Marketing Digital: Uma solução para sair da crise industrial no Brasil

A economia brasileira está atravessando sua maior recessão da história, sobretudo, no ramo industrial, no qual a crise coloca em dúvida o destino de muitas empresas. No cenário dos últimos anos, muitas indústrias estão diminuindo drasticamente sua produção, e o pior, sem perspectivas de reverter essa situação. Por conta disso, todos industriais estão buscando por uma solução para sair da crise industrial e conseguir manter seu faturamento positivo.

 

solução para sair da crise industrial

 

Fazendo uma comparação entre novembro de 2014 e novembro de 2015, a queda no setor industrial foi de 12,4% segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa queda afeta, e muito, no desenvolvimento de um país e na geração de novos empregos, por exemplo.

Mas, mesmo nesse atual cenário da economia do Brasil, existem indústrias que anunciam crescimento, lucros recordes, novos clientes e, na contramão do país, aumentam seu quadro de funcionários para suportar a expansão do fluxo de trabalho.

Você já parou para pensar em como essas indústrias conseguem melhorar seus resultados de forma tão considerável mesmo nesse momento tão difícil? Como elas revertem essa situação e prosperam enquanto muitos concorrentes estão fechando as portas?

A partir dessa dúvida, e com a pressão de melhorar os ganhos, muitos empresários começam o corte de investimentos, com o foco em reduzir despesas para poder dar uma respirada no orçamento. Aliás, é algo quase instintivo nessa situação, cortar gastos e diminuir quadro de funcionários. Mas será mesmo que esse é o melhor caminho para sua indústria? Continue lendo o artigo para saber a solução para sair da crise industrial:

 

Diminuição de gastos X Investimento

 

Conforme dito, o primeiro dilema que surge nesse momento é sobre investir ou cortar custos, e provavelmente, todo dono de indústria já passou por esse dilema.

Mesmo a princípio parecendo um pouco óbvio, a redução de gastos é sempre uma ação emergencial para lidar com o baixo fluxo de novos clientes ou a diminuição do ticket médio dos atuais clientes.

Segundo especialistas, algo que freou o crescimento industrial foi a falta de iniciativa e de confiança para inovar em meio a esse momento turbulento. Para quem quer crescer, estagnar em um momento de crise é algo proibido. Sendo assim, pense em uma alternativa viável como, por exemplo, investir em marketing digital!

O marketing digital é uma tendência que vem crescendo muito no mercado industrial. Isso tem acontecido, pois além de ele oferecer baixo custo de investimento, ele proporciona retornos incríveis. O faturamento de quem investe em marketing digital cresce 18% ao ano. Isso graças ao fato de que os brasileiro pesquisa cerca de 3 vezes antes de efetuar uma compra e 94% das pessoas compram ou já compraram pela internet, resultando em retornos financeiros positivos para o negócio.

Atualmente, 49% das empresas da América Latina já utilizam estratégias de marketing digital. Só no Brasil, cerca de 97% das pessoas acessam a internet diariamente, ou seja, já imaginou quantos possíveis clientes você pode atingir se estiver presente no ambiente on-line, seja dentro ou fora do país? Uma das estratégias utilizadas pelo marketing digital para atingir esses potenciais clientes, é o marketing de conteúdo.

70% das pessoas usam a internet para se comunicar com uma marca, sendo assim, quando você oferece um atendimento diferenciado e um conteúdo relevante para seu consumidor, além de gerar credibilidade para a sua marca, você tem possibilidades de fidelizar esse cliente. E é disso que o marketing de conteúdo trata: entregar conteúdos relevantes e de interesse dos clientes, com foco em engajá-los e, ao invés de fazer com que sua empresa precise utilizar publicidades intrusivas para chamar atenção dele, ele mesmo irá atrás de você por conta do seu conteúdo de alto valor.

 

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Marketing de conteúdo: estratégia assertiva para engajar seu público e positivar o faturamento da sua empresa

 

Se o objetivo é que o seu público-alvo enxergue valor a sua empresa, o marketing de conteúdo é a melhor opção, já que ele irá trazer um enorme aumento na credibilidade, pois com um conteúdo de qualidade você será reconhecido como autoridade sobre o assunto e os clientes passam a ter mais confiança no seu trabalho.

Mas para conquistar a tão desejada autoridade, é preciso escrever o que os seus potenciais clientes estão realmente interessados, procurando sempre sanar suas dúvidas e para isso é necessário realizar um estudo de quem é a sua persona, ou seja, entender de fato quem é o seu potencial cliente.

Esta estratégia atrai leads mais engajados, o que favorece e torna mais fácil o fechamento de uma venda, sendo assim que o marketing de conteúdo começa influenciar positivamente no faturamento da sua empresa.

Dicas para começar a investir em marketing de conteúdo na sua indústria

 

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Site atrativo

 

A qualidade do site tem um impacto muito forte sobre a opinião do cliente em relação a empresa. Além de ser uma ferramenta capaz de transmitir confiança e credibilidade para sua marca, ela abre mais um canal de venda e contato com o consumidor.

É muito importante que o site tenha um design agradável e uma boa navegabilidade em qualquer dispositivo, ou seja, seu site precisa ser responsivo. Isso significa que, independente de o cliente acessar seu site pelo notebook, smartphone ou tablet, ele verá um design adequado para cada dispositivo, sem perder qualidade e funcionalidade.

Isso se faz necessário, pois nos dias de hoje, o tráfego gerado por dispositivos móveis tem crescido cada vez mais. Uma plataforma que não abrange esse público está perdendo um grande número de clientes. Afinal, cerca de 81,5 milhões de brasileiros acessam a internet pelo celular, por exemplo. Esse é um número que, com certeza, não pode ser ignorado se sua empresa busca por solução para sair da crise industrial.

 

Bom posicionamento nas ferramentas de busca

 

Primeiro vale perguntar, você sabe o que é uma ferramenta de busca?

As ferramentas de buscas são instrumentos de pesquisas on-line para buscadores como o Google, por exemplo. Elas funcionam através de palavras-chave (os termos responsáveis por resumir a ideia principal de um texto), as quais serão capazes de posicionar bem o seu site e servir de referência para as pesquisas.

Ou seja, fazer com que sua marca seja facilmente encontrada nos principais buscadores é fundamental, afinal uma marca que não é encontrada no Google, acaba não sendo encontrada de forma alguma por muitos compradores. Procure fazer ações que posicione sua empresa e com isso, capte mais consumidores.

 

Redes Sociais

 

As redes sociais são responsáveis por estreitar a relação da marca com o seu cliente.

Esses canais servem, não só para aumentar a visibilidade da sua indústria na web, mas, também como um meio ágil e fácil para se comunicar com seu consumidor, responder dúvidas, criar estratégias e conseguir mensurar o resultado das suas ações, ou seja, ver o impacto que causa no mercado.

As empresas estão investindo cada vez mais na utilização de redes sociais para divulgação da sua marca, pois 87% dos brasileiros estão presentes em alguma delas. Além disso, 15% desses brasileiros usam elas para fazer negócios, o que torna essa estratégia uma ótima solução para sair da crise industrial, visando a divulgação e credibilidade da sua marca, além de estreitar o relacionamento com seu lead (potencial cliente) ou atuais consumidores.

Esses primeiros passos farão com que sua empresa comece a entrar no radar do seu público-alvo.

 

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Como as estratégias de marketing digital e de conteúdo vão realmente ajudar sua empresa?

 

Mensuração dos resultados e redução de custos

 

Saber qual é o resultado de suas ações é um passo muito importante para o marketing. O marketing digital facilita essa mensuração, graças as inúmeras ferramentas existentes que auxiliam nesse processo.

Os dados colhidos são importantes, pois permitem que você conheça os hábitos de seus clientes, suas preferências, o que os desagrada e, a partir disso, trabalhe para melhorar suas estratégias para atingi-los.

Isso ajudará muito a reduzir o gasto da sua empresa no setor, permitindo que você saiba exatamente onde investir seu dinheiro e tempo, afinal o marketing digital, além de mais eficaz e muito mais barato, é passível de resultados a curto/médio prazo em relação ao marketing tradicional, o qual utiliza técnicas ultrapassadas e que requerem alto valor de investimento para um longo prazo de retorno.

 

Aumento da visibilidade

 

O marketing digital e o marketing de conteúdo trabalham atrelados para aumentar a visibilidade da sua indústria através da geração de conteúdos de relevância para seus clientes, aliado a presença em redes sociais, por exemplo, ele pode ser extramente eficaz para o seu negócio.

Mas para que haja resultado, é necessário ter uma estratégia estruturada: SEO, E-mail Marketing, Landing Pages, Redes Sociais e outros diversos recursos que ajudarão a potencializar sua marca e achar uma solução para sair da crise industrial.

 

Fidelização do cliente

 

O maior número de vendas em uma empresa, geralmente, consiste em clientes que já a conhecem. Pode ser muito mais fácil trabalhar com alguém já familiarizado com sua indústria do que com um cliente que nunca teve contato com seu produto/serviço.

Ainda assim, a fidelização também ajuda a aumentar o número de recomendações da sua marca e isso será um caminho muito eficaz para atrair novos clientes.

Quanto mais pessoas se identificarem com a sua empresa, maior será o número de interessados em sua marca e maior será sua chance de sair da atual crise do país.

Se você quer a solução para sair da crise industrial que o Brasil está passando, invista no ramo digital. Investir nesse ambiente on-line é o que faz muita indústria prosperar em meio ao caos financeiro que o país está vivendo.

 

Solução para sair da crise industrial

 

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Para tirar as possíveis dúvidas sobre por que investir em estratégias de marketing digital e de conteúdo, atualmente, veja alguns dados sobre o tema:

 

  • 80% dos clientes têm preferência em ir atrás de informações de um serviço ou produto em artigos do que em um anúncio publicitário;
  • 78% dos usam a internet para pesquisar produtos on-line;
  • 32% das empresas preferem direcionar seus investimentos do marketing tradicional para o marketing digital.
  • 86% das pessoas pulam os comerciais de TV e 84% dos usuários entre 25 e 34 anos, saíram de um site por causa de uma propaganda intrusiva e irrelevante.

 

Com os dados que comprovam que o marketing tradicional é muito menos eficiente que o marketing digital, implemente esse novo projeto na sua indústria como solução para sair da crise industrial e aumente consideravelmente seus ganhos.

 

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