Por que você não deve cortar o marketing em tempo de crise

A crise atingiu muitos setores, um dos mais afetados foi o industrial. Uma comparação mais ampla desse cenário, mostra que de janeiro a dezembro de 2015 com relação ao mesmo período de 2014, o retrocesso foi de 8,1% em todo o setor industrial, segundo o IBGE.

Basicamente para muitas indústrias, a crise na pratica é uma redução significativa do volume de compras dos seus atuais clientes ou muitos clientes simplesmente deixam de comprar, e se você vive em um desses cenários, a única saída é obter novos clientes constantemente. Portanto, fica claro porque você não deve cortar o marketing em tempo de crise, afinal ele é fundamental para quem deseja obter novos clientes, aumentando as suas vendas.

 

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O grande problema, é que muitos empresas no desespero para reduzir custos acabam confundindo o investimento em marketing como um “custo”, ao invés de entender que ele é o principal investimento que pode lhe ajudar a superar a crise, mas se você investe em algo que não lhe gera um ROI positivo, esse sim é considerado um custo e precisa ser reduzido, porém é preciso saber identificar se este investimento de fato não gera resultado, pois essa atitude pode representar uma baixa ainda maior em sua lucratividade.

Não é aconselhável cortar o marketing em tempos de crise, ele é fundamental para que sua empresa possa continuar prosperando.

Para te auxiliar a aproveitar o melhor do Marketing em tempos de crise, confira as dicas a seguir:

 

 

Por que você não deve cortar o marketing em tempo de crise

 

Marketing é investimento!

 

Para conquistar novos clientes e aumentar o faturamento da sua empresa é preciso possuir visibilidade. O marketing vem exatamente para isso, já que é através de suas estratégias de divulgação que a sua empresa entrará em contato com novas oportunidades de negócios.

Investir, principalmente em marketing digital, se torna fundamental para empresas que desejam superar a crise. Afinal esse é um ambiente que está sendo cada vez mais explorado por consumidores, se tornando um grande mercado de potenciais clientes.

Outro grande motivo pelo qual você não deve cortar o marketing em tempo de crise é o seu baixo investimento necessário para gerar resultados. Ainda mais se compararmos ao marketing tradicional, onde era necessário desprender grande capital para realizar campanhas que ainda poderiam ser pouco assertivas.

Com o marketing digital, você consegue segmentar suas campanhas atingindo um maior número de potenciais clientes, ou seja, além do baixo investimento o retorno é grande.

 

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Preste atenção nos números: eles não mentem

 

Existem algumas métricas de Marketing que provam que ele não é só importante, mas essencial para seu negócio, além de ser a forma mais fácil para acompanhar de perto os resultados do seu investimento.

Veja 2 métricas essenciais que você devr ficar de olho:

  • Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

 

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O Custo de Aquisição de Clientes é uma tradução do desempenho da sua indústria em termos financeiros. Ele leva em consideração o trabalho de todas as equipes envolvidas no funil de vendas: desde a atração de visitantes, nutrição de leads, até a efetivação da compra ou assinatura de contrato.

Se você deseja calcular o CAC é importante mensurar quantos clientes entraram em sua base mensalmente, para isso utilize ferramentas de monitoramento, como o Google Analytics.

O Marketing é um dos pilares mais importantes para que você consiga atrair quem realmente se interessa pelo seu produto/serviço, ou seja, seu público-alvo. Isso facilita muito o processo de geração de leads – clientes potenciais.

Sendo assim, verifique os custos de captação com prospecção, investimento em Adwords ou qualquer outro recurso utilizado para obter novos clientes. Faça a soma de todos os custos e divida pela quantidade de novos clientes no mês.

 

  • Retorno sobre Investimento (ROI)

 

O retorno sobre investimento, ou ROI, é uma métrica usada para verificar os rendimentos obtidos a partir de uma determinada quantia de recursos investidos.

É importante saber exatamente quanto foi gasto, o tempo que foi utilizado e o resultado gerado. Através do cálculo do ROI você consegue acompanhar isso de perto.

Você deverá somar todos os seus gastos com suas campanhas de marketing digital e verificar qual foi a receita gerada no período estipulado, esse dado é igual ao valor do faturamento.

Faça a conta: receita dividida pelo investimento. Esse é o valor do seu ROI.

 

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Aproveite o Marketing Digital para vender mais

 

Talvez você já tenha ouvido falar em Adwords: a mídia paga do Google. É um sistema do próprio Google em que empresas que querem anunciar seus produtos inserem publicidade – links patrocinados – nos resultados do mecanismo de busca e em sites de parceiros do Google.

É importante saber que, apesar de ser uma excelente ferramenta de Marketing, links patrocinados (conhecidos também como PPC – pay per click), não são muito viáveis financeiramente, já que o anunciante paga por cada clique no anúncio.

Apesar do seu custo ser um pouco mais elevado do que o posicionamento orgânico, essa condição pode ser interessante para as empresas, pois o clique é o que pode engatilhar uma venda, por exemplo. Mas para que isso aconteça você deve investir em marketing de conteúdo de melhor qualidade! Para oferecer conteúdos relevantes, pense com a cabeça do seu consumidor: O que ele gosta? Quais são suas dificuldades? Como ele procura por um produto?

Mais de 100 bilhões de buscas são feitas mensalmente na Internet apenas no Brasil. Vale a pena lembrar que 90% dessas buscas são feitas no Google, ou seja, esse investimento traz sim bons resultados, desde que utilizado de forma assertiva.

Quantas vezes você faz uma pesquisa na Internet procurando por produtos que pretende comprar ou mesmo sobre algum assunto que quer conhecer melhor? Esta busca é uma realidade na vida da maioria de seus leads, ou seja, seus potenciais clientes.

 

Use a palavra-chave certa e atraia seu público com mais eficácia  

 

Como você faz sua busca por um produto ou serviço que quer contratar na Internet? Esta é a pergunta que você deve fazer a si mesmo no momento de pensar nas palavras-chave estratégicas que o seu cliente ideal usa para buscar alguma informação sobre o produto.

 

Usando as palavras-chave corretas você poderá:

 

  • Atrair seu potencial cliente para mostrar a possível solução de seu problema;
  • Fazer com que ele considere o que você tem a oferecer;
  • Convertê-lo em um lead qualificado, ou seja, um potencial comprador do seu produto/serviço;
  • Chamar atenção dos seus clientes sem precisar de um processo de vendas longo e caro.

 

Em tempos de crise econômica, levar o cliente ideal a te procurar é a chave para não gastar muito com o processo de venda e as palavras-chave podem te ajudar nesse processo. Por conta de tudo isso você não deve cortar o marketing em tempos de crise.

 

O Marketing de Conteúdo pode ajudar você a otimizar processos e efetivar vendas

 

O Marketing de Conteúdo pode ser usado para educar e engajar o público-alvo da sua empresa.

Se no processo tradicional o seu vendedor tinha a necessidade de fazer várias ligações e marcar diversas reuniões, com o Marketing de Conteúdo, se as informações disseminadas forem de real interesse do consumidor, mais da metade do caminho já estará percorrido, pois o próprio cliente irá atrás da sua empresa.

O seu potencial cliente chegará muito mais engajado e desta forma a venda se torna mais fácil.

 

Trabalhe bem as suas personas e garanta os clientes certos

 

Como já falamos, as palavras-chave são extremamente importantes, pois elas direcionam os termos pesquisados pelo cliente ideal e fazem com que sua empresa seja encontrada mais rápido.

No entanto, é importante lembrar que o Marketing de Conteúdo é totalmente focado em buyer personas, ou seja, seu público-alvo.

A persona é a representação do seu cliente ideal: quem ele é, quais são os seus problemas e dúvidas.

Como estamos vivenciando uma crise, atrair um cliente que não tenha o perfil certo pode sair caro e gerar prejuízos. Por esse motivo é muito importante traçar uma estratégia totalmente focada na persona da sua empresa, isso ajuda a entender porque você não deve cortar o marketing em tempos de crise, pois é ele que fará esse estudo e indicará a melhor forma de atuação com o perfil estabelecido.

 

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O conteúdo melhora seu posicionamento no Google

 

Existem ações que fazem com que o seu site apareça no topo dos buscadores quando o consumidor buscar por uma palavra-chave no Google. Essa estratégia é conhecida como SEO (Search Engine Optimization).

O SEO visa gerar maior relevância para o site, fazendo com que os buscadores entendessem tal relevância a ponto de posicionar essa página. A criação de conteúdo com qualidade aplicado juntamente com o estudo de palavra-chave é fundamental para conquistar um bom posicionamento.

Se você souber selecionar palavras-chave corretas, posicioná-las ao longo do seu texto e garantir um conteúdo rico, com certeza irá melhorar seu posicionamento no Google, gerar mais visibilidade para sua empresa e, consequentemente, te ajudará a aumentar as vendas.

 

A terceirização pode ser uma boa pedida

 

Em primeiro lugar, tenha em mente que para ter resultados com o marketing digital e de conteúdo é preciso ter:

 

  • Planejamento e definições estratégicas;
  • Produção de conteúdo qualificado;
  • Acompanhamento de resultados;
  • Redefinição ou manutenção de estratégias;
  • Constante busca de informações das inovações mercadológicas para o setor.

 

Uma das grandes vantagens do marketing digital é a possibilidade de terceirizar várias etapas, através de uma empresa especializada ou profissionais freelancers.

Porém, é importante possuir alguém dentro da empresa que possa cuidar de toda a organização dessas etapas, para que não fique nenhuma ponta solta e sua estratégia possa dar grandes resultados.

 

Agora você já sabe por que você não deve cortar o marketing em tempo de crise

Aproveite nossas dicas e comece a investir no marketing para alavancar suas vendas, principalmente em tempos de crise.

Lembre-se sempre que o marketing digital não deve ser intrusivo, não deve interromper o leitor e, especialmente, deve ser relevante e agregar valor. Sendo assim, produza conteúdo de qualidade, invista nas ferramentas certas e conte com profissionais qualificados para vencer a crise!

 

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