Quais as diferenças entre o marketing vertical e horizontal?

Quando falamos na divulgação de marcas no ambiente on-line, como em portais e mídias sociais, é importante considerar basicamente dois formatos: marketing vertical e horizontal. Mas você sabe o que significam esses conceitos?

 

Ao planejar as suas estratégias de marketing digital, é muito importante ter conhecimento sobre as características dos canais de comunicação on-line disponíveis.

 

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Qualquer tipo de ação de marketing digital é planejada especialmente para conectar uma marca ao seu público e assim criar fidelização e gerar negócios. Por esse motivo a escolha do canal precisa ser pautada na identificação desse público. A partir daí, é necessário realizar uma análise das estruturas dos canais e enquadrá-los no projeto.

 

Com isso é importante entender que as ferramentas do marketing on-line possuem características, que podem ser tanto do marketing vertical, quanto do horizontal. Continue lendo este artigo para entender melhor sobre essas definições e estratégias:

 


 

Verticais

 

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As redes sociais caracterizadas como verticais são essencialmente pautadas em segmentação. Ou seja, agrupam pessoas que possuem os mesmos interesses.

 

É possível comparar o padrão vertical com uma versão mais aprimorada dos fóruns de discussão, afinal essas redes são criadas para o debate sobre assuntos específicos e reúne público com perfil uniforme.

 

O LinkedIn é um exemplo claro de mídia social vertical, pois ele reúne pessoas com interesse em desenvolvimento de carreira e mercado profissional.

 

No marketing digital, as redes sociais verticais representam uma ótima oportunidade de negócio, pois as marcas utilizam os espaços para divulgar conteúdos de interesse exclusivo ao seu público – as empresas anunciantes possuem produtos ou serviços diretamente ligados aos temas discutidos na rede.

 

No caso dos portais verticais, o esquema funciona exatamente da mesma forma, já que eles também oferecem conteúdos específicos a determinados tipos de usuários.

 

As buscas são efetuadas com base em palavras-chave utilizadas especialmente para aquele grupo e a linguagem possui termos exclusivos e conhecidos pelos membros.

 

O maior benefício do marketing vertical é a capacidade de atingir um público específico e realmente interessado, o que facilita muito as vendas.

 

Um exemplo disso é o caso dos marketplaces segmentados, esses portais funcionam como uma espécie de “shopping onl-ine” onde diversas empresas podem anunciar seus produtos.


 
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Horizontais

 

As redes sociais horizontais funcionam de uma forma muito mais genérica, pois se constituem em um ambiente on-line em que as pessoas se comunicam e compartilham conteúdo diversificado – como o Facebook,  Google+, Twitter e outros.

 

O modelo horizontal oferece um ambiente de encontro social via web, fornecendo aos membros acesso ilimitado às postagens dos demais integrantes.

 

A estratégia do marketing digital, neste caso, é mais abrangente e tem como objetivo a expansão e popularidade dos negócios.

 

De maneira geral, as redes sociais horizontais são facilitadoras do relacionamento entre os participantes, pois seguem um modelo linear de distribuição de conteúdo e contato entre os usuários.

 

Para as empresas, o marketing horizontal, é uma ótima forma de estreitar a relação com seus potenciais clientes por permitirem uma investimento ampla através conteúdo compartilhado, o qual precisa ter relevância para o público.


 

Agora que você sabe o que é o marketing vertical e horizontal, veja como usá-lo na sua indústria

 

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Apesar dos conceitos e particularidades de cada plataforma de marketing digital, em muitos casos é possível vermos agregarem os dois perfis em um único canal, o que na verdade ajuda no objetivo final.

 

Por exemplo, você pode ter a sua indústria presente em um marketplace segmentado, pois dessa forma vai alcançar clientes que realmente se interessam pelos seus produtos. Essa seria uma ação do marketing vertical. Mas ao mesmo tempo você pode investir em redes sociais como o Facebook, compartilhando conteúdos e informações relevantes para atingir um maior número de pessoas e essa seria uma ação do marketing horizontal.

 

Combinando as ações dos segmentos de marketing vertical e horizontal é muito mais possível alavancar o número das vendas de sua indústria e, consequentemente, seu faturamento!
O mais importante é realizar o planejamento de marketing digital e identificar quais ações são as melhores para os interesses da sua indústria.

 

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