Confira 5 dicas de marketing B2B para fazer com que sua empresa venda mais

Venda mais, fature mais e alcance o sucesso! Na teoria, esse é o objetivo de todo o empreendedor, mas na prática, isso é mais difícil do que parece. Mas calma, pois te ajudaremos a alavancar suas vendas B2B em 5 dicas simples e efetivas. Confira!

Muitas pessoas acreditam que o marketing B2B pode ser monótono e que não existem muitas ações que possam ser tomadas.

No entanto, essa é uma ideia bastante errada sobre o assunto.

O marketing para o segmento B2B, diferente do realizado para o consumidor final, não se resume a propagandas rápidas ou a altos orçamentos, mas sim em abordagem mais consistente e completa dentro das diferentes áreas do mercado.

E a partir desse cenário, existem algumas maneiras para que você venda mais e aumente os negócios da sua empresa que são muito mais eficientes para alcançar os objetivos da sua indústria B2B.

 

Venda mais com marketing B2B

Uma das maneiras de fazer com que sua indústria venda mais, seja notada e gere tráfego em seu site como um fornecedor B2B, é simplesmente responder às perguntas que seus clientes fazem constantemente e postá-las em seu site.

Ter um conteúdo rico e com informações relevantes é essencial para atrair os seus potenciais clientes.

Ao responder a essas questões, seja em um post de blog ou em um conteúdo específico de alguma página do site, o comprador cria uma relação de confiança com a sua indústria, tornando a venda mais fácil e rápida.

É possível até mesmo enviar este conteúdo por e-mail. Afinal, você é o especialista e eles valorizam o que você tem a dizer.

Como fazer?

Levante três dúvidas que você recebe frequentemente dos seus potenciais clientes durante o processo de vendas.

Pense em uma maneira completa de responder a essas questões.

Depois, escreva um texto rico em informações e coloque em páginas separadas ou postagens de blog no site da sua empresa. Pronto! O custo é zero e seu retorno pode ser muito alto.

 

Ofereça algo de valor para conseguir algo em troca

Os clientes estão muito mais resistentes em fornecer suas informações de contato nos dias de hoje do que há 10 anos atrás.

Mesmo assim, endereços de e-mail e telefones continuam sendo uma importante informação na geração de leads (potenciais clientes).

No entanto, é importante que você ofereça algo de valor em troca.

A dica é que você ofereça guias para download.

Quais são os tipos de informações úteis e interessantes que você pode reunir e disponibilizar, em seu website, na forma de PDF para download, em troca de um nome, telefone e endereço de e-mail?

O que é relevante para os seus negócios?

Esse conceito é simples: tudo funciona na base da troca. A ideia é que você troque sua expertise pela permissão para entrar em contato com clientes potenciais.

Como fazer?

Converse com o seu time de vendas e verifique quais são os assuntos mais relevantes para os seus potenciais clientes.

Separe alguns materiais de sua empresa que possam oferecer valor a seu lead durante sua pesquisa.

Acrescente um formulário para que o comprador deixe os seus dados e em troca ele receberá o conteúdo.

Desta forma, você conseguirá o contato de seu potencial cliente e no futuro isso pode fazer com que você venda mais.

 

Gerencie seus leads com uma plataforma CRM

CRM significa “Customer Relationship Management”, ou então, Gestão do Relacionamento com o Cliente.

Para o mercado B2B, manter uma boa relação com os clientes é fundamental.

Mas você gerencia essas informações efetivamente, rastreando seus leads de forma organizada?

Sistemas de CRM oferecem recursos para você gravar informações, conversas, diálogos de e-mail, entre outros, para fazer um acompanhamento posterior.

Resumindo, um sistema CRM tem a capacidade de fazer com que você venda mais ao garantir que nenhum lead seja esquecido.

Também vale a pena conferir os benefícios de aderir aos ERPs, pois estes sistemas proporcionam ótimos insights, contando com a perspectiva do CRM e do projeto integrado.

Como fazer?

Teste utilizar um sistema de CRM em suas vendas B2B.

O custo é baixo e manter o seu processo de vendas organizado é uma ótima maneira de aumentar os negócios do setor B2B.

 

Invista em meios de publicidade mensuráveis

Você já realizou anúncios em uma revista setorial? Se sim, viu que este tipo de publicidade pode ser bastante cara.

Na maioria das vezes, um quarto da página chega a custar milhares de reais para ser publicado apenas uma vez.

Monitorar a efetividade desta ação também não é algo fácil de se fazer. Então o que você acha desta ideia:

Em vez de gastar muito dinheiro em uma ação de marketing B2B que você não conseguirá medir os resultados, invista em um marketplace segmentado.

Os marketplaces segmentados funcionam como uma espécie de “shopping online” onde diversas indústrias podem anunciar os seus produtos.

Ou seja, a sua empresa estará presente justamente onde os seus potenciais clientes estão procurando.

Você não só vai se beneficiar pela consciência do seu público sobre a sua marca, mas também criará diversas oportunidades para que sua empresa venda mais.

Como fazer?

A dica é que você invista em um marketplace B2B.

Nele, seus produtos estarão expostos para uma enorme quantidade de clientes que visitam o site.

Além disso, em alguns portais, é possível realizar um trabalho de marketing B2B para que a sua indústria ganhe autoridade no segmento e venda mais.

Tudo é mensurado para que você possa avaliar os resultados.

 

Utilize as redes sociais a favor do seu negócio

Estar presente nas Redes Sociais é uma ótima maneira de compartilhar conteúdo sobre a sua indústria e se aproximar de seus potenciais clientes.

Ainda não está convencido da importância das redes sociais? Para você ter uma ideia, 94% dos profissionais de indústrias B2B usam o LinkedIn para distribuir conteúdo; 88% usam o Twitter ; e 84% usam Facebook.

Os seus concorrentes estão presentes nas Redes Sociais, então nada mais justo que a sua indústria também esteja para não ser passada para trás.

Além disso, essa é uma ótima oportunidade para melhorar ainda mais a relação com os seus clientes.

As redes sociais são canais diretos de comunicação, onde você pode tirar dúvidas, ouvir críticas e estabelecer uma relação de confiança com seus clientes.

Como fazer?

Além de criar os perfis de sua empresa nas principais redes sociais é importante que você esteja sempre acompanhando e postando conteúdos relevantes sobre a sua indústria e as novidades do segmento B2B.

Por isso, se mantenha sempre atento sobre o que as pessoas da sua área estão discutindo em mídias sociais.

Por meio dessas dicas, além de destacar sua marca no setor B2B, você faz com que sua empresa venda mais.

Além disso, se você quiser saber como vender mais pela internet, produzimos um conteúdo exclusivo sobre os melhores marketplaces!

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