Por que sua indústria precisa investir em marketing de conteúdo na crise?

Em tempos de crise, as indústrias acabam cortando muitos investimentos, e infelizmente muitas vezes este corte é no marketing. Porém, poucos sabem que estão cortando a solução para reter mais clientes, se diferenciar dos concorrentes, aumentar o faturamento e sair da crise. Se estes gestores compreendessem porque investir em marketing de conteúdo, saberiam que o melhor caminho para prosperar na crise, é o investimento inteligente.

 

 

Sabendo o porque investir em marketing de conteúdo, você fica apto a não realizar os erros que as demais empresas cometem. Segundo a Uol, de cada 10 empresas, 6 fecham antes de completarem cinco anos no mercado.

 

Por isso, fique atento aos tópicos abaixo e entenda como investir corretamente, quais são os benefícios de se investir corretamente, e aprenda o porque investir em marketing de conteúdo.

 

 

Porque investir em marketing de conteúdo na crise?

 

Atualmente 71% de quem trabalha com marketing B2B (empresas que vendem para empresas) usa marketing de conteúdo para geração de Leads e segundo dados da RD, 82% dos profissionais de marketing B2B vão aumentar a produção de conteúdo nos próximos 12 meses.

 

O marketing de conteúdo é fundamental para o Inbound marketing  que tem como intenção: Atrair, converter, fechar e encantar, através de conteúdos de qualidade e alta relevância.

 

As pessoas estão cansadas de serem bombardeadas com produtos e serviços das quais elas não possuem nenhum interesse, e a procura por informações relevantes estão cada vez mais comum. Por isso o marketing de conteúdo, diferente dos outros métodos tradicionais, não é intrusivo, pelo contrário, ele atrai os leads (potencias clientes) até a sua empresa, fazendo com que seja possível: Engajar, fidelizar, reter clientes, reduzir os custos da indústria, mensurar os resultados obtidos e aumentar a visibilidade da marca.

 

Deste modo, fica fácil entender porque investir em marketing de conteúdo. Mas vale lembrar que os resultados não são imediatos, é uma estratégia que pode oferecer resultados muito satisfatórios, mas em médio a longo prazo.

 

Segundo Philip kotler, “é mais importante fazer o que é estrategicamente correto, do que imediatamente lucrativo.” 

 

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Custa menos

 

De acordo com o estudo da HubSpot, as empresas que passaram a adotar o marketing de conteúdo atingiram um ROI (retorno sobre investimento) maior do que o do ano anterior.

 

O marketing de conteúdo resulta em taxas de conversão 6x maiores para os adeptos do que para os não-adeptos, além de custar 62% menos do que o marketing tradicional, e gerar em torno de 3 vezes mais leads.

 

O baixo investimento com alta possibilidade de retorno é um dos principais motivos do porque investir em marketing de conteúdo.

 

Segmentação e mensuração do conteúdo

 

Você pode aplicar o marketing de conteúdo em diversos canais, o ideal é fazer uma comunicação integrada. Ou seja, não opte por realizar a produção de conteúdo somente no site. Invista em blogs, redes sociais, e-mail marketing e etc.

 

As redes sociais permitem um vasto alcance segmentado dentro dos anúncios pagos, desta forma você pode anunciar seu conteúdo para o público que deseja (segmentando por idade, preferências, localização), e embora seja uma ótima estratégia, é interessante realizar uma pesquisa antes para saber qual rede social seus leads tem maior inserção.

 

Uma grande vantagem do porque investir em marketing de conteúdo, é por ser altamente mensurável.

 

A mensuração dos resultados é um fator que faz toda a diferença para uma melhoria constante da sua estratégia. Se você pode medir algo, você também pode melhorá-lo.

 

No Inbound Marketing, o gestor é capaz de analisar cada etapa do processo, desde o começo através do tráfego, até chegar na conversão de clientes.

 

Avaliando as métricas, você pode analisar quais são os pontos positivos de seu conteúdo, os que chamaram mais atenção, os que tiveram menos relevância, e com isto criar uma estratégia segmentada e assertiva

 

Não é despesa, é um investimento

 

 

A previsão de investimentos em mídias digitais para 2019 é de ao menos 15 bilhões de reais.

 

Investimento é tudo aquilo que lhe da retorno. Conforme dito anteriormente o retorno do marketing de conteúdo é a longo e médio prazo.

 

Porém os benefícios são inúmeros, dentre eles: Pode gerar autoridade no segmento; Possibilidade de consolidar sua marca como uma referência no mercado; Auxilia o marketing de relacionamento a fidelizar o cliente; Diminui os custos desnecessários com comunicação, lhe dá melhor visibilidade, gerando maiores chances de venda; Destaca-se da concorrência; Dentre vários outros.

 

Conclusão do porque investir em marketing de conteúdo

 

A crise afeta os negócios para muitas indústrias. Mas isso não significa que a sua empresa não pode crescer. Na realidade, a queda na indústria oferece oportunidade para investir em estratégias que vão melhorar o seu negócio, como por exemplo, o marketing digital.

 

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