Conheça as vantagens do marketing digital para pequenas empresas

As vantagens do marketing digital são muitas e podem ser úteis a qualquer empresa. O Marketing Digital para pequenos empreendimentos, em especial, pode trazer negócios efetivos e fortalecer o setor industrial. Conheça de fato esses benefícios e saiba como alcançá-los!

As indústrias, atualmente, possuem diversas formas de se relacionar e encontrar novos clientes e, talvez a melhor delas seja investir em Marketing Digital.

Isso se deve, principalmente, a internet e às vantagens do marketing digital para o mercado B2B.

Além disso, vale entender que, há alguns anos atrás, as empresas precisavam gastar muito dinheiro para fazer propagandas por meio das estratégias de marketing tradicionais.

Afinal, essas eram praticamente as únicas formas de alguém descobrir sobre a oferta de um produto/serviço.

Atualmente, há uma maior variedade de mídias e canais de informação.

Desta forma, as pessoas estão cada vez mais ignorando propagandas invasivas ou irrelevantes a elas.

Além disso, quando desejam comprar algo, os consumidores têm utilizado a Internet como uma ferramenta importante para auxiliar na tomada de decisão.

Para isso, as pessoas podem comparar preços, consultar opiniões de outros usuários e aceitar recomendações de amigos nas redes sociais.

É aí que reside a importância dessa modalidade de marketing!

Pensando em explicar mais sobre esse mercado, preparamos para você um artigo exclusivo, no qual você vai poder conferir todos as vantagens do marketing digital.

Confira os principais assuntos abordados:

Conheça as vantagens do marketing digital para empresas

Antes de mostrar algumas dicas importantes de investimento em marketing digital, vamos te apresentar os principais benefícios do Marketing Digital.

Confira:

Aumenta a competitividade

Com auxílio dessa técnica, a sua indústria pode aumentar seu poder competitivo.

Isso porque através dela é possível atingir e conquistar novos leads, ou seja, potenciais clientes que estão no momento de compra.

Dessa forma, investir em marketing digital faz com que uma pequena empresa torne-se tão competitiva quanto as empresas de grande porte.

Análise de dados

Um das vantagens do marketing digital é que ele gera métricas mais precisas.

Isso porque é possível mensurar detalhadamente todos os resultados de cada campanha e saber o que funciona e o que não funciona.

Desta forma, você saberá se deve continuar investindo nessa ou naquela campanha, ou ainda se precisa aperfeiçoar sua campanha.
Segmentação

Com essa técnical é possível promover ações destinadas a públicos específicos, podendo atingir diretamente quem tem interesse no que a sua empresa tem a oferecer.

Assim, você não corre o risco de saturar as pessoas desinteressadas no seu conteúdo, o que poderia causar um resultado negativo à empresa.

Permite atração contínua

Quando você investe em buscas orgânicas do Google, e-mails ou redes sociais, por exemplo, você consegue atrair novos leads gratuitamente para o seu site.

Isso, é claro, vai depender da relevância do conteúdo divulgado nesses canais.

Permite a construção de uma audiência

Ao produzir conteúdo relevante, este conjunto de técnicas de marketing possibilita a construção de uma base (ex: emails cadastrados, assinantes de blog, seguidores no Twitter, etc.) de clientes.

Ao longo do tempo, isso se torna um ativo de marketing fundamental à empresa.

Tem ótimo custo-benefício

A importância do marketing digital é tanta que ele te permite alcançar os melhores resultados mesmo com baixos investimentos.

Combinando a boa aplicação de recursos com ideias inteligentes e criativas, o investimento na Internet tem um retorno muito maior se comparado ao Marketing Tradicional.

Fortalece posicionamento e reputação

O auxílio dessas técnicas inovadoras de marketing é um dos principais responsáveis pelo posicionamento de uma indústria na web.

Se realizado corretamente, garante que a empresa se estabeleça como uma referência no assunto.

Além disso, um das vantagens do Marketing Digital é que ele também ajuda no fortalecimento da marca, fazendo com que mais pessoas busquem e confiem nos seus serviços.

Permite interatividade direta com o cliente

A interatividade é uma das vantagens do Marketing Digital, pois é possível ter contato direto com o cliente e ter um feedback em tempo real.

Desta forma, o uso das redes sociais permite criar um canal direto entre empresa e consumidor, melhorando a experiência e a satisfação dos compradores.

Lucro e aumento no faturamento em geral

Quando bem planejado e feito com atenção, investir em Marketing Digital cria a possibilidade de gerar um grande retorno e, por causa disso, aumenta o faturamento e traz lucro às empresas.

Além disso, o investimento em Marketing Digital é relativamente baixo.

Fideliza o público

A partir dessa modalidade de marketing é possível fidelizar progressivamente o público, fazendo com que os clientes comprem não apenas uma vez, mas continuem comprando sempre.

Isso cria resultados de longo prazo, consolidando um ativo de clientes fiéis à empresa.

Eleva a abrangência

O Marketing Tradicional, embora muitas vezes efetivo, é um pouco limitado por questões geográficas.

Isso porque com algumas estratégias não é possível alcançar um grande número de pessoas.

Ao contrário disso, a Internet possui uma abrangência muito grande.

Por isso, este conjunto de técnicas permite às empresas atingirem um número maior de clientes em qualquer lugar e a qualquer hora.

A importância do marketing digital e suas principais estratégias

As vantagens do Marketing Digital vão muito além do aumento dos lucros.

Isso porque este tipo de estratégia também é capaz de auxiliá-lo na consolidação da imagem e dos clientes com relação a marca, trazendo mais credibilidade e relevância.

Por todas as vantagens do Marketing Digital, cada vez mais empresas têm experimentado excelentes resultados.

Em consequência disso, elas têm investido mais nessa nova modalidade de marketing.

No Brasil, por exemplo, o investimento nesse meio teve um crescimento esperado pelos profissionais da área de 30%.

Para as pequenas e médias indústrias, esses benefícios do Marketing Digital possuem uma relevância ainda maior.

Isso porque, em geral, elas dispõem de poucos recursos para promover os seus produtos e serviços.

Afinal, a Internet é o ambiente onde ideias criativas, simples e objetivas são muito valiosas e geram ótimos resultados, desde que haja uma boa execução e planejamento.

Apesar disso, muitos empreendedores e responsáveis pelo marketing das empresas ainda não aproveitam todo esse enorme potencial, seja por desconhecerem as técnicas ou mesmo por terem receio da complexidade dessa estratégia.

Por conta disso, o objetivo deste artigo é desmistificar as vantagens do marketing digital, mostrando como a sua estratégia pode ser simples, acessível e efetiva.

Marketing digital para pequenas empresas: primeiros passos

Antes de investir em marketing digital para pequenas empresas, certifique-se de que os funcionários da sua indústria entendam os motivos do projeto e “comprem” a ideia.

Afinal de contas, as ações de marketing vão exigir muita dedicação de sua equipe.

Tenha a certeza de que seus colaboradores terão tempo disponível para poder dar continuidade ao projeto.

Se for envolver mais de uma pessoa nas atividades, faça um planejamento pensando quanto tempo cada uma trabalhará na produção de conteúdo e atualizações.

Para isso, é necessário muita dedicação antes dos resultados começarem a aparecer.

Confira as principais etapas desse processo:

Passo 1 – Defina sua persona

Quando o assunto é relativo às vantagens do Marketing Digital, o conceito de persona é um dos mais importantes.

Isso porque é essencial saber exatamente quem é a audiência que sua indústria deseja atrair para uma campanha de marketing digital bem sucedida.

A persona é uma ferramenta importante para uma campanha de marketing, pois é responsável por guiar e ser o termômetro para toda a produção de conteúdo e personalização dele.

Mas antes, é necessário entender o conceito:

A persona consiste, basicamente, na definição do cliente típico, com todas as principais características dos compradores.

Você cria um personagem baseando-se nas dificuldades e demandas dos seus clientes.

Desta forma, é mais fácil que a sua indústria proporcione a solução que eles necessitam.

Para criar a persona de sua empresa, você precisa responder algumas perguntas:

  • Quem é o seu potencial cliente? ( saiba quais são as características físicas e psicológicas do responsável pela compra)
  • Quais são as suas dificuldades e que tipo de assunto pode interessá-lo?
  • Quais são as atividades que ele realiza? (tanto pessoal quanto profissionalmente falando)
  • Qual seu nível de instrução?
  • Quais são os seus principais desafios e obstáculos?
  • Que tipo de informações ele gosta de consumir e em quais veículos?
  • No caso de produtos B2B, qual é o tipo de empresa que compra a sua solução? E qual o cargo de quem compra?
  • Quem influencia as decisões do comprador?

Analisando essas respostas, é possível criar a persona da sua indústria!

Passo 2 – Criar ou revisar contas em mídias sociais

É importante identificar quais são as mídias sociais mais adequadas para sua empresa.

Para isso, a interação com seus clientes é uma ótima forma de descobrir onde eles estão mais presentes.

De nada adianta ativar vários perfis e abandoná-los pelo caminho, por isso escolha poucas redes para começar.

As mais indicadas costumam ser Facebook e Twitter, mas isso varia de negócio para negócio e de estratégia para estratégia.

Elabore bons nomes de usuário e mantenha um padrão para os perfis no Facebook, Twitter e as demais redes.

Vale a pena lembrar que os nomes de usuário devem ser fáceis de decorar.

Mais importante do que criar perfis nas principais redes, é manter a qualidade das atualizações.

Por isso, ajuste o foco do conteúdo e planeje os dias, horários e quantidade de publicações.

Passo 3 – Atualize o site de sua indústria

O site é uma ferramenta muito importante para o marketing de uma indústria.

Ele possibilita que seu negócio seja encontrado por leads, compradores em potencial, e serve como um cartão de visitas na web.

Um passo básico, mas importante dessa modalidade de marketing, é checar se os buscadores são capazes de entender o seu site.

Isso porque existem alguns erros bem comuns, mas que são de fácil correção.

Leva apenas alguns minutos para implantar as melhorias do site através do SEO (técnicas de otimização de sites) e, como recompensa, seu site vai se posicionar muito melhor nos rankings dos resultados de busca.

Procure entender a arquitetura do site e extinguir problemas, como conteúdos duplicados, para garantir uma boa base.

Uma boa arquitetura do seu site é uma das técnicas de SEO que ajudarão você a posicionar seu site nos principais mecanismos de busca online

Além disso, o investimento em conteúdo é crucial para alcançar as melhores vantagens do marketing digital.

Passo 4 – Invista em conteúdo

Os conteúdos criados por você devem ser únicos e possuir informações interessantes para o seu público.

O objetivo é educar o mercado, desta forma sua empresa começa a ser vista como referência no assunto.

Essa autoridade tem como consequência diversos impactos positivos e um dos principais deles é a fidelização de clientes.

Dessa forma, você pode se concentrar na aquisição de novos consumidores também.

Um cliente satisfeito que realiza a segunda compra ou aumenta o plano de um dado serviço está adicionando receita sem aumentar os seus custos de aquisição (CAC).

Um conteúdo interessante e bem feito é uma ferramenta poderosa para engajar os seus leads e crescer consistentemente o volume de vendas.

Passo 5 – Invista em um marketplace

Uma das maiores tendências do mundo digital, o marketplace, é um site em que diversos vendedores ofertam seus produtos.

É possível comparar esta plataforma com um shopping center dividido por nichos. Este é o conceito básico do marketplace.

É importante investir em um marketplace específico para indústrias, pois é onde os seus potenciais clientes vão estar procurando.

Ao anunciar os seus produtos nesta plataforma, você ganha diversos benefícios, como uma maior visibilidade, credibilidade, alto retorno financeiro e baixo investimento.

Apostar em um marketplace é a certeza de retorno garantido, pois os seus produtos estarão exatamente onde os compradores estão.

Renda-se ao marketing online e feche transações vantajosas!

Depois de entender a importância das vantagens do marketing digital para pequenas empresas, é hora de começar a montar sua própria estratégia.

Lembre-se também da importância de ouvir seu cliente e se atualizar em relação às redes sociais, utilizando as principais plataformas e ferramentas disponíveis.

E aí, viu como as vantagens do marketing digital podem auxiliar o crescimento da sua empresa?

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