Suas estratégias de marketing estão ultrapassadas? Confira as 10 últimas tendências de marketing para o futuro

Quais estratégias de marketing a sua indústria está utilizando? Será que elas estão alinhadas às últimas tendências de marketing para o futuro?

 

Novas técnicas surgem a cada minuto e você precisa se adequar à elas para conseguir atingir seu público com eficiência e conquistar uma boa posição competitiva no mercado.

 

tendências de marketing para o futuro

 

A exemplo disso, a publicidade on-line é uma das estratégias do Marketing que está ficando ultrapassada, pois de acordo com o estudo “Millenials as Brand Advocates” feito pela empresa Social Chorus, no ano de 2013, a geração Y, pessoas nascidas entre os anos de 1980 e 2000, não acreditam em publicidade digital.

 

Isso porque, segundo o estudo, apenas 6% dos entrevistados disseram acreditar na publicidade on-line e ainda 67% afirmaram que nunca clicaram em uma publicação patrocinada nas redes sociais.

 

Os valores estão mudando e os consumidores já não querem mais ser interrompidos por anúncios dos quais não possuem o menor interesse. Eles têm o poder de decidir se querem ou não saber mais sobre determinados assuntos.

 

Por isso as estratégias de marketing estão mais focadas em produção de conteúdo relevante e útil que vai atrair os reais interessados e potenciais clientes.

 

Continue acompanhando este artigo para saber mais sobre:

 

 

10 últimas tendências de marketing para o futuro digital

 

Uma vez entendido que é importante você se atualizar e acompanhar as necessidades do seu público, compreenda como você pode fazer para se adequar às últimas tendências que surgiram no mercado para o futuro.

 

Para te ajudar, preparamos uma lista com as 10 estratégias de marketing digital e suas definições.

 

1) SEO (Search Engine Optimization)

 

Em tradução livre, SEO significa otimização de mecanismos de busca, ou seja, um conjunto de técnicas que visam o posicionamento de um site nas primeiras páginas da busca orgânica, ou seja, das páginas de pesquisa como o Google, Bing e o Yahoo.

 

A busca orgânica é atualmente a maior fonte de visibilidade que um site pode ter, estar posicionado em tais buscadores significa entrar em contato com milhares de potenciais clientes. Isso graças a quantidade de pesquisas que tais páginas recebem diariamente.

 

Dados indicam que mais de 45% da população brasileira utiliza a internet para realizar pesquisa de compra e venda de produtos. Sendo assim, investir em SEO é essencial para quem deseja melhorar a visibilidade do seu site e alcançar mais oportunidades de negócios.

 

2) Design responsivo

 

 

tendências de marketing para o futuro - design responsivo

 

Hoje em dia, aumentou muito o número de pessoas conectadas à internet através de seus celulares ou tablets. Por isso, tanto os usuários digitais como os próprios mecanismos de busca valorizam um site que consegue ser visto em qualquer tipo de dispositivo.

 

Não possuir um site responsivo, ou seja, que não se adapte as diferentes plataformas de dispositivos móveis, fará com que você perca uma grande parcela de seus potenciais contatos para futuros negócios.

 

3) Palavras-chave

 

As palavras-chave são essenciais para um bom posicionamento do seu site na busca orgânica, sendo uma das principais estratégias do SEO. 

 

Os mecanismos de pesquisa utilizam as palavras-chave para identificar os conteúdos e assuntos de cada página na internet, indexar e posicionar em uma ordem de acordo com a relevância e qualidade das páginas.

 

E para você escolher as palavras-chave que mais se encaixam no seu segmento, você pode utilizar algumas ferramentas como o planejador de palavras-chave do Google Adwords, FreshKey e Keyword Tools.

 

4) Mídias sociais

 

Uma estratégia muito atual e importante entre as tendências de Marketing para o futuro é a presença nas principais redes sociais.

 

Para isso, a sua indústria precisa criar páginas em canais como Facebook, Twitter, Pinterest, LinkedIn e Google+, por exemplo. Esses canais são ótimos para você medir e incentivar o engajamento dos usuários com a sua empresa.

 

Para isso é preciso realizar postagens de forma natural, com uma frequência previamente determinada visando sempre buscar por tráfego orgânico.

 

Porém, também é valido a utilização de anúncios pagos, eles permitem uma maior segmentação o que ajuda a sua empresa alcançar usuários que realmente estejam interessados em suas publicações.

 

como-maximizar-os-resultados-da-sua-industria

 

 

5) Inbound Marketing

 

A grande exigência por parte do consumidor de adquirir informações relevantes antes de realizar uma compra, fez surgir a necessidade da oferecer conteúdos e informações mais relevantes, com isso também nasceu a metodologia inbound de marketing, uma das novas e maiores tendências de marketing para o futuro.

 

Esse conceito é baseado na atração dos clientes para sua empresa através de diversas ações on-line como criação de conteúdos, páginas nas redes sociais, disparos de e-mails, newsletters, conteúdos ricos e assim por diante.

 

Com isso criam-se oportunidades e clientes em potencial (leads) para captar suas informações, criar perfis e por fim fechar a compra.

 

A principal intenção dessa metodologia é oferecer somente o que o cliente deseja saber, atendendo-o em todos os estágios da jornada do comprador, ao contrário das publicidades on-line que podem ser muitas vezes invasivas e intrusivas.

 

6) Marketing de Conteúdo

 

Dentro do Inbound, a estratégia que vai direcionar todo o seu trabalho é o Marketing de Conteúdo, com ele você vai conseguir sanar os desejos e necessidades dos consumidores e os trazer até você.

 

Basicamente, o Marketing de Conteúdo entrega aos seus potenciais clientes, conteúdos relevantes que visam solucionar suas dores e seus problemas.

 

O marketing de conteúdo pode gerar grandes resultados para a sua indústria, já que além de conquistar novas oportunidades de negócio é possível fidelizar clientes. Invista em informação relevante!

 

7) Persona

 

tendências de marketing para o futuro - persona

 

Conhecida também como “buyer persona”, é basicamente uma representação ficcional de um consumidor ideal dos produtos ou serviços que a sua indústria trabalha.

 

Esse perfil possui as características de comportamento, demográficas e até psicológicas dos seus ideais clientes.

 

A criação de uma persona tem como objetivos: providenciar informações sobre o seu público-alvo para ser mais assertivo com as suas estratégias e ter condições para criar conteúdos realmente relevantes para seus leads.

 

8) E-mail marketing

 

A melhor forma de se comunicar com seus clientes em potencial é com o e-mail marketing, apesar de não ser uma tendência e sua prática já ser explorada a anos, o envio de conteúdos segmentados ainda é pouco utilizado.

 

O envio de e-mail segmentado consiste basicamente no encaminhamento de conteúdo direcionado conforme o interesse e necessidade de cada lead. Esse é o grande diferencial das novas campanhas de e-mail marketing para as realizadas a alguns anos atrás.

 

Não esqueça de metrificar suas campanhas, atente-se as taxas de abertura e cliques para sempre melhorá-las e alcançar grandes resultados.

 

E-mail marketing segmentado é uma das tendências de marketing para o futuro. Vale se atentar a ela.

 

9) Teste A/B

 

tendências de marketing para o futuro - teste A-B

 

O teste A/B nada mais é do que um teste de performance, no qual você disponibiliza ao público duas versões de um mesmo elemento, por exemplo, um layout de e-mail marketing, após um tempo com o teste rodando, você irá mensurar qual das suas versões conquistou melhor performance.

 

Essa técnica é essencial para manter um desempenho constante em suas campanhas, podendo ser utilizada para vários elementos.

 

Mas lembre-se, é preciso testar um elemento de cada vez, afinal se todos forem testados ao mesmo tempo ficará impossível mensurar qual elemento deu resultado positivo ou não.

 

10) Marketplace segmentado

 

Uma das tendências de marketing para o futuro mais atual do comércio on-line são os marketplaces segmentados. O Marketplace nada mais é do que uma plataforma on-line que permite o encontro entre ofertantes e consumidores.

 

Uma das grandes vantagens dessas plataformas é que elas utilizam de diversas estratégias para melhorar o posicionamento e conquistar maior visibilidade.

 

A sua principal vantagem é a facilidade para a geração de novos contatos comerciais. 

 

Dica final para alavancar os resultados da sua empresa com as tendências de marketing para o futuro

 

Você deve unificar todas as suas estratégias de marketing digital e fazer com que elas “conversem” entre si para poder direcionar os usuários de um canal para o outro, estimulando o engajamento e interação com a sua indústria. Dessa forma é possível conquistar melhores resultados.

 

Investir no mercado digital se tornou essencial para quem deseja conquistar novos clientes e explorar novos mercados. Esteja sempre atento as novas tendências e aplique as estratégias que mais se encaixam com a sua empresa.

 

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