Entenda as diferenças entre o marketing vertical e o horizontal e saiba em qual apostar!

Marketing vertical e marketing horizontal são conceitos extremamente importantes para profissionais que querem aumentar a visibilidade de suas marcas. Conheça cada um deles e saiba em quais plataformas divulgar sua empresa!

Quando falamos na divulgação de marcas no ambiente on-line, como em portais e mídias sociais, é importante considerar basicamente dois formatos: marketing vertical e horizontal.

Mas você sabe o que significam esses conceitos?

Ao planejar as suas estratégias de marketing orgânico, é muito importante ter conhecimento sobre as características dos canais de comunicação on-line disponíveis.

Qualquer tipo de ação de marketing digital é planejada especialmente para conectar uma marca ao seu público e, assim, criar fidelização e gerar negócios.

Por esse motivo, a escolha do canal precisa ser pautada na identificação desse público.

A partir daí, é necessário realizar uma análise das estruturas dos canais e enquadrá-los no projeto.

Com isso, é importante entender que as ferramentas do marketing on-line possuem características que podem ser tanto do sistema vertical de marketing, quanto do horizontal.

E para te ajudar a entender estes conceitos, produzimos um conteúdo exclusivo.

Mas entes, dê uma olhada em nosso e-book e saiba como uma gestão eficiente pode te ajudar a superar metas!


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Você sabe o que é o marketing vertical?

As redes sociais caracterizadas como verticais são essencialmente pautadas em segmentação.

Ou seja, agrupam pessoas que possuem os mesmos interesses.

É possível comparar o padrão do sistema vertical de marketing com uma versão mais aprimorada dos fóruns de discussão.

Afinal, essas redes são criadas para o debate sobre assuntos específicos e reúne público com perfil uniforme.

O LinkedIn é um exemplo claro de mídia social usada para marketing vertical, pois reúne pessoas com interesse em desenvolvimento de carreira e mercado profissional.

No marketing digital, as redes sociais verticais representam uma ótima oportunidade de negócio, pois as marcas utilizam os espaços para divulgar conteúdos de interesse exclusivo ao seu público.

No caso dos portais verticais, o esquema funciona exatamente da mesma forma, já que eles também oferecem conteúdos específicos a determinados tipos de usuários.

As buscas são efetuadas com base em palavras-chave utilizadas especialmente para aquele grupo e a linguagem possui termos exclusivos e conhecidos pelos membros.

O maior benefício do marketing vertical é a capacidade de atingir um público específico e realmente interessado, o que facilita muito as vendas.

Um exemplo disso é o caso dos marketplaces segmentados, portais que funcionam como uma espécie de “shopping on-line” onde diversas empresas podem anunciar seus produtos.

Entenda como funciona o marketing horizontal

As redes sociais horizontais funcionam de uma forma muito mais genérica, pois se constituem em um ambiente on-line em que as pessoas se comunicam e compartilham conteúdo diversificado – como o Facebook, Google+, Twitter e outros.

O modelo dos sistemas verticais de marketing oferece um ambiente de encontro social via web, fornecendo aos membros acesso ilimitado às postagens dos demais integrantes.

A estratégia do marketing digital, neste caso, é mais abrangente e tem como objetivo a expansão e a popularidade dos negócios.

De maneira geral, as redes sociais horizontais são facilitadoras do relacionamento entre os participantes, pois seguem um modelo linear de distribuição de conteúdo e contato entre os usuários.

Para as empresas, o marketing horizontal é uma ótima forma de estreitar a relação com seus potenciais clientes por permitirem uma investimento ampla através conteúdo compartilhado, o qual precisa ter relevância para o público.

Como usar o marketing vertical e horizontal na sua indústria?

Apesar dos conceitos e particularidades de cada plataforma de marketing digital, em muitos casos é possível vermos agregarem os dois perfis em um único canal, o que na verdade ajuda no objetivo final.

Por exemplo, você pode ter a sua indústria presente em um marketplace segmentado, pois dessa forma vai alcançar clientes que realmente se interessam pelos seus produtos.

Essa seria uma ação do marketing vertical.

Mas ao mesmo tempo você pode investir em redes sociais como o Facebook, compartilhando conteúdos e informações relevantes para atingir um maior número de pessoas e essa seria uma ação do marketing horizontal.

Combinando as ações dos segmentos de marketing vertical e horizontal é muito mais possível alavancar o número das vendas de sua indústria e, consequentemente, seu faturamento!

O mais importante é realizar o planejamento de marketing digital e identificar quais ações são as melhores para os interesses da sua indústria.

E se quiser aumentar suas vendas, confira nosso guia definitivo sobre como vender mais.