Topic Clusters: Saiba mais sobre a estratégia de SEO

Trabalha na área de SEO ou em uma agência de marketing? Você já ouviu falar da estratégia de conteúdo Topic Clusters? Leia o artigo e saiba mais sobre essa nova solução para otimizar o seu site.

Você sabe organizar o seu site para melhorar seus resultados em SEO? Quem trabalha na área ou em agência marketing, sabe que organização é tudo. Desde o planejamento, até a execução das estratégias. Então, você já ouviu falar em Topic Cluster? É uma nova estratégia que determina um conteúdo principal para relacionar com os “clusters” que nada mais são do que materiais conectados entre si com links internos.

Geralmente quando temos alguma coisa para otimizar nosso site, organizamos em tópicos principais e subtópicos. Porque na verdade, quando nos organizamos para fazer qualquer coisa na nossa vida, seja para fazer uma lista de mercado por exemplo, nós fazemos uma lista com itens e subitens, especificando um assunto maior e na sequência agrupando vários outros que são menos abrangentes.

E essa é a lógica por trás da estratégia de Topic Cluster. Mas calma, se você não ouviu falar, leia o nosso post para entender de cabo a rabo de como organizar o seu site para otimizar seus resultados.

Definindo o Topic Cluster

Deixar o conteúdo do seu site mais organizado e que fique de forma clara, tanto para os usuários, quanto para o Google é de extrema importância para melhorar os seus resultados em SEO. Os sites possuem uma estrutura tradicional composta por: home, páginas institucionais, páginas de produtos ou serviços e o blog – onde os conteúdos são publicados.

E é no blog que toda a organização da estrutura se perde, porque mesmo que seja dividido em categorias, os conteúdos ficam bagunçados. Então imagine que ao invés das categorias, você fizesse um único post e ao longo do texto você gerasse links internos para os conteúdos mais aprofundados sobre o tema?

E é aqui que a estratégia do Topic Cluster entra. O objetivo é fazer um conteúdo completo, gerando uma página pilar sobre uma categoria específica do seu site, que serve como um texto de fundação para dar estrutura a todos os conteúdos específicos e que são relacionados a ele.

Para entendermos melhor, vamos destrinchar o que são página pilar e os clusters, além de te mostrar quais os benefícios de utilizar a estratégia. Prepare o lápis e o papel para passar todas as informações do seu negócio para uma agência marketing estruturar toda essa estratégia para você.

Mais sobre a Página Pilar

A página pilar é responsável pela estrutura do Topic Cluster, porque funciona como conteúdo base para todo o material disponível no seu site. Cada palavra-chave mais genérica deve ser abordada aqui para aumentar o gráfico orgânico dentro do seu site.

E por isso que todos os outros conteúdos (chamados aqui de clusters), relacionados a essa palavra-chave geral, devem ser linkados ao longo do texto, levando o usuário até as outras páginas do site.

E para fazer isso, existem dois formatos de páginas pilares: as épicas e de referências.

1. Página Épica

O conteúdo desta página deve ser completo sobre o assunto a ser discorrido, para trazer todas as informações ao usuário em um único lugar.

Você já deve ter se deparado com uma página dessas, porque coloca um índice, com todos os tópicos a serem abordados ao longo do texto, além de ter os links que direcionam o leitor até a parte do texto em específico, bem característicos dos textos do Wikipedia, por exemplo. Um dos motivos de ser sempre as primeiras páginas que aparecem no Google quando digitamos uma palavra-chave, sendo ela principal ou de termos relacionados.

Por se tratar de um conteúdo mais denso e completo, dificilmente o usuário consegue consumir tudo em um único acesso. E é por esse motivo que essas páginas conseguem gerar mais leads. Então, a dica aqui é disponibilizar esse conteúdo para download, assim o usuário acessar quando quiser e você consegue ter informações mais precisas dos seus leitores, além de conseguir o contato deles.

2. Página de Referência

Essas páginas são mais simples de fazer do que as épicas. Isso porque o conteúdo aqui não é fundamental e sim o link que você está disponibilizando para os seus leitores. A ideia é colocar referências de links internos ou de sites parceiros sobre um determinado tema.

Mais sobre os Clusters

Agora ficou mais fácil de entender o que são os Clusters, certo? São todos os conteúdos do seu site que vão usar a página pilar como base. Aqui você pode trabalhar as palavras-chave de cauda longa.

Mas, não só os conteúdos com assuntos mais específicos se encaixam na categoria, também podem ser landing pages e outros canais de comunicação, como por exemplo o youtube.

Isso cria um universo semântico para o seu blog, o que proporciona uma melhor experiência para o usuário do site e consequentemente no ranking do Google.

É legal marcar um brainstorm com sua agência marketing para discutir sobre a estratégia e pensar nas palavras-chaves gerais e nas de cauda longa.

Quais os benefícios de usar a estratégia no meu site?

Além de melhorar a organização do conteúdo, adotar a estratégia de Topic Clusters no seu site, aumenta a distribuição de autoridade e relevância das páginas, bem como a autoridade de domínio. Ambas métricas importantes em SEO.

Sem contar na geração de tráfego orgânico e de leads mais relevantes para o seu negócio que são de extrema importância para aumentar suas vendas e popularidade da sua marca.

Como posso aplicar o Topic Cluster no meu relatório de SEO?

Existem diversas formas de colocar a estratégia em prática, mas aqui vão algumas dicas de como você pode aplicar facilmente no seu site:

  1. Identifique os tópicos do seu site

Priorize as palavras-chave que dão resultado para o seu negócio. Para isso, cada tópico deve fazer parte do universo da sua empresa e ser de interesse do seu público.

2. Identifique os clusters de cada tópico

Agora que você já sabe quais palavras gerais você vai trabalhar, é hora de pensar nas mais específicas, ou melhor dizendo, as palavras-chave de cauda longa. A dica aqui é, quando definidas, analise o seu site para saber se você tem conteúdo bom e suficiente para suprir as dúvidas dos seus clientes.

Se você ainda não tem conteúdo para determinada palavra, ou acha que pode melhorar o que já tem, pesquise no google o que já foi publicado em outros sites sobre o assunto, para dar insights de materiais que você pode produzir especificamente para o seu público-alvo.

3. Crie um material rico sobre cada clusters

Assim que definido os seus clusters, você pode pedir para a sua equipe elaborar um material rico, seja um ebook, infográfico ou até mesmo um artigo em PDF. Assim, os usuários do seu site podem baixar o conteúdo, deixando suas informações de contato.

4. Crie uma página pilar e insira os links

Com os posts e os materiais ricos prontos, você já pode produzir a página pilar para cada palavra-chave geral. Aqui é indispensável que você coloque todos os links relevantes do seu site. Capriche no texto âncora, ou no call-to-action quando você for linkar suas páginas internas.

Esperamos que essa dica tenha sido útil para você pensar em aplicar no seu negócio. Não se esqueça de falar sobre essa estratégia para sua agência marketing otimizar ainda mais os seus resultados em SEO.