Por que é importante ter um site responsivo?

Nos últimos anos o uso da internet móvel cresceu e muito.  O Google confirmou através de pesquisas que as buscas em dispositivos móveis já passaram as buscas em computadores! Isso tornou fundamental o investimento em site responsivo para as empresas.

 

site responsivo

 

Porém, mesmo havendo provas dessa atual importância, a grande maioria dos sites de negócios ainda não são responsivos. Isso não apenas decepciona os usuários, como também significa uma grande perda de oportunidade de negócios para a empresa.

Neste artigo, vamos explicar por que ter um site responsivo tem uma importância tão grande para a estratégia de marketing digital da sua empresa, assim como algumas considerações importantes para se ter em mente ao projetar um website responsivo. Confira:

 

 

Qual é a diferença entre um design mobile e um design responsivo?

 

Os sites mobile podem ser construídos a partir de dois métodos: design responsivo e design mobile.

O design responsivo exige que você tenha apenas um site que seja codificado para adaptar-se a todos os tamanhos de tela, não importa em qual dispositivo o site esteja sendo exibido, ou seja, se o cliente acessar o seu site em um celular, tlabet ou qualquer outro tipo de dispositivo móvel, ele vai conseguir visualizar todas as informações normalmente, pois o desgin se adapta ao tamanho da tela.

Em contraste, um design mobile funciona de uma forma completamente diferente, pois exige que você tenha um site somente para dispositivos móveis, muitas vezes utilizando um subdomínio. Os designs mobile são construídos para cada site específico, não por tamanho de tela. Isso pode causar alguns problemas, como é possível observar a seguir.

Design responsivo – termo originalmente criado por Ethan Marcotte em um artigo do A List Apart em 2010 – tem sido o método mais utilizado para dispositivos móveis.

 

6 Motivos para comprovar que o seu site precisa ser responsivo

 

1) O uso dos dispositivos móveis está aumentando

 

Apesar das estatísticas impressionantes sobre o aumento dos sites responsivos, muitas empresas ainda não investiram nessa solução.

Esperamos que a leitura destas estatísticas possibilite a compreensão da importância de ter um site móvel responsivo.

 

  • Em 2015, mais da metade das pesquisas no Google foram realizadas em um dispositivo móvel;
  • No Brasil, 56% dos internautas acessam a internet usando um dispositivo móvel;
  • 61% das pessoas têm uma melhor opinião de marcas quando eles oferecem uma boa experiência móvel.

Talvez comece a fazer sentido o motivo de enfatizarmos a importância do investimento em sites responsivos para as tecnologias mobile. Continue lendo o artigo e compreenda ainda mais!

 

2) Experiência positiva para o usuário é essencial

 

De acordo com o Gooogle’s Think Insights, se o acesso de um usuário ao seu site móvel não funcionar, ou se eles não acharem o que estiverem procurando, há 61% de chance de eles saírem imediatamente do seu site, indo para outro website.

Ou seja, dessa forma você estará abrindo espaço para a concorrência converter seu potencial cliente (lead) em cliente efetivo dela. Não permita que isso aconteça! Invista em um site responsivo para que seu lead tenha uma experiência positiva em seu website. Assim, além de se tornar um potencial cliente, ele também poderá promover sua marca, pois uma vez que ele se sente satisfeito com o que vivenciou, a credibilidade do seu negócio cresce e essa satisfação por parte do usuário pode ser propagada para outros potenciais clientes gerando retornos positivos para a sua empresa.

 

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3) Blogging e atividades sociais trazem visitantes on-line

 

Se você possui elementos de blog e redes sociais incorporados em sua estratégia, você provavelmente tem visto o aumento do tráfego móvel. Um estudo recente do e-Marketer mostrou que 93% dos usuários de dispositivos móveis no Brasil utilizam redes sociais em seu aparelho móvel.

Ao compartilhar conteúdos no seu site e, ao mesmo tempo, não contar com um site responsivo, você verá sua quantidade de visitas on-line começar a cair, resultando em alta taxa de rejeição e baixa taxa de conversão.

 

4) Design responsivo é o melhor para SEO

 

site responsivo ótimo para SEO

 

É oficial que o Google dá preferência para web designs responsivos para os padrões mobile. Além disso, ter apenas uma URL torna muito mais fácil para o Google rastrear o seu site e reduz a chance de erros cometidos em técnicas de SEO nas páginas, o que possibilita sua empresa obter um bom posicionamento nos buscadores da web como Google, Bing e Yahoo, por exemplo.

Os sites responsivos possuem um melhor desempenho, proporcionam resultados positivos para o negócio e são mais fáceis de manter do que um modelo de site móvel, por exemplo.

 

5) Um site responsivo ágil é fundamental

 

De acordo com os desenvolvedores do Google PageSpeed, as normas recomendam que o conteúdo em um dispositivo móvel carregue em um tempo de menos de 1 segundo e a página inteira carregue em menos de 2 segundos.

Isso só é possível com um site responsivo ágil. Quando um usuário tem de esperar muito tempo para uma página carregar, há uma chance bastante alta dele desistir de acessar o seu site e migrar para qualquer outro.

 

6) Responsividade se adapta aos futuros dispositivos

 

Uma das grandes vantagens do design responsivo é que o tamanho do modelo foi projetado baseando-se no tamanho da tela e não do dispositivo, ou seja, não importa o tamanho da tela com a qual alguém esteja vendo o seu site, ele será exibido adequadamente para aquele tamanho.

Desta forma, no futuro, à medida que novos dispositivos (TVs, relógios, óculos, etc.) estiverem sendo usados para navegação na web, seu site responsivo continuará sempre bonito e eficaz.

 

Entendeu por que investir em um site responsivo é fundamental para o seu negócio?

 

Você deve ter percebido a importância de seu site fornecer aos usuários de dispositivos móveis uma experiência fácil, simples e ágil.

Ter um site responsivo já não é simplesmente um bom recurso, agora é uma necessidade e, consequentemente, vai impactar no crescimento do seu negócio, aumentando suas vendas, o número de clientes e o sucesso da sua empresa!

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Sua empresa já possui um site responsivo? Compartilhe o artigo em suas redes sociais e ajude mais pessoas a entender a importância de ter um site responsivo!

 

 

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