mudanças as quais possibilitaram que a divulgação produtos fosse feita de forma otimizada e barata.

Sendo assim, vale dizer que empresas hoje não precisam mais contar exclusivamente com o apoio de um departamento de vendas para encontrar os melhores sites para anunciar produtos.

Isso porque, com um investimento em marketing digital, é possível explorar meios de divulgação pela internet, fazendo com que o seu poder de alcance seja maior.

Mas para conquistar o público e ampliar suas oportunidades de negócio, primeiro é preciso fazer um plano de marketing capaz de traçar o caminho para que todas as ações de uma empresa sejam realizadas com efetividade. 

Quer entender como elaborar o seu plano? Então siga adiante neste conteúdo!

O que é um plano de marketing?

Dois homens e uma mulher sentados em frente a notebook fazendo um plano de marketing.

Responder a pergunta “como divulgar meus produtos?” se torna uma tarefa simples para quem sabe elaborar um plano de marketing corretamente. 

Isso porque, independentemente do motivo pelo qual o planejamento foi criado, ele acaba servindo como um mapa para encontrar o “X” do tesouro perdido. 

Ou seja, o plano de marketing é uma forma de gerenciar uma empresa que queira se manter ativa no seu segmento de atuação.

A partir de estratégias inteligentes e competitivas de marketing para divulgar produtos, a sua marca ou até mesmo um serviço, é possível bater suas metas com facilidade.

Dessa forma, é possível criar um ambiente favorável para o crescimento industrial que tanto espera para o seu negócio.

Mas esse não é o único motivo pelo qual deve realizar o investimento em marketing digital e criar um bom plano. Confira outros no tópico a seguir.

Entenda por que adotar essa estratégia de marketing

Se a pergunta “como divulgar meus produtos?” surgiu logo que você iniciou a leitura do conteúdo, significa que está na hora de encontrar meios de divulgação pela internet. 

Mas antes de falarmos a respeito disso, é importante que você saiba o porquê de elaborar um plano de marketing para a sua empresa. 

Só que antes de mais nada é preciso entender que para elaborar a sua estratégia, primeiro tenha em mente o que deseja alcançar.

Assim, você consegue traçar o seu plano com base nas ações as quais precisam de investimento para atingir seus objetivos e metas.

Para entender melhor, confira esse exemplo prático: 

  • Meta: encontrar os melhores sites para anunciar produtos;
  • Estratégia: descobrir marcas do mesmo segmento que fazem a divulgação produtos em marketplaces;
  • Plano de marketing: elaborar campanhas para serem inseridas nesses meios de divulgação pela internet;
  • Ações: nutrir os seus contatos com as campanhas publicadas.

Dessa forma, quando você consegue definir a diferença entre uma estratégia e um plano de marketing, fica mais simples saber qual direção tomar para a divulgação produtos.

Além disso, ter esse plano bem estruturado é a base para que os colaboradores da sua empresa se sintam direcionados a realizarem os seus trabalhos. 

Por fim, a principal vantagem de possuir um plano para a sua empresa é contar sempre com inspirações para que todas as pessoas que trabalham com você mantenham-se comprometidos com a marca.

Conheça as 3 etapas de um plano de marketing

Antes de finalmente responder a pergunta “como divulgar meus produtos?“, você precisa ainda conhecer as etapas as quais compõem um plano eficiente de marketing. 

Para tanto, dê só uma olhada nos tópicos abaixo: 

Planejamento

Grupo de pessoas fazendo anotações em cadernos e apontando arquivos no notebook.

O planejamento é a etapa da qual as metas e os objetivos serão definidos para elaborar a execução de um plano.

Sendo assim, crie  um resumo a respeito dessas metas e objetivos para passar para a equipe. 

Desse modo, os colaboradores poderão ficar atentos a todos os resultados que devem ser alcançados. 

Implementação

A segunda etapa para a elaboração de um plano é a implementação, que consiste em descobrir quais são os melhores sites para anunciar produtos, por exemplo. 

Por esse motivo, se você deseja ter um crescimento industrial, é fundamental que você descubra métodos de fazer a implementação do seu plano dentro do seu mercado de atuação.

Assim, é possível se comunicar com o público que tem de fato afinidade com a sua proposta, aumentando sua margem de sucesso.

Avaliação

Por fim, a avaliação se torna ponto importante para quem quer responder a pergunta “como divulgar meus produtos?”, pois ela se baseia no monitoramento da atividade do plano. 

Além disso, é aqui que os resultados alcançados serão levantados para descobrir quais campanhas de divulgação produtos deram certo e quais não foram tão bem assim.

Dessa forma, você consegue otimizar suas futuras estratégias a fim de buscar sempre por um crescimento industrial previsível e escalável.

Descubra como criar planos de marketing em apenas 6 passos

Para que um empreendimento alcance o crescimento industrial desejado, é necessário seguir um passo a passo que possibilita a criação do seu plano de marketing. 
Veja só: 

1. Defina objetivos

A execução de um plano é feita a partir da definição dos objetivos de marketing, os quais podem ser:

  • Aumentar o número de visitantes do blog ou site da sua empresa; 
  • Ter a marca presente nos melhores sites para anunciar produtos; 
  • Encontrar meios de divulgação pela internet baratos e efetivos; 
  • Se tornar autoridade diante do mercado de atuação.

Com isso, é possível estabelecer um norte ao qual toda a equipe deve se dedicar a atingir a fim de alcançar os objetivos da empresa.

2. Conheça o perfil do seu público-alvo

Saber para quem você vai fazer a divulgação dos produtos ou serviços da sua empresa é fundamental para o direcionamento correto das suas futuras ações.

Para tanto, conhecer a sua persona é um dos principais requisitos nesse momento.

Aliás, se você não sabe o que são personas, vai uma breve explicação: personagens semi fictícios que representam o cliente ideal da sua empresa

Por meio de pesquisas com seus atuais consumidores, você consegue descobrir informações relevantes a respeito do seu público, como : 

  • Idade;
  • Sexo;
  • Estado civil;
  • Profissão; 
  • Faixa salarial;
  • Preferências;
  • Hábitos;
  • Entre outros.

Por isso, a dica aqui é conseguir o máximo de detalhes possíveis para entender para quem fazer uma boa divulgação produtos nos melhores sites para anunciar produtos da internet.

Sendo assim, elabore perguntas que sejam úteis para você conseguir as informações necessárias para dar o direcionamento correto as suas ações.

3. Defina a Jornada de Compra

Pessoas sentadas com as pernas balançando e segurando sacolas de compras.

Um plano efetivo de marketing também depende muito da jornada de compra do consumidor. Afinal, todas as pessoas que compram os seus produtos ou serviços passaram por etapas até fechar o contrato. 

Por isso, é importante que você saiba que a jornada de compra consiste nas seguintes etapas:

  1. Aprendizado e descoberta: o consumidor não faz ideia que possui um problema ou sabe pouco a respeito do tema;
  2. Reconhecimento: aqui ele já reconhece o mal que lhe aflige e procura saber mais sobre ele;
  3. Consideração: nessa fase, o consumidor já entende qual o problema enfrenta e procura alternativas para encontrar aquela solução que atende melhor a sua necessidade;
  4. Decisão: depois de pesquisar sobre o tema e considerar diversas soluções, o leitor finalmente se sente preparado para comprar aquele produto que acredita resolver a sua questão.

Com isso, a sua tarefa a partir de agora é pegar as informações a respeito da jornada do consumidor e criar estratégias que atendam as necessidades de cada etapa.

Dessa forma, a sua empresa consegue proporcionar um atendimento personalizado para o possível cliente, mostrando o valor e a credibilidade que possui no setor.

4. Mix de Marketing

Neste momento, você precisa despertar o desejo de compra do seu público-alvo. Por isso, é importantíssimo trabalhar com os 4Ps de marketing: 

  • Produto: quais produtos sua empresa oferece?
  • Preço: qual o custo do seu produto ou serviço?
  • Promoção: de que modo você irá atrair clientes? 
  • Praça: onde o seu público-alvo busca por soluções de problemas?

Dessa forma, é possível trabalhar em cima de cada ponta de processo de divulgação produtos, aumentando consideravelmente as suas chances de sucesso.

5. Plano de ação

Essa fase é extremamente fundamental para ter a resposta da pergunta “como divulgar meus produtos?”. 

Isso porque é nela que você vai definir as campanhas da sua estratégia nos meios de divulgação pela internet. 

Portanto, é essencial fazer uma lista contendo, pelo menos, 5 ações de marketing para que as metas e os objetivos sejam colocados em prática. 

No entanto, é necessário que todas as ações sejam baseadas no Mix de Marketing que ressaltamos no tópico acima. 

Desse modo, fica muito mais simples garantir que todas elas estão seguindo o plano de marketing a fim de alcançar o objetivo final. 

6. Faça o controle de orçamento e definição de métricas

Saber quanto investir nas ações é uma das prioridades para ter um crescimento industrial relevante. 

Por isso, defina um orçamento para garantir que os gastos não sejam extrapolados, impedindo prejuízos para o seu empreendimento. 

Fora isso, tenha em mente que é necessário ter prazos para que as ações sejam realizadas. 

Portanto, faça anotações de tudo o que for possível, para ficar mais simples na hora de controlar e avaliar os resultados.

Coloque em ação a melhor estratégia para o seu negócio!

Um plano de marketing efetivo pode ser definido facilmente se você conseguir seguir todas as dicas que passamos neste conteúdo. 

Afinal, essa fase é essencial para o crescimento industrial de qualquer empreendimento e para melhor aproveitamento dos principais meios de divulgação pela internet. 

Portanto, use o passo a passo ensinado aqui para potencializar as chances de fazer a sua marca ser reconhecida.

Aliás, se quiser divulgar seus produtos em 60 mídias sociais de forma prática, você precisa conhecer o Soluções Industriais.

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Comentários

  1. Sérgio Souza disse:

    Muitos pensam que a indústria não precisa de marketing, porém a crescente da internet e de ramos específicos exigem que o mesmo seja presente. É nítido conhecimento e inteligência no assunto, cotarei com vocês!

  2. Sérgio Souza disse:

    É comum pensarem que a indústria não precisa de mkt, porém a crescente da internet e de ramos específicos exigem que o mesmo seja presente. É nítido conhecimento e inteligência no assunto, cotarei com vocês!

  3. Larissa disse:

    Post muito esclarecedor! Vou começar a planejar e implantar um plano de marketing melhor na empresa que trabalho o quanto antes.

  4. Djalma disse:

    Olha aí que bacana que maravilha me ajudou demais! Pra investir em marketing eu vou gastar muito?

    • Marketing Para Indústria disse:

      Olá, Djalma! Tudo depende das ações que deseja realizar. Mas saiba que existem ações que cabem em todos os orçamentos.

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