4 GROWTH HACKS PARA ALAVANCAR SEU E-COMMERCE

Growth hacks são dicas para melhorar o crescimento da sua loja virtual. Provindo da expressão em inglês, os growth hacks apesar do nome bonito são dicas para ficar atento que podem estar impedindo o crescimento do seu e-commerce.

A parte fácil do e-commerce é abrir. De acordo com estatística do Sebrae, muitas lojas virtuais não passam do 2º ano de existência, por conta destas dificuldades. Diferente de lojas físicas que acabam dependendo do ponto de localização, o e-commerce pode concorrer com lojas nacionais e internacionais.

Por isso, sem um bom planejamento e estratégias, o negócio estagna e não traz os resultados esperados.

Por isso, neste artigo listamos 4 growth hacsks para aplicar em sua loja virtual.

Atendimento e experiência de compra

O atendimento ainda é o calcanhar de Aquiles de muitos empreendimentos. A experiência de compra também pode estar muito relacionada ao atendimento também.

E quando falamos em atendimento não é referente apenas a responder uma dúvida ou comentário, mas sim, tornar a experiência da compra na sua loja tão atenciosa que de maneira inconsciente, o consumidor acaba voltando.

Infelizmente as experiências ruins são as que mais marcam o consumidor, por isso mesmo que este tenha tido 10 experiências boas e 1 ruim, pode ter certeza que muito provavelmente este consumidor não irá voltar. E pior, não vai recomendar sua loja para conhecidos.

Apesar do aumento de novos consumidores online, o fato de pagar por um produto e não sair com ele nas mãos, na hora, ainda é uma desconfiança para o brasileiro. Por isso quando nos referimos a atendimento, é informar o consumidor dos processos até o produto estar, de fato, em mãos.

“Pagamento aprovado”; “Produto está sendo preparado”; “Produto foi enviado” são alguns dos emais que podem ser automatizados de forma simples e que geram confiança para quem consome.

É muito mais barato para a loja fidelizar um consumidor, ou seja, incentivar para que novas compras sejam feitas, do que conquistas novos clientes todos os dias. Um relacionamento pós compra pode ser o que falta para sua loja aumentar o índice de recompra.

Não esqueça das pessoas que já acreditam em seu serviço.

Cobertura de estoque

Não é possível vender se os produtos não estiverem em estoque. O prazo de entrega é um grande obstáculo para muitos consumidores. Sendo o brasileiro um povo impaciente e que não gosta de esperar, dada uma data muito longa de entrega, e tratando-se de um produto comum, é provável que a venda seja feita para o concorrente que oferece o produto a pronta entrega.

Investir em uma campanha e os produtos zerarem geralmente não simboliza sucesso. Pois as vendas poderiam ter sido maiores caso houvesse maior número de produtos. Especialmente porque já foi feito um planejamento e gasto um orçamento para rodas campanhas e mídia a fim de aumentar as vendas.

Mas, como estocar produtos e não deixar que estes acumulem? O e-commerce é sobre testes. Fazer uma DRE pode ajudar a entender o mercado e a situação da sua loja, mas é preciso fazer pequenos testes antes de apostar todas as fichas.

Ferramentas Google

O buscador mais utilizado, não dá para querer um negócio de sucesso se não utilizarmos de todas as ferramentas que este famoso buscador disponibiliza para o lojista online.

Diferente de lojas físicas que acaba tendo movimento de pessoas em frente ao local, variante à localização do seu comércio, a internet é um ambiente enorme e que oferece resultados exatamente daquilo que as pessoas procuram.

Por isso ferramentas como Google Meu Negócio, Google Analytics, Ads e Shopping são tão indispensáveis para o seu e-commerce.

Não deixe de fazer a configuração completa de todas elas, pois assim sua loja é melhor indexada, além de oferecer dados e números sobre o seu desempenho e resultados.

Confira neste vídeo Como utilizar o Google Shopping de forma gratuita.

Abandono de carrinho

Um dos maiores problemas do e-commerce, o abandono de carrinho. São consumidores que colocam os produtos no carrinho e, por algum motivo, não finalizam as compras.

Existem diversos motivos para o abandono de carrinho acontecer em seu e-commerce. Podemos falar em preço de frete alto, ou falta na clareza de informações até chegar no processo de checkout; bem como navegabilidade ruim do site; até mesmo processos longos e demorados demais são fatores que influenciam o abandono de carrinho.

É preciso estudar o comportamento do consumidor dentro do seu e-commerce para poder entender a razão pela qual ocorre o abandono e trabalhar em cima disso.

Não deixe de mandar e-mails, lembranças e até mesmo cupons de desconto para incentivar a finalização das compras.

Artigo escrito por Doutor E-commerce, consultoria em E-commerce.