Por que personas são tão importantes?

Uma estratégia de marketing de qualidade deve ser inteiramente baseada no público que você deseja atingir, afinal, a ideia é que você atraia pessoas com mais probabilidade de se tornarem leads (potenciais clientes) e, posteriormente, clientes efetivos e fidelizados.

Para isso, todas as suas estratégias, táticas e ferramentas que irão compor o seu planejamento precisam ser focadas no interesse do seu comprador ideal, ou seja, sua persona. Mas, você consegue entender porque personas são tão importantes para o sucesso do seu negócio?

 

porque personas são tão importantes

 

A buyer persona são representações semi-fictícias de um cliente ideal e surgiu como uma forma de segmentar e definir detalhadamente quem é seu potencial consumidor, o que ele faz, do que ele gosta e quaisquer outras características relevantes ao seu negócio.

A partir de sua criação, o conceito de buyer persona se tornou indispensável para todos os tipos de estratégias de sucesso, afinal, é extremamente importante que você saiba quem influencia o processo de compras da sua indústria.

Se a sua equipe de marketing não está definindo a persona certa, sua empresa não alcançará resultados promissores. Sendo assim, continue lendo o artigo que preparamos para você e entenda porque personas são tão importantes e como defini-las:

 

O que é uma persona?

 

A criação de uma persona para o seu negócio tem como objetivos: providenciar informações sobre o seu público-alvo para ser mais assertivo com as suas estratégias e oferecer condições para a criação de conteúdos relevantes e úteis para seus leads.

Isso é feito através da seguinte metodologia: pesquisa, identificação de tendências e criação de perfis de personas.

Se, através de uma pesquisa feita, você identificou que o seu público são os engenheiros de produção, por exemplo, você deverá identificar tendências que ter permitem se comunicar em termos mais técnicos de forma interessante. Depois disso você deverá partir para a criação do perfil da sua buyer persona, ou seja, construir um personagem ou, até mesmo, identificar uma pessoa que seja ícone de parâmetro para guiar suas ações e comunicações futuras garantindo o sucesso da sua estratégia e, consequentemente, da sua empresa.

Quem são essas personas?

 

Primeiro passo para entender o porque personas são tão importantes, é entender que o personagem foi criado com base em pessoas reais, ou seja, o resultado indica o perfil exato dos seus clientes ideais.

Para obter informações sobre seus clientes e criar um alvo certo, a pesquisa de mercado e de dados são essenciais. Esse perfil possui as características de comportamento, demográficas e até psicológicas dos seus potenciais clientes.

 

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Como é o cotidiano dessa persona?

 

Pense sobre o dia de sua persona: Onde ela passa a maior parte do tempo? Atua em qual setor? Qual o cargo profissional dela? Qual o horário de trabalho que fazem? Quais seus maiores desafios? Ela usa a Internet para pesquisar o que?

Pensar nesses detalhes talvez pareça besteira, mas são muito importantes para saber a maneira mais efetiva para alcançar e falar com seu público alvo.

Quais são as maiores dificuldades da sua persona?

 

Se você não está resolvendo problemas do seu cliente, isto pode ser um grande e real problema para a sua empresa. Sendo assim, você precisa saber quais as maiores dificuldades que sua persona enfrenta.

Atualmente, um telefonema irrelevante, por exemplo, é imediatamente recusado e ignorado pelos clientes e isso ocorre no ambiente on-line da mesma forma. Caso um usuário seja interrompido por um conteúdo intrusivo, incomodado por um e-mail desnecessário e irrelevante e coisas do gênero, ele descarta a possibilidade de interação imediatamente.

Por isso, é fundamental entender as reais necessidades que a sua persona tem, o que mais as frustam e o que elas precisam que melhore. Quando você se atenta à esses pontos, você demonstra que realmente se importa com seus clientes e gera valor a sua marca, além da possibilidade de fidelizá-los.

Mas afinal, porque personas são tão importantes?

 

porque personas são tão importantes?

 

Independente da situação, atrair um cliente que não tenha o perfil certo sai caro e gera prejuízos para a sua indústria, já que você irá investir em quem não está interessado em seu produto/serviço ao invés de focar em seus clientes ideias, ou seja, seus leads.

Por esse motivo é muito importante traçar uma estratégia totalmente focada na persona da sua empresa e não correr o risco de desperdiçar seus investimentos.

Sabendo quem é sua buyer persona, suas estratégias de marketing se tornam assertivas e torna-se possível gerar resultados produtivos.

Tenha a sua persona como seu norteador

 

O ideal é você saber como se comunicar com a sua persona em todos os estágios do funil de vendas, assim ela verá sua maraca mais como uma parceira, do que uma empresa propriamente dita. Isso gera maiores possibilidades de fidelização.

Atente-se sempre ao mercado! Já que algumas mudanças em hábitos de consumo podem ocorrer e com isso o perfil da sua persona precisa ser atualizado.

Lembre-se sempre: Sua persona é sua base, ela é quem dirá se sua estratégia terá sucesso ou não.

 

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