O que é marketplace e porque investir em um?

Através de um marketplace, sua indústria irá atingir o público de maneira mais direcionada, com maior chance de conversão e consequentemente aumentar de forma exponencial o seu faturamento. Portanto, se você procura por formas de vender mais, entenda as vantagens do marketplace e aposte nessa tendência.

 

vantagens do marketplace

 

Segundo dados do e-commerce Brasil o faturamento dos markeplaces em 2014 foi de R$9 bilhões. Por conta do seu alto retorno, cada vez mais as empresas optam por investir neste segmento.

Apesar de ainda ser uma novidade no Brasil, o modelo de negócio já adquiriu seu espaço e adaptou-se ao mercado nacional, podendo ser encontrado em versões amplas, de diversos produtos ou segmentados por nichos.

Marketplace é uma plataforma que tem sido bastante discutido no cenário nacional e internacional nos últimos anos, inclusive, é muito provável que você já tenha até comprado um produto ou visitado um marketplace na internet recentemente.

 

Para que você entenda melhor como funciona e quais são as vantagens do marketplace, preparamos um artigo com informações sobre:

 

 

1) Como funciona um marketplace

 

Basicamente uma plataforma de marketplace funciona como um site ou aplicativo que possibilita o encontro on-line entre compradores e ofertantes de serviços ou produtos.

Estes sites podem ser direcionados para massas (diversos produtos e compradores de todos os tipos) ou segmentados para empresas (produtos ou serviços específicos, ex: Manutenção de ar-condicionado), estes últimos contam com a vantagem de trazer tráfico mais direcionado, por se tratar de um público específico de determinado segmento.

 

2) Mais visibilidade

 

No Brasil existem grandes marketplaces, dentre eles: Mercado livre, Olx, Uber e etc.

Na maioria das vezes, os marketplaces são portais de empresas que já contam com um alto número de visitas mensais e que disponibilizam um espaço virtual para que outras companhias possam vender os seus produtos/serviços.

Os marketplaces são considerados verdadeiras vitrines virtuais, já que você pode anunciar seus produtos e serviços com alta visibilidade para diversos compradores.

 

3) Baixo investimento inicial

 

O baixo investimento inicial é bom para qualquer negócio, e é esta umas das vantagens do marketplace. Pois dispensa os gastos na construção e manutenção de um site do zero, bem como na divulgação. Caso o desempenho não seja positivo, basta cancelar o contrato e encerrar a atividade, sem grandes prejuízos.

Geralmente, essas comissões são valores justos e os clientes não precisam pagar pela implementação da ferramenta em si, uma vez que o site já está em funcionamento. O investimento pode ser feito de duas maneiras:

 

  • Por comissão – A empresa paga uma porcentagem já estabelecida pelo site. Contudo, ela só irá pagar se efetivar uma venda ou serviço por meio deste marketplace. Ex: O Uber cobra 25% de cada corrida que os motoristas cadastrados realizam.

 

  • Por período – A empresa paga um valor mensal, trimestral ou anual definido pelo próprio site.

 

4) Alto retorno financeiro

 

alto-retorno-financeiro

 

Esta é uma das maiores vantagens do marketplace. Em poucas palavras, não há o custo do aluguel de uma loja ou o valor de salários de funcionários, portanto o retorno líquido cresce consideravelmente.

O processo de criação de uma loja virtual do zero toma muito tempo até gerar resultados, já que é preciso conquistar a audiência e cobrir todos os investimentos iniciais. Como no marketplace toda a estrutura de venda está pronta, esse ponto de equilíbrio pode ser atingido mais rapidamente.

O empresário que procura saber divulgar em marketplace tem chances de obter maior faturamento já que a probabilidade de conversão é maior.

 

5) Oportunidades de crescimento

 

Uma das grandes vantagens do markerplace é que você consegue oportunidades maiores de crescimento e faturamento.

Com o aumento de tráfego de usuários e o fluxo de vendas se tornando cada vez maior, você irá poder realizar novos investimentos em seu negócio, possibilitando vantagens como: A criação de barreiras de entrada para a concorrência em seu segmento, aumentar o conhecimento da sua marca e fazer com que sua indústria ganhe um enorme destaque.

Embora o marketplace ofereça diversas vantagens, vale ressaltar de que é necessário que a indústria foque a atenção em alguns pontos importantes, como: Cadastro e categorização de produtos, qualidade das imagens, gestão de ofertas, a escolha de um bom produto para gerir e identificar o melhor marketplace para a venda dos seus produtos.

 

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6) Apoio especializado

 

Fazer a administração de uma empresa não é uma tarefa nada simples, mas ter a oportunidade de possuir suporte a alguém pode ser um grande diferencial. Por isso, pesquise quais são os marketplaces que oferecem suporte especializado aos lojistas virtuais. Alguns possuem até mesmo auxílio técnico de acordo com o seu segmento de atuação.

Ex: Para oferecer assessoria para as empresas anunciantes, alguns marketplaces oferecem ferramentas que lembram das entregas, assim não haverá riscos de atrasos.

E o mais interessante é que muitos oferecem serviços inclusos na comissão paga. E estas são só algumas vantagens do marketplace.

 

7) Vantagens do marketplace para o e-commerce

 

Existem algumas diferenças entre estes dois modelos, começando pelo fato do custo. Em um e-commerce é necessário construir do zero e realizar um investimento forte na divulgação até o seu público ter consciência da sua loja virtual. Diferente de um marketplace que já está pronto e com um vasto fluxo de usuários. Dentre vários pontos que divergem estes dois modelos, estão:

 

  • Formato da receita;
  • Formato jurídico;
  • Gerenciamento de estoque;
  • Variedade e profundidade de produtos ou serviços;
  • Grau de abertura ou curadoria de novas lojas e produtos.

 

Uma das vantagens do marketplace, é que é comum as empresas anunciarem em diversos deles a fim de aumentar as chances da conversão de vendas. Estratégia que não costuma ser utilizada em e-commerce.

 

8) Benefícios do marketplace para os consumidores

 

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As vantagens do marketplace também são para o consumidor, pois ele faz sua pesquisa, compara, compra e paga com uma única transação em um único ambiente virtual, como se todo o marketplace fosse uma única loja, a facilidade, praticidade e segurança garantem um serviço de qualidade. As entregas são individuais e ficam sob responsabilidade da empresa cadastrada no marketplace.

A concorrência entre as lojas de dentro da própria plataforma garante os preços mais baixos e o marketplace exige o padrão de qualidade necessário, tanto dos produtos quanto dos serviços que estão sendo oferecidos na plataforma. Possibilitando maior poder de escolha ao usuário.

 

9) Conheça as vantagens do marketplace para a sua indústria

 

Agora que você entendeu o que é um marketplace, conheça melhor quais são os benefícios.

 

  • leads qualificados – Procuram por segmentos específicos, fazendo com que sua divulgação tenha maior chance de conversão;

 

  • Menor custo – Investimento baixo em relação ao e-commerce e à lojas físicas;

 

  • Crescimento rápido – O aumento deste modelo de negócios cresce a cada ano;

 

  • Apoio especializado em vendas – Oferecido por muitos marketplaces

 

 

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