20 técnicas de marketing digital para sua indústria implementar

 

Na internet, existem diversas técnicas de marketing digital que a sua indústria pode implementar com pouco esforço, tempo e recursos e que mesmo assim podem trazer melhorias significativas para o seu negócio.

 

técnicas de marketing digital

 

Essas técnicas de marketing digital proporcionam diversos ajustes relevantes e assertivos para a manutenção e crescimento da sua indústria.

 

As empresas estão cada vez mais investindo no marketing digital, afinal essa é uma das tendências que mais cresce, atualmente. De acordo com o State of Inbound  Marketing Study, por exemplo, quando são utilizadas técnicas de marketing digital o custo por lead (CPL) é 61% menor do que com as técnicas nas mídias tradicionais.

 

Neste artigo você vai acompanhar as técnicas de marketing digital aplicadas em quatro canais comunicacionais: site, páginas nas redes sociais, campanha de e-mail marketing e landing pages, que são páginas de entrada ou de destino para converter os visitantes on-line do seu site. Além disso, entenda sobre o marketing de conteúdo, o marketing de resultados e como implementar uma estratégia de marketing digital na sua indústria.

 

Confira abaixo as 20 técnicas de marketing digital que você possa utilizar na sua indústria:

 

 

Site

 

técnicas de marketing digital


 

1) Utilize palavras-chave nos seus títulos

 

Primeiro vale entender o que são palavras-chave. Elas são termos que resumem o seu conteúdo divulgado e que são encontradas mais de uma vez ao longo do texto. Elas são também o termo usado pelos usuários para fazer pesquisa de determinado assunto. Ou seja, quando sua palavra-chave é bastante requisitada pelos usurários, a sua visibilidade aumenta e muito.

 

Os títulos dos seus artigos, além de chamativos, precisam ter palavras-chave para que buscadores como o Google, Yahoon e Bing consigam identificar e posicionar o seu site na busca orgânica, essa é uma das técnicas de marketing digital que te ajudam a aumentar sua visibilidade on-line.

 

Procure fazer um estudo com as melhores palavras-chave que você encontrar dentro do seu segmento e que tenham pesquisas mensais dos usuários digitais. Mas é preciso ficar atento, pois nem sempre uma palavra com grande volume de buscas trata-se da melhor opção para o seu negócio.

 

Ferramentas como o planejador de palavras-chave do Google AdWords, FreshKey e Keyword Tool auxiliam você nessa tarefa. Embora sejam ferramentas simples, exigem uma análise entre volume de buscas e nível de concorrência das palavras.


 

2) Insira call-to-actions em toda a página

 

A melhor maneira para você incentivar as conversões dos usuários é inserir botões call-to-actions (botões para chamada à ação) que vão direcionar os usuários para as páginas que você desejar.

 

Insira esses botões em todas as páginas do seu site e até mesmo nos materiais ricos que a sua indústria pode produzir e disponibilizar para download. Alguns exemplos de botões são: “baixe o e-book”, “solicite orçamento já”, “faça o download” e assim por diante.


 

3) Invista em imagens atraentes

 

Uma das melhores maneiras para chamar a atenção dos usuários para o seu site é investir em imagens atraentes e de alta qualidade. Isso vai tornar seus artigos e materiais mais atrativos e também vai garantir um bom destaque nas redes sociais quando os usuários compartilham a URL da página, pois a imagem aparece em primeiro lugar.


 

4) Faça um trabalho com links internos

 

A experiência do usuário que navega pelo seu site pode ser melhorada através de links internos inseridos em conteúdos que os direcionam para outros artigos relacionados dentro do seu próprio domínio. Ou seja, esse tipo de link leva apenas para locais dentro do seu próprio site.

 

Essa técnica de marketing digital ajuda a aumentar a relevância do seu site para os buscadores. Mas, tome cuidado para não exagerar no número de links internos nas suas páginas.


 

5) Coloque links na assinatura dos e-mails e materiais

 

Em todas as oportunidades de comunicação com os usuários, aproveite para facilitar o acesso deles com o seu site. Para isso, você pode colocar link do seu site, dos seus perfis nas redes sociais e de outras páginas on-line que tiver disponível, na assinatura do seu e-mail e nos materiais que a sua empresa produz.

 

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6) Inclua botões de compartilhamento para as redes sociais nas suas páginas

 

Estimule a interação com os seus usuários incluindo botões de compartilhamento para as suas redes sociais nas páginas do seu site. Existem também alguns plugins no WordPress, por exemplo, que facilitam esse trabalho e que já deixam fixados os botões nas páginas do seu site.

 

Botões como o “tweetar” do Twitter e “recomendar” do Facebook são alguns dos mais importantes para acessar essas redes sociais.

 

O compartilhamento dos seus conteúdos e materiais é importante, pois vai aumentar o alcance das suas publicações, aumentando também sua visibilidade.


 

7) Crie conteúdo institucional

 

Além do conteúdo informativo, é muito importante que a sua indústria crie conteúdo institucional que tenha relação com o produto ou serviço que você oferece. Algumas sugestões são: textos explicativos e cases de sucesso, por exemplo.

 

Esse tipo de trabalho aumenta a relevância da sua indústria com o seu público, isso porque eles vão conhecer mais sobre o que você faz e, por consequência, você passa a ter mais credibilidade.


 

8) Tenha atenção com o conteúdo duplicado

 

A diversidade de conteúdos na internet é tão grande que você precisa tomar cuidado para não criar conteúdos duplicados.

 

Quando você produz um conteúdo duplicado, ou até mesmo copiado, seu posicionamento sofre impacto negativo, pois a publicação mais antiga é a que vai contar como aspecto de relevância para os indicadores dos buscadores.

 

Por isso, atente-se à originalidade do seu conteúdo. Essa técnica de marketing digital te ajudará a posicionar-se melhor nos buscadores on-line, o que aumentará a visibilidade e credibilidade da sua indútria.


 

9) Tenha um chat ativo

 

Com essa técnica de marketing digital, você passa mais confiança para o usuário e aproxima o seu contato com ele.

 

Você pode formar uma equipe para atender o chat e dar o suporte necessário para os usuários. Essa equipe pode esclarecer todas as dúvidas, solicitações e dar sugestões dos produtos que atendem as necessidades de cada um.

 

Mas, atenção: procure responder o mais rápido possível a qualquer solicitação que surgir no chat. Isso fará parte da experiência positiva que seu possível cliente terá com sua marca.

 

Redes sociais

 

técnicas de marketing digital em redes sociais


 

10) Reaproveite o conteúdo postado

 

Um conteúdo já postado nas redes sociais não precisa será descartado e jamais utilizado novamente, pelo contrário, ele pode ser repostado depois de determinado tempo.

 

Essa é uma ótima oportunidade para os visitantes do seu site conhecerem materiais mais antigos da sua indústria e também de gerar mais tráfego para o seu site.

 

Dica: Procure gerenciar todas essas postagens e tarefas com uma ferramenta como o Trello, por exemplo, ou então com a criação de planilhas. Assim você não corre o risco de perder o controle de postagem e ter seu planejamento estabelecido de forma organizada.


 

11) Insira nos posts das redes sociais links para as landing pages

 

Uma publicação nas redes sociais tem um alcance muito grande e você pode aproveitar isso inserindo call-to-actions com links diretos para as suas landing pages nas postagens.

 

Essa simples ação pode aumentar muito o número de pessoas interessadas no seu site.


 

12) Promova seus posts no Facebook ao público desejado

 

A visualização de uma publicação do Facebook é limitada para aproximadamente 10% dos seus contatos. Para você aumentar o poder de alcance de uma publicação, existe a ferramenta de “promover” que o próprio Facebook oferece para alcançar mais pessoas de acordo com o seu público-alvo.

 

Com ela você consegue segmentar e direcionar seu conteúdo para o público desejado.

 

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13) Siga seus clientes nas redes sociais

 

Criar o hábito de seguir seus clientes nas redes sociais permite que a sua indústria crie novos canais de contato com eles. Essa relação podefazer com que o cliente se sinta valorizado e, muito provavelmente, vai seguir a página da sua indústria de volta.

 

Quanto maior a quantidade de seguidores suas páginas tiverem, maior fica a sua credibilidade diante do mercado.


 

14) Invista no Youtube

 

Um dos formatos de divulgação promissores para se investir atualmente é o de vídeo. Um canal como o YouTube, por exemplo, se transformou em um dos maiores sites do mundo e é o terceiro com maior número de acessos, perdendo apenas para o Google e o Facebook. Para você ter uma ideia, os vídeos do YouTube correspondem a 10% do tráfego da internet.

 

Além do enorme alcance que o YouTube oferece, você também pode utilizar comentários próprios do canal. Por exemplo, durante a exibição do vídeo de sua indústria, você tem a opção de escrever comentários que vão aparecer em caixas de texto durante e no final do vídeo.

 

E estas caixas vão direcionar o usuário para outros conteúdos relacionados a sua indústria e, com isso, aumentar ainda mais a sua visibilidade. Este direcionamento acontece quando a pessoa clica na caixa de texto e vai para outro vídeo ou então outra página do site com um artigo ou material rico.

 

E-mail marketing

 

técnicas de marketing digital em e-mail marketing


 

15) Segmente seus e-mails

 

Para uma boa estratégia de e-mail marketing é fundamental que você entregue o que é de interesse do destinatário. Invista na segmentação da sua base de contatos para enviar e-mails relacionados com os tópicos que eles demonstraram interesse ao baixar seus materiais ricos.

 

Por exemplo, se um usuário baixou um e-book introdutório sobre e-mail marketing, ele está demostrando interesse sobre o assunto voltado às técnicas de marketing digital, mas ainda não sabe que tem uma necessidade e que precisa se aprofundar mais. Você pode enviar um material rico sobre o assunto para educar melhor o usuário.


 

16) Envie suas ofertas em um e-mail exclusivo

 

Uma boa dica para você que acabou de publicar um novo material para download é enviar um e-mail exclusivo para a sua base, com um convite para acessar este material.

 

Essa é uma prática que gera muito mais resultados do que simplesmente enviar uma newsletter com vários materiais.


 

17) Converse com o usuário através do e-mail marketing

 

Uma forma de evitar que seus e-mails marketing sejam rejeitados é conversando com todos os usuários da forma mais pessoal possível. Aproveite essa interação também para identificar quais são seus possíveis clientes e quais leads não são qualificados para o seu negócio. Essa é uma das fundamentais técnicas de marketing digital para a assertividade da sua indústria com seus clientes.

 

Landing pages


 

18) Crie landing pages

 

As landing pages (páginas de destino ou entrada) são a melhor forma para conduzir os visitantes do seu site até a conversão deles em clientes.

 

Essas páginas são consideradas como portas de acesso para os seus materiais ricos como e-books, webinars e whitepapers.

 

Uma boa dica para acertar no uso de ferramenta de marketing digital é de colocar botões de call-to-actions nos seus conteúdos que vão direcionar os visitantes para essas páginas e nelas eles vão preencher um formulário com informações relevantes sobre os seus perfis.


 

19) Simplifique ao máximo o formulário de conversão

 

Tenha muita atenção com os campos do formulário da sua landing page. Você pode excluir um campo como o de endereço ou CPF e colocar um sobre o cargo da pessoa, por exemplo. É uma forma de diversificar seu formulário, basta você se atentar ao seu objetivo de marketing, assim você saberá qual o questionário ideal para a sua langind page.

 

Identifique quais informações são importantes para o seu negócio e peça para a sua equipe montar o formulário com base no perfil do seu potencial cliente para então saber como abordá-lo no futuro.


 

20) Utilize a página de agradecimento

 

Prepare uma página de agradecimento para quando o usuário consumir o seu produto, seja na compra ou então no download de um material rico.

 

Essa ação vai demonstrar que você se preocupa com o usuário que acabou de se tornar cliente e vai melhorar a percepção de satisfação dele. Além disso, você vai abrir a possibilidade de indicar o próximo passo para o seu cliente.

 

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Marketing de conteúdo

 

Outra técnica de marketing digital muito utilizada e que tem papel fundamental para o crescimento do seu negócio, é o marketing de conteúdo. Com o objetivo de educar e preparar o seu público para a compra, essa técnica é focada em produção de conteúdos relevantes e informativos que vão mostrar as possíveis soluções para os problemas que as pessoas estão enfrentando.

 

Se o objetivo do seu negócio é aumentar as vendas, por exemplo, existem diversas dicas que você pode acompanhar para elaborar uma estratégia de marketing de conteúdo.


 

Marketing de resultados

 

Essas técnicas de marketing digital, quando bem aplicadas, trazem muitos resultados positivos para qualquer tipo de negócio e em qualquer nicho de mercado. Além disso, com essas técnicas de marketing digital implementadas na sua indústria, você estará praticando o marketing de resultados.

 

Este conceito que, pelo próprio nome já diz, está focado na geração de resultados para a sua indústria, pois você consegue ter potenciais cleintes chegando até você, a todo instante, interessados pelos seus produtos e serviços.

 

Além disso, você pode obter algumas vantagens como: baixo custo, alta visibilidade, certeza de retorno a curto, médio e longo prazo, mais contatos comerciais, utilização dos últimos recursos tecnológicos e fortalecimento da sua marca.

 

Essas vantagens podem ser obtidas com algumas estratégias de marketing como: e-mail marketing, redes sociais, marketing de conteúdo e MPI (Marketing de Posicionamento na Internet).

 

Com essa estratégia você tem os clientes chegando até você e não precisa correr atrás deles, ao contrário, do marketing de esperança onde são feitos anúncios em outdoors, banners, revistas e outros meios de comunicação com a esperança de que vai alcançar o seu público. A grande dificuldade desse tipo de marketing é a impossibilidade de medir o seu retorno efetivo.


 

Marketing digital para a sua indústria

 

Depois de entender a importância dessas técnicas de marketing digital, está na hora de implementá-las na sua indústria para criar resultados reais e duradouros e aumentar a sua presença na internet.

 

Além disso, com uma boa estratégia de marketing digital, a sua indústria fica preparada para enfrentar qualquer crise financeira e os possíveis problemas econômicos que atingem o país. E ainda ganha espaço no mercado digital para ser lembrado pelo seu público-alvo.

 

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Gostou do artigo que preparamos para você sobre as técnicas de marketing digital? Então compartilhe com seus contatos para que cada vez mais pessoas saibam utilizar essas técnicas de forma eficaz.

 

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