Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo: Como essas estratégias unidas podem alavancar sua marca no mercado

Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing não são a mesma coisa, mas em conjunto eles podem fazer uma grande diferença para o marketing digital da sua empresa. Atualmente com o mercado tão concorrido é preciso criar estratégias para que sua marca/empresa/produto esteja em destaque.

E é nesse ponto que os dois conceitos podem fazer a diferença. Só não se esqueça que um trabalho com bons resultados só é feito por profissionais capacitados, por isso procure uma agência de marketing digital para auxiliar nesse processo.

Inbound Marketing

A ideia do Inbound Marketing é que a empresa não vai atrás do cliente, é o cliente que encontra a empresa. E como isso ocorre? Por meio de pesquisas nas Redes Sociais e pesquisas no Google.

Explicaremos melhor. O consumidor, por exemplo, precisa de um produto X. Ele irá pesquisar sobre esse produto e encontrará quem o vende, e é aí que ele localiza a sua empresa, pondera as informações e os preços, e então efetua a compra. Digamos que a partir de um certo momento, o produto comece a se vender sozinho, essa é a premissa.

Processos do Inbound Marketing

O Inbound Marketing é eficiente para as empresas pelo seu processo de operação. Ele se divide em quatro etapas e é super simples de entender: atrair, converter, vender e encantar.

Por meio de conteúdo relevante o consumidor é atraído e essas visitas vão se tornando regulares; depois esses visitantes se tornam leads (oportunidades reais de venda); a próxima etapa é fechar a venda desses interessados e por último manter uma relação com esses clientes para que sejam promotores da marca e atraiam mais clientes.

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é o complemento do Inbound Marketing, pois é por meio dele que o consumidor é informado, educado e entretido. Em resumo é o mkt de conteúdo que torna a marca uma referência no mercado.

A forma de colocar o Marketing de Conteúdo em prática depende de como a agência de marketing digital conjuntamente com a empresa formou a estratégia. Mas as formas mais comuns de fazer é por publicações em blogs, ebooks, kits e webinars.

Por exemplo, se você tem um Buffet de festas, o conteúdo que será criado girará em torno de assuntos como comemorações, casamentos, festas de aniversários, confraternizações, etc. Assim, quem deseja fazer qualquer tipo de comemoração poderá usar o buscador do Google e encontrar a sua empresa.

O conteúdo na estratégia Inbound Marketing

Como dito anteriormente as estratégias do Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo são distintas, mas se complementam. E para que uma estratégia de marketing digital seja completa, é preciso trabalhar ambos os métodos de forma conjunta.

O Inbound Marketing foca a parte estratégica, o planejamento, execução e análise de cada ação. E a estratégia de marketing de conteúdo vai dar suporte a essas ações com conteúdos que serão feitos de acordo com o perfil do público-alvo, das personas definidas e de acordo com os grupos dos leads. E esses conteúdos também são produzidos com foco na fidelização dos clientes, casando com o processo de encantar, do Inbound Marketing.